Esse registro substituirá o processo de retrabalho. Para os produtos acabados que já estão estoque, deve ser utilizada a tela 008021 - Controles de Ordem de Produção com o Tipo de Processo da OP selecionada na opção Conserto.

1.Ao selecionar a opção Conserto, o campo Filial de Saída do Produto será habilitado para que seja indicada de qual filial o produto a ser consertado sairá:

2. Ao criar a ordem de produção de conserto, o produto da OP será retirado do estoque que estiver indicado no campo Filial de Saída do Produto:

3. Ao gerar as tarefas na tela 008021 - Controle de Ordens de Produção será possível utilizar a rota do produto padrão ou uma rota para conserto, que deverá ter somente as fases que o produto irá passar para ser consertado. Será exibida na tela uma mensagem, perguntando se deseja que os materiais da ficha técnica sejam adicionados na reserva. Ao clicar em Não, será possível adicionar manualmente os materiais posteriormente. Ao clicar em Sim, serão exibidos somente os materiais que estão na ficha técnica e que estejam na mesma fase das tarefas.

4. Se ainda assim for necessário adicionar mais algum material, será possível efetuar na reserva. Também será possível retirar um material da reserva.

5. Após a criação da OP, ela poderá ser movimentada normalmente e, ao final, na entrada do estoque, o processo também será o mesmo que o processo de uma OP normal. O registro K260 exibe o produto reparado e o registro K265 exibirá os insumos utilizados no reparo do produto.

Como no processo de retrabalho anterior, para produtos em processo deverão ser utilizadas as telas de movimentação de retrabalho. Com a criação dos registros K260 e K265 não serão mais criados internamente os produtos “virtuais” como era feito no processo anterior. Nas movimentações de retrabalho que ocorrerem dentro do período de apuração não serão gerados os registros K260 e k265, pois elas são consideradas perdas no processo.

Para os casos de movimentações que ocorrerem fora do período, os registros serão gerados.

Veja a seguir um exemplo de ordens de produção e movimentações normais no mês 07/2016 e as movimentações de retrabalho em 08/2016:

Envio ascendente. Envio do produto em processo para reparo:

Envio descendente com o consumo do material. O consumo do material é feito manualmente na tela 006104 - Saída de Materiais Por Ordem de Produção de Produtos Acabados:

Retorno do produto: