Veja nesta página: principais rotinas de liquidação

Objetivo

Baixa Simples

Baixa Automática

Baixa por Seleção

Cancelamento de Baixa

Devolução de Baixa

Objetivo


Liquidar o valor do título no sistema, indicando que o crédito ou o débito foi realizado e os valores estão quitados. Tanto valores a receber, como vendas, acertos financeiros, entre outros, quanto a pagar, como compras, aquisição de serviços e consumos, são registrados no sistema através deste processo, somando ou subtraindo o valor do caixa da empresa.

Extensibilidades para Liquidar seus títulos


Em nosso sistema de gestão financeira as liquidações são processos essenciais para manter o controle e a organização de suas transações. Oferecemos diversas maneiras de realizar a baixa de suas contas a receber, garantindo a flexibilidade e a praticidade que você precisa.

Dentre as opções disponíveis, destacam-se três métodos que se adequam às suas necessidades:

Baixa via CNAB: a opção de liquidação por CNAB permite automatizar o processo de baixa de boletos, economizando tempo e minimizando erros manuais.

Baixa via PlugBoleto: nosso sistema suporta a baixa por PlugBoleto. Diferentemente do CNAB, a integração via PlugBoleto acontece via API oferecendo uma solução ágil e eficaz para receber pagamentos.

Baixa através do e-Commerce: o título é "baixado" antes mesmo de ser fisicamente entregue. Essa peculiaridade é possível graças ao sistema de pagamento digital, que permite que os vendedores recebam o valor da compra com antecedência.

Nas configurações no evento do e-Commerce, o campo Transação_Aprovado tem que estar marcado como True.

Baixa Simples (Manual)


Uma "baixa simples" refere-se ao registro ou marcação de que a quitação do título foi efetuada. Quando um título é emitido, ele contém informações sobre o valor a ser pago e a data de vencimento. Após o pagamento desse título, a empresa ou pessoa que emitiu deve registrá-lo como pago em seu sistema. Essa marcação é conhecida como "baixa."

A baixa simples indica que o pagamento foi recebido, mas geralmente não envolve detalhes adicionais, como a identificação do pagador ou o método de pagamento utilizado. É uma forma de informar que a obrigação de pagamento foi cumprida.

No momento da baixa, você pode selecionar a conta do plano de contas financeiro

Como Realizar uma Baixa Simples


  1. Para realizar uma baixa simples, acesse a tela configurada para baixa através do caminho: Financeiro > Receber > Títulos;
  2. Realize a busca do título através dos filtros;
  3. Após selecionar o título, clique na opção Baixa;
  4. Verifique os dados da baixa, se estiverem corretos clique em Executar para baixar o pedido.

Parcelamento


Caso o título esteja envolvido em alguma negociação e vá ser objeto de um parcelamento por acordo, o operador terá a possibilidade de gerar um parcelamento deste título. O operador deverá adicionar o valor a ser recebido parcialmente no campo Valor Pago e acionar a parâmetro Gera Parcelamento, definindo a nova data de vencimento e efetivar a operação.

Após estes passos, o sistema irá realizar a baixa do valor informado como valor pago, liquidar o título em questão e realizar a geração automática do título com o parcelamento, conforme definido pelo operador.

Aviso!

Se o título for baixado antes do vencimento, a data de vencimento da parcela complementar será igual a do título origem. Se o título for baixado após o vencimento, a data de vencimento do título complementar será a data da baixa do título origem.

Nesses casos, se for acertada uma nova data para o vencimento do título, será necessário entrar na alteração e informar a data de vencimento para o título complementar. O número do título complementar será igual ao título origem com um complemento. Por exemplo: se o título origem for 11547, o título complementar será 11547/01.

Baixa Automática


A baixa automática é um processo eficiente e simplificado que leva à liquidação instantânea de um título desde o momento de sua geração. Isso significa que, no momento em que o título é criado, já é considerado liquidado, graças ao pagamento realizado em dinheiro, também conhecido como "espécie".

Essa abordagem elimina a necessidade de aguardar a confirmação de pagamento ou outras verificações posteriores, tornando a transação mais ágil e direta. Quando um título é gerado com pagamento em dinheiro, a baixa automática garante que o processo de liquidação seja instantâneo, poupando tempo e recursos tanto para o emissor quanto para o pagador.

Aviso!

Ao escolher a opção Dinheiro (Campo/Natureza= Dinheiro) como forma de pagamento, o título é baixado automaticamente - para isto, o tipo de pagamento utilizado na geração do título deverá estar configurado com esta "natureza".

Baixa por Seleção


Refere-se a um processo financeiro no qual a empresa ou operador opta por marcar títulos específicos como pagos e realizar a baixa por lote. Geralmente, isso significa que a pessoa ou a organização escolhe manualmente quais títulos deseja liquidar, em vez de aguardar que todos os boletos sejam automaticamente debitados de sua conta bancária na data de vencimento planejado.

No momento da baixa, você pode selecionar a conta do plano de contas financeiro

Como Realizar uma Baixa por Seleção


  1. Para realizar uma baixa por seleção, acesse a tela configurada para baixa através do caminho: Financeiro > Receber > Títulos;
  2. Clique na opção Outras Funções/Baixa por Seleção no menu da tela;
  3. Filtre os títulos através dos parâmetros e clique em Próximo;
  4. Selecione os títulos a serem baixados e clique em Próximo;
  5. Verifique as informações de baixa dos títulos selecionados e clique em Executar.

Cancelamento da Baixa


O cancelamento de baixa de um boleto é uma ação realizada pelo banco ou pela empresa que emitiu o boleto para corrigir registros incorretos de pagamento. Isso permite que a situação do boleto volte a ser considerada como pendente de pagamento, e o devedor deve quitar a dívida, se for o caso.

Como Realizar um Cancelamento de Baixa


  1. Para realizar uma evolução de baixa, acesse a tela configurada para baixa através do caminho: Financeiro > Receber > Títulos;
  2. Localize o título e acesse a alteração dele;
  3. Clique em Consulta Baixa e, após, em Cancela;
  4. Confirme o cancelamento da baixa. Após, será exibida mensagem Comando executado.

Devolução de Títulos Pertencentes a uma Baixa por Seleção


O "Devolução de Baixa" significa que a baixa registrada anteriormente está sendo desfeita, ou seja, o boleto que havia sido marcado como pago é agora considerado não pago novamente. Isso pode acontecer por diferentes motivos, como erros de registro, estornos de pagamentos, contestações, entre outros.

Como Realizar uma Devolução de Baixa


  1. Para realizar uma evolução de baixa, acesse a tela configurada para baixa através do caminho: Financeiro > Receber > Títulos;
  2. Localize os títulos baixados através da coluna lateral;
  3. Selecione o título;
  4. No menu de opções clique em Devolução.
  5. Adicione as informações do motivo da devolução e clique em Ok.


Relatórios Utilizados em Baixas!

  • FIN001 - Títulos a Pagar e Pagos
  • FIN002 - Títulos a Receber e Recebidos
  • FIN003 - Fluxo de Caixa Diário
  • FIN004 - Extrato de Contas

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