Este programa é utilizado para fazer o controle de todas as tele entregas emitidas pela farmácia. Permite ao usuário saber a real situação da entrega (na farmácia, com o motoqueiro ou entregues). Nesta tela o usuário pode lançar tele entregas manuais conforme a necessidade da farmácia ou ainda efetuar o processo de troca de motoqueiro, quando passa uma tele entrega de um motoqueiro para outro.

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Caixa > Tele-entrega

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por nome
F5:Data negociada
F6:Selecionar lançamentos
F8:Mensagem
F12:Filtro auxiliar
ALT+E:Entrega para o motoqueiro
ALT+B:Baixa da tele-entrega
ALT+R:Visualizar produtos
ALT+I:Relatório de tele-entregas
ALT+T:Troca de motoqueiros
ALT+L:Lançamento manual
ALT+P:Buscar por tele-entregas
ALT+F:Sair do programa


I:Imprime controle de expedição
ENTER:Altera situação da tele-entrega

Tele-entrega

Através deste programa é possível listar as tele-entregas através das situações:

  • Pendentes: são aquelas tele entregas que estão aguardando alguma ação do usuário, pode ser alterada para: com motoqueiro, baixada ou cancelada.

    • Com motoqueiro: Ao selecionar um pré-venda e clicar no botão "Entregue" permitirá ao usuário informar qual é o motoqueiro responsável pela entrega, para essa situação não será apresentada a opção de trocar o motoqueiro e o campo "Motivo" ficará bloqueado.

    • Baixadas:  Ao pressionar no botão baixar, indicará que está finalizando esta entrega.

    • Canceladas: Essa alteração é realizada através do ENTER – Alterar Situação, selecionando a opção "Não entregue/Canceladas", somente estará disponível para lançamentos manuais e de transferência.

  • Com Motoqueiro: Indica que uma encomenda já saiu para entrega, poderá ser alterada para outro motoqueiro (troca de motoqueiros), pendente, baixada ou cancelada.

  • Baixadas: Uma vez efetuada a baixa de uma tele entrega não pode ser realizada a troca de status através deste programa, neste caso deverá acessar o programa Cancelamentos e efetuar o cancelamento da nota, serão sinalizadas através do indicador na cor vermelha.

  • Canceladas: Indica que por algum motivo a tele entrega foi cancelada, e permite alteração para Pendente, através do botão "ENTER – Alterar Situação", também disponível somente para lançamentos manuais e de transferência.

Outras formas de filtrar são por: número do pedido, número da nota, cliente, telefone, motoqueiro, origem (geral, venda, transferência, manual cliente, manual filial ou outras) e o intervalo de emissão.

O valor da comissão do motoqueiro é calculado no momento da baixa da tele entrega, portanto, o percentual de comissão pode ser alterado durante o mês, não interferindo nas comissões das tele entregas já baixadas. A comissão é calculada de acordo com a configuração no momento da baixa.

Gerenciando a tele entrega

Entregue

Selecionando o lançamento da Tele Entrega e clicando no botão Entregue, será exibida a tela Motoqueiro que está fazendo a entrega, listando as informações sobre a tele-entrega, tais como, qual motoqueiro realizará entrega, data e hora da entrega, número de vias e se emitirá ou não o endereço da entrega.

Ao confirmar que o lançamento foi entregue para o motoqueiro, será emitido o comprovante de tele entrega e o lançamento ficará na situação: Com Motoqueiro. Caso no Cadastro de Motoqueiro, a assinatura esteja configurada para Senha ou Biometria, ao pressionar no botão "OK", será exibida a tela de solicitação da Senha/Biometria do Motoqueiro. 

