XENTRY API - Trucks e Vans
Produto | Linx DMS |
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Área | P&D DMS |
Este documento destina-se a todas as concessionárias da marca Mercedes Benz (Trucks e Vans)
A MBB (Daimler Trucks) e MBCV (Vans) mudará a forma como acontece a integração com o Xentry.
Configuração no Linx DMS
É necessário realizar a parametrização dos Parâmetros do Fábrica.
Para MBB Trucks.
Acessar os Parâmetros MBB > Parametros > Xentry API na aba Trucks.
Figura 1: Menu Fábrica MMB> Parâmetros > Xentry API na aba Trucks.
Necessário Informar os campos:
Marcar o campo "Utiliza Integração Xentry Trucks"
Ao selecionar esta opção, será necessário preencher os demais parâmetros obrigatórios. A ativação dessa opção habilita a integração com o Xentry Trucks.- Sincronismo Automático
Este campo habilita o sincronismo automático durante a operação de manutenção da Ordem de Serviço (OS). A recomendação da Linx é manter esta opção ativada. - Selecionar o Tipo de Ambiente - Produção
- Url Token Produção
- Url API Produção - https://eu.api.daimlertruck.com/xjs4d-int/v2
- Client ID Produção - a montadora deve fornecer o codigo Client ID - orientar o gestor a solicitar para a montadora
- Client Secret Produção - a montadora deve fornecer o codigo Client Srcret ID - orientar o gestor a solicitar para a montadora
- URL Portal Produção - https://xentry.daimlertruck.com
- Hora Envio OS Arquivada Produção - cadastrar a hora de envio das Ordens de Serviço faturadas, será executado o envio apenas uma vez ao dia.
- Scope Api Produção - https://dtagapim.ciam.daimlertruck.com/DTAG_API/.default
Aba Cargas Iniciais
Esta aba é responsável pelo envio das informações iniciais necessárias para a integração com o Xentry. Serão utilizados alguns dados locais da concessionária durante esse processo.
Enviar Serviços
Ao acionar este botão, será realizado o envio dos cadastros de serviços (mão de obra) da concessionária, referentes às operações locais. Serão considerados apenas os serviços cujo campo "Original Fabricante" esteja marcado como "Não", conforme o cadastro de mão de obra disponível no caminho: OFICINA > CADASTROS > MÃO-DE-OBRA.
OBS.: Ao cadastrar uma nova mão de obra deverá acionar o envio novamente.
Excluir Serviços
Ao acionar este botão, será realizada a exclusão dos serviços enviados para o Xentry.
Ler Serviços
Ao acionar este botão irá listar na tela os serviços que foram enviados para o Xentry.
Enviar Marcado de Fatura (CIT)
Ao acionar este botão, será realizado o envio dos cadastros de CITs da concessionária para o Xentry.
Observação: sempre que um novo CIT for cadastrado em OFICINA > CADASTROS > TIPO DE SERVIÇO, é necessário acionar novamente o envio para que as informações sejam atualizadas no Xentry.
CIT Padrão
Ao acionar este botão, será realizado o envio do cadastro do CIT padrão para o Xentry.
O CIT padrão está definido no campo abaixo, identificado como "CIT Padrão". O CIT configurado nesse campo será enviado e utilizado como referência padrão para a abertura de jobs (trabalhos) no Xentry.
Excluir CITs
Ao acionar este botão será realizado a exclusão do CITs enviados para o Xentry.
Ler CITs
Ao acionar este botão irá listar os CITs que foram enviados para o Xentry.
Ler CIT Padrão
Ao acionar este botão irá listar o CIT Padrão que está cadastrado no Xentry.
Aba "Período de Reenvio de OS"
Esta aba contém o filtro de datas para o reenvio de Ordens de Serviço (OS) faturadas.
Quando houver solicitação da montadora ou necessidade por outro motivo, o reenvio deverá ser realizado manualmente. Para isso, informe o período desejado e clique no botão "Processar Reenvio".
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Para MBVC Vans.
Acessar os Parâmetros MBB > Parametros > Xentry API na aba "Vans"
Figura 2: Menu Fábrica MMB> Parâmetros > Xentry API na aba "Vans"
Necessário Informar os campos:
Marcar o campo "Utiliza Integração Xentry Vans"
Ao selecionar esta opção, será necessário preencher os demais parâmetros obrigatórios. A ativação dessa opção habilita a integração com o Xentry Vans.- Sincronismo Automático
Este campo habilita o sincronismo automático durante a operação de manutenção da Ordem de Serviço (OS). A recomendação da Linx é manter esta opção ativada. - Selecionar o Tipo de Ambiente - Produção
- Url Token Produção
- Url API Produção - https://xentry.api.mercedes-benz.com/xjs4d
- Client ID Produção - a montadora deve fornecer o codigo Client ID - orientar o gestor a solicitar para a montadora.
