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OFIT0375 - Agendamento Oficina (TOYOTA)

Sumário

Índice
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VERSÃO DO PROGRAMA: 10.10





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Assunto

O programa permite criar um agendamento para um determinado cliente ou veículo. Poderá ser lançado qualquer tipo de serviço, seja ele uma manutenção periódica ou de reparos gerais. Após o agendamento, o programa gera uma pré-ordem de serviço.


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Consistências e Restrições do sistema 

  • Apenas é possível agendar um veículo que não tenha chassi provisório ou veículos que não possuam pedidos de venda em aberto.
  • A imagem do logotipo que aparece foi alterada para exibir a imagem logo_monitorFF.bmp, onde FF é o número da filial logada. Somente são considerados os pacotes de serviços que estão ativos.
  • No formulário de Pré-O.S., a imagem de logotipo que aparece foi renomeada para "logo_os_99.bmp", onde 99 é a filial logada. Esta imagem deve estar no diretório report/visualizador.
    O Programa permite que seja aberta uma pré-O.S. para clientes ainda não cadastrados no SISDIA. Para utilizar tal recurso, basta informar C.P.F. igual a zero e uma janela irá pedir o nome do cliente, telefone e o modelo do veículo. Para clientes não cadastrados no SISDIA, deve ser informada apenas a placa do veículo no momento de abrir a pré-O.S
  • É permitida a abertura de Pré-Ordem para clientes com cadastro no SISDIA e chassis sem cadastro. Após o campo chassis, caso o mesmo não tenha cadastro é aberto uma janela para que seja informado um modelo válido. Para clientes com bandeira Toyota, somente é permitida a abertura de OS com os tipos padrões estabelecidos pela TOYOTA, dentre:
    • Tipos de OS’s paga pelo Cliente: "CFF", "CFS", "CFP", "CAI", "CAR". "CSR", "CSP", "CSG", "CSS", "CSF" e "CSO";  Tipos de OS’s de Garantia: GF", "GA", "GS" e "GSR";
    • Tipos de OS’s Interna: "IFN", "IFU", "IFG", "IFA", "IFP", "IFS", "IFD", "IFR", "IAN", "IAU", "IAG", "IAA", "IAP", "IAS", "IAD", "IAR", "IAC", "ISN", "ISU", "ISG", "ISA", "ISP", "ISS", "ISD", "ISR" e "ISC".
    Na impressão do formulário de pré-ordem TSM 2010 o campo “Pedido Peças Especiais” não é preenchido automaticamente para que o consultor possa preenchê-lo manualmente.
  • Na impressão automática do formulário, é carregado o parâmetro do programa CADA0970 para definir o tipo de compactação utilizada na impressora da empresa.
  • Para clientes com bandeira Toyota, o programa busca os pacotes considerando o modelo padrão “TOYOTA-RECALL”.
  • O programa passa a imprimir o “Histórico de Serviço” com as OS’s consultadas no momento da abertura da Pre-OS, através do botão “Histórico” e “Campanha de Serviço” com as campanhas pendentes no momento da abertura da Pre-OS.
    Existem os campos “Retrabalho” (indica se é retrabalho ou não), “Taxi” (indica se o cliente irá necessitar de táxi ou não) e “Prioridade do Telefone” (define a prioridade na escolha do número de contato do cliente). Quando estiver parametrizado o uso do TSM 2010, o programa pede a prioridade da escolha dos números de contato do cliente. Após cada item (que se categorize no processo, ou seja, Reparos Gerais de Cliente, Garantia e Interna) é aberto um script de perguntas que serão feitas para o cliente, ou seja, serão preenchidas informações adicionais que irão complementar a interpretação dos itens.
  • É possível inserir serviços na pré-ordem sem a necessidade de um pacote. Só é permitido caso o item for de manutenção periódica (P) e o modelo do veículo não houver pacotes cadastrados VEIC0130.
  • Ao reservar o recurso OFIC4210, na seleção de agentes deverá exibir somente os agentes da filial logada.

O usuário passa a solicitar na inclusão do agendamento a filial onde o cliente será atendido.

