Implementação do projeto de integração entre o sistema "Auto Busca" da Ford e o Linx DMS.
PRODUTO | Linx DMS |
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MENU | Inserido no Manual |
DATA | |
AUTOR | Distribuição Linx DMS |
ÁREA | P&D DMS |
Atenção: Antes de prosseguir com este manual, certifique-se que leu e executou os procedimentos descritos no Manual de Instalação - Atualização do produto Linx DMS Integrador.
Implementar o projeto de integração entre o sistema "Auto Busca" da Ford e o Linx DMS.
Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Ford que utilizam a venda de peças online e devem utilizar o processo Auto Busca.
O Auto Busca da Ford trata-se de uma plataforma de venda de peças, onde o cliente pode selecionar uma peça em estoque na concessionária, efetuar a reserva e gerar uma negociação no Linx DMS.
Figura 1: Plataforma Web do Auto Busca
O webservice da Ford possuí serviço específico para este processo que é consumido pelo Linx DMS, através do Linx DMS Integrador.
As seguintes integrações são efetuadas entre o Linx DMS e o Auto Busca:
Integração | Detalhamento |
Autenticação | Gera um Token de Autorização para o Linx DMS. |
Quantidade em Estoque e Preço de Venda | O Linx DMS Integrador atualiza o estoque disponível e o preço de venda no Auto Busca. |
Detalhes do Pedido | O Linx DMS Integrador, recupera uma lista contendo todos os detalhes de pedidos efetuados no Auto Busca para base do Linx DMS, gerando um Atendimento Balcão. |
Atualização de Status do Pedido | O Linx DMS Integrador, atualiza o status do pedido do Linx DMS para o Auto Busca. |
Crédito da Concessionária | O Linx DMS Integrador, envia o crédito e data limite do crédito do cliente para o Auto Busca. |
Conciliação Financeira de Recebíveis | O Linx DMS Integrador consulta os dados de conciliação financeira do Auto Busca. |
Tabela 1: Integrações > Detalhamento
Detalhamento das integrações
- Autenticação:
O Linx DMS envia para o "Auto Busca" usuário e senha.
O "Auto Busca" fornece um "token", que funciona como chave eletrônica e concede acesso aos recursos da API.
- Autenticação:
- Quantidade em Estoque e Preço de Venda:
O Linx DMS envia atualização de quantidade disponível em estoque e o preço de venda para o "Auto Busca".
A atualização de quantidade em estoque será enviada sempre que houver uma movimentação do item no Linx DMS.
- Quantidade em Estoque e Preço de Venda:
- Detalhes do Pedido:
Os pedidos de peças criados no "Auto Busca" são importados no Linx DMS.
Os detalhes de um pedido são compostos por 3 grupos de informações:
- Detalhes do Pedido:
- Dados do(s) produto(s) vendido(s) e sua(s) respectiva(s) quantidade(s) e preço(s);
- Dados do comprador, para emissão da nota fiscal;
- Endereço e modalidade da entrega (Local, Expressa, Correios PAC, Correios Sedex).
- Atualização de Status do Pedido:
O Linx DMS envia atualização do status de um pedido na revenda da integração para o "Auto Busca".
- Atualização de Status do Pedido:
- Crédito da Concessionária:
O Linx DMS envia o limite de crédito e a data limite do crédito dos clientes que tenham crédito com a Concessionária para o "Auto Busca".
- Crédito da Concessionária:
- Conciliação Financeira de Recebíveis:
O Linx DMS consulta os dados de vendas da Concessionária no "Auto Busca" e disponibiliza estes dados no programa de "Consulta Conciliação Financeira do Auto Busca".
- Conciliação Financeira de Recebíveis:
Configuração do processo
Execute o FabricaFORD.exe;
Acessar o menu "Fábrica FORD > Parâmetros";
Na aba "Auto Busca", preencher os campos a seguir:
Figura 2: Manutenção de parâmetros FORD > Auto busca
Marcar o campo "Integração Auto Busca" para habilitar o preenchimento dos demais campos:
- Vendedor padrão para o Atendimento:
Vendedor que receberá o atendimento balcão da integração.
- Origem do Tráfego:
Origem do tráfego para identificar os contatos gerados na integração.