Entregar ordenado

Permitirá que o responsável pelas Tele Entregas ordene os lançamentos que serão entregues para o motoqueiro, podendo desta forma, serem entregues de acordo com a sua prioridade, ou ainda ordenando de forma a criar um roteiro de entrega, priorizando os locais mais próximos.
Como sua funcionalidade é organizar o momento que cada entrega será realizada pelo motoqueiro, é necessário selecionar duas ou mais entregas, caso contrário a tela para ordenação não abrirá. Mas ao selecionar duas ou mais entregas e clicar neste botão, a tela Ordenação de Entregas será aberta solicitando as seguintes informações:     

  • Motoqueiro: Informe o motoqueiro que realizará as entregas, poderá ser utilizado o atalho de busca F2.
  • Emitir endereço de entrega? Marque este campo caso necessário emitir o endereço de entrega no comprovante de tele entrega.
  • Imprimir quantas vias: Informe quantas vias de controle de expedição deseja imprimir. Por padrão virá preenchido com a quantidade 01

Na listagem das entregas, estarão disponíveis para visualização as seguintes informações: Ordem, Emissão, Hr. Pré-Venda, Hr. Venda, Região, Bairro, Endereço, Nota, Pedido, Valor, Cliente, Data Negociada e Hora Negociada. Na coluna Hr. Pré-Venda, será exibido o horário em que a pré-venda foi realizada, no caso de vendas direta, este campo ficará em branco.

Ao lado da listagem, estarão disponíveis duas flechas de ordenação, onde poderá mover a entrega para cima ou para baixo. Também poderá ser utilizado as teclas Page Up (entregar antes) e Page Down (entregar depois).

Caso necessário remover alguma das entregas que está com o motoqueiro, basta selecioná-la e pressionar a tecla Delete. Após confirmar a ordenação, basta pressionar o botão "OK" e será impresso o comprovante de tele entrega.

A ordenação das entregas registradas, não ficará armazenada no sistema, uma vez que sua finalidade é organizar a sequência em que cada entrega deverá ser realizada pelo motoqueiro.

Baixar

Para baixar uma tele entrega deverá selecionar o pedido desejado e clicar no botão "Baixar", por padrão apresenta a data e hora atual, porém há situações que o motoqueiro sai para fazer as entregas no final do expediente e não retornam no mesmo dia para a farmácia, então alteramos para que respeite as seguintes Regras:

  • Caso a emissão da T.E. seja igual a data atual os campos ficarão bloqueados para edição;

  • Se a data de emissão for diferente, os campos de data e hora estarão habilitados e apresentará a seguinte mensagem em vermelho: "Data de emissão diferente da data de baixa da T.E. Verifique".


Quando selecionada uma tele-entrega e acionada a opção Baixar é possível  trocar a condição de pagamento utilizada na vendaEsse processo é possível ser realizado com tele-entregas na situação Com Motoqueiro e Pendentes. O sistema solicitará que seja informado o valor a receber na forma de pagamento desejada, entre: Dinheiro, Cheque ou Cartão.
  • Não é possível realizar a troca de pagamento para a condição A Prazo, visto que necessita de validações de limites de crédito dos clientes e que o motoqueiro não poderia realizar esse processo na entrega.
  • Também não é possível realizar a troca de condição de pagamento quando a venda possuir uma entrada em cartão já informada, devido não ser possível cancelar junto a operadora.

Trocar motoqueiro

Esta função é utilizada para fazer a troca do motoqueiro que fará a entrega. É usada quando um motoqueiro faz a entrega e o cliente não está no local, necessitando que outro motoqueiro retorne para efetuar a entrega pela 2ª vez. A comissão por motoqueiro será paga para os dois motoqueiros.

Ao selecionar vários lançamentos pressionar "Troca de Motoqueiros" será apresentada uma mensagem "Confirma a troca de motoqueiros para todos os lançamentos selecionados?", ao confirmar substituirá o motoqueiro de todos os lançamentos que foram selecionados. Porém, informamos que quando a troca for realizada através do ENTER – Alteração situação, a substituição de motoqueiro somente será realizada no lançamento selecionado.

Ao realizar um lançamento manual, na tele principal do Gerenciamento de Tele Entrega, a coluna Condição de pagamento, ficará com a informação Manual.

