GAJD1000 - Solicitação de Garantia John Deere

Sumário




VERSÃO DO PROGRAMA: 10.10




Assunto

Através desta opção, o Analista de Garantia irá preparar e controlar as informações da Solicitação de Crédito em Garantia para envio à montadora.

Abrangência 

Programa de uso exclusivo para concessionários da montadora JOHN DEERE


Requisitos 

Antes de iniciar o processo de montagem da Solicitação de Crédito em Garantia, primeiramente é necessário, efetuar a abertura da Ordem de Serviço (OFIC1000) para os tipo de atendimento Garantia Fábrica, Revisão Externa (característica "Revisão") e Revisão Interna (característica "Revisão"). A Solicitação de Crédito em Garantia será gerada ao selecionar a Ordem de Serviço, seguindo a numeração informada nos Parâmetros do sistema (CADA3020).

Opções do programa 


Estarão disponíveis como Filtro para seleção da Solicitação de Crédito em Garantia, os seguintes critérios:

CAMPOS

  • Número SG: Intervalo (de/até) de numeração das SG's desejado para a consulta.

  • Status SG: Situação da SG - interpreta o retorno do status da John Deere combinada às ações de atualização/manutenção que serão tomadas. Dentre os status da SG podemos destacar:
    • 1 - Aberto: Quando criado o registro da SG (na abertura da OS). Neste momento a SG poderá ser alterada para completar os dados para envio à John Deere.
    • 2 - Enviado: Quando SG enviada para a fábrica. A SG não poderá ser alterada.
    • 3 - Aprovado: A SG foi aprovada pela John Deere e, após atualização do DTF/WARRMEMO e atualização dos valores na Ordem de Serviço, estará pronta para a emissão da NF de Garantia.
    • 4 - Rejeitado: Quando retornada consulta da SG com este status significa que a John Deere não pagará esta solicitação e o tipo de atendimento da Ordem de Serviço poderá ser alterado para "Cliente Externo" ou "Cliente Interno".
    • 5 - Aguardando NF: Quando retornada consulta da SG com este status, indica que a SG foi aprovada mas será paga somente após envio do número e data da Nota Fiscal de garantia.
    • 6 - Atualizou OS: Indica que a Ordem de Serviço foi atualizada com as quantidades e valores pagos pela John Deere.
    • 7 - Atualizou CreditMemo: Após o envio das informações da NF para a John Deere, a mesma disponibiliza a atualização/recebimento do CreditMemo. Nele há informações de crédito e se a John Deere irá requerer peças danificadas.
      Observação: "DTF/WARRMEMO" (CreditMemo) é o processo que atualiza os valores pagos pela John Deere na solicitação de garantia. A maneira de obter estes valores é através da atualização do DTF. Para verificar se alguma peça precisa ser enviada à Fábrica deverá ser utilizado o processo "Memo Crédito" através de botão Memo Crédito disponível na tela de manutenção da solicitação de garantia, após envio do número e data da NF de garantia.
      O status da Solicitação de Garantia será atualizado de acordo com o Portal, após o Envio dos Dados da NF de recebimento do Memo Crédito com sucesso, ou seja, conforme retornado pela John Deere.
      O status do Portal poderá ser alterado para:

      • Enviado: após o recebimento da informação da NF (a concessão enviou o dado da NF);
      • Aprovado: após o recebimento do RetriveCreditMemo (a Montadora aprovou a SG).
    • 8 - Revisado: Quando retornada consulta da SG com este status, indica que a SG foi alterada no portal da John Deere.
    • C - Cancelado: Quando a Ordem de Serviço de origem da SG estiver cancelada ou a SG foi deletada no portal.

