Importante!

Prezado Cliente, esta rotina ANTIGA da Entrada XML (NF-e), em breve será descontinuada. Até lá, esta página do manual ainda estará disponível para questão de consulta, apenas. 


Esta rotina permite emitir notas fiscais de entrada através do upload de um arquivo XML oriundo da geração de uma nota fiscal eletrônica (NF-e). Para iniciar a entrada de compras é necessário informar os seguintes dados:


Entrada de compras via arquivo XML (NF-e)


  • Pedido de Compra: pode ser informado um número de um pedido aprovado, não cancelado e não excluído, sendo assim, será carregado automaticamente os campos Plano, Natureza de Operação e Comprador de acordo com os dados do pedido.
  • Arquivo: permite informar o arquivo XML realizar o upload;
  • Plano: permite informar o plano de pagamento;


Nota

Para alterar o plano de pagamento é necessário que a permissão Plano esteja habilitada em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Compras > Subgrupo Campos Alteração Pedido. Caso a permissão não esteja marcada, a seguinte mensagem será exibida na rotina ao tentar alterar o campo de Plano:


Mensagem de permissão para alterar o plano


  • Natureza de Operação: permite informar a natureza de operação;
  • Comprador: permite informar o comprador;
  • Data de entrada: por padrão será apresentada a data atual, mas pode ser alterada;
  • Reajustar Custo atualizando: esta opção indica qual dos dois valores será alterado quando ocorrer modificação no valor do custo dos produtos.
    • Preço de venda: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo valor de markup e o preço de venda que será alterado;
    • Markup: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo preço de venda e o markup que será alterado.

Ao alterar umas das opções citadas a cima, o sistema atualizará o cadastro do produto e será gerado um log da alteração, que poderá ser consultado através da rotina de pesquisa de logs (Empresa > Segurança > Pesquisar Logs). Mais informações sobre a pesquisa de logs vide manual de Empresa, tópico Pesquisar Logs.

  • Campo do produto (XML):
    • Código do produto (cProd);
    • Código de barras (cEAN).

Se o código de barras do item contido no XML (campo cEAN) estiver em branco ou não existir não será validado, mantendo o relacionamento configurado pelo usuário.

Se for informada a opção "Código do produto (cProd)" ou a opção "Código de barras (cEAN)", e em "Campo do Produto (ERP)" a opção selecionada for "Código do produto", caso o parâmetro "Bloquear a alteração do código de produto sugerido" (Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Cadastro de Produtos) esteja marcado, o recurso "Incluir novos produtos" ficará desabilitado, pois será obrigatório o uso dos códigos sugeridos pelo sistema para inclusão de novos produtos.

  • Campo do produto (ERP):
    • Código do produto;
    • Código Auxiliar;
    • Código de barras;
    • Referência.
  • Incluir novos produtos;
  • Atualizar fornecedor;
  • Preservar o Código de Barras como principal vínculo na integração: será apresentado somente se no campo "Campo do produto (XML)" for selecionada a opção "Código do Produto (cProd)". Quando marcado, ao prosseguir com a entrada de compras, o Código de Barras será considerado o principal vínculo, mesmo existindo vínculos com outros campos.
  • Considerar apenas Produtos (ERP) do mesmo Fornecedor da Nota: será apresentado somente se no campo "Campo do produto (ERP)" for selecionada a opção "Código Auxiliar" ou "Referência". Quando marcado, além de realizar o relacionamento com a referência ou o código auxiliar, considerará apenas os produtos em que o fornecedor da nota e o padrão cadastrado no sistema forem os mesmos.
  • Conhecimento de Frete;
  • Considerar valores de acréscimos e descontos oriundos do plano de pagamento: se este parâmetro estiver marcado o sistema irá calcular os descontos ou acréscimos existentes no plano de pagamento na geração da nota fiscal de entrada rateando os valores proporcionalmente para os itens. Se estiver desmarcado, o sistema irá considerar os valores oriundos do arquivo XML.

  • Código de barras: na listagem será apresentada uma nova coluna informando os códigos de barras dos produtos. Este código possuirá um link que redirecionará o usuário a página de cadastro de códigos de barras. Mais informações sobre a página podem ser consultadas clicando aqui; 


Nota

Referente ao Pedido de Compra

  • Caso o pedido informado não seja reconhecido pelo sistema, , será exibida uma mensagem de alerta com alguns tópicos com hiperlinks para o Linx Share em cada tópico. Esta situação também ocorre se o arquivo XML informado possuir a TAG "xPed", caso contrário a rotina ocorre normalmente. Para mais informações sobre esta TAG vide manual NF-e.


