ASSUNTO

Implementação do projeto de integração entre o sistema "Auto Busca" da Ford e o Linx DMS.


PRODUTO

Linx DMS

MENU

Inserido no Manual

DATA

AUTOR

Distribuição Linx DMS
[email protected]

ÁREA

P&D DMS 


AtençãoAntes de prosseguir com este manual, certifique-se que leu e executou os procedimentos descritos no Manual de Instalação - Atualização do produto Linx DMS Integrador.

FINALIDADE

Implementar o projeto de integração entre o sistema "Auto Busca" da Ford e o Linx DMS.

ABRANGÊNCIA

Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Ford que utilizam a venda de peças online e devem utilizar o processo Auto Busca.

APLICAÇÃO

O Auto Busca da Ford trata-se de uma plataforma de venda de peças, onde o cliente pode selecionar uma peça em estoque na concessionária, efetuar a reserva e gerar uma negociação no Linx DMS.


Figura 1: Plataforma Web do Auto Busca



O webservice da Ford possuí serviço específico para este processo que é consumido pelo Linx DMS, através do Linx DMS Integrador.
As seguintes integrações são efetuadas entre o Linx DMS e o Auto Busca:

Integração

Detalhamento

Autenticação

Gera um Token de Autorização para o Linx DMS.

Quantidade em Estoque e Preço de Venda

O Linx DMS Integrador atualiza o estoque disponível e o preço de venda no Auto Busca.

Detalhes do Pedido

O Linx DMS Integrador, recupera uma lista contendo todos os detalhes de pedidos efetuados no Auto Busca para base do Linx DMS, gerando um Atendimento Balcão.

Atualização de Status do Pedido

O Linx DMS Integrador, atualiza o status do pedido do Linx DMS para o Auto Busca.

Crédito da Concessionária

O Linx DMS Integrador, envia o crédito e data limite do crédito do cliente para o Auto Busca.

Conciliação Financeira de Recebíveis

O Linx DMS Integrador consulta os dados de conciliação financeira do Auto Busca.

Tabela 1: Integrações > Detalhamento

Detalhamento das integrações

    • Autenticação:
      O Linx DMS envia para o "Auto Busca" usuário e senha.
      O "Auto Busca" fornece um "token", que funciona como chave eletrônica e concede acesso aos recursos da API.
    • Quantidade em Estoque e Preço de Venda:
      O Linx DMS envia atualização de quantidade disponível em estoque e o preço de venda para o "Auto Busca".
      A atualização de quantidade em estoque será enviada sempre que houver uma movimentação do item no Linx DMS.
    • Detalhes do Pedido:
      Os pedidos de peças criados no "Auto Busca" são importados no Linx DMS.
      Os detalhes de um pedido são compostos por 3 grupos de informações:
      • Dados do(s) produto(s) vendido(s) e sua(s) respectiva(s) quantidade(s) e preço(s);
      • Dados do comprador, para emissão da nota fiscal;
      • Endereço e modalidade da entrega (Local, Expressa, Correios PAC, Correios Sedex).
    • Atualização de Status do Pedido:
      O Linx DMS envia atualização do status de um pedido na revenda da integração para o "Auto Busca".
    • Crédito da Concessionária:
      O Linx DMS envia o limite de crédito e a data limite do crédito dos clientes que tenham crédito com a Concessionária para o "Auto Busca".
    • Conciliação Financeira de Recebíveis:
      O Linx DMS consulta os dados de vendas da Concessionária no "Auto Busca" e disponibiliza estes dados no programa de "Consulta Conciliação Financeira do Auto Busca".

Configuração do processo

Execute o FabricaFORD.exe;
Acessar o menu "Fábrica FORD > Parâmetros";
Na aba "Auto Busca", preencher os campos a seguir:

Figura 2: Manutenção de parâmetros FORD > Auto busca



Marcar o campo "Integração Auto Busca" para habilitar o preenchimento dos demais campos:

      • Vendedor padrão para o Atendimento:

Vendedor que receberá o atendimento balcão da integração.

      • Origem do Tráfego:

Origem do tráfego para identificar os contatos gerados na integração.

      • Usuário para notificação da integração:

Usuário para recebimento das notificações da integração através do correio interno do Linx DMS. Na criação do atendimento, a mensagem será enviada para o usuário do vendedor do atendimento.

