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Chave

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  • A formatação mudou.
Entrada de Compras (Manual)


Painel

A Entrada de Compras Manual é

realizada ao receber uma mercadoria de um fornecedor quando a nota emitida por ele é física.

Configurações da Rotina

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

A permissão de usuário "Entrada de Compras (Manual)"

utilizada nos processos de recebimentos de mercadorias, onde a nota fiscal emitida é do tipo física.

A permissão de acesso entrada de compras (manual) está disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Estoque > Permissões Gerais do Grupo Estoque deve

estar marcada. deve

estar marcada.

Executando a Rotina

 

Ao acessar Suprimentos > Estoque > Entrada de Compras > Entrada

de Compras (Manual) será necessário informar os dados da nota fiscal. A entrada de Compras pode ser dividida em Image Removed

Dados da nota fiscal de entrada manual

Dados Iniciais

Devem ser informados:

  • Pedido de compra: caso exista, deve ser informado o número do pedido de compra que originou a nota;

Se for informado um número de pedido inexistente no sistema será apresentado um alerta com os possíveis motivos e cada um deles possui um link para uma breve documentação sobre a ação a ser realizada a seguir.

Image RemovedAlerta de pedido não encontrado

  • Data de Emissão: deve ser informada a data de emissão da nota que se está dando entrada;
  • Data de Entrada: deve ser informada a data de entrada da mercadoria e nota, normalmente é a data atual;
  • Fornecedor: deve ser informado o fornecedor das mercadorias e nota. Caso o código inserido não esteja cadastrado como fornecedor será apresentada uma mensagem de alertando para a divergência, nesse caso será necessário modificar o cadastro na rotina de CRM, para saber mais clique aqui.

Image RemovedAlerta de código não cadastrado como fornecedor

Se o fornecedor possuir pedidos pendentes será apresentado um alerta com até 10 pedidos pendentes, caso o os pedidos excedam esse número, será apresentado o link "Ver Mais Pedidos" que apresentará os demais pedidos, ao clicar em "OK" no alerta o usuário poderá concluir a entrada de compras normalmente.

Image RemovedPedidos pendentes do fornecedor

  • Utilizar série de saída: deve ser marcado caso o usuário queira utilizar uma série de saída para a entrada de compra;
  • Série da Nota Fiscal: deve ser informada uma série para a nota fiscal. Caso a série de nota fiscal que deseja informar não esteja cadastrada, basta clicar no ícone Image Removed ao lado do campo para um novo cadastro. Ao acionar o botão, será exibida uma mensagem para que seja confirmada a operação.

    Image Removed

    Mensagem de confirmação para cadastro de série

    Clicando em Ok, o usuário será direcionado para a rotina de Cadastro de Série Entrada, basta preencher os seguintes campos:

    • Série: deve ser informado o número da série que deseja cadastrar;
    • Empresa: deve ser selecionada a empresa para qual a série estará disponível.

    Image Removed

    Cadastro de nova série de nota fiscal

    Após preencher os campos e Salvar, a página será fechada automaticamente e retornará à rotina de Entrada de Compras Manual com a série cadastrada já selecionada.

    Image Removed

    Campo Série da nota fiscal

    Dica
    titleDica

    Para mais informações sobre o cadastro de série de entrada, clique aqui.

    • Modelo da Nota Fiscal: deve ser informado um o modelo da nota fiscal que está sendo gerada;
    • Chave da NF-e: deve ser informado a chave da NF-e. Este campo só será visível ao selecionar o modelo "Nota Fiscal Eletrônica"; 

    Ao informar a chave o sistema irá consultar se o dígito verificador está correto, ele é o último número da chave e é formado por um cálculo realizado no restante dos números da chave. Sendo assim, o cálculo será refeito e caso os dados não estejam corretos será solicitado que o usuário re-informe a chave da NF-e, a operação não poderá ser prosseguida caso esta informação não seja corrigida.

    Image RemovedAlerta do Campo Chave de Acesso

    Nota
    titleNota

    A chave da NF-e é composta dos seguintes dados: Código da UF (fornecedor), Ano e Mês de Emissão, CNPJ do Fornecedor, Modelo, Série, Número da NF-e, Código Numérico e Dígito Verificador.

