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  1. Problemas de comunicação de rede do servidor com o terminal Autoatendimento One.
  2. Configuração de IPs nos jsons do Autoatendimento One e Servidor.
  3. PM2 parado/desconfigurado/não instalado.
  4. Firewall


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title1→ Problema de comunicação de rede do servidor com o terminal Autoatendimento One.

A primeira verificação a ser feita em casos de tela branca no Autoatendimento One é verificar se o mesmo se comunica com o Servidor via rede, para isso podemos fazer um teste simples de ping ou tentar acessar via Win + R e digitar //IPSERVER.

Caso haja qualquer problema para acessar o servidor pelo Autoatendimento One via rede (bloqueios na rede, falta de comunicação, IPs em diferentes frequências, etc), os técnicos de T.I da loja deverão liberar a comunicação entre o servidor e o Autoatendimento One.


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title2→ Configuração de IPs nos jsons do Servidor e do terminal Autoatendimento One

Servidor:

Este problema pode ocorrer devido a configuração incorreta de IP nos arquivos .env das pastas abaixo:

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Para configurar os IPs sem ter que revisar os arquivos .env manualmente, utilize o Configurador Backend na pasta C:\AutoAtendimentoOne\auto-atendimento-configurador.

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Informações
Obs: Verifique via ipconfig no cmd se o IP está correto, pois pode estar pegando o IP do adaptador de rede incorreto.

Terminal Autoatendimento One:

No terminal Autoatendimento One, não existe um configurador para troca dos IPs como no servidor, será necessário conferi-los manualmente no arquivo config.json na pasta C:\AutoAtendimentoOne\pdv_cloud (pode estar nomeado como C:\pdv_cloud ou C:\SelfOrdering).

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Ao abrir esse arquivo, precisamos validar se o IP do servidor está correto em 3 pontos:

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Caso algum dos IPs esteja incorreto, realize a correção, salve as alterações e reinicie o Autoatendimento.


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title3→ PM2 parado/desconfigurado/não iniciado.

Para que o Autoatendimento One possa funcionar, é necessário que o serviço do pm2 esteja ativo.

Para verificar se o pm2 está ativo, digite o comando pm2 list all ou pm2 status.

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titleCenário 1: Caso os serviços estejam parados

Cenário 1: Caso os serviços estejam parados como na imagem abaixo, basta digitar o comando pm2 start all:

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Após inicio dos serviços, podemos iniciar o Autoatendimento One e o mesmo deve abrir.


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titleCenário 2: Se ao consultar o status do pm2

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e nos depararmos com a mensagem "Current process list is not sincronized with saved list":

Cenário 2: Se ao consultar o status do pm2 e nos depararmos com o cenário abaixo:

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Podemos restaurar o pm2 usando o comando pm2 resurrect:

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Após procedimento, pm2 deve subir serviços normalmente.

Aviso
Para que problema não ocorra novamente, realize o procedimento este share: Validação das versões do Node.js, PM2 e blindagem (Autoatendimento One).



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titleCenário 3: Caso pm2 não esteja instalado:

Cenário 3: Caso pm2 não esteja instalado:

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Será necessário realizar a instalação, basta utilizar o configurador BackEnd na pasta C:\AutoAtendimentoOne\auto-atendimento-configurador, e clicar na opção PM2 Instalar e Configurar:

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titleCenário 4: Error: connect EPERM //./pipe/rpc.sock

Caso encontre o cenário abaixo:

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Primeiro devemos tentar reiniciar o servidor da loja e reinstalar o PM2 utilizando o configurador backend.

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Caso o problema persista mesmo após reiniciar e reinstalar, será necessário desinstalar o pm2 e reinstala-lo, para isso, vá na pasta C:\AutoAtendimentoOne\auto-atendimento-configurador\SCRIPTS e execute o arquivo _CONFIGURADOR_PM2:

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Seleciona a opção 6 - Desinstalar PM2:

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Após concluir a desinstalação, consulte o serviço usando o comando pm2 list all, e a mensagem abaixo deve ser exibida:

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Após procedimento, precisaremos apagar as pastas npm e npm-cache, para isso pressione Win+R e digite %appdata%:

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Depois vá em C:\Users\usuariodamaquina e apague a pasta .pm2.

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Obs: Ao tentar apagar, pode apresentar um erro de permissão, basta acessar a pasta, apagar todo seu conteudo, depois voltar e apagar a pasta .pm2.

Após procedimento, reinicie o servidor, após reinicio do servidor, tente reinstalar o pm2 novamente usando o configurador backend.

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Após procedimento, serviços devem ser instalados e subirem normalmente, para checar abra o cmd e digite pm2 list all:

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title4→ Firewall

Em alguns casos, o Firewall no Servidor também pode causar tela branca no Autoatendimento One se as permissões não forem concedidas.

Para validação, pressione Win + R e digite Firewall.cpl, ou acesse o Firewall pelo Paínel de Controle: 

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Desabilite o Firewall no servidor e tente abrir o Autoatendimento One novamente.

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Caso o Autoatendimento One abra após procedimento, será necessário configurar as permissões no Firewall, é possível fazer isso executando este arquivo .bat:

View file
nameregras-firewall.bat
height250

Após executar o arquivo, ative o Firewall novamente e execute o Autoatendimento One, o mesmo deve abrir normalmente.