      • Condição de pagamento de cartão:

Condição de pagamento utilizada nos atendimentos pagos com cartão de crédito.

      • Condição de Pagamento de Boleto:

Condição de pagamento utilizada nos atendimentos pagos com boleto bancário.

      • Condição de Pagamento de Crédito da Concessionária:

Condição de pagamento utilizada nos atendimentos pagos com crédito que o cliente tem com a concessionária.

      • Categoria de Cliente Padrão:

Categoria de cliente padrão utilizada na inclusão de clientes novos.

      • Usuário:

Usuário para comunicação com o serviço do Auto Busca.

      • Senha:

Senha para a comunicação com o serviço do Auto Busca.

      • Não Validar Crédito do Cliente no Atendimento:

Quando marcado, não será realizada a validação de crédito do cliente ao finalizar o atendimento balcão.

      • Para itens em promoção de Peças Vigente, enviar o Preço Promoção

Quando marcado, o Linx DMS, caso a peça esteja com uma promoção vigente, irá enviar o preço em promoção, caso não haja uma promoção vigente, será enviado o preço normal cadastrado

      • Data da Última Comunicação:

Data da última comunicação realizada para envio das atualizações dos atendimentos no Linx DMS e para recebimento das atualizações dos pedidos no "Auto Busca".

      • Limpar Tabela de Itens:

Este botão tem como funcionalidade apagar todos os registros da tabela de itens do Auto Busca. Utilizar este recurso somente quando a montadora solicitar uma carga inicial de todo o estoque de itens da concessionária para o Auto Busca.
Preencher todos os parâmetros e clicar em "Aplicar".

Configurar Percentual Desconto Peças

É possível configurar o percentual de desconto nas peças que são vendidas através do Auto Busca, através dos parâmetros do Fábrica FORD. Para isso, acesse a aba "Configurar Percentual Desconto Peças".

Figura 3: Manutenção de Parâmetros Ford


    • Categoria(s) de Peças: Informe a(s) categoria(s) de peças que deseja aplicar o percentual de desconto para praticar no Auto Busca.
    • Grupo(s) de Peças: Informe o(s) grupo(s) de peças que deseja aplicar o percentual de desconto para praticar no Auto Busca.
    • Grupo(s) de Desconto(s): Informe o(s) grupo(s) de desconto que deseja aplicar o percentual de desconto para praticar no Auto Busca.
    • Percentual de Desconto do Auto Busca: Informe o percentual de desconto para aplicar nas categorias/grupos selecionados.

Linx DMS Integrador

Execute o programa LDIConfig.exe, existente na pasta principal do Linx DMS Integrador;
Acesse o menu "Configuração > Auto Busca";
Na aba "Configuração", preencha os dados de acesso ao banco de dados;

Figura 4 Tela de configuração do banco de dados


O campo "Permanência do log no Banco" controla a forma de gravação das informações do log.
Valores possíveis:

      • -1: Mantém o log sem limite de data
      • 0: Não grava log.
      • >0: Mantém o log por "n" dias.


Clique em "Testar Conexão".
Prosseguir somente se for apresentada a mensagem: "Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso!". Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Fábrica Ford.
Clique em "Next";
Na tela "Transmissão/Recepção", clique em "Incluir";

Figura 5: Tela de configuração da comunicação



Preencha os dados para o acesso ao serviço.
Opções disponíveis:

    • Nome: Nome do arquivo externo da configuração. Essa informação fica a critério da concessionária. Utilizar um nome que facilite a identificação;
    • Descrição: Descrição da configuração;
    • Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
    • Log de XML: Indicativo para gravação dos arquivos XML's de comunicação no banco de dados;
    • Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados;
    • URL: Endereço para acesso ao servidor do "Auto Busca" no Linx DMS. Informar o endereço disponibilizado pela montadora.
    • DN: Informe o Dealer Number da concessionária.
    • Agendamento:
      • Intervalo: Tempo entre cada consulta das informações.

Importante:
O botão "Executar Manualmente" efetua a comunicação com o "Auto Busca" sem a utilização do serviço do Linx DMS Integrador.
Deve ser criada uma configuração para "Quantidade/Preços" e outra para "Pedidos".