Pedido não encontrado


  • Se em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque, o parâmetro "Buscar o número do pedido de compras através da tag "xPed" do XML" estiver desmarcado na entrada de compras via XML a informação correspondente ao número do pedido não será considerada.

Referente ao Cadastro de Novos Produtos

  • Se o código de barras a ser validado não estiver cadastrado no sistema, será gerada uma divergência informando o usuário e sugerindo o cadastro. Será necessário marcar a opção "Incluir novos produtos", desta maneira, ao prosseguir será aberta uma nova página para informar os dados para o cadastramento destes produtos no sistema, como setor, linha, marca, coleção, unid.p/ venda, espessura, custo, preço, configuração tributária, fornecedor, NCM, tipo do item, referência e cód. auxiliar. Além disso, o preço de venda deverá ser maior que zero.



Inclusão de novos produtos


  • Caso o a empresa possua o parâmetro "Utiliza grade ao invés de campos adicionais" habilitado, na página de Inclusão de Novos Produtos serão disponibilizadas duas colunas que corresponderão ao Tamanho e Cor. Caso a empresa opte por campos adicionais as colunas tamanho e cor não estarão disponíveis.


Utiliza grade - Tamanho e Cor


  • Será possível definir se o sistema utilizará o código de produto existente no arquivo ou a menor numeração sugerida, quando em "Campo do Produto (ERP)" estiver selecionada a opção "Código do Produto". Para utilizar a menor numeração sugerida é preciso marcar o parâmetro "Utiliza menor numeração sugerida na entrada de compras via XML" localizado em: Empresa > Parâmetro Globais > Estoque > Grupo "Entrada de Compras". Para configurar o parâmetro "Utiliza grade ao invés de campos adicionais" é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.
  • Ao selecionar Código do produto (cProd) na opção "Campo do produto (XML)", Código Auxiliar ou Referência na opção "Campo do produto (ERP)" e marcar "Incluir novos produtos" será exibida uma página para efetuar o cadastro de um novo produto. Nela, os campos Código Auxiliar ou Referência, de acordo com o que for selecionado anteriormente, estarão preenchidos automaticamente. Basta clicar em "Cadastrar" e prosseguir com a rotina.


Janela para o cadastro de um novo produto


Referente aos Campos "Atualizar fornecedor" e "Incluir novos produtos"

  • Quando os fornecedores da nota e padrão do sistema diferirem e ocorrer a divergência da não existência do item para o fornecedor padrão, será necessário cadastrar um novo produto com a mesma referência ou código auxiliar. Porém, se o campo "Atualizar fornecedor" estiver desmarcado, a divergência não ocorrerá.
  • Se houver mais de um item com o mesmo código auxiliar ou referência, e o campo "Incluir novos produtos" estiver desmarcado simultaneamente com o campo "Atualizar Fornecedor" marcado, será apresentada uma mensagem de divergência contendo os itens duplicados para o fornecedor padrão da nota. Assim, será permitido que o usuário realize a seleção correta dos itens para a entrada de compras.


Mensagem de divergência e seleção do Cód. do produto para resolução da inconsistência


Referente ao Fornecedor

  • Ao informar um fornecedor que possua pedidos pendentes, será exibida uma mensagem com o número e o valor de cada pedido. Para configurar esta validação é necessário entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.


Pedido pendente do fornecedor

  • Ao preencher todos os campos citados acima e prosseguir os dados do arquivo serão lidos e será verificado se existem já no sistema os registros de fornecedor e dos produtos da nota. Caso o fornecedor contido no arquivo XML não exista no ERP, automaticamente ele será cadastrado e a classe fiscal, necessária para a configuração tributária dos produtos, será configurada de acordo com a UF do fornecedor. Exemplo: Se o fornecedor for do estado do Paraná, sua classe fiscal será PR (para mais informações sobre configuração tributária vide item Config. Tributária neste manual).

