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Processo

DCS

TarefaEste produto de integração consiste em uma aplicação web, que deve ser instalada no servidor SISDIA
ObjetivoO DCS – Dealer Communication System (Sistema de Comunicação da Concessionária) tem como objetivo realizar a integração das informações entre as concessionárias da rede Peugeot e a montadora, ajudando a melhorar os processos da montadora e automatizar a troca de arquivos. 
Evento
Abrangência

Recursos




Painel

Passo a Passo 

CONFIGURAÇÕES DO DCS

Para o correto funcionamento do DCS é necessário a realização das configurações iniciais. O acesso ao módulo de integração DCS estará disponível apenas ao usuário administrador do SISDIA (INFORMIX), requerendo do mesmo uma autenticação ao módulo web conforme figura abaixo. A Senha do INFORMIX é a registrada no CADA0295, e o endereço de Acesso é: http://IP_Serv_SISDIA:8080/dcs 


Figura 1


SELEÇÃO DE AMBIENTE

Após o login ao módulo web, o primeiro passo é a realização da escolha do ambiente no qual a integração estará rodando, ou seja, este é o procedimento que permitirá ao Dealer poder instalar o produto tanto em sua base standard como em sua base treino. Lembrando que o objetivo desta funcionalidade é evitar que dados de produção do Dealer sejam enviados ao ambiente treino da Peugeot do Brasil e vice-versa. 


Figura 2


Ao selecionar o ambiente, o usuário será direcionado à tela de confirmação, onde deverá preencher um código gerado automaticamente pelo módulo web, efetivando a escolha realizada (vide figura 3).


Figura 3


PARÂMETROS DO SISTEMA

Uma lista pré-definida de parâmetros será exibida ao usuário administrador do SISDIA (recomenda-se uma pessoa de TI para informar os valores, visto que são dados técnicos, solicitar os dados de FTP à Peugeot). Cada parâmetro deve ser devidamente preenchido de acordo com as características do ambiente anteriormente selecionado. 
Observação: Sempre que houver modificação no ambiente onde o módulo web irá executar (standard ou treino), os parâmetros serão automaticamente reiniciados pelo sistema, exigindo o preenchimento de cada um novamente. 
A figura a seguir mostra a tela de Cadastro de Parâmetros utilizados pelo módulo web.


Figura 4

 

 

Parâmetro

Descrição

Público*

Usuário do FTP

Usuário do servidor de FPT do DCS que é fornecido pela Peugeot para transmissão de arquivos por FTP.

Não

Senha do FTP

Senha do servidor de FPT do DCS que é fornecido pela Peugeot para a transmissão dos arquivos por FTP.

Não

Diretório FTP da Filial no DCS

Diretório do servidor de FPT do DCS que é fornecido pela Peugeot para a transmissão dos arquivos por FTP.

Não

Diretório de Log

Diretório onde os logs do DCS são armazenados.

Sim

Diretório Raiz

Diretório raiz dos arquivos de integração DMS x DCS

Sim

*IP/Alias do Servidor SMTP ***

Endereço do Servidor SMTP para envio de Email

Não

*Porta do Servidor SMTP ***

Porta do Servidor SMTP para envio de Email

Não

*Conexão Segura SMTP ***

Indicação se a autenticação do Email será por uma conexão segura ou não

Não

*Usuário SMTP ***

Usuário do Servidor SMTP

Não

*Senha SMTP ***

Senha do Servidor SMTP

Não

*SMTP Requer Autenticação ***

Indica se a conexão SMTP requer autenticação

Não

*Email Remetente ***

Email para envio de mensagens

Não

 

 

 

  • Público: Quando o parâmetro é publico ele é utilizado por todas as filiais, caso contrário o parâmetro é exclusivo para a filial selecionada no cabeçalho da tela inicial do módulo web.

    • Dados referentes ao servidor de e-mail de cada concessionária.

 

 

CADASTRO DE EMAIL

Algumas das informações transmitidas na integração requerem serem geradas manualmente pelo SISDIA, e caso está informação não seja gerada até a data de envio no modulo web tem a opção de cadastrar o email do responsável pela geração da informação e notificá-lo caso haja há pendência da informação para o envio. 
A figura a seguir mostra a tela de Cadastro de Parâmetros utilizados pelo módulo web. 


Figura 5


Está funcionalidade tem a opção  que replica o email selecionado para todos os tipos de informação exibidos na tabela.

PRÉ-REQUISISTOS DO SISTEMA

Para realizar a troca de arquivos entre o DMS e Peugeot é necessário habilitar no firewall do servidor de internet o FTP PASSIVO para os seguintes hosts:
ftp.dcspeugeot.com.br
ftphomologacao.dcspeugeot.com.br 
Deverá ser habilitado também o acesso as URL´s dos web services:
https://www.dcspeugeot.com.br 
https://homologacao.dcspeugeot.com.br 
Outra configuração importante para o envio de informações por web services é que a data e hora do servidor de aplicação (SrvSisdia) esteja sincronizada com o fuso horário oficial utilizado pelo Dealer. Para realizar o ajuste da date e hora utilize o comando date MMDDHHNN (MM = mês, DD = dia, HH = hora e NN = minuto).
Ex: date 01010800 
Estás operações devem ser realizadas pelo responsável de TI da concessionária e é imprescindível para o correto funcionamento da aplicação. 
IMPORTANTE: Só poderá ser instalado o DCS se a base tiver o MCP Instalado. 