- Usuário para notificação da integração:
Usuário para recebimento das notificações da integração através do correio interno do Linx DMS. Na criação do atendimento, a mensagem será enviada para o usuário do vendedor do atendimento.
- Condição de pagamento de cartão:
Condição de pagamento utilizada nos atendimentos pagos com cartão de crédito.
- Condição de Pagamento de Boleto:
Condição de pagamento utilizada nos atendimentos pagos com boleto bancário.
- Condição de Pagamento de Crédito da Concessionária:
Condição de pagamento utilizada nos atendimentos pagos com crédito que o cliente tem com a concessionária.
- Categoria de Cliente Padrão:
Categoria de cliente padrão utilizada na inclusão de clientes novos.
- Usuário:
Usuário para comunicação com o serviço do Auto Busca.
- Senha:
Senha para a comunicação com o serviço do Auto Busca.
- Não Validar Crédito do Cliente no Atendimento:
Quando marcado, não será realizada a validação de crédito do cliente ao finalizar o atendimento balcão.
- Para itens em promoção de Peças Vigente, enviar o Preço Promoção
Quando marcado, o Linx DMS, caso a peça esteja com uma promoção vigente, irá enviar o preço em promoção, caso não haja uma promoção vigente, será enviado o preço normal cadastrado
- Data da Última Comunicação:
Data da última comunicação realizada para envio das atualizações dos atendimentos no Linx DMS e para recebimento das atualizações dos pedidos no "Auto Busca".
- Limpar Tabela de Itens:
Este botão tem como funcionalidade apagar todos os registros da tabela de itens do Auto Busca. Utilizar este recurso somente quando a montadora solicitar uma carga inicial de todo o estoque de itens da concessionária para o Auto Busca.
Preencher todos os parâmetros e clicar em "Aplicar".
Configurar Percentual Desconto Peças
É possível configurar o percentual de desconto nas peças que são vendidas através do Auto Busca, através dos parâmetros do Fábrica FORD. Para isso, acesse a aba "Configurar Percentual Desconto Peças".
Figura 3: Manutenção de Parâmetros Ford
- Categoria(s) de Peças: Informe a(s) categoria(s) de peças que deseja aplicar o percentual de desconto para praticar no Auto Busca.
- Grupo(s) de Peças: Informe o(s) grupo(s) de peças que deseja aplicar o percentual de desconto para praticar no Auto Busca.
- Grupo(s) de Desconto(s): Informe o(s) grupo(s) de desconto que deseja aplicar o percentual de desconto para praticar no Auto Busca.
- Percentual de Desconto do Auto Busca: Informe o percentual de desconto para aplicar nas categorias/grupos selecionados.
Linx DMS Integrador
Execute o programa LDIConfig.exe, existente na pasta principal do Linx DMS Integrador;
Acesse o menu "Configuração > Auto Busca";
Na aba "Configuração", preencha os dados de acesso ao banco de dados;
Figura 4 Tela de configuração do banco de dados
O campo "Permanência do log no Banco" controla a forma de gravação das informações do log.
Valores possíveis:
- -1: Mantém o log sem limite de data
- 0: Não grava log.
- >0: Mantém o log por "n" dias.
Clique em "Testar Conexão".
Prosseguir somente se for apresentada a mensagem: "Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso!". Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Fábrica Ford.
Clique em "Next";
Na tela "Transmissão/Recepção", clique em "Incluir";
Figura 5: Tela de configuração da comunicação
Preencha os dados para o acesso ao serviço.
Opções disponíveis:
- Nome: Nome do arquivo externo da configuração. Essa informação fica a critério da concessionária. Utilizar um nome que facilite a identificação;
- Descrição: Descrição da configuração;
- Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
- Log de XML: Indicativo para gravação dos arquivos XML's de comunicação no banco de dados;
- Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados;
- URL: Endereço para acesso ao servidor do "Auto Busca" no Linx DMS. Informar o endereço disponibilizado pela montadora.
- DN: Informe o Dealer Number da concessionária.
- Agendamento:
- Intervalo: Tempo entre cada consulta das informações.
Importante:
O botão "Executar Manualmente" efetua a comunicação com o "Auto Busca" sem a utilização do serviço do Linx DMS Integrador.
Deve ser criada uma configuração para "Quantidade/Preços" e outra para "Pedidos".