    • Conhecimento de Frete:
    • Natureza de Operação: deve ser informado uma natureza de operação para a nota que está sendo gerada;
    • Comprador: deve ser informado um comprador;
      • Atualizar Fornecedor:
      • Exibir Código de Barras: quando marcado, na inclusão de itens será exibido o código de barras do produto. Este código possuirá um link que redirecionará o usuário a página de cadastro de códigos de barras. Mais informações sobre a página podem ser consultadas clicando aqui;
      • Reajustar Custo Atualizando: há duas formas de reajustar custo: por Preço de venda ou Markup. Esta opção indica qual dos dois valores será alterado quando ocorrer modificação no valor do custo dos produtos. 
        • Preço de venda: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo valor de markup e o preço de venda que será alterado;
        • Markup: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo preço de venda e o markup que será alterado

        Este reajuste é obrigatório se a natureza de operação estiver configurada para reajuste. Ao alterar umas das opções citadas a cima, o sistema atualizará o cadastro do produto e será gerado um log da alteração, que poderá ser consultado através da rotina de pesquisa de logs (Empresa > Segurança > Pesquisar Logs). Mais informações sobre os logs podem ser consultadas clicando aqui.

    Para verificar as últimas notas de compras lançadas, basta selecionar a opção "Mostrar Últimas Notas de Entrada". 

    Image Removed

    Botão para acessar as últimas notas de entrada lançadas

    Esta opção exibirá as últimas cinco notas de entrada lançadas no sistema, sendo que a primeira a ser listada será a que for lançada por último, ou seja, a mais recente. 

    Image Removed

    Listagem das últimas notas de entrada lançadas

    Em cada nota exibida é possível ver as seguintes informações: data de emissão, data de lançamento, o número do documento/série, o número da operação, fornecedor, a quantidade de itens, a quantidade de peças, o valor total da nota e a empresa em que foi lançada. Além disso, também será possível realizar as ações de visualizar nota no ícone Image Removed e cancelar no ícone Image Removed. Ao cancelar uma nota, uma nova janela será aberta e conterá as seguintes informações: Data de Emissão, Documento / Série, Cliente e Natureza de Operação. Abaixo terá uma listagem dos produtos emitidos na nota de entrada com o código, descrição, quantidade, valor unitário e valor total.

    Image Removed

    Cancelamento de uma nota de entrada

    Para efetuar o cancelamento da nota de entrada, é necessário responder algumas questões com as opções "Sim" ou "Não" e clicar em "Confirma".

    Image Removed

    Perguntas para o cancelamento da nota de entrada

    Nota
    titleNota
    • As notas sinalizadas com Image Removed indicam que não estão somando no relatório.
    • Além disso, será exibida uma observação de quando não é possível realizar a alteração de uma nota de entrada.

    Image Removed

    Observação da listagem de notas de entrada

    Inclusão de Itens

    Através do botão "Inserir Itens"

    Após clicar no botão "Inserir Itens" o usuário deve selecionar uma forma de pesquisa para os itens, podendo ser: Código, Referência, Código de Barras, Código Auxiliar, Notas Fiscais e Marca, o usuário ainda pode selecionar as opções "Listar apenas produtos do fornecedor "x"" e "Pesquisa cumulativa (continuar pesquisando e mantes itens)". 

    Ao inserir itens, será possível marcar o filtro "Listar apenas produtos do fornecedor (Nome do fornecedor)" que listará somente os produtos do fornecedor relacionado à nota fiscal.

    Image RemovedBusca de Produtos

    Ao pesquisar um item no campo "Pesquisar por:" serão listados todos os produtos vinculados a pesquisa. Na listagem serão exibidos os campos:

    • Registros por página: no qual o usuário poderá escolher quantos produtos serão visualizados por página;
    • Pesquisar: no qual o usuário poderá realizar uma busca dentre todos os produtos listados como resultado da consulta anterior;

    Image RemovedCampos auxiliares de pesquisa

    Para replicar os valores incluídos em um produto para os demais da listagem, basta clicar na seta para baixo. Ao replicar os valores inseridos, eles constarão em todos os produtos buscados e listados na primeira pesquisa, mesmo que o usuário tenha realizado outra busca e reduzido o número de produtos.

    Image Removed

    ícone (Image Removed) para replicar valores

    É possível inserir o valor da despesa por item, para isso basta habilitar o parâmetro "Utiliza despesa por item" disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > Estoque.

