OFIT0390  Envio de Informações de OS

Sumário




VERSÃO DO PROGRAMA: 10.10





Assunto

O programa OFIT0390, exclusivo da bandeira Toyota, tem como objetivo criar arquivos txt e enviá-los à Toyota por meio de FTP. Ele apresenta duas opções ao usuário: "OS" e OFIC2900.


Opções do programa 



Para ambas as opções, são exibidos os campos "Filial" e "Período", os quais serão utilizados pelos usuários para definir o escopo do arquivo a ser gerado.



Para a opção OS, será gerado o arquivo txt denominado de OSR, que traz as seguintes informações:

Nomenclatura do arquivo: OSR_<Cód. dealer>_<Data e hora de transmissão do arquivo>.txtExemplo: OSR_1410030_20131030020000.txtO arquivo deverá ser gerado no padrão CSV (campos separados por ";"). Nos dados do tipo texto, se houver algum caractere ";", deverá ser substituído pelo conjunto de caracteres "#^". Nos dados do tipo texto, todos os espaços em branco no final da cadeia devem ser removidos. Seguindo o padrão csv, todos os campos definidos no layout devem ter sua respectiva coluna, ou seja, separador por ";", mesmo não possuindo valor algum. Nesse último caso, o valor da coluna seria representado como vazio ";;".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 1 - Tipo Registro Header

 

 

 

 

Nome Campo

Posição

Tipo

Mandatório

Observação

Tipo Registros Arquivo

1

Texto

Sim

Neste Layout o valor deverá ser "H". As opções para este campo São:
H = Header, dados da versão do layout;
O = Dados OS;
R = Dados do Reparo (Solicitação do Cliente);
S = Dados da Descrição do Serviço (Operação);
P = Peças da OS;
N = Notas Fiscais da Os;
I = Item da Nota Fiscal Balcão

Versão de layout

2

Texto

Sim

 

Data hora de geração do arquivo

3

Texto

Sim

YYYYMMDDHHMISS


  • A ordem para "Tipo Registros Arquivo" deve obedecer a seguinte regra para cada OS:1 - "H" (um único registro por arquivo);
    2 - "O" (obrigatório);
    3 - "R" (obrigatório, registro filho de "O");
    4 - "S" (opcional, registro filho de "R");
    5 - "P" (opcional, registro filho de "R");
    6 - "N" (opcional, registro filho de "O");
    7 - "I" (opcional, registro filho de "N").
    Veja o anexo "Arquivo_OS_correto.txt" para visualizar um arquivo com formato correto. Veja o anexo "Arquivo_OS_incorreto.txt" para visualizar um arquivo com formato incorreto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 2 - Tipo Registro dados da OS

 

 

 

 

Nome Campo

Posição

Tipo

Mandatório

Observação

Tipo Registros Arquivo

1

Texto

Sim

Neste Layout o valor deverá ser "O". As opções para este campo São:
H = Header, dados da versão do layout;
O = Dados OS;
R = Dados do Reparo (Solicitação do Cliente);
S = Dados da Descrição do Serviço (Operação);
P = Peças da OS;
N = Notas Fiscais da OS;
I = Item da Nota Fiscal Balcão.

Cód. Distribuidor

2

 

Sim

 

Nro Ordem de Serviço (OS)

3

Texto

Sim

 

Dt e HR da abertura da OS

4

Data

Sim

Formato YYYYMMDDHHMI

DT e HR do encerramento.

5

Data

Não

Formato YYYYMMDDHHMIEste campo virá preenchido apenas se a OS esteja encerrada.

Chassi completo do veículo.

6

Texto

Sim

 

Km do Veículo na abertura da OS

7

Numero

Sim

 

Prazo prometido Original

8

Data

Sim

Formato YYYYMMDDHHMI

Prazo prometido Revisado

9

Data

 

Formato YYYYMMDDHHMI. Considerar sempre o último prazo prometido revisado preenchido na OS.

Quantidade de alterações do Prazo Prometido Revisado

10

Numero

 

Total de vezes que houve alteração no Prazo Prometido Revisado.

Cliente aguarda

11

Texto

Sim

Duas opções: S = Sim ou N = Não.

Cliente retorno

12

Texto

Sim

Duas opções: S = Sim ou N = Não.

