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Índice

Image Added O que é a ferramenta? 

Temos no SetaERP um controle de estoque de defeitos, que separa os produtos do estoque de venda dos produtos para devolução. É a partir do estoque de defeitos que realizamos as devoluções aos fornecedores, ou seja, o processo correto é sempre realizar a devolução seguindo os passos que serão explicados, mesmo que o produto não possua defeito. 

Lembrando que na Devolução ao Fornecedor nós temos 2 outros temas relacionados:

  1. ESTOQUE: Como realizar uma devolução sem marcar defeito - F9 - Devolução sem defeito.
  2. ESTOQUE: Como Marcar Produto com Defeito no SetaERP?

Image Added Dúvidas frequentes (FAQ)


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O que eu faço quando fiz uma Devolução ao fornecedor e não movimentou estoque?

  1. Caso a nota fiscal ainda esteja no prazo de cancelamento, o cliente poderá cancelar o documento fiscal e refazer o processo pela tela de devolução ao fornecedor, marcando o produto como defeito,
  2. Se o cliente não aceitar cancelar o documento fiscal, poderá realizar o acerto de estoque,
  3. Caso esteja fora do prazo de cancelamento do documento fiscal e o cliente não quiser fazer acerto de estoque, terá que realizar o estorno da nota fiscal de devolução (pela mesma tela que foi feita a nota de devolução) e refaz o processo pela tela de devolução ao fornecedor, marcando o produto como defeito.


Fiz uma devolução ao fornecedor errada e já passou o prazo de cancelamento, preciso realizar uma nota de estorno da operação, como proceder?

  1. Se foi feita pela tela Fiscal -> Emissão de nota fiscal -> o estorno vai ser feito por lá também, elencando o tipo de operação como 76 – Estorno de NF-e, colocando o fornecedor e o(s) produto(s), lembrando que a tributação da nota de estorno é igual a tributação que foi na nota de devolução ao fornecedor.
  2. Se feita pela tela de Estoque -> Devolução ao fornecedor -> o estorno vai ser feito por lá também, filtrar o status como “enviado”, colocar o número da nota da devolução ao fornecedor, marcar o(s) produto(s) e clicar em “Estorno de NF-e” e vai emitir a nota fiscal de estorno, lembrando que a tributação da nota fiscal de estorno tem que ser igual da nota de devolução ao fornecedor.


Como cancelar nota fiscal de devolução ao fornecedor (quando o documento ainda está dentro do prazo de cancelamento)?

?Se tiver no prazo de cancelamento, na tela Fiscal -> consulta de nota fiscal -> filtrar a nota fiscal que precisa ser cancelada, marcar o documento e clicar em “Cancelar NFE”, lembrando que os produtos vão voltar para o estoque de defeito, não para o estoque saldável da loja.


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Se marcar o produto para defeito de forma incorreta, consigo desfazer essa operação?

Sim, consegue.

  1. Acesse o modulo Retaguarda, menu Estoque, opção Devolução ao Fornecedor;
  2. Verifique se o produto se encontra com status Baixado, e baixado por Acerto;
  3. É preciso que o cliente tenha permissão para fazer o acerto de estoque
  4. Caso o produto não esteja baixado, realize a baixa manual do produto, através do botão F9 - Baixar Manual;
  5. E no tipo de baixa selecione a opção ACERTO;

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        6. Feito a baixa manual, volte a tela anterior, e filtre o status por Baixado.

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        7. O produto estando como baixado por acerto o botão estará habilitado, basta selecionar o produto e clicar em DESFAZER DEFEITO, para que o produto possa voltar ao estoque de venda. 

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Irá aparecer uma mensagem de confirmação

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Depois que clicar em Sim, irá aparecer 'Operação realizada com sucesso'

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Aviso

Obs.: Caso esse produto já alterou seu status de desfeito irá aparecer a mensagem abaixo. Mesmo que ele tenha alterado o status, ele ainda fica nessa tela.

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Faço uma devolução de um produto cujo o mesmo está como defeito mas ao passar no caixa não informou que era defeito e fez como devolução normal, como proceder agora ?