    Image RemovedEntrada de compras – Inserção de Itens

    Informações
    titleParametrização

    Referente a obrigatoriedade do CEST

    Se o produto não possuir um CEST configurado e o parâmetro "Habilitar obrigatoriedade do código CEST" estiver ativo, não será permitido realizar a inclusão do item na nota. Mais informações sobre a configuração do CEST vide manual Habilitar obrigatoriedade do código CEST.

    Após inserir os itens desejados, caso necessário, é possível exclui-los um a um ou em lote, marcando a caixa de seleção no topo da coluna e clicando opção "Excluir". Este comportamento também ocorre na inserção de serviços.

    Image RemovedItens inclusos

    Inserir itens via arquivo em lote

    Quando utilizada a opção "Inserir itens via arquivo em lote", e o arquivo for do tipo "Posição fixa" deverá ser configurada a posição da despesa em: Empresa > Parâmetros Globais > EstoqueLeitura do arquivo de produtos (formato TXT). No campo "Posição início despesas" e "Posição fim despesas" deverá ser informada a posição em que iniciará e terminará o valor da despesa no arquivo txt que será importado no sistema.

    Image RemovedParâmetros Globais de estoque

    Finalização da Nota Fiscal

    Após ter efetuado a inserção dos produtos desejados, ao pressionar o botão "Prosseguir", o sistema apresentará a página de finalização da nota fiscal. Esta página é dividida em quatro grupos, sendo: Dados e Valores da Nota, Dados Complementares, Dados do Transportador e Observações.

    Dados e Valores da Nota

    Será possível alterar os valores de IPI, Base ICMS e Valor ICMS através do botão Image Removed. Além disso, para cancelar a edição, deve-se pressionar o botão Image Removed. Realizadas as edições necessárias será possível definir os planos de pagamento, conforme a imagem abaixo.

    Image RemovedDados e Valores da Nota

    Será possível alterar os valores de desconto, frete, seguro e despesas acessórias através do link "Visualizar distribuição do desconto, frete, seguro, e despesas dos itens da nota" disponibilizado no grupo "Dados e Valores da Nota".

    Image RemovedLink

    Image RemovedDetalhamento do Desconto, Frete, Seguro e Despesas Acessórias dos Itens

    Crédito Avulso como Pagamento

    Se a empresa utilizar a rotina de crédito avulso, ao emitir uma nota de compra de um fornecedor que possua crédito, será apresentado o campo "Crédito" e ao seu lado será apresentado o saldo disponível, este crédito pode ser utilizado como forma de pagamento.

    Image RemovedCrédito

    Ao informar o valor do crédito a ser utilizado, serão apresentados todos os créditos e o sistema irá ratear o valor informado entre os créditos pertencentes ao cliente utilizando sempre o crédito mais antigo. 

    Image RemovedCrédito disponível e rateio

    Ao informar o valor total da Nota no campo "Crédito" o sistema irá realizar a seleção de um plano de pagamento que possua a forma de pagamento "Dinheiro" e que não possua índice de acréscimo ou desconto. Ao prosseguir, o sistema realizará a integração com o financeiro e contábil. Ao acessar o documento interno (Faturamento > Relatórios > Movimento Diário) o valor pago com crédito estará especificado como "Dinheiro".

    Image RemovedDocumento Interno

    Nota
    titleNota

    Para utilizar o crédito como forma de pagamento a empresa não pode estar utilizando múltiplos planos de pagamento. Para realizar a desativação desta funcionalidade é necessário entrar em contato com o suporte técnico.

    Aviso
    titleSuporte técnico

    INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

    Para desabilitar a funcionalidade de múltiplos planos de pagamento é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento" deve estar desmarcado.

    Ao prosseguir será apresentada a parte dois da finalização, que é dividida em: Dados da Nota, Valores, Integração com Financeiro, Detalhamento das Faturas e Contabilidade.

    Integração com Financeiro

    Na finalização da nota, no grupo "Integração com Financeiro" será apresentado o campo "Categoria", com este

    Manual é possível fazer a entrada manual dos produtos e gerar a nota fiscal, ou pesquisar as notas fiscais de entrada. 