Grave as informações, clicando em "Salvar";
Clique em "Next";
Na tela "Crédito da Concessionária", clique em "Incluir";
Figura 6: Tela de configuração da comunicação da API Crédito da Concessionária
Preencha os dados para o acesso ao serviço.
Opções disponíveis:
- Nome: Nome do arquivo externo da configuração. Essa informação fica a critério da concessionária. Utilizar um nome que facilite a identificação;
- Descrição: Descrição da configuração;
- Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
- Log de XML: Indicativo para gravação dos arquivos XML's de comunicação no banco de dados;
- Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados;
- URL: Endereço para acesso ao servidor do "Auto Busca" no Linx DMS. Informar o endereço disponibilizado pela montadora.
- DN: Informe o Dealer Number da concessionária.
- Agendamento:
- Intervalo: Tempo entre cada consulta das informações.
Importante:
O botão "Carga Inicial" percorre todos os cadastros de clientes contendo data e limite de crédito, inserindo-os na tabela de envio, e após, executa um envio manual para a carga de dados inicial.
O botão "Executar Manualmente" efetua a comunicação com o "Auto Busca" sem a utilização do serviço do Linx DMS Integrador.
Grave as informações, clicando em "Salvar";
Clique em "Next";
Na tela "Conciliação Financeira", clique em "Incluir";
Figura 7 - Configuração Conciliação Financeira
Preencha os dados para o acesso ao serviço.
Opções disponíveis:
- Nome: Nome do arquivo externo da configuração. Essa informação fica a critério da concessionária. Utilizar um nome que facilite a identificação;
- Descrição: Descrição da configuração;
- Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
- Log de XML: Indicativo para gravação dos arquivos XML's de comunicação no banco de dados;
- Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados;
- URL: Endereço para acesso ao servidor do "Auto Busca" no Linx DMS. Informar o endereço disponibilizado pela montadora.
- DN: Informe o Dealer Number da concessionária.
- Agendamento:
- Intervalo: Tempo entre cada consulta das informações.
- Envio Manual: Esta opção efetua a consulta dos registros conforme os filtros informados nesta seção.
Importante:
O botão "Executar Manualmente" efetua a comunicação com o "Auto Busca" sem a utilização do serviço do Linx DMS Integrador.
Grave as informações, clicando em "Salvar";
Finalize as configurações, clicando em "Next" e depois em "Finish".
Figura 8: Tela de conclusão das configurações
Reinicie o serviço do integrador
- No Windows, pressione a tecla do logotipo do Windows + "R";
- Digite services.msc e clique em "Ok";
- Localize e clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
- Clique em "Reiniciar o serviço";
- Após este procedimento, o status do serviço deve continuar como "Em Execução".
Figura 9: Tela do serviço
Utilização do processo
O Linx DMS Integrador é responsável por efetuar a comunicação entre o "Auto Busca" e o Linx DMS.
São realizadas as seguintes comunicações:
- Envio de Quantidades e Preços
São enviadas as atualizações de estoque sempre que houver uma movimentação no estoque, seja para menor ou para maior para o "Auto Busca".
São enviadas as atualizações de preço sempre que houver necessidade de alterar um preço previamente cadastrado para o "Auto Busca".
- Detalhes do Pedido
É recebida uma lista contendo todos os detalhes de pedidos efetuados no "Auto Busca" que contenham vendas de produtos da revenda de integração.
Os detalhes de um pedido são compostos por 3 grupos de informações:
- Dados do(s) produto(s) vendido(s) e sua(s) respectiva(s) quantidade(s) e preço(s);
- Dados do comprador, para emissão da nota fiscal;
- Endereço e modalidade da entrega (Comum, Expressa, Correios PAC, Correios Sedex).
Ao receber o pedido são geradas as seguintes informações no Linx DMS:
- Cadastro do cliente, quando não existir no Linx DMS e ou atualização dos dados quando já existir;
- Novo contato;
O contato é gerado com as informações de "Forma de Contato", "Tipo de contato" e "Subtipo de contato" informados nos parâmetros de peças.
- Novo atendimento com os itens selecionados no "Auto Busca".
O atendimento é gerado com as informações de "Tipo de Transação" e "Dias de Validade do Orçamento" informados nos parâmetros de peças.