  1. Verificar se a devolução está vinculada a uma nova venda e essa esta dentro do prazo de cancelamento do documento fiscal (30 min), caso sim, por gentileza cancelar a nova venda e a devolução e fazer o processo novamente marcando diretamente no caixa o produto como defeito;
  2. Caso esteja expirado o prazo será possível apenas marcar o produto como defeito através do retaguarda, para isso verificar se o usuário tem acesso as telas de Retaguarda → Estoque→ Acerto de estoque ou Retaguarda → Estoque→ Devolução ao fornecedor;
  3. Há 2 formas de marcar para defeito:

1) Fazer um acerto de estoque marcando o produto como defeito através da tela :

Retaguarda → Estoque→ Acerto de estoque, informar o produto ao qual foi devolvido no caixa mas não foi marcado como defeito, fazer uma saída e marcar a opção "Produto com Defeito"


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2) A segunda opção é marcar o produto como defeito diretamente na tela de Devolução ao fornecedor no seguinte caminho:

Retaguarda → Estoque→ Devolução ao fornecedor;

Na tela inicial da devolução ao fornecedor clicar em "Marcar como Defeito"


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Após informar todos os dados do defeito clicar em "Marcar como Defeito" para salvar as informações. 



Image Added Vídeos da ferramenta

Conector de Widget
urlhttp://youtube.com/watch?v=pblez1IqYzo

Conector de Widget
urlhttp://youtube.com/watch?v=-_-6eiKYvsk


Image Added Manual de uso da ferramenta

Neste manual você aprenderá como realizar a devolução de produtos com defeito ao fornecedor. 

Como configurar as permissões de acesso

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Acessar: Acesso a tela de devoluções de produtos.
Modificar: Permite criar e modificar uma devolução.
Sem venda: Permite fazer devolução de produto sem venda.


Manual de Devolução ao fornecedor

Este processo se inicia na tela de venda, onde o cliente devolve um produto com defeito e, na devolução, seguindo a política da empresa, marca-se o produto como defeito, onde será gerado crédito na hora para o cliente (o produto também pode ser marcado como análise de loja ou fábrica que não geram crédito na hora).

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Nesta tela temos, estão disponíveis alguns filtros que facilitam a busca dos produtos com defeito, são eles:


Categoria Filtros:

  • Produtos: clique na lupa a direita e abra a tela de pesquisa de produto, todos os filtros de produtos podem ser utilizados;
  • Marca: digite uma marca para pesquisar ou clique na lupa para mostrar as marcas cadastradas no SetaERP;
  • Fornecedor Produto: digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para acessar a tela de pesquisa de fornecedor, este campo pesquisa os fornecedores que estão no cadastro do produto;
  • Empresa: esse campo permite pesquisar produtos por empresa, caso possua mais de uma empresa na rede;
  • Representante: clicando na lupa será aberta a tela de cadastros de representantes;
  • Nota Fiscal: informe o número da nota de entrada para facilitar a busca;
  • Operação: selecione uma das opções disponíveis: Defeito, Análise de Fábrica ou Todos;
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  • Status: você pode pesquisar pelos status do produto. Esse status muda de acordo com a movimentação da devolução. Selecione uma opção entre as disponíveis: Na Loja, Pré-Envio, Enviado ou Baixado;
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  • Coleta: quando utilizamos o aplicativo SetaApp Inventário para coletar os produtos com defeitos, podemos filtrar produtos com coleta e sem coleta. O status deve estar como enviado;
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  • Complemento Status: após o produto ter retornado será adicionado o complemento de status referente a troca, autorizado, recusado ou acerto. O status deve estar como baixado;
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  • Crédito: busca pelo status do crédito ao cliente. Selecione uma das opções disponíveis: todos, com crédito ou sem crédito. A operação deve estar como Análise de Fábrica;
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  • Data de devolução/baixa: de acordo com o status do produto, poderá buscar a data da devolução ou da baixa do produto;
  • Defeito: é possível realizar a busca de acordo com o defeito lançado nos produtos. Os defeitos podem ser cadastrados no Menu Cadastros > Defeitos;
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Categoria Marcar os Produtos com Nota Fiscal de Entrada

  • Fornecedor: este recurso permite que busque e selecione para devolução os produtos de um determinado fornecedor da nota fiscal de entrada, digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para abrir a tela de pesquisa de fornecedor.

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Na lateral esquerda da tela, as seguintes ações estão disponíveis:

  • F8-Filtrar: após informar os filtros desejados, clique neste botão ou pressione a tecla F8 para avançar na devolução;
  • Marcar Defeito: esta função permite buscar produtos do estoque e marcar como defeitos. Importante: é necessário que o estoque esteja positivo para que o produto fique como defeito;
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  • Importar Coleta: realiza a importação de coleta de produtos advindas do SetaApp Inventário;
  • Relatórios: atalho para a tela Relatórios de Devoluções;
  • Fechar: fecha a tela de Devolução de Fornecedores.