Referente ao Novo Layout do EFD Contribuições - versão 1.22

Com o novo layout do EFD Contribuições - versão 1.22 foram inclusos dois novos modelos de Notas Fiscais:

  • Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços - CT-e OS: novo modelo de documento fiscal instituído conforme Ajuste SINIEF nº 10, de 2016, a ser utilizado para os fatos geradores a partir de 01 de julho de 2017;
  • Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e: novo modelo de documento fiscal para as operações de prestação de serviços, em desenvolvimento de forma integrada entre a Receita Federal do Brasil e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), conforme o Protocolo de Cooperação ENAT nº 02, de 7 de dezembro de 2007, com previsão de produção e utilização a partir de novembro de 2017.

Referente a Produção em Escala não Relevante

Ao realizar uma entrada de compras via XML com dados sobre produção em escala não relevante, cnpj do produtor e código do benefício fiscal do produtor divergentes dos configurados no cadastro do produto o sistema somente realizará a atualização caso o parâmetro "Atualizar informações de produção em escala não relevante do produto na entrada de compras via XML" esteja habilitado em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Grupo “Entrada de Compras”.

Referente ao Campo "Reajustar Custo atualizando"

  • A forma preferencial de reajuste de custo pode ser configurada em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Grupo "Outras Configurações" > parâmetro "Forma preferencial de reajuste de custo", onde podem ser escolhidas as opções Nenhum, Preço de Venda ou Markup. A opção "Nenhum" somente estará disponível para escolha quando o tipo de custo para o CMV, configurado para a empresa, for diferente de "C – Médio". Se este parâmetro estiver marcado, no filtro "Reajustar Custo atualizando" da página da entrada de compras, a opção que foi configurada no parâmetro será selecionada automaticamente. Para que este recurso esteja disponível e para realizar a configuração do tipo de custo é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
  • Se a natureza de operação que será utilizada estiver configurada para "Atualizar estoque" e "Atualizar Custo Médio", a quantidade do item em estoque e seu custo médio serão atualizados

Referente ao Lote

A opção "Incluir Lote" somente estará disponível se o parâmetro "Utiliza controle de produtos por lote" estiver ativo. Para configurar este parâmetro é necessário entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx


Referente a Utilização de Grade

Para habilitar o parâmetro "Utiliza grade ao invés de campos adicionais" é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > grupo Cadastro de Produtos.

Referente ao Alerta de Pedido Pendente

Para ser exibido o alerta de pedido pendente na Entrada de Compra, é necessário ativar um parâmetro localizado em Empresa > Parâmetros Globais > ACESSO RESTRITO > Estoque > Grupo Entrada de Compras > Parâmetro "Permitir Alerta de Pedido de Compra Pendente".

Referente ao Custo

  • Para que o parâmetro "Forma preferencial de reajuste de custo" é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Entrada de Compras e marcar o item "Permitir escolher a forma preferencial de reajuste de custo".
  • Para que seja possível selecionar a opção "Nenhum" no parâmetro "Forma preferencial de reajuste de custo" é necessário que a empresa tenha o tipo de custo definido com uma das seguintes opções: "A - Gerencial - Custo c/ ICMS" ou "B - Gerencial - Custo Total" disponíveis em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Contabilidade > Grupo "Custo Mercadorias Vendidas - CMV" > Parâmetro "Tipo de Custo".

Referente ao Controle por Lote

Para efetuar a ativação do parâmetro "Utiliza controle de produtos por lote", localizado em Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Cadastro de Produtos > Empresa, deve ser aberta uma OS de banco de dados.
Alertas

Divergências de CNPJ

  • Caso seja informado um pedido será comparado o  CNPJ do fornecedor contido no pedido, com o CNPJ emitente contido no arquivo. Se houver divergência, será apresentada uma mensagem alertando o usuário sobre tal situação e não será possível prosseguir com a operação.


Mensagem sobre divergência entre emitente e fornecedor

  • Será verificado também, se o CNPJ do destinatário, contido no arquivo XML, no campo "Documento do Destinatário" é igual ao CNPJ da empresa selecionada na abertura do ERP. Se os documentos não forem iguais, será apresentada uma mensagem alertando o usuário sobre a divergência e o processo será interrompido.


    Mensagem sobre divergência entre destinatário e empresa


Divergência com Serviços

Se o arquivo XML informado possuir algum serviço com retenção de CSRF (Contribuições Sociais Retidas na fonte), não será possível realizar a entrada de compras através da rotina de Entrada de compras via XML. Entrada de compras de serviços que possuem retenção de CSRF devem ser realizadas pela rotina de Entrada de compras manual.