  • Ordem Serviço: Intervalo (de/até) de numeração das Ordens de Serviço que originaram as Solicitações de Garantia.
  • Tipo OS: Tipo de ordem de serviço.
  • Data Abertura: Intervalo (de/até) de datas de abertura das ordens de serviço desejado para a consulta.
  • Data Fechamento: Intervalo (de/até) de datas de fechamento das ordens de serviço desejado para a consulta.
  • Cliente: Cliente para o qual será efetuada a Solicitação de Crédito em Garantia.
  • Data Criação: Intervalo (de/até) de datas de criação da SG desejado para a consulta.
  • Status JD: Situação da SG retornada pela John Deere, onde podemos destacar:
    • 1 - Criado: Quando criado o registro da SG no portal da John Deere com alguma pendência.
    • 2 - Enviado: Quando criado o registro da SG no portal da John Deere sem pendência.. A SG não poderá ser alterada.
    • 3 - Aprovado: Quando retornada consulta de SG com este status, significa que a SG foi aprovada pela John Deere e está pronta para a emissão da NF de Garantia da OS.
    • 4 - Rejeitado: Quando retornada consulta de SG com este status, significa que a John Deere não pagará esta solicitação.
    • 5 - Deletado: Quando retornada consulta da SG com este status, indica que a SG foi excluída no portal da John Deere.
    • 6 - Reenviado: Quando retornada consulta da SG com este status, indica que a SG foi reenviada ao portal da John Deere.
    • 7 - Retornado: Quando retornada consulta da SG com este status, indica que a SG foi retornada pela John Deere.
    • 8 - Revisado: Quando retornada consulta da SG com este status, será permitido que o usuário atualize através do Portal dados informativos como peça causadora, observações, códigos, etc.
    • 9 – Aguardando NF: Quando retornada consulta da SG com este status, indica que a SG foi aprovada mas será paga somente após envio do número e data da Nota Fiscal de garantia.

  • SG com informações da NF Enviadas: Marque este campo se desejar pesquisar somente as SG´s com notas fiscais emitidas.

Após aplicar o filtro desejado, as SG's (OS's) serão pesquisadas e serão apresentados os registros que atendam a seleção efetuada. Será apresentada uma linha de detalhes para cada SG (OS), contendo as seguintes informações: código da Filial, número da OS, Tipo de atendimento, data da Abertura, data do Fechamento, CPF/CNPJ do Cliente, Número da SG, data da Criação, Status JD e Status SG. Neste momento, o botão "Atualizar" ficará disponível permitindo que o usuário faça conexão com a John Deere, onde serão atualizados os valores que serão pagos pela montadora. Dependendo da Situação da Solicitação de Garantia, existem dados que não poderão ser alterados. Neste caso, os campos referentes aos mesmos serão apresentados desabilitados;

Para analisar o detalhamento da SG, selecione o registro desejado e acione a opção (botão) desejada, dentre:

Capa: serão apresentados o dados informados na abertura da Ordem de Serviço que deu origem à Solicitação de Crédito em Garantia, como também alguns detalhes da OS/SG: número da SG, número da OS, data de Abertura da OS, Tipo da SG, Tipo da OS, Subtipo da SG, Plano de Manutenção/Pacote, Peça Causadora (Código e Série - número de identificação do produto com defeito ), Caso DTAC, Solução DTAC, Instalado Por, Data Instalação, Política de Subsídio, Aplicação, identificador se Cobra Deslocamento, Result Teste (Resultado de Testes), Nota Fiscal Anterior (número da nota fiscal do cliente ou do pedido da venda ou instalação original), Situação da SG.


Observações:

Os campos "Subtipo" e "Plano Manut/Pacote" serão apresentados somente para tipo de SG "REV - Revisão";

O campo "Cód PMP" será apresentado somente para tipo de SG "PMP";

Os campos "Aplicação" e "Result Teste" serão habilitados somente para os tipos de SG "BAT - Bateria" e "EST - Esteira";

O garantista deverá informar a Peça Causadora (Código e número de Série) e o DTAC (Caso e Solução);

Se houve uma consulta junto a um Centro de Assistência Técnica do Concessionário (DTAC), informe no campo "Caso DTAC" o número do caso DTAC. Se uma ou mais soluções foram usadas para referência, utilize o campo "Solução DTAC" para esta especificação.

