OFIC3000 - Manutenção de Ordem de Serviço

Sumário



VERSÃO ATUAL: 10.10





Assunto

 O programa possibilita a manutenção em Ordens de Serviço geradas.

Consistências e Restrições do sistema 

  • Em qualquer manipulação dos itens da O.S. será verificado se o tipo da O.S. está com data expirada. Essa validação verifica os dias para bloqueio em relação à data da abertura da O.S., programa OFIC0130.
  • Para a manutenção na Ordem de Serviço é necessário cadastrar o usuário que terá as devidas autorizações para a utilização do programa, através de parametrizações no programa COPE0800.
  • A manutenção somente será permitida se o agente logado for o mesmo agente que estiver registrado no campo Agente na tabela "cscapas", caso contrário será exibida a mensagem: "Não é possível Alterar o Agente da OS" 
  • O cadastro da senha que é solicitada nesse processo será efetuado através do programa CADA0295 e as tarefas a serem liberadas são as dos seguintes códigos internos:
    • 21 - PERMISSAO DE ITENS NA OS
    • 31 - PERMISSAO DE PECAS NA OS
    • 41 - PERMISSAO DE SERVICOS NA OS
    • 47 - BLOQUEAR EXCLUSAO SERVICO TERCEIRO COM NFSE DIGITADA
    • 61 - PERMISSAO DE KM MENOR QUE ANTERIOR
    • 181 - TEMPO VENDIDO MENOR QUE ANTERIOR (exceto para bandeira Peugeot).
    • 182 - BLOQUEIA ALTERAÇÃO QUANTIDADE – OFIC3000.
    • 183 - BLOQUEIA ALTERAÇÃO VALOR – OFIC3000.
    • 184 - BLOQUEIA ALTERAÇÃO TEMPO PADRÃO – OFIC3000.
    • 185 - BLOQUEIA ALTERAÇÃO TEMPO REAL – OFIC3000.
    • 911 - PERMISSAO DE MANUTENCAO DA CAPA DA OS, caso não possua autorização o botão Alterar não será exibido para o usuário.
    • 912 - PERMISSAO DE MANUTENCAO DE ITENS DA OS, caso não possua autorização ao escolher um item da ordem de serviço os botões Inclusão, Alteração e Exclusão não serão exibidos para o usuário.
    • 913 - PERMISSAO DE MANUTENCAO DE PECAS DA OS, caso não possua autorização ao escolher uma peça o programa irá apenas exibir os dados não permitindo nenhum tipo de alteração.
    • 914 - PERMISSAO DE MANUTENCAO DE SERVICOS PRESTADOS NA OS, caso não possua autorização ao escolher um serviço os botões Inclusão, Alteração e Exclusão não serão exibidos para o usuário.
    • 915 - PERMISSAO DE MANUTENCAO DE TEMPOS LANÇADOS NOS SERVICOS DA OS, caso não possua autorização ao escolher um apontamento os botões Inclusão, Alteração, Exclusão e Reabrir não serão exibidos para o usuário.
  • A alteração do campo Tempo Vendido, será permitida somente para usuários com permissão de executar o procedimento.
  • Não será possível alterar ou excluir um item de uma O.S. com transação remessa garantia, CONT0100, que já tenha sido utilizado de alguma peça.
  • Ao informar um tipo de OS, é validado se esse tipo é de Instalação de Acessórios para veiculo em Estoque (VEIC0020) e se existe pedido de venda em aberto (VEIC0400), e então exibe a mensagem “Alteração não permitida para Tipo OS de Inst.Acess. Estoque. Já existe pedido de venda (n.999999) em aberto para o Veículo XXXXXXXXXXXXXXXXXX" e não permite alterar, pois esse tipo de OS pode alterar o valor de venda do veículo.
  • Será permitido informar um tempo inicial de um serviço igual ou maior que o término do serviço anterior.
  • Não será permitido excluir serviços de terceiros que já possuem NF lançada.
  • Não será permitido o encerramento de tempos em data diferente da data de início.
  • O programa consiste os descontos de acordo com a margem de desconto registrada no programa GERC1100 e a autorização do usuário logado parametrizada no programa CADA0295, em seus 3 níveis de desconto.
  • O campo revalorizar do Tipo de Ordem ficará como "N", ou seja, o item estará bloqueado para requisição de peças, quando o tipo de O.S. for de Recall (GSR), ou quando no tipo de O.S. for requisitado um pacote, pois nesse caso o pacote já possui o preço e quantidade padrão, ou quando uma O.S. é aberta a partir de uma Pré O.S. O usuário poderá realizar o desbloqueio do item da O.S. através do programa OFIC1001, ou alterar o campo Revalorizar para S, por este programa, caso realmente seja necessário.
  • Na inclusão de um serviço na OS que já possui um combo "Menu Selling", se esse serviço pertencer a qualquer combo "Menu Selling" ele receberá o mesmo desconto concedido para os serviços do combo existente na OS. Exemplo:
    No COMBO1 contém (Alinhamento, oxisanitização e lavagem simples) e o percentual de desconto é de 5%.
    No COMBO2 contém (Alinhamento, oxisanitização e lavagem simples, limpeza de bico) e o percentual é de 10%.
    No COMBO3 contém (Alinhamento, oxisanitização e lavagem simples, limpeza de bico, balanceamento) e o percentual é de 15%.
    O consultor inclui o COMBO1, e também inclui o item limpeza de bico que faz parte do COMBO2, o percentual de desconto para o COMBO1 será de 5%, e este mesmo percentual de desconto deverá levar para o item limpeza de bico, pois foi um item que faz parte de um combo, e deve assumir o percentual de desconto do primeiro combo inserido.
    Na exclusão de um serviço de um combo "Menu Selling", será informado que todos os serviços do combo serão removidos e solicitada confirmação. Caso o usuário confirme a operação, os serviços serão removidos.
  • O CADA0295 possui a tarefa "47 - Bloquear exclusão do Serviço de Terceiro com NFSe Digitada". O objetivo desta tarefa é não deixar um usuário que não possua permissão excluir um SERVIÇOS DE TERCEIROS com NFSe digitada pelo ENTR1000. Quando houver a tentativa de exclusão, aparece a mensagem "NFSe "########"/xxx de xx/xx/xxxx associada na OS, solicite autorização", e em seguida é solicitada a autorização de um usuário que tenha a permissão, sendo necessário informar o usuário e senha para liberação.
  • Ao solicitar exclusão do ITEM da OS que contenha serviço, serviço de terceiros e peças, a seguinte mensagem será apresentada: “Exclusão do Item não permitida por possuir serviços e/ou peças”. A solução para excluir o ITEM da OS é primeiro excluir os serviços, serviços de terceiros e as peças.