Grave as informações, clicando em "Salvar";
Clique em "Next";
Na tela "Crédito da Concessionária", clique em "Incluir";

Figura 6: Tela de configuração da comunicação da API Crédito da Concessionária


Preencha os dados para o acesso ao serviço.
Opções disponíveis:

    • Nome: Nome do arquivo externo da configuração. Essa informação fica a critério da concessionária. Utilizar um nome que facilite a identificação;
    • Descrição: Descrição da configuração;
    • Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
    • Log de XML: Indicativo para gravação dos arquivos XML's de comunicação no banco de dados;
    • Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados;
    • URL: Endereço para acesso ao servidor do "Auto Busca" no Linx DMS. Informar o endereço disponibilizado pela montadora.
    • DN: Informe o Dealer Number da concessionária.
    • Agendamento:
      • Intervalo: Tempo entre cada consulta das informações.

Importante:
O botão "Carga Inicial" percorre todos os cadastros de clientes contendo data e limite de crédito, inserindo-os na tabela de envio, e após, executa um envio manual para a carga de dados inicial.
O botão "Executar Manualmente" efetua a comunicação com o "Auto Busca" sem a utilização do serviço do Linx DMS Integrador.
Grave as informações, clicando em "Salvar";
Clique em "Next";
Na tela "Conciliação Financeira", clique em "Incluir";


Figura 7 - Configuração Conciliação Financeira


Preencha os dados para o acesso ao serviço.
Opções disponíveis:

  • Nome: Nome do arquivo externo da configuração. Essa informação fica a critério da concessionária. Utilizar um nome que facilite a identificação;
  • Descrição: Descrição da configuração;
  • Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
  • Log de XML: Indicativo para gravação dos arquivos XML's de comunicação no banco de dados;
  • Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados;
  • URL: Endereço para acesso ao servidor do "Auto Busca" no Linx DMS. Informar o endereço disponibilizado pela montadora.
  • DN: Informe o Dealer Number da concessionária.
  • Agendamento:
    • Intervalo: Tempo entre cada consulta das informações.
  • Envio Manual: Esta opção efetua a consulta dos registros conforme os filtros informados nesta seção.

Importante:
O botão "Executar Manualmente" efetua a comunicação com o "Auto Busca" sem a utilização do serviço do Linx DMS Integrador.
Grave as informações, clicando em "Salvar";
Finalize as configurações, clicando em "Next" e depois em "Finish".


Figura 8: Tela de conclusão das configurações


Reinicie o serviço do integrador

    • No Windows, pressione a tecla do logotipo do Windows + "R";
    • Digite services.msc e clique em "Ok";
    • Localize e clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
    • Clique em "Reiniciar o serviço";
    • Após este procedimento, o status do serviço deve continuar como "Em Execução".


Figura 9: Tela do serviço

Utilização do processo

O Linx DMS Integrador é responsável por efetuar a comunicação entre o "Auto Busca" e o Linx DMS.
São realizadas as seguintes comunicações:

      • Envio de Quantidades e Preços

São enviadas as atualizações de estoque sempre que houver uma movimentação no estoque, seja para menor ou para maior para o "Auto Busca".
São enviadas as atualizações de preço sempre que houver necessidade de alterar um preço previamente cadastrado para o "Auto Busca".

      • Detalhes do Pedido

É recebida uma lista contendo todos os detalhes de pedidos efetuados no "Auto Busca" que contenham vendas de produtos da revenda de integração.
Os detalhes de um pedido são compostos por 3 grupos de informações:

      • Dados do(s) produto(s) vendido(s) e sua(s) respectiva(s) quantidade(s) e preço(s);
      • Dados do comprador, para emissão da nota fiscal;
      • Endereço e modalidade da entrega (Comum, Expressa, Correios PAC, Correios Sedex).

Ao receber o pedido são geradas as seguintes informações no Linx DMS:

      • Cadastro do cliente, quando não existir no Linx DMS e ou atualização dos dados quando já existir;
      • Novo contato;

O contato é gerado com as informações de "Forma de Contato", "Tipo de contato" e "Subtipo de contato" informados nos parâmetros de peças.

      • Novo atendimento com os itens selecionados no "Auto Busca".

O atendimento é gerado com as informações de "Tipo de Transação" e "Dias de Validade do Orçamento" informados nos parâmetros de peças.
Importante: Na criação do atendimento, os itens são comprometidos automaticamente.

