CLIA1000 - Cadastro/Consulta de Clientes

Sumário


VERSÃO ATUAL: 09.30





Assunto

Este programa é utilizado para inclusão de clientes, manutenção ou consultas na tabela clcliente. 

Consistências e Restrições do sistema 

  • Não é possível excluir um cliente que possua saldo devedor. Neste caso emite a mensagem "Cliente possui Saldo Devedor".. 
  • Ao digitar um limite de crédito maior que o parametrizado no programa CLIA1050, o programa irá pedir a senha para liberação do limite de crédito. Esta senha deverá ser de um agente que possui autorização de registrar limite de crédito maior.
  • Os campos Banco/Agência/Dígito e CC / Dígito são utilizados para identificação da conta corrente do cliente na geração de títulos com forma de pagamento Gera Título ou Cheque = "Débito AutomáticoCADA0145. É permitido informar apenas os bancos que tiverem o parâmetro Tipo Cobrança = "Débito AutomáticoCADA0235.

  • A permissão de acesso ao botão "Info. Espec" deve ser cadastrada via COPE0800.

Opções do programa 


INCLUSÃO/ ALTERAÇÃO/ EXCLUSÃO

OPÇÕES

  • Concluir - finaliza a ação que está sendo realizada.
  • Documentação - acessa a documentação do programa.
  • Sair - retorna para tela anterior.
  • Contrato - abre a janela para o cadastro do Contrato de Manutenção do cliente com a montadora.


A janela para cadastrar o contrato do cliente só poderá ser aberta depois que o usuário informar um CPF/CNPJ válido.

A figura abaixo mostra a tela para informar os dados do contrato, que consistem em:

  • Número do contrato, que irá ser impresso como observação na Nota Fiscal referente à O.S. dos serviços executados,
  • Descrição,
  • Data de validade do contrato com a montadora. Esta data valida se o usuário está abrindo uma Ordem de Serviço para um cliente cujo contrato está vencido. O sistema irá apresentar uma mensagem de advertência, somente informativa, não impedindo a continuidade do processo.


CAMPOS

  • CNPJ/CPF: Informe o CNPJ/CPF do cliente.
  • Nome do Cliente: Informe o nome do cliente.
  • Limite de Crédito: Informe o limite de crédito do cliente.
  • Saldo Devedor: Sistema informa o saldo devedor do cliente.
  • Saldo Disponível: Sistema informa o saldo disponível do cliente.
  • Conceito: Informe o conceito teclando <CTRL + E> (cadastrado no CADA0100)
  • Manda carta: Informe se quer mandar carta.
  • Condição Pagamento Padrão: Informe a condição de pagamento padrão teclando <CTRL + E>.
  • Data Cadastramento: Informe a data de cadastramento. (somente visualização)
  • Data Vencto. Cadast.: Informe a data do vencimento do cadastro. Esta informação pode ser considerada como "expiração" das informações cadastrais, ou seja, é preciso atualizá-la. Após esta data, o limite de crédito que o Cliente possuir fica inválido, assim, pode ser usada nos casos onde o crédito é liberado para o cliente, apenas para uma determinada venda. 
    Na instalação, como "default", todos os clientes estão com esta informação em branco e os programas BALC1000BALC1002ORCA2000OFIC1000OFIC3500 e VEIC0400 tratam esta data. Toda vez que for informado um cliente que possui cadastro "vencido", é exibida a mensagem "Cliente com cadastro vencido em mm/dd/yyyy". Contudo, os programas listados permitem que se faça orçamento, abertura de O.S. ou que se emissão de pedido de venda de veículos. Na emissão de NF por qualquer programa do sistema, não é permitido que um cliente com cadastro "vencido" seja responsável pelo pagamento de uma das parcelas da NF (a menos que a forma de pagamento seja indicada como Venda a Vista = "SCADA0145).
  • Data Prim. Fatura: Informe a data do vencimento da primeira fatura. (somente visualização)
  • Valor Prim. Fatura: Informe o valor da primeira fatura. (somente visualização)
  • Data da Últ. Fatura: Informe a data do vencimento da última fatura. (somente visualização)
  • Valor Últ Fatura: Informe o valor da última fatura. (somente visualização)
  • Data Maior Fatura: Informe a data da maior fatura. (somente visualização)
  • Valor Maior Fatura: Informe o valor da maior fatura. (somente visualização)
  • Data Maior Acumul: Informe a data da maior acumulação. (somente visualização)
  • Valor Maior Acumul: Informe o valor da maior acumulação. (somente visualização)
  • Maior Atraso: Número de dias em que o cliente ficou mais tempo com título vencido em aberto. Para compor este campo é analisado todo o histórico de títulos do cliente nas contas a receber. (somente visualização)
  • Data Últ. Atualização: Informe a data da última atualização.
  • Data Últ. Atraso: Data do último atraso. (somente visualização)
  • Dias Últ. Atraso: Número de dias da última vez que o cliente ficou com título vencido em aberto. Para compor este campo é analisado todo o histórico de títulos do cliente nas contas a receber. (somente visualização)
  • Banco/Agência/Dígito: Informe o banco, Agência e dígito.
  • CC / Dígito: Informe a conta corrente.
  • Msg: Informe a mensagem.