  • O programa verifica a permissão 331 (CADA0295), para alteração do custo do serviço de terceiros. Apenas usuários com esta permissão, poderão alterar este custo.

  • O programa valida se o cliente possui crédito suficiente para inclusão de serviços na O.S, exceto se o pagamento for à vista, cartão ou se a O.S for de garantia.

  • O programa passa a validar se o conceito do cliente (CLIA1000 - Cadastro do cliente / CADA0100 - Conceito de clientes) permite apenas vendas a vista, caso sim, não será possível alterar a condição de pagamento para uma que seja considerada a prazo (é considerada a vista toda forma de pagamento no CADA0145 que tenha o parâmetro "É A VISTA" com o valor "S") e será apresentada a mensagem abaixo:


  • O programa valida se o usuário possui bloqueio para realizar alterações na quantidade, valor, tempo real e tempo padrão do serviço (Permissões 182, 183, 184 e 185 no CADA0295). Caso essas permissões estejam estejam com o checkbox marcado para a filial, o usuário não poderá alterar os campos, pois ele estará bloqueado para tal tarefa; e o usuário deverá informar um usuário e senha que não esteja bloqueado para continuar com a operação.

Opções do programa 

A manutenção poderá ser feita na capa da Ordem de Serviço, tabela cscapas, como também nos itens - tabela csitens, serviços - tabela csserexe, tempos - tabelas cstempos e cspontop, peças aplicadas - tabela cspecasa e peças pendentes - tabela cspecasp.