Importante: Na criação do atendimento, os itens são comprometidos automaticamente.
- O vendedor da integração recebe um correio interno do Linx DMS informando sobre a geração do novo atendimento balcão.
- Atualização de Status do Pedido
A atualização de status de Pedido será enviada sempre que houver uma modificação no estado do pedido.
A seguir é apresentada uma tabela com os status enviados na integração:
Status | Momento de envio |
---|---|
Integrado | Na importação do pedido no Linx DMS. |
Em separação de estoque | Na geração do romaneio para o pedido. |
Nota fiscal emitida | Na emissão da nota fiscal do pedido. |
Pronto para entrega | Conforme atualização no programa de Consulta de Atendimentos Atendidos. |
Saiu para entrega | Conforme atualização no programa de Consulta de Atendimentos Atendidos. Utilizado para pedidos Expresso, Correios PAC, Correios Sedex |
Entregue finalizado | Conforme atualização no programa de Consulta de Atendimentos Atendidos. Utilizado para pedidos Retirada na Loja. |
Cancelado | No cancelamento da nota fiscal do pedido. |
Integrado aguardado boleto | Na importação do pedido no Linx DMS e o pedido possui condição de pagamento boleto. |
Integrado boleto compensado | Na atualização do pedido no Linx DMS para um boleto que foi pago. |
Integrado boleto cancelado | Na atualização do pedido no Linx DMS para um boleto que não foi pago. |
Tabela 2: Atualizações de status
Utilização do processo no Linx DMS
Recepção Balcão
Acesse o menu "Peças > Atendimento Balcão";
Figura 10: Recepção balcão
Foi disponibilizado o filtro "Order Id" para buscar os atendimentos de balcão gerados pelo "Auto Busca".
- Clicar em "1-Procurar" para localizar o atendimento.
- Clicar em "4-Atendimento" para iniciar o atendimento.
A tela de seleção dos itens do atendimento apresenta uma aba chamada "Auto Busca Ford" contendo todas as informações recebidas do pedido, juntamente com o status atual e a data de atualização do status.
Observação: Caso o atendimento seja na modalidade "Crédito da Concessionária", será exibida a seguinte mensagem alertando ao usuário que o pedido pertence a esta modalidade:
Figura 11: Detalhe auto busca Ford
O campo "Tipo de Envio" identifica se o pedido é uma "Entrega expressa" ou será uma "Retirada no local".
Figura 12: Detalhe auto busca Ford
Sempre que o pedido estiver com status "Integrado Aguardando Boleto" e clicar no botão "Romaneio", será apresentada a mensagem a seguir:
Figura 13: Mensagem de boleto
Esta mensagem existe para alertar o usuário que o boleto ainda não foi compensado, portanto, ainda pode ser cancelado automaticamente pelo "Auto Busca".
Após a criação do pedido, o atendimento segue conforme o fluxo normal da concessionária no Linx DMS.
Observação: Para não efetuar a validação do crédito do cliente nos atendimentos do "Auto Busca", deve ser marcada a opção "Não Validar Crédito do Cliente no Atendimento" na tela de parâmetros do fábrica Ford, aba "Auto Busca".
Consulta Atendimento
Acesse o menu "Peças > Consultas > Atendimento Balcão".
Figura 14: Consultas/Atendimento balcão > Filtro
Na Aba "Filtros" foram disponibilizados os filtros: "Listar Todos os Atendimentos do Auto Busca" e "Order Id", para filtrar atendimentos do "Auto Busca".
Figura 15: Consultas/Atendimento balcão > Resultado
Na aba "Resultado", a grade traz o resultado da consulta feita usando filtros da aba "Filtro".
Figura 16: Consultas/Atendimento balcão > Detalhe
Na Aba "Detalhes > Detalhes do Atendimento" é apresentado o grupo "Auto Busca Ford" onde são listados o "Order Id" do pedido no "Auto Busca" e o status atual do pedido.
Consulta Atendimentos Atendidos
Acesse o menu "Peças > Consulta Atendimentos Atendidos".
Figura 17: Atendimentos atendidos > Filtro
Na aba "Filtro" foram disponibilizados os filtros "Listar todos os registros de Atendimentos do Auto Busca" e "Order Id", para filtrar atendimentos com nota fiscal emitida.