Para consultar os motivos de não atualização do "PushCreditMemo" e/ou alteração da localização/subtipo do serviço/agrupamento, clique no botão Histórico. Será exibido o relatório "Problemas Atualização WarrMemo", contendo as possíveis mensagens de retorno do "WarrMemo".


Complemento: serão apresentadas as seguintes informações: Data do Reparo, número da Autorização, número da SG de Origem, Altura Média Agarradeiras, identificador se OS Atualizada, Número e Série da NF, identificador se NF Emitida, identificador se NF Emitida. Serão apresentados também os totais de Peças, Serviços e Serviços de Terceiros, contidos na Ordem de Serviço. Para o cálculo da peça será considerada a quantidade aplicada x valor unitário e para serviço, o RMO (TPR para SG de Revisão ou PMP) x valor da mão de obra parametrizada.

Na caixa "Contribuição", serão apresentadas as responsabilidades financeiras do Cliente, da Concessionária e da Montadora. Será permitido efetuar manutenção nesses dados, clicando nos respectivos campos de cada responsável, informando os dados necessários.

O garantista deverá informar a Data do Reparo. Na geração da SG esta data é preenchida automaticamente com a data de abertura da Ordem de Serviço.

Observação: A caixa "Contribuição" somente será apresentada para Solicitação de Garantia do tipo "Autorização Especial".


Peças: serão apresentados os itens peças informados na Ordem de Serviço que deu origem a SG, contendo as seguintes informações: Tipo (P - Peça e O - Outros Créditos), código do Produto, Quantidade Enviada, Quantidade Paga, Valor Pago pela John Deere, Status, Série (número de identificação da peça), Unidade de Medida, Detalhes, Montante (valor da peça), identificador se NF Remessa Emitida e Comentários.

Observação: Os campos "Detalhe" e "Montante" serão habilitados para tipo de item "Outros Créditos".


Serviços: serão apresentados os itens serviços informados na Ordem de Serviço que deu origem a SG, contendo as seguintes informações: M/O (tipo de serviço "M - Mão de Obra" e "O - Outros Créditos"), Código Serviço, Descrição do Serviço, Subtipo (tipo de trabalho realizado), TPR (tempo vendido), identificador se serviço de Terceiro, Localização, Valor Pago, Código do Agente (produtivo que executou o serviço), Valor Outros, Outros Créditos, Valor Cliente, Valor Concessionária e Comentários.

Observação: Os campos "Detalhe" e "Montante" serão habilitados para tipo de item "Outros Créditos".


Agrupamento: nesta opção o garantista poderá consultar como os serviços serão enviados: agrupados por tipo de localização e técnico. Será apresentada uma linha de detalhes para cada agrupamento, contendo as seguintes informações: Tipo, Localização, TPR Enviado, TPR Pago, Valor Unitário, Valor Pago, Técnico e Comentários.


Falha: nesta opção o garantista poderá informar os seguintes dados solicitados: Falha detectada, Data da Falha, Comentário, Área da falha (identifique a área da unidade que foi consertada), Reclamação do cliente, descrição da Causa da falha, Correção (consertos efetuados) e Regulamento.


Observações:

É obrigatório o preenchimento do campo "Falha" para SG's dos tipos "PMP", "Normal", "Bateria", "Esteira" e "Peças" sem garantia para toda a vida;

O campo "Regulamento" somente será habilitado para SG do tipo "Autorização Especial";

Para SG do tipo "Revisão", somente será habilitado o campo "Área";

Não será permitido informar no campo "Data da Falha" uma data maior que a data do reparo;

Para SG do tipo "Normal", não será permitido o envio do mesmo caso no campo "Data da Falha" tenha sido informado uma data maior que a data de expiração da garantia do equipamento.


Equipamento: serão apresentados os dados do equipamento necessários para envio da SG, dentre: Status Propriedade (status da propriedade da máquina na ocasião da falha), Tipo Máquina, Tempo de Máquina Parada, Intervalo Serviço (revisão), Uso Máquina (horas entre instalação e falha), identificador Instalação Opcionais, identificador de Garantia Para Toda Vida, identificador de Equipamento John Deere, Modelo e Série.