      • O vendedor da integração recebe um correio interno do Linx DMS informando sobre a geração do novo atendimento balcão.


      • Atualização de Status do Pedido

A atualização de status de Pedido será enviada sempre que houver uma modificação no estado do pedido.
A seguir é apresentada uma tabela com os status enviados na integração:

Status

Momento de envio

Integrado

Na importação do pedido no Linx DMS.

Em separação de estoque

Na geração do romaneio para o pedido.

Nota fiscal emitida

Na emissão da nota fiscal do pedido.

Pronto para entrega

Conforme atualização no programa de Consulta de Atendimentos Atendidos.

Saiu para entrega

Conforme atualização no programa de Consulta de Atendimentos Atendidos. Utilizado para pedidos Expresso, Correios PAC, Correios Sedex

Entregue finalizado

Conforme atualização no programa de Consulta de Atendimentos Atendidos. Utilizado para pedidos Retirada na Loja.

Cancelado

No cancelamento da nota fiscal do pedido.

Integrado aguardado boleto

Na importação do pedido no Linx DMS e o pedido possui condição de pagamento boleto.

Integrado boleto compensado

Na atualização do pedido no Linx DMS para um boleto que foi pago.

Integrado boleto cancelado

Na atualização do pedido no Linx DMS para um boleto que não foi pago.

Tabela 2: Atualizações de status

Utilização do processo no Linx DMS

Recepção Balcão

Acesse o menu "Peças > Atendimento Balcão";

Figura 10: Recepção balcão


Foi disponibilizado o filtro "Order Id" para buscar os atendimentos de balcão gerados pelo "Auto Busca".

    • Clicar em "1-Procurar" para localizar o atendimento.
    • Clicar em "4-Atendimento" para iniciar o atendimento.


A tela de seleção dos itens do atendimento apresenta uma aba chamada "Auto Busca Ford" contendo todas as informações recebidas do pedido, juntamente com o status atual e a data de atualização do status.
Observação: Caso o atendimento seja na modalidade "Crédito da Concessionária", será exibida a seguinte mensagem alertando ao usuário que o pedido pertence a esta modalidade:



Figura 11: Detalhe auto busca Ford


O campo "Tipo de Envio" identifica se o pedido é uma "Entrega expressa" ou será uma "Retirada no local".



Figura 12: Detalhe auto busca Ford


Sempre que o pedido estiver com status "Integrado Aguardando Boleto" e clicar no botão "Romaneio", será apresentada a mensagem a seguir:


Figura 13: Mensagem de boleto


Esta mensagem existe para alertar o usuário que o boleto ainda não foi compensado, portanto, ainda pode ser cancelado automaticamente pelo "Auto Busca".
Após a criação do pedido, o atendimento segue conforme o fluxo normal da concessionária no Linx DMS.

Observação: Para não efetuar a validação do crédito do cliente nos atendimentos do "Auto Busca", deve ser marcada a opção "Não Validar Crédito do Cliente no Atendimento" na tela de parâmetros do fábrica Ford, aba "Auto Busca".

Consulta Atendimento

Acesse o menu "Peças > Consultas > Atendimento Balcão".

 

Figura 14: Consultas/Atendimento balcão > Filtro

Na Aba "Filtros" foram disponibilizados os filtros: "Listar Todos os Atendimentos do Auto Busca" e "Order Id", para filtrar atendimentos do "Auto Busca".

Figura 15: Consultas/Atendimento balcão > Resultado


Na aba "Resultado", a grade traz o resultado da consulta feita usando filtros da aba "Filtro".

 

Figura 16: Consultas/Atendimento balcão > Detalhe


Na Aba "Detalhes > Detalhes do Atendimento" é apresentado o grupo "Auto Busca Ford" onde são listados o "Order Id" do pedido no "Auto Busca" e o status atual do pedido.

Consulta Atendimentos Atendidos

Acesse o menu "Peças > Consulta Atendimentos Atendidos".


Figura 17: Atendimentos atendidos > Filtro


Na aba "Filtro" foram disponibilizados os filtros "Listar todos os registros de Atendimentos do Auto Busca" e "Order Id", para filtrar atendimentos com nota fiscal emitida.