Caso a filial possua o parâmetro "Pedir Senha do vendedor ao iniciar venda?" marcado, será solicitado a senha/biometria do colaborador, ao realizar um lançamento manual de T.E.

Lançar Tele-entrega Manual

Abrirá a tela Tele Entrega Manual, onde poderá ser realizado um novo lançamento sem vínculo a nenhuma nota. Para maiores informações, acesse o programa Tele Entrega Manual.

Motivos

Ao pressionar "F7 – Motivos" abrirá uma nova tela de cadastro, e para fins de saber se o motivo pagará ou não comissão deverá marcar o campo "Pagar comissão", para o usuário ter acesso a essa tela deverá ter a guia 01 marcada (Configuração de Usuário).

Além disso, a tela "Alterar situação da Tele Entrega" foi alterada para identificar os motivos cadastrados acima, onde:

  • Se voltar o status para pendente, o campo motoqueiro ficará em branco;

  • Ao selecionar Trocar Motoqueiro, habilitará o campo "Novo Motoqueiro", possibilitando informar o nome do motoqueiro responsável pela entrega;

  • Para as entregas marcadas como "Não entregue/Cancelada", a situação será identificada como Canceladas, somente será permitido para lançamentos manuais ou transferências, em caso de vendas deverá cancelar a nota devido as movimentações do caixa, se porventura tentar alterar o status de uma venda tele entrega para "Cancelada" será apresentada a seguinte mensagem: "No módulo T.E. somente é possível informar Não entregue/Cancelada para lançamentos manuais ou de transferências, para lançamentos de venda a nota deverá ser cancelada administrativamente".

  • Não será possível informar motivo de "Não entregue/Canceladas" quando alterar a situação de um lançamento "Pendente", ou seja, somente será permitido e obrigatório informar um motivo quando alterado a situação de um lançamento "Com motoqueiro".
  • Lembramos somente serão listados os motivos cujo status for igual a ativo, caso todos estejam inativos não será permitido realizar a alteração, e apresentará a seguinte mensagem: "Nenhum motivo de não entrega cadastrado ou todos inativos, verificar".

Funcionalidades complementares

  • F5 - data negociada: através deste atalho é possível agendar um novo horário para entrega dos produtos, apresentando os dados de data e hora da negociação atual da entrega, e habilitando os campos para informar nova data e hora.

  • F8 - mensagem: é utilizado para informar mensagens sobre a tele entrega, tais como horário para entrega, entregar em mãos, etc.. Todas as mensagens informadas ficam registradas com data e hora do lançamento e não podem ser excluídas:

    • Nova mensagem: Neste campo poderá inserir as mensagens, no canto inferior há um informativo de quantos caracteres ainda tem disponível, aceitando até 250 caracteres, porém destes aproximadamente 24 caracteres estão reservados para os dados de data, hora e responsável pelo lançamento.

    • Registro de mensagens: Campo somente leitura onde apresentará o histórico das mensagens já lançadas na tele entrega selecionada.

    • Observações da venda: Neste campo poderá visualizar as observações inseridas na tela de informações da tele entrega.

  • F10 - histórico: ao selecionar um lançamento de Tele Entrega e pressionar a tecla F10, o sistema abrirá a tela Histórico de Movimentação de Tele Entrega. Nesta tela estarão disponíveis todas as informações daquele lançamento, tais como: Pedido, Nota, Data/Hora, Ocorrência, Situação, Motoqueiro, Motivo Não Entrega e o Usuário.    

  • F2 - filtro auxiliar: ao pressionar F12 o sistema abre uma tela que traz a opção de ampliar os filtros de pesquisa, facilitando o trabalho do usuário, com as seguintes opções: Nome do Cliente, Telefone de Entrega, Filial de Origem, Filial, Número da Nota, Número do Pedido, Bairro, Condição de Pagamento, Modalidade de Pagamento, Colaborador, Data de Entrega Negociada, Hora de Entrega Negociada e Endereço de Entrega.

