Aviso | ||
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Prezado Cliente, esta rotina ANTIGA da Entrada |
XML (NF-e), em breve será descontinuada. Até lá, esta página do manual ainda estará disponível para questão de consulta, apenas.
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Esta rotina permite emitir notas fiscais de entrada através do upload de um arquivo XML oriundo da geração de uma nota fiscal eletrônica (NF-e). Para iniciar a entrada de compras é necessário informar os seguintes dados:
Entrada de compras via arquivo XML (NF-e)
- Pedido de Compra: pode ser informado um número de um pedido aprovado, não cancelado e não excluído, sendo assim, será carregado automaticamente os campos Plano, Natureza de Operação e Comprador de acordo com os dados do pedido.
- Arquivo: permite informar o arquivo XML realizar o upload;
- Plano: permite informar o plano de pagamento;
Nota | ||
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Para alterar o plano de pagamento é necessário que a permissão Plano esteja habilitada em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Compras > Subgrupo Campos Alteração Pedido. Caso a permissão não esteja marcada, a seguinte mensagem será exibida na rotina ao tentar alterar o campo de Plano: Mensagem de permissão para alterar o plano |
- Natureza de Operação: permite informar a natureza de operação;
- Comprador: permite informar o comprador;
- Data de entrada: por padrão será apresentada a data atual, mas pode ser alterada;
- Reajustar Custo atualizando: esta opção indica qual dos dois valores será alterado quando ocorrer modificação no valor do custo dos produtos.
- Preço de venda: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo valor de markup e o preço de venda que será alterado;
- Markup: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo preço de venda e o markup que será alterado.
Ao alterar umas das opções citadas a cima, o sistema atualizará o cadastro do produto e será gerado um log da alteração, que poderá ser consultado através da rotina de pesquisa de logs (Empresa > Segurança > Pesquisar Logs). Mais informações sobre a pesquisa de logs vide manual de Empresa, tópico Pesquisar Logs.
- Campo do produto (XML):
- Código do produto (cProd);
- Código de barras (cEAN).
Se o código de barras do item contido no XML (campo cEAN) estiver em branco ou não existir não será validado, mantendo o relacionamento configurado pelo usuário.
Se for informada a opção "Código do produto (cProd)" ou a opção "Código de barras (cEAN)", e em "Campo do Produto (ERP)" a opção selecionada for "Código do produto", caso o parâmetro "Bloquear a alteração do código de produto sugerido" (Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Cadastro de Produtos) esteja marcado, o recurso "Incluir novos produtos" ficará desabilitado, pois será obrigatório o uso dos códigos sugeridos pelo sistema para inclusão de novos produtos.
- Campo do produto (ERP):
- Código do produto;
- Código Auxiliar;
- Código de barras;
- Referência.
- Incluir novos produtos;
- Atualizar fornecedor;
- Preservar o Código de Barras como principal vínculo na integração: será apresentado somente se no campo "Campo do produto (XML)" for selecionada a opção "Código do Produto (cProd)". Quando marcado, ao prosseguir com a entrada de compras, o Código de Barras será considerado o principal vínculo, mesmo existindo vínculos com outros campos.
- Considerar apenas Produtos (ERP) do mesmo Fornecedor da Nota: será apresentado somente se no campo "Campo do produto (ERP)" for selecionada a opção "Código Auxiliar" ou "Referência". Quando marcado, além de realizar o relacionamento com a referência ou o código auxiliar, considerará apenas os produtos em que o fornecedor da nota e o padrão cadastrado no sistema forem os mesmos.
- Conhecimento de Frete;
Considerar valores de acréscimos e descontos oriundos do plano de pagamento: se este parâmetro estiver marcado o sistema irá calcular os descontos ou acréscimos existentes no plano de pagamento na geração da nota fiscal de entrada rateando os valores proporcionalmente para os itens. Se estiver desmarcado, o sistema irá considerar os valores oriundos do arquivo XML.