    ENTRADA DE PRODUTOS NO ESTOQUE/DADOS INICIAIS

    Preenchimento opcional:

    • Data de Emissão;
    • Data de Entrada;
    • Utiliza Declaração Única de Importação (DUImp): essa opção será visível apenas se a natureza de operação utilizada estiver com o parâmetro

    • Exibir código de barras;

    Preenchimento obrigatório:

    • Pedido de compra;
    • Fornecedor;
    • Série da Nota Fiscal;
    • Número da Nota Fiscal;
    • Modelo da nota fiscal: esse campo será preenchido somente se a opção Utilizar série de saída não esteja marcada;
      • Conforme o modelo de nota fiscal selecionado, poderá abrir na tela outros campos relacionados a este modelo selecionado, como no caso de Nota de Energia Elétrica que abre os campos "Classe de consumo", "Tipo de ligação", dentre outros, que são específicos para energia elétrica.
    • Chave da NF-e: este campo só será visível ao selecionar o modelo Nota Fiscal Eletrônica
    • Conhecimento de Frete;
    • Natureza de operação;
    • Comprador;
    • Reajustar custo atualizando.

    Após preencher os campos clique em prosseguir, na tela seguinte será possível inserir os itens.

    Image Added

    Dica
    titleDica
    • Para mais informações sobre o cadastro de série de entrada, clique aqui;
    • Para consultar as últimas notas fiscais de entrada geradas, clique no botão ao lado do campo prosseguir, serão apresentadas as últimas cinco notas fiscais;
    • A chave da NF-e é composta dos seguintes dados: Código da UF (fornecedor), Ano e Mês de Emissão, CNPJ do Fornecedor, Modelo, Série, Número da NF-e, Código Numérico e Dígito Verificador.



    Painel
    titleColor#fff
    titleBGColor#411D5A
    borderStylesolid
    titleSobre a Entrada Manual


    Expandir
    titleModelos de Nota


    Nota
    titleNOTA

    Além da nota de entrada de produtos e as outras já existentes atualmente, a partir da Release de Novembro/2023 já é possível emitir também as seguintes notas:

    • Nota Fiscal Fatura Eletrônica de Serviços de Comunicação - NFCom, modelo 62
      • Ainda é possível utilizar as notas modelo 21 e 22, antes de serem substituídas. Mas a partir de Julho/2024 elas serão descontinuadas e será obrigatório utilizar somente a nota modelo 62.
    • Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica, modelo 66 
      • Ainda é possível utilizar a nota modelo 6, antes de ser substituída. Mas a partir de Julho/2024 ela será descontinuada e será obrigatório utilizar somente a nota modelo 66.

    Para emitir uma dessas notas, basta selecioná-la no campo “Modelo da Nota Fiscal”.

    Ao ser selecionada um desses modelos de nota, surgirão abaixo outros campos de preenchimento obrigatório, específicos do modelo selecionado.

    Quando no campo “Finalidade da nota”, for selecionada a opção “2: Substituição”, será exibido campos específicos desta opção. Neste caso, bastará preencher o campo “Hash Documento Referenciado”. Mas se caso este campo não for preenchido, é obrigatório preencher todos os outros.



    Expandir
    titleIncluir itens

    A inclusão de itens pode ser feita de diversas formas, como: inserção rápida, inserir itens e inserir itens via arquivo em lote.

    • Inserção rápida: você informa apenas a quantidade e código de barras do produto.

    Image Added

    • Inserir itens: você pesquisa os itens através do Nome, Código, Referência, Código de Barras, Código Auxiliar, Notas Fiscais e Marca. Também é possível selecionar as opções Listar apenas produtos do fornecedor e Pesquisa cumulativa (continuar pesquisando e mantes itens.

    Image AddedPara replicar os valores incluídos em um produto para os demais da listagem, basta clicar na seta para baixo. Ao replicar os valores, eles constarão em todos os produtos buscados e listados na primeira pesquisa, mesmo que tenha realizado outra busca e reduzido o número de produtos.

    É possível inserir o valor da despesa por item, para isso basta habilitar o parâmetro Utiliza despesa por item disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque.

    Caso queira retirar os itens, basta selecioná-los e clicar no botão excluir.

    Image Added


    Para entrada de serviços, ficarão disponíveis para preenchimento os campos PIS, COFINS, ISS, INSS, IR.