- Client Secret Produção - a montadora deve fornecer o codigo Client Srcret ID - orientar o gestor a solicitar para a montadora.
- URL Portal Produção - https://xentry.mercedes-benz.com
- Hora Envio OS Arquivada Produção - cadastrar a hora de envio das Ordens de Serviço faturadas, será executado o envio apenas uma vez ao dia.
- Scope Api Produção - este campo deixar m branco
Aba Cargas Iniciais
Esta aba é responsável pelo envio das informações iniciais necessárias para a integração com o Xentry. Serão utilizados alguns dados locais da concessionária durante esse processo.
Enviar Serviços
Ao acionar este botão, será realizado o envio dos cadastros de serviços (mão de obra) da concessionária, referentes às operações locais. Serão considerados apenas os serviços cujo campo "Original Fabricante" esteja marcado como "Não", conforme o cadastro de mão de obra disponível no caminho: OFICINA > CADASTROS > MÃO-DE-OBRA.
OBS.: Ao cadastrar uma nova mão de obra deverá acionar o envio novamente.
Excluir Serviços
Ao acionar este botão, será realizada a exclusão dos serviços enviados para o Xentry.
Ler Serviços
Ao acionar este botão irá listar na tela os serviços que foram enviados para o Xentry.
Enviar Marcado de Fatura (CIT)
Ao acionar este botão, será realizado o envio dos cadastros de CITs da concessionária para o Xentry.
Observação: sempre que um novo CIT for cadastrado em OFICINA > CADASTROS > TIPO DE SERVIÇO, é necessário acionar novamente o envio para que as informações sejam atualizadas no Xentry.
CIT Padrão
Ao acionar este botão, será realizado o envio do cadastro do CIT padrão para o Xentry.
O CIT padrão está definido no campo abaixo, identificado como "CIT Padrão". O CIT configurado nesse campo será enviado e utilizado como referência padrão para a abertura de jobs (trabalhos) no Xentry.
Excluir CITs
Ao acionar este botão será realizado a exclusão do CITs enviados para o Xentry.
Ler CITs
Ao acionar este botão irá listar os CITs que foram enviados para o Xentry.
Ler CIT Padrão
Ao acionar este botão irá listar o CIT Padrão que está cadastrado no Xentry.
Aba "Período de Reenvio de OS"
Esta aba contém o filtro de datas para o reenvio de Ordens de Serviço (OS) faturadas.
Quando houver solicitação da montadora ou necessidade por outro motivo, o reenvio deverá ser realizado manualmente. Para isso, informe o período desejado e clique no botão "Processar Reenvio".
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Parametrização para ambas (Trucks e Vans)
"Parâmetros Xentry API"
Este parâmetro será utilizado tanto para veículos Trucks quanto para Vans.
Sempre que for recebida uma mão de obra que ainda não esteja cadastrada na concessionária, o sistema realizará o cadastro automaticamente com as seguintes definições:
Categoria de Serviço: informe a categoria em que a mão de obra será registrada. Recomendação: Mecânica.
Código de Tributação: defina o código de tributação aplicável à mão de obra cadastrada.
Observação: o modelo de serviço será registrado com a descrição GERAL.
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Parâmetro Geral
Na aba Geral foi incluído um novo campo com o nome GS ID, este campo deve ser cadastrado com o código GSSN da concessionária.
OBS.: Este campo é único por concessionária, o Gestor de Pós Venda deve ter este código.
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Parametrização dos Consultores de Serviço.
Em FATURAMENTO>CADASTROS>VENDEDORES>CADASTRO DE VENDEDORES.
Foram incluídos dois novos campos :
Cód. Xentry Vans = cadastrar o codigo do consultor de acesso ao portal Xentry Vans.
Cód. Xentry Trucks = cadastrar o código do consultor de acesso ao portal Xentry Trucks.
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Integração Linx x Xentry
A integração entre Linx e Xentry Trucks/Vans é realizada de forma automática.
Ao abrir uma Ordem de Serviço, o sistema identificará a especificação do veículo com base na placa e na ficha de segmento, conforme cadastrado no menu VEÍCULOS > CADASTROS > CATEGORIA, no campo Especificação.