Entrada de compras via XML contendo serviço com retenção de CSRF


Entrada de Compras via XML com Pedido de Compra

Caso a entrada de compras XML esteja relacionada a um pedido de compra, ao prosseguir será necessário realizar a confirmação dos itens do pedido. No momento da conferência dos itens haverá três possíveis situações:

  1. Se o pedido possuir uma quantidade inferior ou igual dos mesmos itens do XML, todos serão marcados;
  2. Se o pedido possuir os mesmos produtos do XML, porém em quantidade maior, a quantidade excedente não será marcada e ao finalizar a nota, o pedido estará com o status "Pendente".
  3. Se o pedido não possuir nenhum produto presente no XML nenhum deles será marcado e ao finalizar a nota o pedido ainda estará disponível para realizar outra entrada de compras.


Inserção de itens


Ao prosseguir, todos os itens marcados serão inclusos na nota. Nesta página também poderão ser incluídos itens adicionais e a exclusão somente poderá ser realizada para os itens incluídos manualmente, ou seja, os itens inclusos diretamente do pedido de compra que tem relação aos produtos do XML não poderão ser excluídos.

Ao gravar a nota de entrada, será exibido na página um link para visualizar as divergências encontradas quando a nota tiver sido realizada a partir de um pedido de compra.


Link de divergências


Listagem de divergências


Entrada de Compras via XML sem Pedido de Compra

Ao informar todos os dados, caso não seja apresentada nenhuma divergência o usuário será direcionado para a página de inclusão de itens, na qual serão exibidos todos os itens contidos no XML. Além disso, poderão ser incluídos itens adicionais ou excluídos.

Caso algum produto não esteja cadastrado será exibida a página para cadastro, para mais informações consulte o tópico "Referente ao cadastro de novos produtos" deste manual.


Inserção de itens


Ao realizar o upload de um arquivo XML o sistema irá buscar as informações de códigos e valores dos produtos, percentuais e valores de impostos, frete, seguro, despesas, descontos, entre outros. Os valores referentes ao PIS e COFINS serão apresentados conforme as alíquotas cadastradas na configuração tributária do item, que está atrelada à natureza de operação informada na entrada de compras. 

Os valores de desconto, frete, seguro e despesas acessórias poderão ser alterados na página de finalização da nota fiscal através do botão  ao lado do campo "Valor Líquido". Para tanto deve-se realizar a configuração de quais destes valores poderão sofrer alterações no momento da geração da nota fiscal em: ERP > Parâmetro Globais > Estoque > Grupo "Informações Editáveis na Entrada de Compras via XML e Devoluções". Após efetuar alteração dos valores o sistema irá ratear proporcionalmente para cada produto.


Detalhamento do Desconto, Frete, Seguro e Despesas Acessórias dos Itens


Caso a soma dos descontos dos itens do XML seja diferente do desconto total que também consta no arquivo XML, o sistema irá apresentar uma mensagem informando sobre a divergência e permitirá editar o campo "Desconto".  

Após ter efetuado a inserção dos produtos desejados, o sistema irá apresentar a página de classificação fiscal dos produtos, que irá conter:


Classificação fiscal


  • Cód. Produto;
  • Descrição;
  • NCM;
  • CEST.


Ao salvar e confirmar a operação, o sistema apresentará a página de finalização da nota fiscal. Nesta página será possível alterar os valores de IPI, Base ICMS e Valor ICMS através do botão  para cancelar a edição basta pressionar o botão 


Dados e Valores da Nota


Se a empresa utilizar a rotina de crédito avulso, ao emitir uma nota de compra de um fornecedor que possua crédito, será apresentado o campo "Crédito" e ao seu lado será apresentado o saldo disponível, este crédito pode ser utilizado como forma de pagamento.


Crédito

Ao informar o valor do crédito a ser utilizado, serão apresentados todos os créditos e o sistema irá ratear o valor informado entre os créditos pertencentes ao cliente utilizando sempre o crédito mais antigo. 


Crédito disponível e rateio

Ao informar o valor total da Nota no campo "Crédito" o sistema irá realizar a seleção de um plano de pagamento que possua a forma de pagamento "Dinheiro" e que não possua índice de acréscimo ou desconto. Ao prosseguir, o sistema realizará a integração com o financeiro e contábil. Ao acessar o documento interno (Faturamento > Relatórios > Movimento Diário) o valor pago com crédito estará especificado como "Dinheiro".


