Processo

GMGA

Tarefa

GARANTIA

ObjetivoDescrever a utilização do DMS para geração do processo de Solicitação de Crédito de Garantia (SC) da General Motors do Brasil.
Evento
Abrangência

Recursos

(GMGA0100)Códigos de Defeito
(GMGA0200)Códigos de Consultores GMB
(GMGA0300)Códigos de Erros
(GMGA0400)Códigos de Débitos
(GMGA1000)Informações p/ Solicitação Crédito Garantia
(GMGA1100)Geração Arquivo Solicitação Crédito
(GMGA1200)Emissão NF Peças em Garantia
(GMGA1250)Reimpressão de Etiquetas
(GMGA1300)Emissão NF Conjunta S/ Débito
(GMGA1500)Consulta Situação Solicitação Crédito
(GMGA1600)Consulta OS Sem Solicitação de Crédito
(GMGA2200)Solicitação de Créditos com Erros
(GMRQ1000)Recepção de Arquivos TXT da GMB
(GMRQ1610)Recepção Arquivos de Erros Garantia
(GMRQ2000)Lista Arquivos Originados na GMB
(GMRQ3000)Atualização de Tabelas
(GMRQ4000)Manutenção da Tabela Parâmetros GMB
(GMRQ4100)Manutenção da Tabela ("gmarquiv")
(OFIC1000)Abertura de OS

Passo a Passo 

Etapas do processo:

1º Parametrização:

Parâmetros que também podem ser atualizados manualmente pelos programas (GMGA0100); (GMGA0200); (GMGA0300) e (GMGA0400).


2º Ciclo de processamento de uma SC:

 

Ordem de Serviço

O veículo é recepcionado normalmente na Oficina, sendo aberta uma O.S. de garantia (OFIC1000) e tomados os demais procedimentos normais. Nesta O.S., no item "garantia" são relacionados os códigos dos serviços a serem executados e os códigos das peças a serem aplicadas;

Preparação da uma Solicitação de Crédito em Garantia.

Utilizar o programa (GMGA1000). Os dados da solicitação de crédito são extraídos da O.S.

Envio da Solicitação

O passo seguinte é gerar um arquivo magnético para envio à GMB. Este arquivo é gerado pelo programa (GMGA1100). O nome do arquivo e diretório onde foi gerado é informado pelo programa no final do processamento.
O formato do nome do arquivo é: GChhmmss.jjj onde "hh" = hora, "mm" = minuto, "ss" = segundo e "jjj" = data juliana.

Retorno da Solicitação

Os arquivos enviados pela GMB são:

GEhhmmss.jjj – onde "hh" = hora, "mm" = minuto, "ss" = segundo e "jjj" = data juliana. Arquivo com retorno de erros. Processos que não geraram SC. Este arquivo é recepcionado pelo programa (GMRQ1610) e deve estar no diretório especificado no programa (GMRQ4000) no campo "Caminho SG", e no subdiretório composto pelo DN (Dealler Number) da concessionária. Ex: "/sisdia/arqs/D25001". O programa (GMRQ2000) possibilita a emissão de uma listagem para conferência do arquivo recepcionado.
O programa (GMGA2200) atualiza o processo nas tabelas do DMS.

GPcccccc.jjj – onde "cccccc" = DN (Dealler Number) da concessionária. Arquivo semanal com as SC-Linhas pagas e indicativo de retorno de peças.
Este arquivo é recepcionado pelo programa (GMRQ1000) e deve estar no diretório especificado no programa (GMRQ4000) no campo "Caminho SG".
O registro do arquivo "GP" deve estar cadastrado no programa (GMRQ4100) com os campos "Proc." = GSP, "Ver." = 01, "Tam" = 70, "Tabela" = ("gmarqugp"), "Broadcasting" = N, "Transmissor" = G e "Receptor" = C.
O programa (GMRQ2000) possibilita a emissão de uma listagem para conferência do arquivo recepcionado.
O programa (GMRQ3000) atualiza o processo nas tabelas do DMS.

GRcccccc.jjj – onde "cccccc" = DN (Dealler Number) da concessionária. Arquivo semanal com as SC rejeitadas.
Este arquivo é recepcionado pelo programa (GMRQ1000) e deve estar no diretório especificado no programa (GMRQ4000) no campo "Caminho SG".
O registro do arquivo "GR" deve estar cadastrado no programa (GMRQ4100) com os campos "Proc." = GSR, "Ver." = 01, "Tam" = 90, "Tabela" = ("gmarqugr"), "Broadcasting" = N, "Transmissor"= G e "Receptor" = C.
O programa (GMRQ2000) possibilita a emissão de uma listagem para conferência do arquivo recepcionado.
O programa (GMRQ3000) atualiza o processo nas tabelas do DMS.