  • Ao efetuar o agendamento, quando a concessionária utiliza o processo de envio de SMS da TWW ISMS1000 é requisitado se deseja enviar SMS ao cliente. Em caso afirmativo, é registrada a ocorrência para envio de SMS.
  • O campo "Celular" da tela "OFIC0375" foi aumentado para ficar com tamanho adequado aos números de celulares da cidade de São Paulo (somente DDD 11), que a partir de julho passam a ter nove dígitos, ficando no formato 11-NNNNN.NNNN.
  • Após a digitação do chassi, é verificado se o veículo possui restrições VEIC0910 e é exibido na tela.
  • Para clientes com bandeira Toyota: Ao gerar um agendamento com um pacote de revisão, o programa verifica se existem outros agendamentos de revisão para a mesma quilometragem. Caso houver, este agendamento é excluído para evitar que fique em aberto e gere distorção nas rotinas de pós-vendas.
  • Para clientes com bandeira Toyota, o campo "Necessita Taxi" não será mais apresentado. A lista com a prioridade na escolha do número de contato do cliente será apresentada somente se o cliente não possuir esta informação. Foi adicionado o botão "Prioridade", localizado após o botão "Pre Ordem", permitindo efetuar manutenção na Prioridade. Este botão será apresentado somente após informado "Cliente" e "End".
  • Através da opção "Pré-Ordem" será possível obter todas as informações sobre a pré-Ordem de Serviço.

Após informar o número da pré-Ordem de serviço e confirmar a seleção, será apresentado na tela as seguintes opções "Histórico", "Realocar", "Cliente", "Peças Especiais", "Impressão", OS", "Cancelar".
Para reimprimir a pré-Ordem de serviços clique sobre a opção "Impressão", o programa acessará o módulo f_impreord na qual exibirá o novo layout de impressão de Pré-Os da Renault.
Tratamento dos combos "Menu Selling" para a bandeira Toyota, que passarão a ser apresentados na tela de seleção de serviços/pacotes. Além disso, o percentual de desconto definido para o combo será aplicado nos serviços na geração da pré-ordem/orçamento. Lembrando que os combos "Menu Selling" estarão definidos com o Tipo de Pacote (Tp) igual a "S".
Serão apresentadas também duas novas opções: "F4-Resumo Pre-OS" e "F6-Itens Inspecao". Na primeira, será possível visualizar todos os serviços e peças que compõem a pré-ordem e suas respectivas totalizações. Na segunda, serão apresentados os itens de inspeção do pacote/combo, cadastrados através do programa DIAG0230.

  • Para a bandeira Toyota, foi realizada novos tratamentos para os combos "Menu Selling". Na inclusão de um serviço em uma OS que já possui um combo "Menu Selling", se esse serviço pertencer a qualquer combo "Menu Selling" ele receberá o mesmo desconto concedido para os serviços do combo existente na OS. Exemplo:

No COMBO1 contém (Alinhamento, oxisanitização e lavagem simples) e o percentual de desconto é de 5%.
No COMBO2 contém (Alinhamento, oxisanitização e lavagem simples, limpeza de bico) e o percentual é de 10%.
No COMBO3 contém (Alinhamento, oxisanitização e lavagem simples, limpeza de bico, balanceamento) e o percentual é de 15%.
O consultor inclui o COMBO1, e também inclui o item limpeza de bico que faz parte do COMBO2, o percentual de desconto para o COMBO1 será de 5%, e este mesmo percentual de desconto deverá levar para o item limpeza de bico, pois foi um item que faz parte de um combo, e deve assumir o percentual de desconto do primeiro combo inserido.

  • Foi adicionada uma confirmação no momento em que o usuário pressiona a tecla "ESC" no teclado, verificando se ele realmente deseja sair do sistema. Esta confirmação será acionada ao se pressionar a tecla ESC durante a inclusão de serviços no OFIT0375 ou durante o preenchimento das informações do cliente e do veículo.
  • O campo retrabalho não será mais preenchido automaticamente, o usuário será obrigado a informar "Sim" ou "Não" para este campo.
  • A mensagem do log de gravação exibe o número do agendamento e qual operação foi realizada, inclusão, alteração, exclusão. Grava logs no COPE9000.
  • Colaboração de Vendas e pós-vendas ("Colaboraton"), exclusivo para bandeira Toyota, foi incluído na tela o campo Colab.Vendas \[S/N\], ao escolher "Sim" indica que o cliente tem interesse em ser atendido por um consultor de vendas para analisar uma proposta de troca/compra de um veículo novo (colaboration), o que irá gerar um compromisso na agenda do consultor de vendas que atendeu pela última vez. Caso o cliente tenha adquirido o veículo em outro distribuidor ou esteja inativo o compromisso será agendado para o consultor ativo com menos atendimentos para o dia. Para o cliente que aceitar a pré OS será identificada com "Cliente colaboração Vendas e Pós-Vendas". Caso o cliente altere ou cancele a data do serviço a agenda referente a colaboração de vendas será ajustada de acordo com essa ação.