  • Ao selecionar um Cliente/Fornecedor que tenho solicitado o esquecimento, através do programa CADA0380 opção "Exclusão Lógica" e realizar a opção de Inclusão, Alteração ou Exclusão, o sistema apresentará a mensagem informativa "Cliente/Fornecedor solicitou o esquecimento - LGPD !!!".

CONSULTA

ALTERAÇÕES CADASTRO

EXTRATO CLIENTES

CRÉDITO PROVISÓRIO

CRÉDITO UTILIZADO

Esta opção apresenta todas as ordens de serviços e orçamentos abertos para o cliente em questão.


CONTRATO MANUTENÇÃO

LISTA

Através desta opção é disponibilizado o documento Base de dados de pessoa jurídica. Para acessá-lo basta selecionar a opção, informar o CNJP do cliente e concluir a operação.

 
 


INFO. ESPEC

Esta opção abre a janela para o cadastro de Informações Especiais do cliente a serem gravadas na tabela clcliinf. Estas informações serão usadas na abertura de ordem de serviço e orçamentos. (A permissão de acesso ao botão deve ser cadastrada via COPE0800).

Solução de problemas 


Encontrado(s) 3 resultado(s) para FAQ CLIA1000.

Página: CLIA1000: Regra de Limite de Crédito | FAQ | Sisdia/LinxMaq (Automotivo)
... no campo "Orc. Limite Cred.Atingido" coloque como "Sim". sisdia linxmaq automotivo clia1000 faqProcedimento de análise para casos de Saldo Negativo no CLIA1000. Análise que deve ser realizada quando o "Cliente da Concessionária" tem um saldo disponível "Negativo
fev 26, 2019
Rótulos: clia1000, linxmaq, sisdia, automotivo, faq
Página: RECE6220: Nao encontrou cliente para o cheque | FAQ | Sisdia/LinxMaq (Automotivo)
... campo "CNPJ/CPF cliente" não está cadastrado na base como cliente da concessionária (CLIA1000). image2019930161835.png 1) É necessário acessar o RECE6230 e localizar o cheque que se encontra
out 04, 2019
Rótulos: linxmaq, sisdia, automotivo, cheque, deposito ... Mais 1 rótulos.
Página: RECE2000: ”Mensagem: N.F.com cliente invalido cgccpf-cliente-Enter” | FAQ | Sisdia/LinxMaq (Automotivo)
... existe cadastro dos dados financeiro do cliente. Para ajuste, realize o cadastro do cliente pelo CLIA1000 opção "Inclusão" antes de executar novamente a geração do faturamento pelo RECE2000. sisdia linxmaq automotivo ...
ago 31, 2021
Rótulos: linxmaq, rece2000, sisdia, automotivo


Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.