- Código de barras: na listagem será apresentada uma nova coluna informando os códigos de barras dos produtos. Este código possuirá um link que redirecionará o usuário a página de cadastro de códigos de barras. Mais informações sobre a página podem ser consultadas clicando aqui;
Nota | ||
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Referente ao Pedido de Compra
Pedido não encontrado
Referente ao Cadastro de Novos Produtos
Utiliza grade - Tamanho e Cor
Janela para o cadastro de um novo produto Referente aos Campos "Atualizar fornecedor" e "Incluir novos produtos"
Mensagem de divergência e seleção do Cód. do produto para resolução da inconsistência Referente ao Fornecedor
Pedido pendente do fornecedor
Referente ao Novo Layout do EFD Contribuições - versão 1.22 Com o novo layout do EFD Contribuições - versão 1.22 foram inclusos dois novos modelos de Notas Fiscais:
Referente a Produção em Escala não Relevante Ao realizar uma entrada de compras via XML com dados sobre produção em escala não relevante, cnpj do produtor e código do benefício fiscal do produtor divergentes dos configurados no cadastro do produto o sistema somente realizará a atualização caso o parâmetro "Atualizar informações de produção em escala não relevante do produto na entrada de compras via XML" esteja habilitado em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Grupo “Entrada de Compras”. Referente ao Campo "Reajustar Custo atualizando"
Referente ao Lote A opção "Incluir Lote" somente estará disponível se o parâmetro "Utiliza controle de produtos por lote" estiver ativo. Para configurar este parâmetro é necessário entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx. |
Aviso | ||
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Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Referente a Utilização de Grade Referente ao Alerta de Pedido Pendente Para ser exibido o alerta de pedido pendente na Entrada de Compra, é necessário ativar um parâmetro localizado em Empresa > Parâmetros Globais > ACESSO RESTRITO > Estoque > Grupo Entrada de Compras > Parâmetro "Permitir Alerta de Pedido de Compra Pendente". Referente ao Custo
Referente ao Controle por Lote Para efetuar a ativação do parâmetro "Utiliza controle de produtos por lote", localizado em Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Cadastro de Produtos > Empresa, deve ser aberta uma OS de banco de dados. |
Painel | ||||||
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Divergências de CNPJ
Se o arquivo XML informado possuir algum serviço com retenção de CSRF (Contribuições Sociais Retidas na fonte), não será possível realizar a entrada de compras através da rotina de Entrada de compras via XML. Entrada de compras de serviços que possuem retenção de CSRF devem ser realizadas pela rotina de Entrada de compras manual.
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Entrada de Compras via XML com Pedido de Compra
Caso a entrada de compras XML esteja relacionada a um pedido de compra, ao prosseguir será necessário realizar a confirmação dos itens do pedido. No momento da conferência dos itens haverá três possíveis situações:
- Se o pedido possuir uma quantidade inferior ou igual dos mesmos itens do XML, todos serão marcados;
- Se o pedido possuir os mesmos produtos do XML, porém em quantidade maior, a quantidade excedente não será marcada e ao finalizar a nota, o pedido estará com o status "Pendente".
- Se o pedido não possuir nenhum produto presente no XML nenhum deles será marcado e ao finalizar a nota o pedido ainda estará disponível para realizar outra entrada de compras.
Inserção de itens
Ao prosseguir, todos os itens marcados serão inclusos na nota. Nesta página também poderão ser incluídos itens adicionais e a exclusão somente poderá ser realizada para os itens incluídos manualmente, ou seja, os itens inclusos diretamente do pedido de compra que tem relação aos produtos do XML não poderão ser excluídos.
Ao gravar a nota de entrada, será exibido na página um link para visualizar as divergências encontradas quando a nota tiver sido realizada a partir de um pedido de compra.
Link de divergências
Listagem de divergências
Entrada de Compras via XML sem Pedido de Compra
Ao informar todos os dados, caso não seja apresentada nenhuma divergência o usuário será direcionado para a página de inclusão de itens, na qual serão exibidos todos os itens contidos no XML. Além disso, poderão ser incluídos itens adicionais ou excluídos.