Para efetuar a manutenção informe a Ordem de Serviço desejada e tecle <ENTER>. Em seguida, selecione a opção desejada, dentre:

  • Itens da OS: O campo CCC, apresentado nesta opção, exibe o Código de Reclamação do Cliente, para usuários da bandeira "Ford", parametrizado na digitação dos itens da O.S. no programa OFIC1000.
  • Aplicadas: Sistema informa as peças aplicadas na OS. Se o campo Percentual Desconto for informado, será apresentado o cálculo efetuado no campo Desconto, sendo: Desconto = (Valor Unitário * Qtde) * Percentual Informado / 100.
  • Pendentes: Sistema informa as peças pendentes da OS.
  • Serviços: No momento de alteração ou inclusão do item de mão de obra, o sistema exibe automaticamente, no campo Custo Previsto, o valor do campo Custo do Serviço, cadastrado no programa CADA0130. O campo identifica o valor do custo previsto para determinado item de mão de obra.
  • Listagem: Sistema emite um espelho da ordem de serviço. Este espelho pode ser impresso.
  • Altera: Alteração dos Dados da Capa da OS.
  • Agente 3º: Alteração do campo Agente Externo/Terceiro da OS.
  • Manutenção em Outras Informações da OS: Visualiza as informações adicionais registradas na abertura da O.S., através do programa OFIC1000. Nesta opção existe o campo Número Espelho CRLV que é utilizado para armazenar o número do espelho, extraído do CRV (número constante na parte superior ao lado direito do Certificado de Registro de Veículo). Este campo é utilizado na geração dos livros de entrada e saída, gerados pelo programa OFIC7950, conforme legislação (Portaria 68 da Divisão de Crimes de Trânsito).
  • Observação da Abertura da OS: Exibe a observação incluída na abertura da O.S., através do programa OFIC1000.
  • Observação do Andamento da OS - possui o limite de 100 linhas para digitação de observações. O usuário poderá acompanhar as linhas através do atributo "seq", permitindo acrescentar uma descrição para cada O.S.

Especificidades de montadoras 

Montadora: TOYOTA
  • Ao incluir e/ou alterar os itens de reclamações do cliente, é possível definir qual o item com maior prioridade a ser tratado, no campo "P". Para este procedimento, incluir a letra "P" neste campo e na impressão da O.S., será impresso está marcação no item.
  • Os Pacotes importados pelo DIAG2000, caso o serviço e/ou as peças que possuam valores preenchidos, então, o valor e o desconto não podem ser alterados.
  • Na alteração dos dados dos serviços, caso o serviço tenha sido importado para a OS através de um combo do tipo "Menu Selling" (programa DIAG0200, campo Tipo de Pacote igual a S), o sistema não permitirá a alteração do valor do campo "Desconto".
  • Caso a ordem de serviço possua item de Recall (CSR) será solicitado que um usuário autorize o cancelamento do item Recall da ordem de serviço, tarefa 460 do CADA0295 – "Cancelamento de O.S. c/ Recall Toyota".
    Após confirmado a autorização, a ordem de serviço é gerada para impressão e também é o Termo de Responsabilidade no qual deve constar a assinatura do cliente. Segue modelo:

    TERMO DE RESPONSABILIDADE

    Eu NOME_DO_CLIENTE, brasileiro(a), portador da cédula de identidade RG nº 123456 e inscrito no CPF(MF) sob nº 123456789012, na condição de proprietário (a)/responsável do veículo marca Toyota, modelo COROLLA ALTIS 20 FX, ano/modelo 2018/ 2018, placa AAA0000, chassis JY4AB04Y58XXXXXXX, declaro, neste ato, que optei pela não realização do Recall em que veículo de minha propriedade/responsabilidade está incluído, embora alertado sobre os riscos à minha segurança e de terceiros, bem como devidamente informados sobre todos os termos do(s) Recall(s) expostos no Aviso de Risco entregue à mim.
    Recall: COROLLA AIRBAG PASSAGEIRO DESATIVACAO (ABR17),
    Declaro ainda que fui comunicado de que tenho acesso a todo(s) Recall(s) em que meu veículo está envolvido mediante consulta no site oficial da TOYOTA, no endereço www.toyota.com.br/recall
    LOCAL, DD/MM/AAAA
    ________________________________________
    NOME_DO_CLIENTE 

Montadora: JOHN DEERE
  • A alteração de um item da ordem de serviço para o tipo de item que está parametrizado no módulo (CADA3020), será gerado os itens a serem transferidos no módulo (OFIC1470). Caso contrário, alterar o tipo de remessa para outro tipo de OS será possível, desde que não tenha sido emitida a nota de remessa.
  • O campo "Prisma" não é apresentado na tela, é apresentado o campo: "TP.Ate" – Tipo de atendimento, esse campo é utilizado no processo JD Elips para identificar se uma WorkOrder (Ordem de Serviço) foi feito no campo ou interno (Tag <fieldRepair>), podendo assumir: AT_Campo(998) ou AT_OFICINA(997).