Na aba "Detalhes" é apresentado o grupo "Auto Busca Ford" onde são listados o "Order Id" do pedido no "Auto Busca" e o status atual do pedido.
O botão "Alterar" permite modificar o status do pedido. Esta alteração de status é utilizada nos pedidos do tipo "Dealer Comum", "Entrega Local", "Correios PAC" ou "Correios Sedex". Para estes pedidos existe a necessidade de enviar os status referentes à:
- Pronto para entrega
- Saída para entrega
- Entregue – finalizado
Esta ação deve ser realizada para informar o "Auto Busca" da entrega do pedido ao cliente.
Dica: Os pedidos do tipo "Dealer Comum" ou "Retirada Local" podem ser identificados através da aba "Auto Busca Ford", campo "Tipo de envio" onde estará identificado como "Dealer Comum".
Figura 18: Atendimentos atendidos > Detalhe
Percentual de Desconto do Auto Busca
A interface de Estoque/Preço do Auto Busca permite que seja informado um percentual de desconto a ser praticado por aquele item no catálogo do Auto Busca.
Para isso, acesse o menu (89060): "Peças > Cadastros > Itens" e selecione o item que deseja informar o percentual de desconto.
Figura 19 - Manutenção de Itens do Estoque
Selecione a aba "Ford" e no campo "Percentual de Desconto do Auto Busca" informe o valor que deseja praticar. Automaticamente, após informar, o Linx DMS Integrador irá atualizar os preços na integração com o Auto Busca.
Figura 20 - Manutenção de Itens do Estoque
Utilização do processo no Fábrica Ford
Manutenção de Itens de Exceção
O cadastro de itens de exceção é utilizado para enviar ao "Auto Busca" a informação de que o item não deve ser comercializado neste canal de vendas.
Acesse o menu "Fábrica Ford > Peças > Manutenção de Itens de Exceção";
Figura 21: Inclusão de itens exceção
Código Item: Permite selecionar um item.
O botão "Incluir" grava o item selecionado na lista de itens exceção.
O botão "Excluir" remove o item selecionado na lista de itens exceção.
Figura 22: Inclusão de itens exceção
Grupo: Permite selecionar por categoria.
O botão "Incluir" grava os itens do grupo selecionado na lista de itens exceção.
O botão "Excluir" remove os itens do grupo selecionado na lista de itens exceção.
Relatório de Itens de Exceção
Acesse o menu "Fábrica Ford > Peças > Relatório Itens Exceção";
Figura 23: Relatório de Itens exceção
Opções de filtro para relatório de itens exceção:
Ordem por código ou por grupo.
Selecionar Grupo permite selecionar uma categoria.
O botão "OK" gera o relatório de itens exceção.
Figura 24: Modelo de relatório gerado de Itens exceção
Consulta Conciliação Financeira Auto Busca
Para consultar os registros de conciliação financeira do Auto Busca recebidos através do Linx DMS Integrador, acesse o menu (60212): "Financeiro > Consultas / Relatórios > Conciliação Financeira AutoBusca Ford".
Figura 25 - Programa de Consulta de Conciliação Financeira do Auto Busca
- Data do Pedido: Utilize este filtro para buscar pela data inicial e final de Geração dos registros.
- Order Id: Informe um Order Id de um pedido do auto busca para buscar os registros referentes a este pedido em específico.
- Valor: Utilize este filtro para buscar por um valor de pedido específico.
- Número Nota Fiscal: Informe um Número de Nota Fiscal de um pedido do auto busca para buscar os registros referentes a esta nota fiscal em específico.
- Forma de Pagamento: Utilize este filtro para buscar por uma forma de pagamento do pedido. Atualmente disponível as opções: "Todos", "Boleto" e "Cartão de Crédito".
Após informar os filtros, clique no botão "Procurar" para buscar os registros de conciliação financeira do Auto Busca.
Conteúdo do pacote
Nome do arquivo | Comentário | |
---|---|---|
1 | Apollo.exe | Executável Linx DMS |
2 | FabricaFord.exe | Executável de comunicação com a fábrica Ford. |
3 | LinxDMSIntegrador.exe | Instalador do Linx DMS Integrador. |
4 | Linx DMS Integrador - Manual do Auto Busca - Ford.pdf | Este documento. |
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.