Assunto

Este documento tem por finalidade auxiliar o usuário na execução do processo de garantia KIA

Pre-Requisitos


1 – Abertura da Ordem de Serviço
2 – Lançamento das peças e serviços
3 – Fechamento dos lançamentos
4 – Emissão da nota fiscal de Recebimento das peças defeituosas
5 – Montar a solicitação de Garantia
6 – Gerar o arquivo de Garantia para enviar para o Departamento
de Garantia.
7 – Emissão da nota fiscal de Remessa das peças defeituosas para
a KMB
8 – Emissão da nota fiscal de Substituição em Garantia
(Encerramento da O.S)

Fluxo de execução


1 – Para liberação da Ordem de Serviço, é necessário fechar os lançamentos da mesma.
Na manutenção da Ordem de Serviço deve clicar em Fecha Lctos, conforme imagem.


2 – Após o fechamento dos lançamentos, a O.S estará disponível para emissão da nota fiscal de
Recebimento da Peça defeituosa, dentro do módulo FABRICA
Fabrica\Kia\Oficina\Nota Fiscal de Recebimento.
Conforme imagem abaixo, deve informar o número da O.S e confirmar, neste momento
vai aparecer os dados de Contato – Data Emissão e Cliente.
Agora é necessário ir em LER O.S e informar novamente o número da O.S e dar OK



3 – Ao ler os dados da Ordem de Serviço, serão importados os itens constante na Ordem de
Serviço.
Conferir os itens e EXCLUIR os itens que não deve constar na nota fiscal.
Após este processo, deve efetuar a emissão da Nota Fiscal, clicando no ícone 6-N.F
Informar a condição de pagamento 220 – Livre de Débito e as informações adicionais, onde as
informações adicionais deve ser informado o número da O.S e Chassi do veículo.


4 – Montar a Solicitação de Garantia para envio da garantia para o Tércio.
Clicar no botão + para incluir a O.S, conforme imagem, e abrirá a tela de seleção, onde deve
ser informado a data inicial para pesquisa das O.S e executar, e selecionar a O.S desejada.



5 – Ao selecionar a Ordem de serviço, deve preencher todas as ABAS da manutenção ( DADOS
BÁSICOS, INCONVENIENTES, PEÇAS SUBSTITUÍDAS, CÓDIGOS OPERAÇÕES E
DADOS TRANSMISSÃO ), e confirmar aba por aba até a ultima aba, de dados de transmissão,
onde deve ser clicado o FLAG de TRANSMITIR PARA FABRICA.



5.1 – Aba INCONVENIENTES, informar a peça causadora, clicar no botão amarelo para
selecionar o item.



5.1.1 – Digitar o número da item, clicar em procurar e confirmar a tela.


5.1.2 – Após confirmar a tela de seleção de peças, ele retorna para a tela de
Inconvenientes, onde deve ser informado a data de Instalação se o Tipo de Garantia for
S, caso contrário, este campo deve ficar em branco.
Confirmar a tela, e ir para Aba Peças Substituídas.



5.2 – Na aba PEÇAS SUBSTITUÍDAS, deve ser selecionado os itens substituídos, por
ocorrência da peça defeituosa, clicar no botão vermelho para selecionar os itens.


5.2.1 – Nesta tela de seleção, aparecem todos os itens constantes na O.S, para ser
selecionada conforme informação anterior.
Clicar no item desejado, e em seguida clicar no botão selecionar peça
e confirmar.
Repetir os passos 5.2 e 5.2.1 caso seja tenha mais itens para incluir.



5.2.2 – Todos os itens selecionados vão aparecer no campo itens.
Após terminar esta seleção, ir para próxima aba – Códigos operações.



5.3 – Na aba CÓDIGOS OPERAÇÕES, selecionar o código do serviço.
Na tela de seleção de código, clicar na coluna Cód.(*) para habilitar o campo de procura de
Cód., onde será digitado o Código de serviço desejado para procura. Ao localizar o código,
clicar na linha deste código e confirmar.


5.3.1 – Após a confirmação da tela de seleção, o código desejado, irá aparecer no código de
operação.
Confirmar a tela, e ir para a Aba Dados Transmissão.



5.4 – Na Aba DADOS TRANSMISSÃO, ativar o FLAG do campo transmitir p/Fábrica.
Obs. – Ativar o FLAG é deixar marcado conforme imagem



6 – Gerar o arquivo para envio, dentro do Processo\rede - fabrica, selecionando Solicitação de
Garantia e clicar em Procurar




7 – Nesta tela vão aparecer todas as SG montadas dentro da Solicitação de Garantia.
Selecionar ( FLAG ) nas Ordem de Serviços a ser enviadas, e clicar em Exportar. Após clicar
em Exportar irá aparecer o Log de Execução, onde consta o nome do arquivo gerado e a local
onde ele foi salvo. ( este arquivo deve ser enviado ao departamento de Garantia )



8 – Após a geração do arquivo, deve ser emitido a nota fiscal de Remessa das peças defeituosas.
Marcar o FLAG no número O.S, e digitar o número da O.S, e clicar no botão para
importar os dados da O.S



9 – Com os dados importados, ir em informações adicionais e colocar o número da O.S e
Chassi, depois é só emitir a nota fiscal em 5 – Nota Fiscal.



10 – Encerrar a Ordem de Serviço de Garantia, esta nota é a substituição em garantia, onde deve
ser emitida em nome do Cliente.