Nome completo do Consultor de Serviços

13

Texto

Sim

 

CPF do Consultor de Serviços

14

 

Sim

 

Data de cancelamento da OS

15

Data

Não

Formato YYYYMMDDHHMIEste campo virá preenchido apenas se a OS esteja cancelada

Nome completo do cliente

16

 

Sim

 

Telefone do cliente (comercial)

17

 

 

 

Telefone do cliente (residencial)

18

 

 

 

Telefone do cliente (celular)

19

 

 

 

E-mail cliente

20

 

 

 

CPF ou CNPJ do cliente

21

 

Sim

 

Informações adicionais

22

 

 

Campo texto

Placa do veículo

23

Texto

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 3 - Tipo Registro Descrição do Reparo

 

 

 

 

Nome Campo

Posição

Tipo

Mandatório

Observação

Tipo Registros Arquivo

1

Texto

Sim

Neste Layout o valor deverá ser "R". As opções para este campo São:
H = Header, dados da versão do layout;
O = Dados OS;
R = Dados do Reparo (Solicitação do Cliente);
S = Dados da Descrição do Serviço (Operação);
P = Peças da OS;
N = Notas Fiscais da OS;
I = Item da Nota Fiscal Balcão.

Cód. Distribuidor

2

 

Sim

 

Nro Ordem de Serviço (OS)

3

Texto

Sim

 

Tipo da Ordem de Serviço

4

Texto

Sim

(Ex.: CSR)

Item da OS (código do reparo)

5

 

 

Número correspondente a Solicitação do Cliente (reparo)

Descrição da Solicitação do Cliente (Customer Voice)

6

Texto

Sim

É descrição do item selecionado para geração do arquivo. (Ex.: Barulho na suspensão traseira)


  • O "Tipo Registro Descrição do Reparo" somente pode ser apresentado após uma linha onde o tipo de registro deve ser igual a "Tipo Registro dados da OS" e em ambos os registros devem ser repetidas as informações de "Cód. Distribuidor" e "Nro Ordem de Serviço (OS)".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 4 - Tipo Registro Descrição do Servico

 

 

 

 

Nome Campo

Posição

Tipo

Mandatório

Observação

Tipo Registros Arquivo

1

Texto

Sim

Neste Layout o valor deverá ser "S". As opções para este campo São:
H = Header, dados da versão do layout;
O = Dados OS;
R = Dados do Reparo (Solicitação do Cliente);
S = Dados da Descrição do Serviço (Operação);
P = Peças da OS;
N = Notas Fiscais da OS;
I = Item da Nota Fiscal Balcão.

Cód. Distribuidor

2

 

Sim

 

Nro Ordem de Serviço (OS)

3

Texto

Sim

 

Item da OS (código do reparo)

4

 

Sim

Número correspondente a Solicitação do Cliente (reparo)

Código do Operação

5

Texto

Sim

(Ex.: 1FV011),
Enviar mesmo que não seja um padrão cadastrado pela Toyota.

Descrição do Serviço

6

 

Sim

1 - Todos os Serviços relacionados aos item do cliente selecionado para geração do arquivo.
2 - Incluir mesmo que a descrição não esteja em um padrão cadastrado pela Toyota.

Quantidade de horas apontadas pelo Técnico (operação)

7

 

Sim

Considerar uma casa após a vírgula. Ex.: 0,6

Valor da hora

8

 

Sim

Trazer o dado completo, ou seja, se houver centavos considerar também. Ex.: Se for R$235,42, considerar = 235,42

Nome completo do Técnico

9

 

Sim

Técnico que apontou as horas para essa operação

CPF do Técnico

10

 

Sim

Técnico que apontou as horas para essa operação


  • O "Tipo Registro Descrição do Serviço" somente pode ser apresentado após a linha onde o tipo de registro deve ser igual a "Tipo Registro Descrição do Reparo" e em ambos os registros devem ser repetidas as informações de "Cód. Distribuidor", "Nro Ordem de Serviço (OS)" e "Item da OS (código do reparo)".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 5 - Tipo Registro Peças

 

 

 

 

Nome Campo

Posição

Tipo

Mandatório

Observação

Tipo Registros Arquivo

1

Texto

Sim

Neste Layout o valor deverá ser "P".
As opções para este campo São:
H = Header, dados da versão do layout;
O = Dados OS;
R = Dados do Reparo (Solicitação do Cliente);
S = Dados da Descrição do Serviço (Operação);
P = Peças da OS;
N = Notas Fiscais da OS;
I = Item da Nota Fiscal Balcão.

Cód. Distribuidor

2

 

 

 

Nro Ordem de Serviço (OS)

3

Texto

Sim

 

Item da OS (código do reparo)

4

 

Sim

Número correspondente a Solicitação do Cliente (reparo)

Código da Peça

5

Texto

Sim

Enviar mesmo que não seja um padrão cadastrado pela Toyota.