Se o campo Especificação for igual a "Truck/Bus", a OS será direcionada automaticamente para o portal Xentry Trucks
(https://xentry.daimlertruck.com), onde o usuário deverá realizar o login.Se o campo Especificação for igual a "Cars/Vans", a OS será direcionada para o portal Xentry Vans
(https://xentry.mercedes-benz.com), também solicitando o login do usuário.
OBS.: Importante o cadastro da especificação de veículos estar correta.
O processo de integração entre Linx e Xentry será automático para o usuário, por meio do fluxo de Sincronização.
Dessa forma, as integrações serão ativadas automaticamente sempre que ocorrerem as seguintes ações:
Abertura da OS
Manutenção da OS
Encerramento da OS
OBS.: O sincronismo também poderá ser acionado manualmente se houver necessidade.
Durante o processo de sincronização, poderá ser necessária a intervenção do usuário para resolver eventuais conflitos de dados entre Linx e Xentry.
Como a sincronização ocorre em tempo real, é possível que a mesma OS esteja sendo manipulada simultaneamente nos dois sistemas, o que pode gerar inconsistências.
Quando um conflito for detectado, o sistema exibirá uma tela para que o usuário avalie a situação e selecione a opção mais adequada. A partir dessa escolha, os dados serão sincronizados conforme a decisão tomada.
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Operação da integração Linx x Xentry
Abertura de Ordem de Serviço com job(trabalho) aberto no Xentry.
No processo do Xentry, o usuário (consultor) pode abrir um job (trabalho) diretamente na plataforma.
Quando a Ordem de Serviço for aberta no Linx, o processo de sincronização verificará se já existe um job aberto no Xentry para a placa do veículo.
Se houver um job existente, o contato da Ordem de Serviço será automaticamente vinculado a esse job no Xentry, sendo atribuído ao campo de número de contato.
Após a abertura da OS, o número do contato no Xentry será atualizado automaticamente para o número da Ordem de Serviço.
Quando houver mais de um job existente será exibida um tela para que o usuário selecione qual o job deverá seguir para vincular a Ordem de Serviço.
Abaixo tela do Xentry com 2 jobs abertos como exemplo:
Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/.
No Linx, durante a abertura de uma Ordem de Serviço (menu: OFICINA > ATENDIMENTO OFICINA), após informar a placa do veículo e antes de incluir a solicitação, o processo de sincronização será iniciado automaticamente.
Caso existam jobs abertos no Xentry para a placa informada, será exibida uma tela para que o usuário selecione qual job deverá ser vinculado à OS.
Após selecionar o job e salvar, o sincronismo irá vincular o contato no job selecionado demonstrando uma mensagem pro usuário.
No Xentry será vinculado o codigo do contato.
Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/.
Na sequência da abertura da Ordem de Serviço, deve-se incluir a solicitação do cliente.
Ao clicar no ícone de adição (+) para incluir a solicitação, será exibida a tela de "Seleção de Classificação Xentry".
Esse processo já ocorria na versão anterior do Xentry. No entanto, com a adoção do Xentry API, foi incluído um novo tipo de classificação.
Após selecionar, seguir com o fluxo da abertura de OS.
OBS.: Para a abertura de OS em que a OS foi vinculada a um job existente, a abertura deverá SEMPRE pela opção "Gerar O.S. Única".
Ao abrir a OS deve deve aparecer a confirmação da abertura:
Com a OS criada será acionado o sincronismo e com isso no Xentry será atualizado com o numero da OS.
Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/.
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Abertura de Ordem de Serviço sem job(trabalho) no Xentry.
Para a abertura de Ordem de Serviço (OFICINA>ATENDIMENTO OFICINA), onde é o maior fluxo de abertura pelo consultor, o sincronismo também será automático.
Na tela de abertura, seguir com a abertura normal, pois se não tiver job aberto o sincronismo não irá ser acionado.
Na sequência da abertura da Ordem de Serviço, deve-se incluir a solicitação do cliente.
Ao clicar no ícone de adição (+) para incluir a solicitação, será exibida a tela de "Seleção de Classificação Xentry".
Esse processo já ocorria na versão anterior do Xentry. No entanto, com a adoção do Xentry API, foi incluído um novo tipo de classificação.
Após inserir a solicitação o fluxo da abertura segue o mesmo atual.