Observações:

Os campos "Intervalo Serviço" e "Tipo Máquina" serão apresentados habilitados somente para SG do tipo "REV - Revisão" e, preenchidos automaticamente na importação do plano de manutenção;

O campo "Uso Máquina" será apresentado habilitado e preenchido para SG dos tipos "EST - Esteira" e "PEC - Peças";

Será permitido manutenção nos campos "Modelo" e "Série" ao informar equipamento não John Deere, ou seja, quando o campo Equipto John Deere estiver desmarcado.

O garantista poderá informar os seguintes dados solicitados: Status Propriedade, Intervalo Serviço, Tipo Máquina, Tempo Máquina Parada, Instalação Opcionais (marque este campo caso afirmativo), Equipamento John Deere (marque este campo caso afirmativo) e Garantia Para Toda Vida (marque este campo caso afirmativo). Os demais campos serão apresentados desabilitados, como informativo.


Observações:

Para solicitações de garantia que utilizam equipamento genérico, o campo "Equipto John Deere" deverá ser desmarcado, permitindo que a validação de equipamento registrado na John Deere ocorra de maneira correta. O modelo e número de série deverão estar no cadastro do equipamento de maneira correta, pois essas informações são enviadas para a John Deere no envio da solicitação;

Caso informe no campo "Status Propriedade", para SG do tipo Revisão, o valor válido "Em estoque", não serão verificadas informações do registro de produto, uma vez que o equipamento não foi vendido/registrado. O preenchimento do campo "Status de Propriedade" em SG do tipo Revisão não será consistido, visto que, esta informação não é obrigatória.

Para consultar junto à John Deere, de forma online, as informações do equipamento, clique no botão Info. Equipto.

Para SG do tipo "PMP", estará disponível o botão Info PMP, que permite analisar as PMP's (adequações técnicas) existentes para o equipamento selecionado.


Retorno: serão apresentados os dados referentes ao retorno da John Deere. Neste caso, serão apresentadas as seguintes informações: Credit Memo, Nº SAP, Status. Serão também apresentados os valores calculados pela John Deere para a SG após o envio das informações à montadora, dentre: Total Peças, Aditivo para Mão de Obra, Total Serviços, Outros Créditos, Deslocamento, Dedutíveis, Impostos, Valor Pago pelo Cliente, Valor Pago pela Concessionária, Valor Pago pela John Deere, Total Garantia. e Mensagem de Envio.


Observação: As informações serão apresentadas preenchidas nesta opção para as SG's com status diferente de "1 - Criado", conforme arquivo de retorno enviado pela montadora.


Para SG do tipo "PMP" que possui matriz de reembolso por tempo e horas de uso do equipamento e valor dos itens zerados, será apresentado o label "PMP com Matriz de Ressarcimento". Neste caso, será habilitado o botão Nova SG, que permite duplicar a SG na seguinte condição:

a nova SG será gerada com o tipo "Autorização Especial", onde o tipo da OS e intervenção serão alterados;

os itens poderão ser importados na nova SG gerada, através do botão Importa Dados OS;

o cálculo de autorização especial será 100% Montadora - visualizar esta informação na pasta Detalhes, "Complementar", "Contribuição";

neste novo número de SG, o número SAP e o Status da mesma serão apresentados em branco para novo envio e seguir o fluxo normal da SG;

a SG antiga ficará disponível somente para o registro de envio (status Cancelada), portanto, não estará disponível para emissão de NF.

Quando a Solicitação de Crédito em Garantia estiver pronta para ser enviada à montadora, com todos os dados devidamente informados, selecione o registro desejado para o envio e clique na opção (botão) Envia SG.


Observação: O acesso ao botão Envia SG somente será permitido para SG com status "1 - Criado" (situação Aberto).


Neste momento, serão validadas as informações da SG e caso seja apresentada alguma inconsistência, a mesma deverá ser analisada e efetuada a devida manutenção. Processos com Erro não poderão ser enviados, até que os erros sejam sanados.