    Image Added


    • Inserir itens via arquivo em lote: é possível importar o arquivo .txt com as informações dos itens e quantidade. Para utilizar, clique em inserir itens e depois em inserir itens via arquivo em lote.


    Dica
    titleDica

    Quando utilizada a opção Inserir itens via arquivo em lote, e o arquivo for do tipo Posição fixa, deverá ser configurada a posição da despesa em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque> Leitura do arquivo de produtos (formato TXT). No campo Posição início despesas e Posição fim despesas deverá ser informada a posição em que iniciará e terminará o valor da despesa no arquivo txt que será importado no sistema.


    Após localizar o item, preencha a quantidade e demais informações dos impostos e taxas, depois clique em prosseguir. Com isso, você irá para a última etapa de finalização da nota fiscal.


    Nota
    titleNOTA

    Sobre exclusão de ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS na Entrada Manual

      • Ao emitir a nota, caso no parâmetro "Excluir o ICMS da Base de Cálculo do PIS e COFINS na emissão dos documentos" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais > Grupo PIS/COFINS esteja MARCADA a opção "Entrada", e a Natureza de Operação utilizada também for de Entrada, o ICMS será excluído da Base de Cálculo do PÌS/COFINS desta nota;

    Sobre exclusão de FCP da base de cálculo do PIS e COFINS na Entrada Manual

      • Caso o parâmetro "Exclui também o FCP (Fundo de Combate a Pobreza) nas operações definidas acima" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais > Grupo PIS/COFINS esteja MARCADO, o FCP também será excluído da Base de Cálculo do PIS e COFINS, das notas que tenham a mesma opção marcada no parâmetro de exclusão do ICMS, citado acima;


    Image Added

    Parâmetros para exclusão de ICMS e FCP, da Base de cálculo do PIS e COFINS


    Esta dedução tanto do ICMS quanto do FCP só ocorre caso o produto esteja com a CST 00, 20 e 90.

    Caso esses parâmetros citados estejam DESMARCADOS, ao se emitir a nota, o ICMS e o FCP serão calculados normalmente, nas notas emitidas.

    A Alíquota de PIS e COFINS é obtida do Detalhamento da Configuração Tributária vinculada ao produto, e o cálculo só ocorre em empresas dos regimes Lucro Real ou Lucro Presumido. Empresas do Simples Nacional não tem esses cálculos.


    Informações
    titleParametrização

    Referente a obrigatoriedade do CEST

    Se o produto não possuir um CEST configurado e o parâmetro Habilitar obrigatoriedade do código CEST estiver ativo, não será permitido realizar a inclusão do item na nota. Mais informações sobre a configuração do CEST vide manual Habilitar obrigatoriedade do código CEST, tópico "Grupo - Classificação dos Produtos".


    Nota
    titleNOTA

    Sobre CST x61

    • Há empresas que adquirem combustível apenas para consumo próprio e sendo assim recebem Nota Fiscal constando produtos classificados com "tributação monofásica". Neste caso, elas podem gerar o lançamento apenas da ENTRADA dessas notas, utilizando a CST x61. Como a alíquota de ICMS para este CST x61 é zero, o valor do ICMS também ficará zerado.
    • É importante lembrar que o produto que consta na nota, deve ser lançado no cadastro de produtos e a Configuração Tributária utilizada para ele, deve constar a Natureza de operação de Entrada e também, o CST x61. 
    • Para a inserção de itens via arquivo em lote com arquivo de texto delimitado por ponto e vírgula, só será carregado os produtos se:
      • Utilizar o layout Cod.Produto/Barras - Quantidade - Valor Despesas, separando cada um por ponto e vírgula;
      • Em alguns casos será preciso habilitar o parâmetro "Usa arquivo TXT da Lupo" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque. Quando habilitado, terá um layout específico para este caso.




    Nota
    titleNOTA

    Sobre entrada de produto com inconsistência de dados tributários


    Botão de Inserção Rápida

    Quando o produto adicionado por meio da inserção rápida e tiver alguma inconsistência de dados tributários, será aberta uma mensagem informando tal fato e listando quais itens precisam ser ajustados, conforme a figura abaixo:

    Image Added

    Mensagem informando inconsistência de dados tributários no produto


    Para realizar o ajuste de configuração tributaria do produto, clique no botão "Clique aqui para cadastrá-lo" e então será direcionado para a tela de inclusão ou de edição de detalhamento, conforme cada caso. 

