Veja nesta página: principais rotinas de liquidação
Objetivo
Baixa Simples
Baixa Automática
Baixa por Seleção
Cancelamento de Baixa
Devolução de Baixa
Objetivo
Liquidar o valor do título no sistema, indicando que o crédito ou o débito foi realizado e os valores estão quitados. Tanto valores a receber, como vendas, acertos financeiros, entre outros, quanto a pagar, como compras, aquisição de serviços e consumos, são registrados no sistema através deste processo, somando ou subtraindo o valor do caixa da empresa.
Extensibilidades para Liquidar seus títulos
Em nosso sistema de gestão financeira as liquidações são processos essenciais para manter o controle e a organização de suas transações. Oferecemos diversas maneiras de realizar a baixa de suas contas a receber, garantindo a flexibilidade e a praticidade que você precisa.
Dentre as opções disponíveis, destacam-se três métodos que se adequam às suas necessidades:
Baixa via CNAB: a opção de liquidação por CNAB permite automatizar o processo de baixa de boletos, economizando tempo e minimizando erros manuais.
Baixa via PlugBoleto: nosso sistema suporta a baixa por PlugBoleto. Diferentemente do CNAB, a integração via PlugBoleto acontece via API oferecendo uma solução ágil e eficaz para receber pagamentos.
Baixa através do e-Commerce: o título é "baixado" antes mesmo de ser fisicamente entregue. Essa peculiaridade é possível graças ao sistema de pagamento digital, que permite que os vendedores recebam o valor da compra com antecedência.
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Nas configurações no evento do e-Commerce, o campo Transação_Aprovado tem que estar marcado como True. |
Baixa Simples (Manual)
Uma "baixa simples" refere-se ao registro ou marcação de que a quitação do título foi efetuada. Quando um título é emitido, ele contém informações sobre o valor a ser pago e a data de vencimento. Após o pagamento desse título, a empresa ou pessoa que emitiu deve registrá-lo como pago em seu sistema. Essa marcação é conhecida como "baixa."
A baixa simples indica que o pagamento foi recebido, mas geralmente não envolve detalhes adicionais, como a identificação do pagador ou o método de pagamento utilizado. É uma forma de informar que a obrigação de pagamento foi cumprida.
| Informações |
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No momento da baixa, você pode selecionar a conta do plano de contas financeiro |
Como Realizar uma Baixa Simples
- Para realizar uma baixa simples, acesse a tela configurada para baixa através do caminho: Financeiro > Receber > Títulos;
- Realize a busca do título através dos filtros;
- Após selecionar o título, clique na opção Baixa;
- Verifique os dados da baixa, se estiverem corretos clique em Executar para baixar o pedido.
Parcelamento
Caso o título esteja envolvido em alguma negociação e vá ser objeto de um parcelamento por acordo, o operador terá a possibilidade de gerar um parcelamento deste título. O operador deverá adicionar o valor a ser recebido parcialmente no campo Valor Pago e acionar a parâmetro Gera Parcelamento, definindo a nova data de vencimento e efetivar a operação.
Após estes passos, o sistema irá realizar a baixa do valor informado como valor pago, liquidar o título em questão e realizar a geração automática do título com o parcelamento, conforme definido pelo operador.
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Se o título for baixado antes do vencimento, a data de vencimento da parcela complementar será igual a do título origem. Se o título for baixado após o vencimento, a data de vencimento do título complementar será a data da baixa do título origem. Nesses casos, se for acertada uma nova data para o vencimento do título, será necessário entrar na alteração e informar a data de vencimento para o título complementar. O número do título complementar será igual ao título origem com um complemento. Por exemplo: se o título origem for 11547, o título complementar será 11547/01. |
Baixa Automática
A baixa automática é um processo eficiente e simplificado que leva à liquidação instantânea de um título desde o momento de sua geração. Isso significa que, no momento em que o título é criado, já é considerado liquidado, graças ao pagamento realizado em dinheiro, também conhecido como "espécie".
Essa abordagem elimina a necessidade de aguardar a confirmação de pagamento ou outras verificações posteriores, tornando a transação mais ágil e direta. Quando um título é gerado com pagamento em dinheiro, a baixa automática garante que o processo de liquidação seja instantâneo, poupando tempo e recursos tanto para o emissor quanto para o pagador.
| Aviso |
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Ao escolher a opção Dinheiro (Campo/Natureza= Dinheiro) como forma de pagamento, o título é baixado automaticamente - para isto, o tipo de pagamento utilizado na geração do título deverá estar configurado com esta "natureza". |
Baixa por Seleção
Refere-se a um processo financeiro no qual a empresa ou operador opta por marcar títulos específicos como pagos e realizar a baixa por lote. Geralmente, isso significa que a pessoa ou a organização escolhe manualmente quais títulos deseja liquidar, em vez de aguardar que todos os boletos sejam automaticamente debitados de sua conta bancária na data de vencimento planejado.
| Informações |
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No momento da baixa, você pode selecionar a conta do plano de contas financeiro |
Como Realizar uma Baixa por Seleção
- Para realizar uma baixa por seleção, acesse a tela configurada para baixa através do caminho: Financeiro > Receber > Títulos;
- Clique na opção Outras Funções/Baixa por Seleção no menu da tela;
- Filtre os títulos através dos parâmetros e clique em Próximo;
- Selecione os títulos a serem baixados e clique em Próximo;
- Verifique as informações de baixa dos títulos selecionados e clique em Executar.
Cancelamento da Baixa
O cancelamento de baixa de um boleto é uma ação realizada pelo banco ou pela empresa que emitiu o boleto para corrigir registros incorretos de pagamento. Isso permite que a situação do boleto volte a ser considerada como pendente de pagamento, e o devedor deve quitar a dívida, se for o caso.
Como Realizar um Cancelamento de Baixa
- Para realizar uma evolução de baixa, acesse a tela configurada para baixa através do caminho: Financeiro > Receber > Títulos;
- Localize o título e acesse a alteração dele;
- Clique em Consulta Baixa e, após, em Cancela;
- Confirme o cancelamento da baixa. Após, será exibida mensagem Comando executado.
Devolução de Títulos Pertencentes a uma Baixa por Seleção
O "Devolução de Baixa" significa que a baixa registrada anteriormente está sendo desfeita, ou seja, o boleto que havia sido marcado como pago é agora considerado não pago novamente. Isso pode acontecer por diferentes motivos, como erros de registro, estornos de pagamentos, contestações, entre outros.
Como Realizar uma Devolução de Baixa
- Para realizar uma evolução de baixa, acesse a tela configurada para baixa através do caminho: Financeiro > Receber > Títulos;
- Localize os títulos baixados através da coluna lateral;
- Selecione o título;
- No menu de opções clique em Devolução.
- Adicione as informações do motivo da devolução e clique em Ok.
| Dica |
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| title | Relatórios Utilizados em Baixas! |
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- FIN001 - Títulos a Pagar e Pagos
- FIN002 - Títulos a Receber e Recebidos
- FIN003 - Fluxo de Caixa Diário
- FIN004 - Extrato de Contas
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