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Passo 02: Após preencher os campos com as informações desejadas e clicar no botão F8-Filtrar, o sistema abrirá a tela Produtos com Defeito, apresentando os produtos de acordo com o Status selecionado.

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Os produtos marcados com o status Na Loja, permitem utilizar as seguintes funções:

  • F3-Devolver: esta função irá gerar uma nota de devolução ao fornecedor. Ao clicar neste botão, será solicitada uma confirmação para gerar a NF-e de devolução e encaminhado para tela de nota fiscal;
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    • Nesta tela preencha o fornecedor e confira os dados fiscais do itens.
      • F8-Emitir: realiza o envio e grava o retorno da Sefaz;
      • F7-Transportador: utilizado para preencher os dados da transportadora que irá levar os produtos;
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      • Pré-Nota: esta opção gera uma pré-nota para validar com o fornecedor e posteriormente emitir a nota;
      • NF Referenciada: para realizar uma devolução é necessário referenciar as notas de compra de cada item, nesta tela informamos a chave das notas fiscais de entrada;
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  • Importante: clicando em cima do código do produto e usando o atalho F5, será aberta a tela para referenciar a nota de entrada de cada item, este processo é necessário caso os produtos devolvidos sejam provenientes de notas de entradas diferentes.
  • Gerar Observação: habilita o campo Observações;
  • Impressora: configura a impressora para a nota fiscal;
  • Habilitar NF: habilita os campos Número da Nota e Data de Saída, utilizados em lançamentos de nota manual.
  • Cancelar: cancela o processo de emissão fiscal.
  • F6-Baixa Manual: caso necessite, você pode fazer a baixa de um produto de forma manual. Selecionando o tipo da baixa e clicando em Ok, o produto será removido do estoque de defeitos.
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  • Marcar defeito: caso tenha esquecido de marcar algum produto como defeito, basta clicar neste botão para realizar o procedimento;
  • Ver registro: nesta tela serão exibidos os registros do produto, podendo registrar alguma Ocorrência, caso necessário;
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  • Ver Movimentação: abrirá a tela Movimento de estoque de produto por tamanho, apresentando as movimentações de entrada e saída do produto;
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  • Ver disponibilidade: esta opção estará disponível quando informar um fornecedor na tela inicial de Devolução ao Fornecedor, na categoria Marcar os Produtos com Nota Fiscal de Entrada;
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Os produtos marcados com o status Pré-Envio, são aqueles que estão em uma Nota Fiscal, porém, ainda não foi emitida.

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Clicando no botão Editar Envio, será aberta a tela de Emissão de Nota Fiscal, onde poderão ser alteradas as informações necessárias ou apenas emitir a nota.

As demais funções disponíveis são as mesmas detalhadas anteriormente.

 

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Nesta tela, as seguinte ações estarão disponíveis:

  • F5-Baixar: nesta opção você poderá realizar a baixa manual do produto, confirme explicado anteriormente;
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  • Estornar Nota: esta função efetua o lançamento de uma fiscal de estorno referente a nota fiscal emitida e volta o produto para o estoque de defeitos, sempre será solicitada a confirmação do processo;
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  • Informações Coleta: nesta tela deverá ser informada a transportadora que coletou o produto.
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As demais funções disponíveis são as mesmas explicadas anteriormente.

 

Os produtos marcados com o status Baixado, são aqueles que estavam com o status Enviado, retornaram do fornecedor e foram baixados.

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 Nesta tela tratamos o produto após a resposta do fornecedor e podemos concluir o ciclo de devolução que inicia na tela de venda com a devolução de defeito.

Aqui estarão disponíveis as seguintes ações:

  • F4-Devolver Cliente: nesta opção, uma nota de venda será gerada ao cliente para que o produto possa ser devolvido ao cliente. A emissão é a mesma que já realizamos para fornecedor mudando apenas a operação;
  • F7-Baixar Perda: produtos com status complementar recusado sem nota fiscal podem ser baixados como perda, isso ocorre quando o fornecedor recusa a troca do produto em loja e você precisa gerar uma nota de perda;
  • Gerar Conserto: produtos que estiverem em análise, podem ser gerados como e visualizados na tela de Controle dos Defeitos (Menu Estoque);
  • Gerar Crédito: a partir desta opção é possível gerar o crédito ao cliente referente ao produto com devolvido, caso ainda não  tenha sido gerado.

 

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Palavras-chave: Devolução ao Fornecedor, Seta, Calçados

 Quer saber como marcar um produto como Defeito no Seta ERP? Clique aqui. 

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