    Após o ajuste realizado, o produto em questão já estará disponível e corrigido para ser adicionado à entrada de compra manual.


    Botão Inserir Itens

    Quando o produto adicionado por meio do botão "Inserir Itens", será aberta a listagem do(s) produto(s) pesquisados na busca e o(s) que tiver(em) alguma inconsistência de dados tributários, terão um ícone logo em frente a linha, que informando tal fato. conforme a figura abaixo:


    Image AddedÍcone na linha do produto que está com divergência de dados tributários


    Ao clicar neste ícone, abrirá uma tela informando quais itens precisam ser ajustados.


    Image Added

    Tela informando as divergências que precisam ser ajustadas


    Basta clicar onde está escrito "Clique aqui para ajustar", e então, será direcionado para a tela da  Configuração Tributária, onde é possível criar um detalhamento novo, ou editar um detalhamento que já exista, conforme a necessidade em cada caso.

    Após o ajuste realizado, o produto em questão já estará disponível e corrigido para ser adicionado à entrada de compra manual.


    Mais informações

    • Caso não exista o detalhamento necessário para este produto, será direcionado para a tela de edição de detalhamento de Configuração Tributária,
    • Caso já tenha o detalhamento mas algum dado esteja incorreto na configuração, será direcionado para a tela de Edição de Detalhamento de Configuração Tributária.




    Expandir
    titleFinalizar Nota Fiscal

    Após ter efetuado a inserção dos produtos desejados, ao pressionar o botão prosseguir, o sistema apresentará a página de finalização da nota fiscal. Esta página é dividida em quatro grupos, sendo: 

    • Dados e Valores da Nota: possível alterar os valores de IPI, Base ICMS e Valor ICMS através do botão Image Added. Além disso, para cancelar a edição, deve-se pressionar o botão Image Added. Realizadas as edições necessárias será possível definir os planos de pagamento;
    • Dados Complementares: valores somados ao total da nota;
    • Dados do Transportador:
    • Observações.

    Crédito Avulso como Pagamento

    Se a empresa utilizar a rotina de crédito avulso, ao emitir uma nota de compra de um fornecedor que possua crédito, será apresentado o campo Crédito e ao seu lado será apresentado o saldo disponível, este crédito pode ser utilizado como forma de pagamento.

    Ao preencher o valor do crédito a ser utilizado, serão apresentados todos os créditos e o sistema irá ratear o valor informado entre os créditos pertencentes ao cliente utilizando sempre o crédito mais antigo. 

    Ao informar o valor total da Nota no campo Crédito o sistema irá realizar a seleção de um plano de pagamento que possua a forma de pagamento Dinheiro e que não possua índice de acréscimo ou desconto. Ao prosseguir, o sistema realizará a integração com o financeiro e contábil. Ao acessar o documento interno Faturamento > Relatórios > Movimento Diário o valor pago com crédito estará especificado como dinheiro.


    Nota
    titleNota
    • Para utilizar o crédito como forma de pagamento a empresa não pode estar utilizando múltiplos planos de pagamento. Para realizar a desativação desta funcionalidade é necessário entrar em contato com o suporte técnico.
    • Caso o parâmetro "Incluir observação do pedido na entrada manual"  disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Compras esteja marcado, a observação incluída no pedido de compra será integrada na entrada manual no campo de complemento;


    Aviso
    titleSuporte técnico

    INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

    Para ativar ou desabilitar a funcionalidade de múltiplos planos de pagamento é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento" deve estar desmarcado.

    Ao prosseguir será apresentada a parte dois da finalização, que é dividida em:

    • Dados da Nota;
    • Valores;
    • Integração com Financeiro: na finalização da nota, no grupo Integração com Financeiro será apresentado o campo Categoria, com este campo preenchido, ao gerar uma fatura esta informação será replicada para a fatura. Caso o usuário informe uma categoria que não esteja cadastrada, será apresentada uma opção de cadastro
    .Image RemovedCategoria
    • ;
    • Detalhamento
    de
    • das Faturas
    O Image RemovedDetalhamento de Faturas
    • :o detalhamento de faturas somente será exibido caso seja informado um plano de pagamento que gere faturas e nele poderão ser visualizadas as seguintes informações: 
      • Número: deverá ser informado o número da fatura;
      • Data de Vencimento: deverá ser informado Dia, Mês e Ano para vencimento da fatura;
      • Valor: será apresentado o valor a ser pago em cada fatura;
      • Observação: poderá ser informada uma observação para as faturas;
      • Cód. Barras / Linha digitável: poderá ser informado o código de barras de cada fatura, definidas pelo fornecedor. Este número poderá ser observado na alteração de faturas;

    Geração da Nota Fiscal de Entrada Manual

    Ao concluir
    • Contabilidade.