Documento Interno


Nota

Para utilizar o crédito como forma de pagamento a empresa não pode estar utilizando múltiplos planos de pagamento. Para realizar a desativação desta funcionalidade é necessário entrar em contato com o suporte técnico.

Suporte técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para desabilitar a funcionalidade de múltiplos planos de pagamento é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento" deve estar desmarcado.


Na finalização da nota, no grupo "Integração com Financeiro" será apresentado o campo "Categoria", com este campo preenchido, ao gerar uma fatura esta informação será replicada para a fatura. Caso o usuário informe uma categoria que não esteja cadastrada, será apresentada uma opção de cadastro.


Categoria


Detalhamento de Faturas

O detalhamento de faturas só será exibido caso seja informado um plano de pagamento que gere faturas e nele poderão ser visualizados as seguintes informações: 


Detalhamento de Faturas


  • Número: deverá ser informado o número da fatura;
  • Data de Vencimento: deverá ser informado Dia, Mês e Ano para vencimento da fatura;
  • Valor: será apresentado o valor a ser pago em cada fatura;
  • Observação: poderá ser informado uma observação para as faturas;
  • Cód. Barras / Linha digitável: poderá ser informado o código de barras de cada fatura, fornecidas pelo fornecedor. este número pode ser observado na alteração de faturas;


Durante a finalização poderão ser informados os Dados complementares, Dados do transportador e as observações. Para mais informações sobre o processo de finalização de nota fiscal vide manual Finalização da Nota Fiscal de Saída.

Se no arquivo XML possuir um transportador que estiver cadastrado corretamente no módulo CRM, o grupo "Dados do transportador" na finalização da nota será apresentado preenchido. Se o transportador presente no arquivo estiver cadastrado no CRM mas o campo "Tipo" estiver diferente de "Transportador" na finalização da nota apenas os campos Quantidade, Espécie e Marca estarão carregados, os campos Transportador, Tipo de Transporte, Número, Peso bruto e Peso líquido deverão ser informados manualmente. 


Cadastro do transportador incorreto


Se o transportador presente no arquivo XML não estiver cadastrado no CRM, será apresentada a página Cadastro de Transportador, nela estará presente os dados disponíveis no XML referente ao transportador para que seja realizado o seu cadastro.


Cadastro de transportador


  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • Nome;
  • Endereço;
  • Estado;
  • Cidade.


Ao concluir, a nota será gerada e o sistema exibirá o número, o nome do cliente/fornecedor, a data de emissão e o valor total. Além disso, estarão disponíveis as seguintes opções:

  • Nova Nota: para que seja possível iniciar um novo lançamento;
  • Imprimir Nota: que exibirá o documento interno para a conferência das informações;
  • Conferir os preços de venda dos itens que foram atualizados;
  • Imprimir etiquetas dos produtos desta nota;


Finalização da nota


Ao efetuar uma entrada de compras com CST x.60 ou CSOSN x.500, na finalização da nota, será exibida uma mensagem com o link para que sejam informados os valores de base de cálculo, alíquota e valor de ICMS - ST retido na nota.


Mensagem com o link para informações de ICMS - ST


Na página que será apresentada serão exibidos os dados referentes a nota e para cada item inserido que possua incidência de ST será necessário informar os valores de ICMS-ST Retido e FCP do ICMS-ST Retido.


Informar valores de ICMS - ST Retido e FCP do ICMS-ST Retido.


Além disso, quando caso o usuário tenha que informar pedidos de compra para a entrada, porém possua o XML da nota, através do campo "Informar valores através do XML do fornecedor" será possível realizar o upload do arquivo para que os valores sejam preenchidos automaticamente.


Nota

  • Os campos relacionados ao FCP do ICMS-ST Retido (base, alíquota e valor) somente estarão disponíveis se no cadastro do produto a opção "Produto Supérfluo" estiver marcada.
  • Para utilizar diversos planos de pagamento é necessário habilitar o parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento", para tanto, deve-se entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.
  • Para que seja possível editar os campos "IPI", "Base ICMS" e "Valor ICMS" é necessário habilitar o parâmetro "Ajuste manual de ICMS e IPI", para tanto, deve-se entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.
  • Na finalização da nota fiscal não será possível informar caracteres especiais no campo "Complemento".
  • Para empresas dos Estados de SP e RS esta rotina sofrerá alterações, para mais informações clique aqui.
  • Caso as informações sobre o ICMS Retido não sejam preenchidas as notas serão rejeitadas.