  • Ao imprimir a Pré-Ordem, será gerada uma nova página com os dados cadastrais do cliente, para que caso necessário, os dados sejam anotados (corrigidos) pelo consultor.
  • Para a impressão da DAV após abertura da Pré-Ordem é necessário o parâmetro "Imprime DAV" do programa OFIC0370 esteja parametrizado com "S".


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Opções do programa 

BOTÕES

Estarão disponíveis nesta tela os seguintes botões, permitindo a navegação:

  • Concluir: Confirma o processamento/ação.
  • Interromper: Interrompe o processo.
  • Documentação: acesso à documentação do programa.
  • F4:
  • Cancelar:
  • F7:
  • Valores dos Itens: Atalho para a tela de descrição/valores dos itens.
  • Hist. Veículo: tem a mesma funcionalidade do botão "Histórico" exibido após realizar o agendamento, ou seja, é aberto o programa OFIC1200 sendo possível consultar todas as OS's do veículo. Para acessar essa opção, é necessário que o chassi informado tenha cadastro no programa VEIC0200.
  • Pré Ordem: Atalho do campo Pré-Ordem. No caso de uma pré-ordem já ter sido confirmada, é possível dar manutenção, incluindo-se peças, abrindo a OS ou até mesmo a realocação do agendamento. Neste caso ao executar o programa clicar com o mouse no botão "Pré-Ordem" e informar o número da pré-ordem que se deseja dar acessar.
    Os botões "Histórico", "Realocar" e "Clientes" possuem as mesmas funcionalidades já descritas, Também é possível efetuar a reimpressão da pré-ordem clicando-se no botão "Impressão". O botão "Pecas Especiais" exibe os pacotes lançados na pré-ordem, e ao digitar <ENTER> sobre o pacote desejado o programa OFIC1402 é acessado para efetuar o reserva ou cancelamento das peças existentes no pacote.

    Partindo-se da pré-ordem é possível efetuar a abertura da OS, o programa OFIC1000 é acessado quando o botão "OS" é clicado.
    Ao se registrar uma pré-ordem, um orçamento é gerado, portanto quando a pré-ordem é cancelada o orçamento também deve ser cancelado. Desta forma ao se clicar no botão "Cancela", o programa BALC2000 é acessado, fazendo as devoluções das peças quando necessário emitindo o romaneio de devolução se necessário e encerrando o orçamento sem resultado.

  • Prioridade:
  • F13:
  • OFIT2001:
  • FlyChats: permite consulta/relatório dos agendamentos realizados via integração com o FlyChats. Nesta consulta/relatório serão listados por meio do programa FLCH0000 - Integracao de agendamentos FlyChats, todos os veículos agendados pelo FlyChats e que geraram ordem de serviço, contendo as informações Filial, Data/Hora Agendamento, Placa, Consultor e Número da OS.
  • Ajuda:
  • Control-F: Atalho para o comando <Control + F>
  • Sair: Finaliza as atividades.


CAMPOS

  • CLIENTE
    • Distribuidor: informe a filial para Agendamento.
    • Departamento: sistema informa o departamento para Agendamento.
    • Consultor: sistema informa o consultor para Agendamento.
    • Pré-Ordem:
    • Cliente: deverá ser informado o CNPJ/CPF do cliente.
      Ao digitar a tecla <ESC> sobre o campo "Cliente" o programa passa diretamente para os dados do veículo. No campo "Placa", se for teclado <CTRL>+E, será possível visualizar todos os veículos deste cliente.
      No caso do CNPJ/CPF ter sido informado, é permitida a consulta do veículo sem digitar a placa, informando o chassi completo ou parte dele, porém se não for informado o CNPJ/CPF a digitação da placa é obrigatória.
    • Endereço: informe o endereço do cliente.
    • Placa/Chassi: informe a placa/chassi do veículo que está dando entrada na oficina. Se for teclado <CTRL>+E, será possível visualizar todos os veículos deste cliente.
      O campo é obrigatório quando o campo "Cliente" não tenha seja informado.
    • Km/Hr: informe a quilometragem do veículo que está dando entrada na oficina.
      Ao ser informada a quilometragem do veículo, e se esta quilometragem ainda estiver no período de revisão, o sistema efetua o cálculo da data em que a revisão deverá ser efetuada, e projeta automaticamente um agendamento para a efetivação desta revisão, respeitando a data limite para a revisão ou a data limite (12 meses) caso a quilometragem mensal seja muito baixa e neste período não seja atingida. O programa também utiliza para o cálculo do tempo adicional para entrega os parâmetros cadastrados para a família do modelo do chassi OFIC0372.
      O processo de agendamento sugere automaticamente a agenda de boas-vindas quando o veículo for novo, não possuir agenda maior que dez mil quilômetros e não possuir agenda Toyota Fan. Foi alterado para a família Toyota – Lexus não sugerir agenda de Boas Vindas.
      Se o veículo possuir algum recall registrado no programa OFIC0090 será exibido o recall que este veículo faz parte e inclui o recall no agendamento. As campanhas de Recall "SSC61 - COROLLA AIRBAG PASSAGEIRO DESATIVACAO", "SSC62 - COROLLA AIRBAG PASSAGEIRO SUBSTITUICAO", "SSC63 - ETIOS AIRBAG PASSAGEIRO DESATIVACAO " e "SSC67 - ETIOS AIRBAG PASSAGEIRO SUBSTITUICAO" são incluídas ou agendadas automaticamente porque são obrigatórias.