    Ao finalizar a análise e preenchimento de todos os campos, clique em prosseguir e será gerada a nota fiscal.


    Expandir
    titleGerar Nota Fiscal

    Ao concluir, a nota será gerada e o sistema exibirá o número, o nome do cliente/fornecedor, a data de emissão e o valor total. Além disso, estarão disponíveis as seguintes opções:

    • Nova Nota: para que seja possível iniciar um novo lançamento;
    • Imprimir Nota: que exibirá o documento interno para a conferência das informações;
    • Conferir os preços de venda dos itens que foram atualizados;
    • Imprimir etiquetas dos produtos desta nota
    ;

    Image Removed

    Finalização da nota

    Image Removed

    Mensagem com o link para informações de ICMS - ST

    • .

    Image Added

    Ao efetuar uma entrada de compras com CST x.60 ou CSOSN x.500, na finalização da nota, será exibida uma mensagem com o link para que sejam informados os valores de base de cálculo, alíquota e valor de ICMS - ST retido na nota.

    Na página

    que será apresentada

    serão exibidos os dados referentes a nota e para cada item inserido que possua incidência de ST será necessário informar os valores de ICMS-ST Retido e FCP do ICMS-ST Retido.

    Image Removed

    Informar valores de ICMS - ST Retido e FCP do ICMS-ST Retido.

    Além disso

    Image Added

    Além disso, quando caso o usuário tenha que informar pedidos de compra para a entrada, porém possua o XML da nota, através do campo

    "

    Informar valores através do XML do fornecedor

    " Nota
    Nota
    title

    será possível realizar o upload do arquivo para que os valores sejam preenchidos automaticamente.

    Nota
    titleNota
    • Os campos relacionados ao FCP do ICMS-ST Retido (base, alíquota e valor) somente estarão disponíveis se no cadastro do produto a opção
    "
    • Produto Supérfluo
    "
    • estiver marcada
    .
    Dica
    titleDica

    Caso as informações sobre o ICMS Retido não sejam preenchidas as notas serão rejeitadas.

    • ;
    • Após finalização da nota de entrada, se utilizada uma natureza de operação configurada para atualizar o custo por reposição, o sistema apresentará no campo "Despesas" do cadastro do produto o valor informado no item, e não realizará o rateio proporcional aos produtos. Quando utilizada outra configuração na natureza de operação, o campo do cadastro do produto não será atualizado. As demais rotinas do sistema que utilizam este campo para cálculo de impostos e obrigações fiscais não sofreram alteração. Se a natureza de operação que será utilizada estiver configurada para "Atualizar estoque" e "Atualizar Custo Médio", a quantidade do item em estoque e seu custo médio serão atualizados.
    • Produtos para uso e consumo (cadastrados com o campo "Tipo" como "07 - Material de uso e consumo" em: Suprimentos > Estoque > Produtos) que utilizam na natureza de operação a configuração "Não atualizar estoque de produtos para uso e consumo" não terão
    seu estoque atualizado e, consequentemente, nem suas movimentações registradas. Para mais informações consulte o tópico Natureza de Operação.
  • Os valores informados para desconto, frete, seguro e despesas serão considerados nos cálculos das bases de impostos (ICMS, ICMS ST, IPI, PIS e COFINS).