Suporte Técnico

Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

  • Para ativar o parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento" é necessário acessar ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento.

  • Para ativar o parâmetro "Ajuste manual de ICMS e IPI" é necessário acessar ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento.


Nota

  • Esta rotina somente aceitará arquivos de notas fiscais eletrônicas validados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).
  • Se os itens contidos na nota ou pesquisados não possuírem um detalhamento de configuração tributária válido, será exibido o símbolo , indicando a situação do produto. Enquanto não for realizado o devido detalhamento da configuração tributária não será possível inserir o item na venda. O detalhamento da configuração tributária poderá ser realizado em Suprimentos -> Estoque -> Cadastros Auxiliares -> Config. Tributária, clicando no link . Para mais informações vide item Config. Tributária neste manual.
  • Quando os itens inseridos na nota fiscal possuírem ICMS/ST será feita uma averiguação para verificar se o CST (Código da Situação Tributária) de cada item é compatível com ICMS/ST. Caso não seja, no momento de prosseguir será exibida uma mensagem informando quais itens possuem CST incompatível e quais são os códigos válidos. Ao clicar no link "Voltar", a página será redirecionada para a página de inserção de itens, onde aqueles que foram exibidos na mensagem poderão ser excluídos para que o sistema permita a finalização do cadastro.

    A correção do CST do item deverá ser realizada na configuração tributária do produto em Suprimentos -> Estoque -> Cadastros Auxiliares -> Config. Tributária. Se a correção for efetuada no momento em que a nota estiver sendo cadastrada, os itens incorretos deverão ser excluídos da nota fiscal e inseridos novamente para assumirem o novo código da situação tributária. Este procedimento será realizado em notas fiscais de venda, compra, devolução de venda e devolução de compra.
    Quando não existir nenhum CSTs definido como compatível com ICMS/ST o sistema não fará a validação dos itens.



Alerta sobre produtos com CSTs incompatíveis com ICMS/ST

Para que a configuração dos CSTs compatíveis com ICMS seja realizada é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.


  • Caso forem inseridos produtos que contenham uma das CSTs abaixo:
    • x.10 (tributada com cobrança de ICMS por substituição tributária);
    • x.30 (isenta ou não tributada com cobrança de ICMS por substituição tributária);
    • x.60 (ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária);
    • x.70 (com redução de base de cálculo e cobrança de ICMS por substituição tributária);
    • x.90 (outros, desde que com a TAG vICMSST).
    • Ou uma das CSONs:
    • x.201 (tributada pelo simples nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária);
    • x.202 (tributada pelo simples nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária);
    • x.203 (isenção do ICMS no simples nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por substituição tributária);
    • x.500 (ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação);
    • x.900 (outros). 

E o item não possuir um CEST configurado, será apresentada uma mensagem informando que o código CEST é obrigatório e não será possível prosseguir com a inserção do item.


Código CEST não Configurado


  • O parâmetro "Habilitar obrigatoriedade do código CEST", disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais, deve ser marcado levando em consideração o ramo de atividade da empresa, pois o CEST será obrigatório em: 1º de julho de 2017 para indústria e importadoras, 1º de outubro de 2017 para atacadistas e 1º de abril de 2018 para os demais segmentos econômicos. Portanto, caso a configuração não esteja adequada, conforme a legislação, será exibida a mensagem acima.

  • O campo "Tipo de frete" do arquivo, respeitará os seguintes códigos: 0 - frete por conta do Emitente, 1 - frete por conta do Destinatário, 2 - frete por conta de Terceiros e 9 - sem a ocorrência de frete. Caso os tipos de fretes não estejam de acordo com o parâmetro "Tipos de frete disponíveis", o sistema irá exibir a seguinte mensagem.


Tipo de Frete não habilitado.