Na aba "Detalhes" é apresentado o grupo "Auto Busca Ford" onde são listados o "Order Id" do pedido no "Auto Busca" e o status atual do pedido.
O botão "Alterar" permite modificar o status do pedido. Esta alteração de status é utilizada nos pedidos do tipo "Dealer Comum", "Entrega Local", "Correios PAC" ou "Correios Sedex". Para estes pedidos existe a necessidade de enviar os status referentes à:

    • Pronto para entrega
    • Saída para entrega
    • Entregue – finalizado


Esta ação deve ser realizada para informar o "Auto Busca" da entrega do pedido ao cliente.
Dica: Os pedidos do tipo "Dealer Comum" ou "Retirada Local" podem ser identificados através da aba "Auto Busca Ford", campo "Tipo de envio" onde estará identificado como "Dealer Comum".

Figura 18: Atendimentos atendidos > Detalhe

Percentual de Desconto do Auto Busca

A interface de Estoque/Preço do Auto Busca permite que seja informado um percentual de desconto a ser praticado por aquele item no catálogo do Auto Busca.

Para isso, acesse o menu (89060): "Peças > Cadastros > Itens" e selecione o item que deseja informar o percentual de desconto.


Figura 19 - Manutenção de Itens do Estoque



Selecione a aba "Ford" e no campo "Percentual de Desconto do Auto Busca" informe o valor que deseja praticar. Automaticamente, após informar, o Linx DMS Integrador irá atualizar os preços na integração com o Auto Busca.

Figura 20 - Manutenção de Itens do Estoque


Utilização do processo no Fábrica Ford

Manutenção de Itens de Exceção
O cadastro de itens de exceção é utilizado para enviar ao "Auto Busca" a informação de que o item não deve ser comercializado neste canal de vendas.
Acesse o menu "Fábrica Ford > Peças > Manutenção de Itens de Exceção";

Figura 21: Inclusão de itens exceção



Código Item: Permite selecionar um item.
O botão "Incluir" grava o item selecionado na lista de itens exceção.
O botão "Excluir" remove o item selecionado na lista de itens exceção.


Figura 22: Inclusão de itens exceção


Grupo: Permite selecionar por categoria.
O botão "Incluir" grava os itens do grupo selecionado na lista de itens exceção.
O botão "Excluir" remove os itens do grupo selecionado na lista de itens exceção.


Relatório de Itens de Exceção

Acesse o menu "Fábrica Ford > Peças > Relatório Itens Exceção";


Figura 23: Relatório de Itens exceção


Opções de filtro para relatório de itens exceção:
Ordem por código ou por grupo.
Selecionar Grupo permite selecionar uma categoria.
O botão "OK" gera o relatório de itens exceção.


Figura 24: Modelo de relatório gerado de Itens exceção

Consulta Conciliação Financeira Auto Busca

Para consultar os registros de conciliação financeira do Auto Busca recebidos através do Linx DMS Integrador, acesse o menu (60212): "Financeiro > Consultas / Relatórios > Conciliação Financeira AutoBusca Ford".


Figura 25 - Programa de Consulta de Conciliação Financeira do Auto Busca


  • Data do Pedido: Utilize este filtro para buscar pela data inicial e final de Geração dos registros.
  • Order Id: Informe um Order Id de um pedido do auto busca para buscar os registros referentes a este pedido em específico.
  • Valor: Utilize este filtro para buscar por um valor de pedido específico.
  • Número Nota Fiscal: Informe um Número de Nota Fiscal de um pedido do auto busca para buscar os registros referentes a esta nota fiscal em específico.
  • Forma de Pagamento: Utilize este filtro para buscar por uma forma de pagamento do pedido. Atualmente disponível as opções: "Todos", "Boleto" e "Cartão de Crédito".
    Após informar os filtros, clique no botão "Procurar" para buscar os registros de conciliação financeira do Auto Busca.

Conteúdo do pacote


Nome do arquivo

Comentário

1

Apollo.exe

Executável Linx DMS

2

FabricaFord.exe

Executável de comunicação com a fábrica Ford.

3

LinxDMSIntegrador.exe

Instalador do Linx DMS Integrador.

4

Linx DMS Integrador - Manual do Auto Busca - Ford.pdf

Este documento.


DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.

  • Sem rótulos