OBS.: Para abertura de OS sem o job existir no Xentry, poderá ser aberta da Ordem de Serviço por Tipo de OS ou OS Unica.
Ao confirmar a abertura de OS será gerado o sincronismo e inserida da OS no Xentry.
E inserida a OS no Xentry.
Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/.
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Manutenção da Ordem de Serviço
Ao acessar o menu OFICINA > ORDEM DE SERVIÇO > MANUTENÇÃO, o sistema realizará automaticamente o sincronismo com o Xentry. Dessa forma, Ordens de Serviço que ainda não foram enviadas ao Xentry serão incluídas automaticamente no processo. Isso permite que sejam tratadas e enviadas as OS abertas antes da ativação do Xentry, garantindo a consistência dos dados e evitando retrabalho.
Ao selecionar uma OS no filtro de pesquisa e que a OS ainda sem integração no Xentry, será realizado o vinculo e a informação do vinculo para o usuário.
E com isso atualizando o Xentry.
Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/.
Sincronismo na Manutenção da Ordem de Serviço
Após a abertura da Ordem de Serviço e seu primeiro sincronismo com o Xentry, o usuário poderá interagir com ambos os sistemas, uma vez que o sincronismo ocorrerá automaticamente a partir de determinados gatilhos durante a manutenção da OS. Os gatilhos que acionam o sincronismo são:
Acesso à Ordem de Serviço
Inclusão, alteração ou exclusão de peças ,serviços e kits
Inclusão, alteração ou exclusão de solicitações
Salvamento de alterações na OS - Alteração de KM, alteração de Consultor, Alteração de datas de entrega.
- No encerramento da OS
Na tela de Manutenção da OS novos campos foram inseridos.
- Inclusão da aba "Kit MBB"
Foi incluída a aba "Kit MBB", que tem como objetivo exibir o kit da MBB ou MBCV inserido no Xentry. Nessa aba, serão apresentados o código do kit e, quando disponível, o valor informado pela montadora.
Vale destacar que os valores das peças e serviços que compõem o kit devem ser obtidos a partir da tabela da concessionária, e não dos valores exibidos no Xentry.
- Aba Solicitações
Foram incluídos os campos "Damage Code" e "Damage Code_Sca7".
Esses campos exibem o código de defeito inserido pelo consultor no Xentry. O código será importado apenas para fins de visualização na tela, sem qualquer impacto ou influência no processo da Ordem de Serviço.
- Aba Peças
Nesta aba foram incluídos os campos "ES1" e "ES2", que têm a função de exibir códigos de peças com sufixos que indicam variações como cor, tipo de utilização, entre outros.
Observação: Normalmente, peças com esses sufixos não são comercializadas no Brasil. No entanto, a inclusão desses campos foi uma exigência para fins de certificação.
- Aba "Integração Xentry".
Nesta aba foram incluídos os seguintes botões:
Portal Xentry: direciona o usuário ao Portal Xentry (Trucks ou Vans, conforme o tipo de veículo), abrindo diretamente a Ordem de Serviço correspondente.
Sincronizar Xentry: permite ao usuário executar manualmente o sincronismo com o Xentry.
Desvincular OS: remove o vínculo da Ordem de Serviço com o Xentry. No entanto, é importante observar que, ao acessar novamente a OS pela manutenção, o vínculo será restabelecido automaticamente.
Exemplo de Sincronismos:
Ordem de Serviço Aberta e inclusão de peças e serviço pelo Xentry e sincronizando com o Linx.
Figura 1 - Tela de manutenção da OS - Linx
Figura 2 - Sem peça inserida na OS.
Figura 3 - Sem serviço inserido na OS.
Figura 4 - Tela do Xentry demonstrando apenas a OS,a com a solicitação.
Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/.
Figura 5 - No Xentry inseridos nova peça e novo serviço.
Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/.
Figura 6 - Após sincronizar com o Xentry a peça foi inserida no Linx.
Figura 7 - Após sincronizar com o Xentry o serviço foi inserido no Linx.
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Funcionamento do Sincronismo e seus Conflitos
Funcionamento da Integração Linx x Xentry
A integração entre Linx e Xentry é mantida por meio de sincronismos constantes entre os dois sistemas. Cada operação registrada em ambos os lados utiliza um código ETag, que funciona como um identificador de versão dos dados.
Durante o sincronismo, as ETags são comparadas. Quando uma ETag estiver diferente da outra, a operação com a ETag mais atualizada (superior) irá sobrescrever os dados da ETag mais antiga (inferior), independentemente do lado — Linx ou Xentry — em que a atualização tenha ocorrido.