  • O parâmetro "Tipos de frete disponíveis" poderá ser configurado em: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos-Gerais, Grupo Frete.
  • É possível fazer a conferência e a alteração dos preços de venda dos produtos da nota fiscal de entrada clicando no link "Clique aqui para conferir os preços de venda dos itens que foram atualizados.". O link somente é disponibilizado se houver alteração do custo do produto na inclusão do item na nota e se a natureza de operação da entrada de compras estiver com a configuração no campo "Atualiza preço de custo por:" diferente de "Não atualizar".



Página de conferência dos preços de venda dos produtos da nota de entrada


Ao clicar em "Ajustar", caso algum preço de venda tenha sido alterado, será exibida uma listagem dos produtos com os preços antigos e os preços atuais.

  • A alíquota de IPI carregada automaticamente para o produto é calculada com base na alíquota de IPI informada no detalhamento da configuração tributária do produto X classe fiscal do fornecedor (Suprimentos -> Estoque -> Cadastros Auxiliares -> Config. Tributária).
  • Nos casos de NF-e de Devolução de venda, serão gravadas informações complementares no campo “Informações Complementares” do DANFE e do documento interno, e no arquivo XML (tag infCpl), no seguinte formato:

Nota(s) Fiscal(is) Referenciada(s) na Devolução: [documento]/[série] emitida no dia [data documento] – Chave de Acesso: [chave] – Número ECF: [ECF] – Valor Total R$ [valor total] – Valor da Devolução R$ [valor parcial]

  • Ao realizar o cálculo do Diferencial de Alíquota, a base do IPI somente irá compor a Base de Cálculo quando o item for destinado a uso/consumo ou ativo imobilizado. Ou seja, se a CFOP do produto for 1406, 1407, 1551, 1554, 1556, 1557, 2406, 2407, 2551, 2556, 2554 ,2557, 3551 ou 3556. Esta regra somente será aplicada quando o parâmetro "Base de cálculo para o diferencial de alíquota de ICMS" estar configurado como "Valor Contábil";


O cálculo do ICMS ST é regido pelo Regime de Estimativa Simplificado nas operações internas e interestaduais envolvendo empresas do estado do Mato Grosso. Este cálculo é realizado para os produtos, inclusos na Nota Fiscal, que possuam Configuração Tributária com o "Percentual de Carga Tributária Média" preenchido. Para mais informações sobre esta configuração, consulte o manual Estoque, tópico "Config. Tributária".


Dica

  • As rotinas de entrada de compras estão protegidas pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estarão disponíveis se o usuário tiver permissão para acesso (Grupo Estoque, Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque, permissão "Entrada de Compras via XML/NF-e").
  • As séries de entrada estão protegidas pelo gerenciamento de segurança do sistema, onde é possível controlar a visualização e utilização das mesmas através da permissão de usuário "Séries de Entrada bloqueadas (para lançamentos fiscais de entrada):" localizado no grupo Estoque, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque. Esta permissão de usuário tem o objetivo de bloquear a utilização das séries de entrada para lançamentos fiscais conforme o perfil do usuário.
  • As naturezas de operação estão protegidas pelo gerenciamento de segurança do sistema, onde é possível controlar a visualização e utilização das mesmas através da permissão de usuário "Naturezas de Operação bloqueadas (para lançamentos fiscais de entrada):" localizado no grupo Estoque, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque. Esta permissão de usuário tem o objetivo de bloquear a utilização das naturezas de operação de entrada para lançamentos fiscais conforme o perfil do usuário. Esta configuração de usuário será aplicada para todas as rotinas que envolvem a utilização da natureza de operação de entrada no seu processo de execução, ou seja, podem-se citar além das Entradas de Compra, as rotinas de Conhecimento de Frete, Cancelamento de Nota Fiscal de Entrada e Nota Fiscal Complementar/ajuste de Entrada.
  • Se permissão "Bloquear inserção de itens na entrada de compras via XML" estiver habilitada para um determinado grupo de usuários não permitirá a inclusão de novos itens na nota fiscal além dos produtos existentes no arquivo XML. Esta permissão pode ser configurada em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque.

Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

A configuração dos CSTs compatíveis deve ser realizada no parâmetro "CSTs compatíveis com ICMS/ST", que se encontra em Empresa > Parâmetros Globais > ACESSO RESTRITO > Fiscal", no grupo "Gerais". Neste parâmetro devem ser selecionados os CST's que devem ser compatíveis para o cálculo de ICMS/ST nos cadastros das notas fiscais de entrada, saída, devolução de entrada e devolução de saída.