  • Com o novo layout do EFD Contribuições - versão 1.22 foi incluso na Entrada de Compras Manual o modelo Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e para as operações de prestação de serviços, em desenvolvimento de forma integrada entre a Receita Federal do Brasil e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), conforme o Protocolo de Cooperação ENAT nº 02, de 7 de dezembro de 2007, com previsão de produção e utilização a partir de novembro de 2017.
  • Para utilizar diversos planos de pagamento é necessário habilitar o parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento", para tanto, deve-se entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.
  • Para que seja possível editar os campos "IPI", "Base ICMS" e "Valor ICMS" é necessário habilitar o parâmetro "Ajuste manual de ICMS e IPI", para tanto, deve-se entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.
  • Para empresas dos Estados de SP e RS esta rotina sofrerá alterações, para mais informações clique aqui.
  • Aviso
    titleSuporte Técnico

    Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

  • Para ativar o parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento" é necessário acessar ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento.
  • Para ativar o parâmetro "Ajuste manual de ICMS e IPI" é necessário acessar ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento.
    • seu estoque atualizado e, consequentemente, nem suas movimentações registradas. Para mais informações consulte o tópico Natureza de Operação.
    • Os valores informados para desconto, frete, seguro e despesas serão considerados nos cálculos das bases de impostos (ICMS, ICMS ST, IPI, PIS e COFINS).

    • Com o novo layout do EFD Contribuições - versão 1.22 foi incluso na Entrada de Compras Manual o modelo Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e para as operações de prestação de serviços, em desenvolvimento de forma integrada entre a Receita Federal do Brasil e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), conforme o Protocolo de Cooperação ENAT nº 02, de 7 de dezembro de 2007, com previsão de produção e utilização a partir de novembro de 2017.
    • Para utilizar diversos planos de pagamento é necessário habilitar o parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento", para tanto, deve-se entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.
    • Para que seja possível editar os campos "IPI", "Base ICMS" e "Valor ICMS" é necessário habilitar o parâmetro "Ajuste manual de ICMS e IPI", para tanto, deve-se entrar em contato com a equipe de Suporte Técnico Linx.
    • Para empresas dos Estados de SP e RS esta rotina sofrerá alterações, para mais informações clique aqui.
    • Ao realizar o cálculo do Diferencial de Alíquota, a base do IPI somente irá compor a Base de Cálculo quando o item for destinado a uso/consumo ou ativo imobilizado. Ou seja, se a CFOP do produto for 1406, 1407, 1551, 1554, 1556, 1557, 2406, 2407, 2551, 2556, 2554 ,2557, 3551 ou 3556. Esta regra somente será aplicada quando o parâmetro "Base de cálculo para o diferencial de alíquota de ICMS" estar configurado como "Valor Contábil";


    Aviso
    titleSuporte Técnico

    Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

    • Para ativar o parâmetro Ajuste manual de ICMS e IPI é necessário acessar ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento.



    Expandir
    titleCancelar Nota Fiscal

    Para cancelar a nota fiscal de entrada, você pode realizar de duas formas. Sendo:

    • Mostrar últimas notas de entrada

    Ao clicar nessa opção, serão listadas as últimas cinco notas de entrada lançadas no sistema.

    Image Added

    Em cada nota exibida é possível realizar as ações de visualizar nota no ícone Image Added e cancelar no ícone Image Added

    Ao cancelar uma nota, uma nova janela será aberta e conterá as seguintes informações: Data de Emissão, Documento / Série, Cliente e Natureza de Operação. Abaixo terá uma listagem dos produtos emitidos na nota de entrada com o código, descrição, quantidade, valor unitário e valor total.

    Para efetuar o cancelamento da nota de entrada, é necessário responder algumas questões com as opções sim ou não e depois clicar em confirma.

    • Pesquisar notas de entrada

    Ao pesquisar as notas, serão listadas todas vinculadas ao fornecedor e conforme período informado.

    Image Added

    Em cada nota exibida conterá o botão de cancelar, através do ícone Image Added

    Ao cancelar uma nota, uma nova janela será aberta e conterá as seguintes informações: Data de Emissão, Documento / Série, Cliente e Natureza de Operação. Abaixo terá uma listagem dos produtos emitidos na nota de entrada com o código, descrição, quantidade, valor unitário e valor total.

    Para efetuar o cancelamento da nota de entrada, é necessário responder algumas questões com as opções sim ou não e depois clicar em confirma.

    Nota
    titleNota

    Nessas duas opções de cancelamento de nota fiscal de entrada, não será possível executar se:

    • O produto serial vinculado tenha sido vendido e/ou transferido;
    • A nota de entrada utilizou em seu cadastrado a opção utilizar série de saída.




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