Descrição da Peça

6

 

Sim

1 - Incluir mesmo que a descrição não esteja em um padrão cadastrado pela Toyota.

Quantidade de peças

7

 

Sim

Considerar uma casa após a vírgula. Ex.: 4,2

Preço unitário (peça)

8

 

Sim

 


  • O "Tipo Registro Peças" somente pode ser apresentado após a linha onde o tipo de registro deve ser igual a "Tipo Registro Descrição do Reparo" e em ambos os registros devem ser repetidas as informações de "Cód. Distribuidor", "Nro Ordem de Serviço (OS)" e "Item da OS (código do reparo)".

Tabela 6 - Tipo Registro Notas Fiscais

 

 

 

 

 

Nome Campo

Posição

Tipo

Mandatório

Observação

Tipo Registros Arquivo

1

Texto

Sim

Neste Layout o valor deverá ser "N".As opções para este campo São: H = Header, dados da versão do layoutO = Dados OS R = Dados do Reparo (Solicitação do Cliente)S = Dados da Descrição do Serviço (Operação)P = Peças da OSN = Notas Fiscais da OSI = Item da Nota Fiscal Balcão

Cód Distribuidor

2

 

Sim

 

Nr Ordem de Serviço (OS)

3

Texto

 

Campo obrigatório somente para NF que possui OS

Identificador do Tipo da Nota Fiscal

4

Texto

 

Serviço, Peças, Balcão, NF Complementar de Peças ou NF Complementar de Serviço

Número da Nota Fiscal

5

Número

 

 

Série da Nota Fiscal

6

Texto

 

 

Data e hora da Emissão da Nota Fiscal

7

Data

 

Formato YYYYMMDDHHMI

Valor da Nota Fiscal

8

Número

 

 

Número da RPS/Pré-Nota

9

Número

 

 

Série da RPS/Pré-Nota

10

Texto

 

 

Data e Hora de Emissão da RPS/Pré-Nota

11

Data

 

Formato YYYYMMDDHHMI

Valor da RPS/Pré-Nota

12

Número

 

 

CPF/CNPJ do Destinatário da NF

13

Texto

 

 

Nome do Destinatário da NF

14

Texto

Sim

 

Tipo do Destinatário da NF

15

Texto

Sim

Pessoa Física ou Jurídica

Descrição do Município do Destinatário da NF

16

Texto

Sim

 

Município IBGE do Destinatário da NF

17

Texto

Sim

 

UF do Município do Destinatário da NF

18

Texto

Sim

Sigla UF

  • Existindo apenas a RPS, o registro deve ser transmitido;** Quando for emitida a NF, o registro deve ser retransmitido;*** Os dados do destinatário devem ser transmitidos para a RPS ou NF.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 7 - Tipo Registro Item Nota Fiscal Balcão

 

 

 

 

 

Nome Campo

Posição

Tipo

Mandatório

Observação

Tipo Registros Arquivo

1

Texto

Sim

Neste Layout o valor deverá ser "I".As opções para este campo São: H = Header, dados da versão do layoutO = Dados OS R = Dados do Reparo (Solicitação do Cliente)S = Dados da Descrição do Serviço (Operação)P = Peças da OSN = Notas Fiscais da OSI = Item da Nota Fiscal Balcão

Cód Distribuidor

2

 

Sim

 

Número da Pré-Nota/Nota Fiscal

3

Número

Sim

 

Série da Pré-Nota/Nota Fiscal

4

Texto

Sim

 

Data e hora da Emissão da Pré-Nota/Nota Fiscal

5

Data

Sim

Formato YYYYMMDDHHMI

Código da Peça - Part Number

6

Número

Sim

 

Quantidade de Peças

7

Número

Sim

 

  • Transmissão somente dos itens de NF Balcão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Para a opção OFIC2900 será criado o arquivo denominado de OSD com as seguintes informações:

Nomenclatura do arquivo: OSD_<Cod. dealer>_<Data e hora de transmissão do arquivo>.txt
Exemplo: OSD_1410030_20131030020000.txt
O arquivo deverá ser gerado no padrão CSV (campos separados por ";").
Nos dados do tipo texto, se houver algum caractere ";", deverá ser substituído pelo conjunto de caracteres "#^".
Nos dados do tipo texto, todos os espaços em branco no final da cadeia devem ser removidos.
Seguindo o padrão csv, todas os campos definidos no layout devem ter sua respectiva coluna, ou seja, separador por ";", mesmo não possuindo valor algum. Nesse ultimo caso o valor da coluna seria representado como vazio ";;".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 1 - Tipo Registro Header

