Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Aqui você vai encontrar

Índice

O que é a ferramenta? 

Temos no SetaERP um controle de estoque de defeitos, que separa os produtos do estoque de venda dos produtos para devolução. É a partir do estoque de defeitos que realizamos as devoluções aos fornecedores, ou seja, o processo correto é sempre realizar a devolução seguindo os passos que serão explicados, mesmo que o produto não possua defeito. 

...

  1. ESTOQUE: Como realizar uma devolução sem marcar defeito - F9 - Devolução sem defeito.
  2. ESTOQUE: Como Marcar Produto com Defeito no SetaERP?

Dúvidas frequentes (FAQ)


Expandir

O que eu faço quando fiz uma Devolução ao fornecedor e não movimentou estoque?

  1. Caso a nota fiscal ainda esteja no prazo de cancelamento, o cliente poderá cancelar o documento fiscal e refazer o processo pela tela de devolução ao fornecedor, marcando o produto como defeito,
  2. Se o cliente não aceitar cancelar o documento fiscal, poderá realizar o acerto de estoque,
  3. Caso esteja fora do prazo de cancelamento do documento fiscal e o cliente não quiser fazer acerto de estoque, terá que realizar o estorno da nota fiscal de devolução (pela mesma tela que foi feita a nota de devolução) e refaz o processo pela tela de devolução ao fornecedor, marcando o produto como defeito.


Fiz uma devolução ao fornecedor errada e já passou o prazo de cancelamento, preciso realizar uma nota de estorno da operação, como proceder?

  1. Se foi feita pela tela Fiscal -> Emissão de nota fiscal -> o estorno vai ser feito por lá também, elencando o tipo de operação como 76 – Estorno de NF-e, colocando o fornecedor e o(s) produto(s), lembrando que a tributação da nota de estorno é igual a tributação que foi na nota de devolução ao fornecedor.
  2. Se feita pela tela de Estoque -> Devolução ao fornecedor -> o estorno vai ser feito por lá também, filtrar o status como “enviado”, colocar o número da nota da devolução ao fornecedor, marcar o(s) produto(s) e clicar em “Estorno de NF-e” e vai emitir a nota fiscal de estorno, lembrando que a tributação da nota fiscal de estorno tem que ser igual da nota de devolução ao fornecedor.


Como cancelar nota fiscal de devolução ao fornecedor (quando o documento ainda está dentro do prazo de cancelamento)?

?Se tiver no prazo de cancelamento, na tela Fiscal -> consulta de nota fiscal -> filtrar a nota fiscal que precisa ser cancelada, marcar o documento e clicar em “Cancelar NFE”, lembrando que os produtos vão voltar para o estoque de defeito, não para o estoque saldável da loja.


Image Modified


Se marcar o produto para defeito de forma incorreta, consigo desfazer essa operação?

Sim, consegue.

  1. Acesse o modulo Retaguarda, menu Estoque, opção Devolução ao Fornecedor;
  2. Verifique se o produto se encontra com status Baixado, e baixado por Acerto;
  3. É preciso que o cliente tenha permissão para fazer o acerto de estoque
  4. Caso o produto não esteja baixado, realize a baixa manual do produto, através do botão F9 - Baixar Manual;
  5. E no tipo de baixa selecione a opção ACERTO;

Image Added

        6. Feito a baixa manual, volte a tela anterior, e filtre o status por Baixado.

Image Added

        7. O produto estando como baixado por acerto o botão estará habilitado, basta selecionar o produto e clicar em DESFAZER DEFEITO, para que o produto possa voltar ao estoque de venda. 

Image Added

Irá aparecer uma mensagem de confirmação

Image Added

Depois que clicar em Sim, irá aparecer 'Operação realizada com sucesso'

Image Added

Aviso

Obs.: Caso esse produto já alterou seu status de desfeito irá aparecer a mensagem abaixo. Mesmo que ele tenha alterado o status, ele ainda fica nessa tela.

Image Added


Faço uma devolução de um produto cujo o mesmo está como defeito mas ao passar no caixa não informou que era defeito e fez como devolução normal, como proceder agora ?

  1. Verificar se a devolução está vinculada a uma nova venda e essa esta dentro do prazo de cancelamento do documento fiscal (30 min), caso sim, por gentileza cancelar a nova venda e a devolução e fazer o processo novamente marcando diretamente no caixa o produto como defeito;
  2. Caso esteja expirado o prazo será possível apenas marcar o produto como defeito através do retaguarda, para isso verificar se o usuário tem acesso as telas de Retaguarda → Estoque→ Acerto de estoque ou Retaguarda → Estoque→ Devolução ao fornecedor;
  3. Há 2 formas de marcar para defeito:

1) Fazer um acerto de estoque marcando o produto como defeito através da tela :

Retaguarda → Estoque→ Acerto de estoque, informar o produto ao qual foi devolvido no caixa mas não foi marcado como defeito, fazer uma saída e marcar a opção "Produto com Defeito"


Image Modified


2) A segunda opção é marcar o produto como defeito diretamente na tela de Devolução ao fornecedor no seguinte caminho:

Retaguarda → Estoque→ Devolução ao fornecedor;

Na tela inicial da devolução ao fornecedor clicar em "Marcar como Defeito"


Image Modified

Após informar todos os dados do defeito clicar em "Marcar como Defeito" para salvar as informações. 



Vídeos da ferramenta

Conector de Widget
urlhttp://youtube.com/watch?v=pblez1IqYzo

...