O sincronismo sempre será acionado pelo DMS (Linx).
Tratamento de Conflitos na Sincronização
Em determinados momentos, o usuário pode estar utilizando simultaneamente os sistemas Linx e Xentry, realizando alterações em ambos. Isso pode gerar conflitos de informação entre os dois lados.
Quando um conflito é identificado durante o processo de sincronismo, uma tela será exibida solicitando uma ação do usuário. Nessa tela, será necessário selecionar qual das versões (Linx ou Xentry) deve prevalecer. A opção escolhida será então sincronizada em ambos os sistemas, garantindo a consistência dos dados.
Exemplo:
Exemplo de Conflito no Tipo de Serviço (CIT)
Caso o usuário altere o Tipo de Serviço (CIT) no Xentry para 1N e, simultaneamente, no Linx para 5N, ao acionar o sincronismo, o sistema identificará o conflito entre as informações.
Nesse momento, será exibida uma tela solicitando que o usuário escolha qual das versões deve prevalecer. A opção selecionada será aplicada e sincronizada em ambos os sistemas.
Figura 8 – Resolução de Conflitos
Na Figura 8, temos os seguintes quadros:
Quadro 1: Exibe a descrição do conflito identificado entre os sistemas.
Quadro 2: Apresenta a informação registrada no sistema Linx.
Quadro 3: Apresenta a informação registrada no sistema Xentry.
Quadro 4: Oferece as opções para o usuário decidir qual informação deve prevalecer — Linx ou Xentry.
Após selecionar a opção desejada e clicar em "Salvar Opção", é necessário acionar o botão (Quadro 5) "Resolver Conflitos". Com isso, o sistema realizará o sincronismo e a informação escolhida será atualizada em ambos os lados.
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Service Measure
Em alguns casos, o processo do Xentry poderá incluir automaticamente um Service Measure para determinados veículos no momento da abertura da Ordem de Serviço (OS).
Esse serviço será inserido como uma solicitação. De acordo com o procedimento da MBB ou MBCV, o consultor deve verificar com o cliente se ele deseja realizar o serviço.
Se o cliente não aceitar, a solicitação deverá ser cancelada. Nesse caso, a informação será enviada ao Xentry como um Service Measure rejeitado.
Se o cliente aceitar, o processo segue normalmente como uma solicitação de serviço comum.
Abertura de OS com veiculo com service measure.
No Xentry será vinculado a OS e para este veiculo inserido o service measure.
Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/.
Ao acessar a OS na manutenção da OS o sincronismo irá inserir a solicitação do service measure no Linx.
Para esta demonstração vamos cancelar a solicitação, ao cancelar a solicitação irá trazer uma mensagem para o usuário:
OBS.: Esta mensagem só ocorre quando for um service measure, para os demais cancelamentos de solicitação segue a rotina normal.
Ao selecionar a opção SIM, deverá informar motivo do cancelamento. (O cadastro dos motivos é em CONFIGURAÇÕES>CADASTROS>MOTIVOS para o Tipo = R)
Após salvar, será acionado o sincronismo e o service measure do lado do Xentry deve ficar como Rejeitado.
Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/.
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Encerramento da OS
No encerramento da OS também irá acionar o sincronismo antes de enviar a OS para o caixa, então se alguma informação não estiver sincronizada, deve aparecer uma mensagem de orientação e não permitindo o encerramento.
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Observações Importantes
Disponibilidade da Integração: A integração com o Xentry está disponível exclusivamente na versão WEB do sistema.
Peças não cadastradas no Linx: Caso o Xentry envie peças que ainda não estejam cadastradas no Linx, o sincronismo dessas peças não será realizado. O sistema exibirá uma mensagem orientando o usuário a cadastrar os itens e repetir o processo de sincronização.
Peças sem saldo disponível: Peças inseridas no Xentry sem saldo disponível no Linx serão automaticamente direcionadas para o processo de providência de compra. Após a aquisição, a peça será incluída na Ordem de Serviço.
Serviços não cadastrados: Serviços inexistentes no Linx serão cadastrados automaticamente, utilizando o modelo genérico de serviço GERAL.
Prioridade operacional do Linx: A integração e o sincronismo com o Xentry não interferem na operação do usuário no Linx, nem impedem o faturamento. O uso do sistema Linx permanece como prioridade na execução dos processos.
- O sincronismo sempre será acionado pelo Linx DMS e nunca pelo Xentry.
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.