1. Conceito
Este guia tem por objetivo orientar sobre os procedimento para criação, alteração, inativação e exclusão de formas de pagamento no retaguarda Seller.
1.1 Glossário
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
2. Premissas
Possui perfil de acesso liberado para acesso ao menu: Cadastro > Financeiro > Formas de Pagamento
3. Funcionalidades
- Acesso o site do Estabelecimento desejado (ex: xyz.sellercorp.com.br);
- Após efetuar o login, acesse o menu lateral esquerdo em Cadastros > Financeiro > Formas de pagamento.
Na tela inicial será exibido a pesquisa com todas as formas de pagamento previamente cadastradas e seu status. Em todos os sites já existem uma carga inicial de formas de pagamento INTERNAS como Dinheiro, Crédito, Débito , Boleto, entre outras, Os registros internos não permitem alteração/exclusão e apenas seu status pode ser alterado.
3.1. Criação de forma de pagamento
Para criar novas forma de pagamento o usuário deve acessar a opção de incluir, disponível na lateral direita:
Deve ser definido um nome para a nova forma de pagamento e selecionado um tipo, exemplo VALE:
Após preenchida a descrição, desmarcar a opção de Considerar esta forma de pagamento no aviso de sangria, em pagamento selecionar: Á vista. Após basta salvar a nova forma de pagamento.
IMPORTANTE: Demais campos de forma de pagamento como Rede Autorizadora e Taxas não necessitam nenhum alteração.
Na criação da forma de pagamento ChoppBack, que será utilizados pelos estabelecimentos da Bandeira CBE o tipo selecionado deve ser VALE.
3.2. Alteração de formas de pagamento
As formas de pagamento internas só podem ter seu status alterados para ativo ou inativo.
Para inativar basta selecionar o checkBox inativo e salvar a alteração.
3.3. Exclusão de formas de pagamento
Formas de pagamento criadas pelo estabelecimento podem ser alteradas, inativadas ou excluídas:
4. Integrações manuais por forma de pagamento
Segue algumas orientações para algumas integrações manuais por formas de pagamento.
4.1. Food To Save
Para o estabelecimento que utiliza app Food To Save, orientamos que crie uma nova forma de pagamento, conforme o item 3.1. Criação de forma de pagamento, deste manual, com as seguintes configurações:
- Descrição = Food To Save
- Tipo = Vale
Salve o cadastro da nova forma de pagamento na retaguarda e espere alguns minutos para a nova forma de pagamento sincronize e apareça no seu PDV.
4.2. Sincronia e Forma de pagamento no PDV
Para maiores detalhes das configurações do PDV, acesse o manual do PDV: Linx Postos POS - Instalação e Configurações
Caso a forma de pagamento não apareça no PDV após alguns minutos será necessário forçar a sincronia ( conforme o Item: 5. Sincronia, do manual do PDV ). Para isso siga os seguintes passos:
- Não precisa de permissão para realizar o procedimento a seguir.
- Acesse o menu superior: Sincronia > Dados Recebidos.
- Dentro da aba Dados Recebidos, marque a Flag <Ressincronizar a base de dados>.
- Clique no botão <Sincronizar Agora> e aguarda alguns minutos.
- Feche totalmente o PDV e abre novamente.
No PDV é possível configurar a ordem de apresentação e associar formas de pagamento aos botões de atalho presentes no teclado virtual da janela Caixa, selecionando a ordem de apresentação dos botões de forma de pagamento. Essas associações podem ser alteradas quantas vezes forem necessárias e são opcionais.
Para isso acesse o menu: Configurações > Caixa > Botões de Formas de pagamento, conforme o item 4.2.2.8 Botões de formas de pagamento, do manual do PDV.