  • VALOR ESTIMADO
    • Preço: sistema retorna o valor dos pacotes selecionados.
    • Tempo: sistema retorna o tempo de troca dos pacotes.
    • Detalha valores: inclusão dos pacotes que serão utilizados no agendamento, sendo possível inserir quantos itens forem necessários. No caso de não possuir uma definição dos problemas e dos pacotes a serem lançados, tecle um <ENTER> no pacote e parta diretamente para a descrição, em seguida, informe a reclamação ou solicitação do cliente.
      O tipo de OS informado deve ser compatível com o tipo de item informado: "P=Manutenção periódica" ou "C=Manutenção corretiva" ,por exemplo, para um tipo de item "P" é necessário informar um tipo de OS de revisão.
      Para o TOYOTA FAN foi criada também um novo tipo de manutenção: "I=Manutenção de inspeção". Ela só poderá ser usada nos seguintes casos: Quando o serviço escolhido for o INSBOASVIND e o tipo de OS for ISB. Caso não atenda um desses casos será mostrada a mensagem informando que o tipo de manutenção não pode ser utilizado para este serviço. 

      • O campo "ME" (Manutenção Expressa) na tela de pacotes do agendamento está disponível caso o parâmetro "Usa Manutenção Expressa (M.E.)" = S OFIC0370 e apenas para bandeira Toyota. O propósito do campo é identificar se a OS gerada pelo agendamento é de Manutenção Expressa, onde serão exibidas na planilha carregada pelo programa OFIT0100.
        O campo "Cliente ME" posicionado entre os campos "Cliente Aguarda" e "Cliente Retorno" (cabeçalho da Pré-Ordem) é usado para os formulários 2, 3, 4 e 5 (TSM2010).


  • AGENDAMENTO
    • Agendado para: Informe a data e hora do agendamento do veículo.
    • Prazo prometido p/ Entrega: Informe a data e hora prometido para a entrega do veículo.
    • Plano p/ Início Serviço: Informe a data e hora para o início do serviço.

    O sistema consiste as informaçõs de data e hora da recepção do cliente, a data e hora prometida para a entrega do veículo, e a data e hora do planejamento para o início do serviço pela quantidade de consultores e também se o dia agendado é um dia útil ou não. O programa soma ao tempo de execução do serviço, mais o tempo adicional registrado para entrega do veículo, parametrizado no programa OFIC0370.
    Neste momento, teclando F8 ou clicando com o mouse sobre o botão F8-Detalha Valores é possível detalhar os valores lançados até o momento.
    Após a digitação das datas, e antes de gerar a pré-ordem clicando no botão "Confirmar", o usuário pode consultar o Histórico do Veículo, ao clicar no botão "Histórico" o programa OFIC1200 é acessado, dar manutenção nos dados do cliente clicando no botão "Cliente". Na eventualidade da necessidade de se realocar as datas do agendamento, data prevista, basta clicar no botão "Realocar" para que seja permitida esta alteração.
    Uma vez feita à consulta ou a manutenção quando necessária, clicar no botão "Confirmar" para a geração e impressão da pré-ordem.
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    • Vai Aguardar: Informe se o cliente vai aguardar o reparo.
    • Pré-ordem: no caso de uma pré-ordem já ter sido confirmada, é possível dar manutenção, incluindo-se peças, abrindo a OS ou até mesmo a realocação do agendamento. Neste caso ao executar o programa clicar com o mouse no botão "Pré-Ordem" e informar o número da pré-ordem que se deseja dar acessar.
    • Retrabalho: Informe se é retrabalho.
    • Prioridade Contato: Sistema informa o código da prioridade.
    • Ag. Ativo:
    • Colab. Vendas:


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maxLimit50
queryfaq OFIT0375
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