Caso algum produto não esteja cadastrado será exibida a página para cadastro, para mais informações consulte o tópico "Referente ao cadastro de novos produtos" deste manual.
Inserção de itens
Ao realizar o upload de um arquivo XML o sistema irá buscar as informações de códigos e valores dos produtos, percentuais e valores de impostos, frete, seguro, despesas, descontos, entre outros. Os valores referentes ao PIS e COFINS serão apresentados conforme as alíquotas cadastradas na configuração tributária do item, que está atrelada à natureza de operação informada na entrada de compras.
Os valores de desconto, frete, seguro e despesas acessórias poderão ser alterados na página de finalização da nota fiscal através do botão
ao lado do campo "Valor Líquido". Para tanto deve-se realizar a configuração de quais destes valores poderão sofrer alterações no momento da geração da nota fiscal em: ERP > Parâmetro Globais > Estoque > Grupo "Informações Editáveis na Entrada de Compras via XML e Devoluções". Após efetuar alteração dos valores o sistema irá ratear proporcionalmente para cada produto.
Detalhamento do Desconto, Frete, Seguro e Despesas Acessórias dos Itens
Caso a soma dos descontos dos itens do XML seja diferente do desconto total que também consta no arquivo XML, o sistema irá apresentar uma mensagem informando sobre a divergência e permitirá editar o campo "Desconto".
Após ter efetuado a inserção dos produtos desejados, o sistema irá apresentar a página de classificação fiscal dos produtos, que irá conter:
Classificação fiscal
- Cód. Produto;
- Descrição;
- NCM;
- CEST.
Ao salvar e confirmar a operação, o sistema apresentará a página de finalização da nota fiscal. Nesta página será possível alterar os valores de IPI, Base ICMS e Valor ICMS através do botão .
Dados e Valores da Nota
Se a empresa utilizar a rotina de crédito avulso, ao emitir uma nota de compra de um fornecedor que possua crédito, será apresentado o campo "Crédito" e ao seu lado será apresentado o saldo disponível, este crédito pode ser utilizado como forma de pagamento.
Crédito
Ao informar o valor do crédito a ser utilizado, serão apresentados todos os créditos e o sistema irá ratear o valor informado entre os créditos pertencentes ao cliente utilizando sempre o crédito mais antigo.
Crédito disponível e rateio
Ao informar o valor total da Nota no campo "Crédito" o sistema irá realizar a seleção de um plano de pagamento que possua a forma de pagamento "Dinheiro" e que não possua índice de acréscimo ou desconto. Ao prosseguir, o sistema realizará a integração com o financeiro e contábicontábil. Ao acessar o documento interno (Faturamento > Relatórios > Movimento Diário) o valor pago com crédito estará especificado como "Dinheiro".
Documento Interno
Nota | ||
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Para utilizar o crédito como forma de pagamento a empresa não pode estar utilizando múltiplos planos de pagamento. Para realizar a desativação desta funcionalidade é necessário entrar em contato com o suporte técnico. |
Aviso | ||
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INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX Para desabilitar a funcionalidade de múltiplos planos de pagamento é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento" deve estar desmarcado. |
Na finalização da nota, no grupo "Integração com Financeiro" será apresentado o campo "Categoria", com este campo preenchido, ao gerar uma fatura esta informação será replicada para a fatura. Caso o usuário informe uma categoria que não esteja cadastrada, será apresentada uma opção de cadastro.
Categoria
Detalhamento de Faturas
O detalhamento de faturas só será exibido caso seja informado um plano de pagamento que gere faturas e nele poderão ser visualizados as seguintes informações:
Detalhamento de Faturas
- Número: deverá ser informado o número da fatura;
- Data de Vencimento: deverá ser informado Dia, Mês e Ano para vencimento da fatura;
- Valor: será apresentado o valor a ser pago em cada fatura;
- Observação: poderá ser informado uma observação para as faturas;
- Cód. Barras / Linha digitável: poderá ser informado o código de barras de cada fatura, fornecidas pelo fornecedor. este número pode ser observado na alteração de faturas;
Durante a finalização poderão ser informados os Dados complementares, Dados do transportador e as observações. Para mais informações sobre o processo de finalização de nota fiscal vide manual Finalização da Nota Fiscal de Saída.
