Processo | Vendas de Mercadorias no Balcão |
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Passo a Passo
O processo de venda de peças no Balcão baseia-se numa sequência de operações que partem da elaboração de um "Orçamento" (BALC2000).
Uma vez digitado um Orçamento, ele pode ser:
- Listado: e entregue ao Cliente para aprovação;
- Registrado: o Cliente vai pensar e pode voltar algum tempo depois para aprovar;
- NF: o Cliente aprovou e vai levar já, será emitida a respectiva NF;
- Abandonado: "jogamos fora" a digitação feita.
Atenção para o departamento/setor no qual está cadastrado o agente que está incluindo o pedido, pois são das informações contidas no cadastro deste agente (CADA0310), que será extraído o setor responsável pela venda.
Elaborando um Orçamento no Balcão
A digitação dos itens poderá ser feita através do código do produto ou por pesquisa da descrição.
Caso não haja estoque disponível, o pedido será incluído, porém não será possível a emissão da NF.
O desconto concedido poderá ser através de % ou por valor, podendo também ser informado apenas ao finalizar-se o pedido.
Identificando o Cliente
Após inclusão das mercadorias deverá ser informado o CNPJ/CPF do Cliente. Tratando-se de um novo Cliente neste momento haverá necessidade de seu cadastramento. Todos os dados solicitados deverão ser informados. Especialmente quando Pessoa Jurídica, o atributo "Inscr. Estadual" não deve ser nulo. Se o Cliente for beneficiado por isenção da Inscrição Estadual digitar a palavra "ISENTO", evitando futuros problemas com a área fiscal, por ocasião da geração dos arquivos a serem remetidos órgãos fiscais e fazendários.
Selecionando a Condição de Pagamento
Após a inclusão do cliente, será solicitada a condição de pagamento, que poderá ser selecionada através do recurso de pesquisa <Ajuda>.
Se o cliente, não estiver habilitado a comprar a prazo (verificar conceito e limite no departamento de crédito – programa CLIA1000), somente será permitido pagamento à vista.
Caso haja pagamento com condição especial, como por exemplo, parte à vista, outra parte com cheque ou mesmo a prazo, utilizar a condição de pagamento "98", que no caixa, no momento da emissão da NF, poderá ser desmembrada para as formas de pagamento necessárias.
Finalizando o Pedido
Em seguida é liberado um menu de opções (no cabeçalho), sendo possível :
- Transportador – Informa dados do transportador
- Observação – Preenche informações da Nota Fiscal
- N. Fiscal – Registra o orçamento e emite Nota Fiscal, fará com que o pedido seja remetido para o caixa, para que se proceda a emissão da NF (ver programa NOTA1900).
- Registrar – Registra o orçamento
- Listar – Registra e Lista o orçamento
- Sair – Cancela digitação e retorna
- Encerrar – Encerra orçamento sem emitir Nota Fiscal
Atenção:
Mesmo que o pedido esteja gravado e remetido para o caixa, novas alterações ou inclusões poderão ser efetuadas.
Basta que o caixa o libere de volta (NOTA1910) e se proceda às devidas correções através do programa (BALC2000).
Atentar para o fato, que quando um pedido é registrado no sistema, passa a existir uma "pendência física no estoque", tornando esta quantidade indisponível para futuras vendas.
Assim é importantíssimo não se deixar pedidos em aberto por prazo indeterminado, devendo haver constantes verificações, colocando os pedidos não válidos na situação "sem resultado".