 

 

 

 

 

Nome Campo

Posição

Tipo

Mandatório

Observação

 

Tipo Registros Arquivo

1

Texto

Sim

Neste Layout o valor deverá ser "H".
As opções para este campo São:
H = Header, dados da versão do layout
D = Descrição do Diagnostico

 

Versão de layout

2

Texto

Sim

 

 

Data hora de geração do arquivo

3

Texto

Sim

YYYYMMDDHHMISS

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 2 - Tipo Registro Descrição do Diagnostico

 

 

 

 

 

Nome Campo

Posição

Tipo

Mandatório

Observação

 

Tipo Registros Arquivo

1

Texto

Sim

Neste Layout o valor deverá ser "D".
As opções para este campo São:
H = Header, dados da versão do layout
D = Descrição do Diagnostico

 

Cód. Distribuidor

2

 

Sim

 

 

Nro Ordem de Serviço (OS)

3

Texto

Sim

 

 

Item da OS (código do reparo)

4

 

Sim

Número correspondente a Solicitação do Cliente (reparo)

 

Detalhes da confirmação do sintoma

5

Texto

Sim

 

 

Nome do Técnico Responsável (Confirmação do Sintoma)

6

 

Sim

 

 

Data/hora do Início do Diagnóstico

7

 

 

YYYYMMDDHHMISS

 

Data/hora do Término do Diagnóstico

8

 

 

YYYYMMDDHHMISS

 

Resultado do Diagnóstico

9

Texto

Sim

(Identificação da causa)

 

Nome do Técnico Responsável (Diagnóstico)

10

 

Sim

 

 

Data do diagnóstico

11

 

 

YYYYMMDD

 

Observações do serviço realizado

12

Texto

Sim

 

 

Nome do Técnico Responsável (Serviço Realizado)

13

 

Sim

 

 

Data da "Observações do serviço realizado"

14

Texto

 

YYYYMMDD

 


O diretório de destino do arquivo txt deverá ser cadastrado no COPE0100. O programa OFIT0390 também é executado diariamente de forma automática às 21 horas e às 3 horas. Para seu correto funcionamento, é necessário que o usuário tenha seguido os passos do arquivo INFO_TOY_INSTALACAO_INSTALLOFIT0390 liberado juntamente com o pacote Sisdia.
V08.10
Incluso na rotina da geração do envio do arquivo de OS abertas a informação do código do pacote incluso na OS.
Segue exemplo que trata o campo que deve carregar a informação:
Layout Tabela 3 - Tipo Registro Descrição do Reparo
Atual
R;4260036;91830;ISS;3;CLIENTE ALEGA BARULHO NA RODA;N;
Alterar para
R;4260036;91830;ISS;3;CLIENTE ALEGA BARULHO NA RODA;N;MAPETOY010K;


v10.10 Março/2021

  • Devido a necessidade da geração do arquivo diariamente, identificou-se a necessidade da geração além da data (período), incluir a geração pelo numero da Ordem de Serviço.
    Criada  opção para geração do arquivo somente da Ordem de Serviço informada.
    O usuário deverá informar o número da Ordem de Serviço e somente as informações referente a OS da filial logada será gerada no arquivo.
    Ou seja somente a O.S. informada com suas informações e notas fiscais serão apresentadas no arquivo.

Solução de problemas 

Encontrado(s) 2 resultado(s) para faq OFIT0390.

Página: TWSD: Verificações necessárias referentes ao processo de garantia | FAQ | Sisdia/LinxMaq (Automotivo)
... não possui acesso/autonomia sobre sistema TWSD da montadora. TWSD: Processos de garantia FAQ Sisdia/LinxMaq OFIT0390 Configuração do Crontab FAQ Sisida/Linxmaq sisdia linxmaq automotivo twsd garantia ofit0390 ...
out 25, 2019
Rótulos: linxmaq, twsd, sisdia, automotivo, ofit0390 ... Mais 1 rótulos.
Página: TWSD: Processos de garantia | FAQ | Sisdia/LinxMaq (Automotivo)
... dentro do escopo Linx. O arquivo com os processos de garantia emitidos pelos sistema é gerado pelo OFIT0390. Para informações sobre o programa, acesse OFIT0390. É possível realizar a configuração do Crontab para o envio automático do arquivo gerado ...
out 24, 2019
Rótulos: linxmaq, twsd, sisdia, automotivo, toyota ... Mais 1 rótulos.


Documentação de versões anteriores deste programa

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