Se no arquivo XML possuir um transportador que estiver cadastrado corretamente no módulo CRM, o grupo "Dados do transportador" na finalização da nota será apresentado preenchido. Se o transportador presente no arquivo estiver cadastrado no CRM mas o campo "Tipo" estiver diferente de "Transportador" na finalização da nota apenas os campos Quantidade, Espécie e Marca estarão carregados, os campos Transportador, Tipo de Transporte, Número, Peso bruto e Peso líquido deverão ser informados manualmente.
Cadastro do transportador incorreto
Se o transportador presente no arquivo XML não estiver cadastrado no CRM, será apresentada a página Cadastro de Transportador, nela estará presente os dados disponíveis no XML referente ao transportador para que seja realizado o seu cadastro.
Cadastro de transportador
- CNPJ;
- Inscrição Estadual;
- Nome;
- Endereço;
- Estado;
- Cidade.
Ao concluir, a nota será gerada e o sistema exibirá o número, o nome do cliente/fornecedor, a data de emissão e o valor total. Além disso, estarão disponíveis as seguintes opções:
- Nova Nota: para que seja possível iniciar um novo lançamento;
- Imprimir Nota: que exibirá o documento interno para a conferência das informações;
- Conferir os preços de venda dos itens que foram atualizados;
- Imprimir etiquetas dos produtos desta nota;
Finalização da nota
Ao efetuar uma entrada de compras com CST x.60 ou CSOSN x.500, na finalização da nota, será exibida uma mensagem com o link para que sejam informados os valores de base de cálculo, alíquota e valor de ICMS - ST retido na nota.
Mensagem com o link para informações de ICMS - ST
Na página que será apresentada serão exibidos os dados referentes a nota e para cada item inserido que possua incidência de ST será necessário informar os valores de ICMS-ST Retido e FCP do ICMS-ST Retido.
Informar valores de ICMS - ST Retido e FCP do ICMS-ST Retido.
Além disso, quando caso o usuário tenha que informar pedidos de compra para a entrada, porém possua o XML da nota, através do campo "Informar valores através do XML do fornecedor" será possível realizar o upload do arquivo para que os valores sejam preenchidos automaticamente.
Nota | ||
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Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx
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Para que a configuração dos CSTs compatíveis com ICMS seja realizada é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
E o item não possuir um CEST configurado, será apresentada uma mensagem informando que o código CEST é obrigatório e não será possível prosseguir com a inserção do item. Código CEST não Configurado
Tipo de Frete não habilitado.
Nota(s) Fiscal(is) Referenciada(s) na Devolução: [documento]/[série] emitida no dia [data documento] – Chave de Acesso: [chave] – Número ECF: [ECF] – Valor Total R$ [valor total] – Valor da Devolução R$ [valor parcial]
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O cálculo do ICMS ST é regido pelo Regime de Estimativa Simplificado nas operações internas e interestaduais envolvendo empresas do estado do Mato Grosso. Este cálculo é realizado para os produtos, inclusos na Nota Fiscal, que possuam Configuração Tributária com o "Percentual de Carga Tributária Média" preenchido. Para mais informações sobre esta configuração, consulte o manual Estoque, tópico "Config. Tributária".
Dica | ||
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INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX A configuração dos CSTs compatíveis deve ser realizada no parâmetro "CSTs compatíveis com ICMS/ST", que se encontra em Empresa > Parâmetros Globais > ACESSO RESTRITO > Fiscal", no grupo "Gerais". Neste parâmetro devem ser selecionados os CST's que devem ser compatíveis para o cálculo de ICMS/ST nos cadastros das notas fiscais de entrada, saída, devolução de entrada e devolução de saída. |
Âncora | ||||
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