Montadora: CITROEN
  • Ao digitar um tipo de item de garantia, será exibida uma janela para digitação da data de expiração da garantia e do número de OPR. Estas informações são impressas nos formulários de O.S. número 86 e 91.
  •  Ao alterar alguns campos referentes à O.S. digitada no programa, como: Chassis, Data Abertura, Data Prevista Entrega, Idt Agente, Quilometragem e Observação, os registros dos campos alterados serão gerados no arquivo de Veículos Alterados pelo programa CITR1302.
Montadora: RENAULT
  • Associação TMO por Tipo Pós-Vendas x Classe do Veículo: na manutenção de um serviço dos itens da ordem de serviço, será verificado se o veículo é da família Renault e se possui o código de pós-vendas/classe cadastrado na tabela "cxveiren", nesse caso, serão consistidos se os códigos de operação são da classe do veículo. Quando um veículo possuir tipo de pós-vendas e classe cadastrados, somente serão permitidos códigos de operação de serviços que sejam da mesma classe do veículo. Os serviços de terceiros poderão ser selecionados.
  • Para incluir um Serviço de Terceiro, informar um tipo de item cadastrado na tabela de Tipo de Itens, CADA0130, cujo atributo Serviço Terceiro = S e atributo Controla Tempo = N. Os outros requisitos são Quantidade Serviço = 1, Valor Serviço = valor total a ser cobrado pelo serviço, Tempo Padrão" = 1, Tempo Real = 0 e Tempo Vendido = 1.
  • Para as Ordens de Serviço do tipo Garantia Renault existe uma funcionalidade que, ao ser incluído um novo serviço na OS é verificado se o código do serviço a ser incluído já existe no item da OS. Se existir, é exibida uma mensagem: "Serviço já existe no item da OS. Continua?". Caso seja informado Sim, o sistema acrescenta automaticamente uma sequência no código do serviço incluído e incluir automaticamente este novo serviço no CADP0130 com os mesmos dados do serviço original.
    Exemplos: Se o código do serviço que está sendo incluído for o 2P31H8 e o código encontrado no item da OS for o 2P31H8, o sistema deverá acrescentar automaticamente a sequência 1 no serviço que está sendo incluído, ficando da seguinte forma: 2P31H8_1. Mas se o código do serviço que está sendo incluído for o 2P31H8 e o código encontrado no item da OS for o 2P31H8_1, o sistema deverá acrescentar automaticamente a sequência 2 no serviço que está sendo incluído, ficando da seguinte forma: 2P31H8_2.
  • O processo de Exportação das Garantias RENA7200 é adequado para que seja verificado se existem serviços a serem enviados nas garantias cujos códigos possuem sequência. Caso existam, estas sequências serão retiradas dos códigos dos serviços no arquivo a ser enviado. Ex: código na garantia: 2P31H8_1 código a ser enviado: 2P31H8. Neste caso a sequência será retirada apenas do arquivo a ser enviado, permanecendo os códigos inalterados na OS e na SG.
Montadora: PEUGEOT
  • A alteração do campo Tempo Vendido não será permitida.
  •  Ao alterar alguns campos referentes à O.S. digitada no programa, como: Chassis, Data Abertura, Data Prevista Entrega, Idt Agente, Quilometragem e Observação, os registros dos campos alterados serão gerados no arquivo de Veículos Alterados pelo programa CITR1302.
Montadora: MERCEDES BENZ
  • Caso o parâmetro "Utiliza serviços pendentes" do programa STAR0030 esteja como S, se tenha excluído um serviço da OS, ou um item que contenha serviço, será exibida uma janela para ser informado o motivo da exclusão do serviço. No Motivo do Status está disponível a função Ajuda <CTRL+E> para o campo, onde serão exibidos os motivos cadastrados no programa STAR0020 com "Ativo" = "S" e "Tipo Motivo" = "3".
Montadora: NISSAN
  • Toda O.S. alterada será gravada na tabela "NIS_ENOS", que posteriormente será utilizada pelo processo de integração "SIN-Nissan", via webservice.
  • O formulário HTML de ordem de serviço número "111", é utilizado para clientes com bandeira "Nissan" a ser parametrizado no CADA0220.

Solução de problemas 

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Documentação de versões anteriores deste programa

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