Veja a seguir os possíveis Erros e Advertências que poderão ser apresentados na consistência:

Número da OS/SG não encontrado!

Itens divergentes entre SG e OS! - Quando SG diferente de revisão.

Produto não registrado na John Deere!

Produto registrado para Cliente XX. Enviar Registro do Produto para Cliente atual antes de enviar a solicitação!

Horímetro inferior ao último enviado (XXX). Verifique data da falha!

Comentário de subsídio não informado, aba Falha! - Quando SG diferente de Aut. Especial.

SG XXX similar (peça causadora e data da falha). Informar comentário de falha que diferencie as solicitações!

Peça sem quantidade requisitada!

Falha/ Data/Área/ Causa da falha não informada!

Data da instalação deve ser anterior à data da falha!

Data da falha deve ser anterior à data do reparo!

Peça/Série causadora não informada!

Instalador não informado! - Quando SG dos tipos Bateria, Esteira ou Peça sem garantia para toda a vida.

Após o envio da SG, estará disponível a opção (botão) Atualiza OS, permitindo que o usuário faça conexão com a John Deere, onde será atualizado o status e situação da SG de acordo com o Portal.


Observação: A opção Atualiza OS estará disponível somente para SG com situação "2 - Enviado".


Para a SG que foi rejeitada pela fábrica será possível alterar o tipo de atendimento da Ordem de Serviço com a finalidade de cobrar estes itens do cliente ou assumir como custo interno (alteração do Tipo de OS pelo OFIC3000).
Para a SG com situações "4 - Rejeitado" e "C - Cancelado", no filtro da SG, efetuar um duplo clique sobre a SG rejeitada/cancelada, quando será apresentada uma pergunta para o usuário, se deseja abrir uma nova SG. Confirmando o procedimento, será gerada uma nova SG preservando alguns campos da SG rejeitada/cancelada.
No caso de SG do tipo "Autorização Especial" já atualizada pela fábrica, onde Cliente/Concessionária possui responsabilidade financeira na SG, caso haja alguma diferença dos valores enviados (cliente/concessionária/fabrica) com os valores retornados, ao acessar o botão Atualiza OS será exibida uma mensagem sobre esta diferença e, em seguida será aberta a tela de valores, permitindo redistribuir os valores para cliente e concessionária e, atualizando na OS. Se não houver diferença, a OS será atualizada com a proporcionalidade acordada, inserindo novos itens da OS, para cliente e concessionária, utilizando os parâmetros do (CADA3020
Através botão Atualiza OSserão atualizados os valores da OS de garantia para a emissão das Notas Fiscais no (OFIC3500/NOTA1900)

Se apenas a montadora possuir responsabilidade financeira na SG, será disponibilizado o botão "Atualiza OS", se todos os itens foram pagos.

Para a SG com situação "7 - Atualizou Credit Memo", que possui itens peças com status "1 - Solicita-se o retorno da(s) peça(s)", será necessário gerar uma Nota Fiscal de Remessa para o envio à fábrica. Este procedimento poderá ser efetuado através do programa (GAJD1200). A consulta da Nota Fiscal de Simples Remessa das peças a devolver à montadora poderá ser efetuada através do botão Simples Remessa/RGA.

Solução de problemas 

Encontrado(s) 1 resultado(s) para FAQ GAJD1000.

Página: GAJD1000: Erro Envio e Retorno SG | FAQ | Sisdia/LinxMaq (Automotivo)
... aguardar a normalização do servidor para fazer o Envio / Retorno das SGs. linxmaq automotivo gajd1000 sisdia faq ... tentar fazer o Envio de uma SG no GAJD1000 ou Processar o Retorno GAJD1002, apresenta a seguinte mensagem: 0 java.lang.NullPointerException image2018820145546.png
fev 26, 2020
Rótulos: linxmaq, sisdia, automotivo, faq, gajd1000


Documentação de versões anteriores deste programa

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