    • Para remover um item pressione DEL, e para remover todos F9 - Remove Todos.

    • A opção Modalidade de Pagamento filtrará pela modalidade e não pela condição de pagamento, uma vez que a condição é apenas o nome dado à forma de pagamento, no momento de cadastrá-la no programa "Condição de Pagamento".

  • Enter - altera situação: ao pressionar a tecla Enter sobre uma entrega será possível alterar sua situação, porém, de acordo com a atual situação da entrega, diferentes opções estarão disponíveis, conforme veremos abaixo. Quando o lançamento estiver com a situação:

    •  Pendente (bolinha verde): 

      • Com motoqueiro - Refere-se a antiga opção "Trocar motoqueiro" e ao selecioná-la, o campo "Motoqueiro atual" apresentará a informação SEM MOTOQUEIRO e ficará bloqueado para edição, e habilitará o campo "Novo Motoqueiro" onde deverá informar o nome do responsável pela entrega. 

      • Não entregue/Canceladas - Disponível somente quando as tele entregas forem oriundas de lançamentos manuais ou transferências, neste caso, o campo Motivo não ficará habilitado. A entrega ficará sinalizada com uma bolinha preta.

    • Com motoqueiro (bolinha amarela):

      • Voltar para Pendente - Caso algum problema aconteça com o atual motoqueiro e não tenha outro para realizar a entrega, é possível retornar essa entrega para Pendente até que um novo motoqueiro seja localizado. Ao retornar uma entrega para pendente, sua marcação ficará com uma bolinha verde e um ponto preto no centro.

      • Trocar de Motoqueiro - Selecionando essa opção permitirá a troca direta de motoqueiros, sem a necessidade de voltar o lançamento para o status pendente.

      • Não Entregue/Cancelada - Disponível somente quando as tele entregas forem oriundas de lançamentos manuais ou transferências, neste caso, o campo Motivo não ficará habilitado. A entrega ficará sinalizada com uma bolinha preta.

    • Baixadas (bolinha vermelha): A função de Alterar Situação não irá funcionar para as tele entregas na situação Baixadas, desta forma, ao pressionar a tecla Enter, nada irá ocorrer.

    • Canceladas (bolinha preta): Quando a entrega seja oriunda de um Lançamento Manual ou Transferência, será possível voltar o lançamento para pendente. 

  • Imprime ( I ):  selecionando o lançamento desejado e pressionando a tecla I, será emitido o Controle de Expedição de Produtos, apresentando as informações do lançamento selecionado. Será permitido a impressão do Controle de Expedição através do atalho "I", quando o usuário estiver realizando uma venda T.E. através do programa "Transferências/Saídas/Entradas", localizado na opção Faturamento do menu Lançamentos e no comprovante será emitido o número da nota ao invés de aparecer o número do pedido.

Observações gerais

Quando a farmácia trabalha com o controle da confirmação de posse, existem alguns pontos a mencionar sobre o processo da baixa da tele entrega, ao realizar uma venda com tele entrega são gerados os seguintes documentos: o cupom fiscal, a duplicata e o controle da confirmação de posse. O motoqueiro por sua vez realizará a entrega com esses documentos em mãos para coletar a assinatura do cliente no ato da entrega do produto, ao retornar a farmácia o Caixa receberá a duplicata assinada com a confirmação de posse anexa, no momento da baixa da tele entrega, o sistema automaticamente gerará uma pendência para o caixa diário. No fechamento do caixa diário o operador confirmará o recebimento do documento digitando o número do controle da confirmação de posse que deverá estar obrigatoriamente anexada a duplicata.

Lembrando que não necessariamente o caixa que efetuou o fechamento da venda, será o colaborador que efetuará a baixa da tele entrega, e esse processo também é válido para vendas a prazo ou a cartão.

A opção Troca de Pagamento também não estará disponível para uso quando a farmácia estiver trabalhando com confirmação de posse.