Horários Referentes aos Arquivos de Integração

GChhmmss.jjj – Podem ser enviados quantos arquivos forem necessários diariamente, a partir das 06:00hs até as 20:45hs; Arquivos recebidos após este horário serão processados no dia seguinte.
GEhhmmss.jjj – São gerados quantos arquivos forem necessários diariamente, de segunda-feira a sábado, sendo que o envio para as concessionárias ocorre a partir dos horários: 10:30hs; 15:50hs; 17:30hs e 21:30hs.
GPhhmmss.jjj – Este arquivo é gerado todas as segundas-feiras, sendo que o envio para as concessionárias ocorre todas as segundas-feiras, a partir das 05:00hs;
GRhhmmss.jjj – Este arquivo é gerado todas as segundas-feiras, sendo que o envio para as concessionárias ocorre todas as segundas-feiras, a partir das 05:00hs;
Obs.: O arquivo GR somente é gerado para as solicitações de crédito rejeitadas no processo de validação efetuado no final de semana, enviadas durante a semana anterior.

Fluxo do Processo de Integração da Garantia de Veículos via GM Connect

  • O operador de Garantia deve efetuar os agrupamentos de serviços e/ou peças no Sisdia e efetuar a geração do(s) arquivo(s) GC;
  • Este(s) arquivo(s) deve(m) ser disponibilizado(s) na pasta \transportit\gmconnect\saida do servidor GM Connect da concessionária;
  • Após cerca de 1 minuto, este arquivo será enviado para a GMB, sendo retirado da pasta de saída e enviado para a pasta bkp (\transportit\gmconnect\saida\bkp);
  • Após cerca de 20 minutos, o operador de garantia poderá visualizar o resultado do processamento do(s) arquivo(s) GC enviados, através do WebCenter GM Connect (www.webcenter.gm.com.br – Aplicativos GM – Garantia de Veículos – Resultado);
    Obs.: Status do processo
    Verde Indica que a linha da solicitação de crédito foi aceita normalmente, sendo que esta informação foi incluída no SETI;
    Amarelo – Indica que a linha da solicitação de crédito ainda encontra-se em processamento;
    Vermelho – Indica que a linha da solicitação de crédito foi recusada. Os códigos de erros visualizados são idênticos àqueles existentes no SETI. Estas informações não foram incluídas no SETI.
  • O operador de garantia deve aguardar o próximo horário de envio do arquivo GE da GMB para a concessionária, sendo que este(s) arquivo(s) será(ão) enviado(s) para a pasta \transportit\gmconnect\entrada do servidor GM Connect da concessionária;
  • O(s) arquivo(s) GE deve(m) ser processado(s) no Sisdia. Todas as linhas de solicitações de crédito que foram aceitas normalmente receberão o número SC-Linha. Somente as linhas de solicitações devem ser corrigidas no Sisdia e re-enviadas para a GMB.
    -Este processo deve ser executado, até que não existam mais linhas de solicitações de crédito recusadas.
    -Todas as segundas-feiras, a concessionária receberá o arquivo GP na pasta \transportit\gmconnect\entrada do servidor GM Connect da concessionária, o qual deve ser processado no Sisdia. A partir das informações contidas neste arquivo, o operador de garantia poderá emitir as notas fiscais de venda em garantia para a GMB, as notas fiscais de remessa de peças em garantia para a GMB (o arquivo GP possui um * que indica quais são as peças a serem devolvidas para a GMB), bem como o relatório de identificação da Peça para Exame.
  • Caso tenha ocorrido rejeições no processamento semanal de garantia, a concessionária receberá na segunda-feira o arquivo GR na pasta \tranportit\gmconnect\entrada do servidor GM Connect da concessionária, o qual deve ser processado no Sisdia.

Emissão das Notas Fiscais e Etiquetas

As notas fiscais de peças em garantias são geradas e emitidas pelo programa (GMGA1200). As etiquetas que acompanham as peças são geradas e emitidas na seqüência.
As notas fiscais de conjunto sem débito são geradas e emitidas pelo programa (GMGA1300). As etiquetas que acompanham o conjunto substituído são geradas e emitidas na seqüência.

Re-impressão de Etiquetas

As etiquetas podem ser re-impressas através do programa (GMGA1250).

Consultas

Consultas referentes as SC não enviadas, com erros, rejeitadas, aceitas, pendentes e processadas podem ser feitas pelo programa (GMGA1500).

Consulta de OS de garantia que não foram geradas SC podem ser feitas pelo programa (GMGA1600).


Observações

SC digitadas manualmente no sistema SETI são recebidas normalmente através dos arquivos de retorno, porém não ficam gravadas no sistema e são listadas no relatório para conferência.


Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.