ACESSO AS FUNCIONALIDADES

O acesso as funcionalidade do módulo web é acessado pelo menu exibido no cabeçalho da tela inicial. 


Figura 6


MIGRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

Antes de iniciar a integração a Peugeot do Brasil necessita que as informações históricas do DMS sejam transmitidas, para que seja montado um histórico dos meses anteriores do Dealer. As informações transmitidas são de: MCP, Estoque de Veículos e Peças, Pedidos de Venda de Veículos e Ordens de Serviços. Este será é executado somente uma vez. 
Para iniciar a migração, o administrador deve realizar a configuração do sistema conforme os itens Seleção de Ambiente e Parâmetros do Sistema. 
Parte dos dados transmitidos à montadora é gerado automaticamente pelo modulo web e alguns dos dados devem ser gerados no SISDIA pelos programas OFIC0430, OFIC4900 e VEIC0340, marcando a opção "Gerar checklist para Peugeot" como "Sim" e pelo programa VEIC4340 deve ser utilizada a funcionalidade "CheckList Peugeot". Abaixo está a listagem dos arquivos que são gerados e transmitidos automaticamente à montadora.

Arquivo

Programa Geração

Período

CHECKLIST_ABC.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 12 meses

CHECKLIST_AGENDAMENTO.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 12 meses

CHECKLIST_APONTAMENTO.csv

OFIC0430

Últimos 12 meses

CHECKLIST_CHEQUES.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 12 meses

CHECKLIST_CLIENTES.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 12 meses

CHECKLIST_ENCARGOS.csv

VEIC0340

Últimos 12 meses

CHECKLIST_INFORMATICA.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 12 meses

CHECKLIST_LINHASCREDITO.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 12 meses

CHECKLIST_OS.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 12 meses

CHECKLIST_SUGESTAO.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 12 meses

CHECKLIST_TITULOS.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 12 meses

CHECKLIST_TXJUROS.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 12 meses

CHECKLIST_VEICULOS.csv

VEIC4340

Últimos 12 meses

MCP.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 6 meses

ESTOQUE.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 6 meses

INDICADORES.csv

OFIC4900

Últimos 12 meses

OS.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 60 meses

OS_ITENS.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 60 meses

OS_PECAS.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 60 meses

PEDIDOS.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 6 meses

PEDIDOS_FATURAMENTOS.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 6 meses

PROMOCAO_ESTOQUE.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 6 meses

PROMOCAO_VENDA.csv

AUTOMÁTICO

Últimos 6 meses


O status da geração dos arquivos deverá ser acompanhado no monitor de comunicação pela aba envio das informações e o envio e processamento dos arquivos gerador deverão ser acompanhados pela aba de arquivos
IMPORTANTE: Caso a data de fundação da concessionária seja superior ao período de geração dos arquivos, será considerada a data de fundação da concessionária para extração dos arquivos de migração. 

ENVIO DE INFORMAÇÕES

O envio das informações do DMS à Peugeot do Brasil acontece de forma automatizada e ocorrem pelos seguintes motivos: Envio das informações estimuladas pelo usuário e Envio agendado das informações. As informações enviadas são de MCP, Estoque de Veículos e Peças, Pedidos de Venda de Veículos e Ordens de Serviços. 
O status da transmissão é exibido no Monitor de Comunicação

ENVIO DE INFORMAÇÕES ESTIMULADAS PELO USUÁRIO

Estas informações são enviadas automaticamente de 15 em 15 minutos. 
São estimulados pelos usuários do SISDIA ou MCP, quando: 

  • MCP: informação enviada ao criar ou alterar um MCP.
  • Entrada de Veículo em Estoque: informação enviada ao realizar a entrada do veículo pelo programa VEIC0390 ou ENTR1000.
  • Pedido de Venda de Veículo: informação enviada ao incluir ou alterar um pedido de venda de veículo pelo programa VEIC0400 ou ao realizar o cancelamento do pedido pelo programa VEIC0403.
  • Faturamento: informação enviada ao emitir o faturamento do pedido de venda pelo programa NOTA2450 ou realizar o cancelamento da fatura NOTA2450.
  • Ordem de Serviço: informação enviada ao incluir, alterar, fechar ou cancelar uma O.S. pelos programas OFIC1000, OFIC1400, OFIC1402, OFIC2005, OFIC2400, OFIC3000 e OFIC3500.
  • Venda de Peças: informação enviada ao realizar a venda de peças originais Peugeot pelos programas BALC2000, ORCA2000, ORCA2100, ORCA2300, OFIC3500 e NOTA1900.

ENVIO AGENDADO DAS INFORMAÇÕES

O envio das informações de Checklist e Indicadores são feitos automaticamente pelo sistema para enviar os dados do mês anterior às 19h00min do quinto dia útil do mês corrente. 
A maioria das informações é extraída do banco de dados automaticamente, mas no caso das informações de Checklist de Apontamento, Checklist de Encargos, Checklist de Veículos e dos Indicadores devem ser geradas manualmente no Sisdia pelo usuário entre o primeiro e o quinto dia útil do mês, lembrando que o OFIC4900 deve ser executado no primeiro dia útil (Conforme Item 4 Pags: 9 e 10). Caso a informação não tenham sido gerada o envio será adiado até que a informação seja gerada e será enviado um email para o responsável por gerar a informação no SISDIA (Email cadastrado na funcionalidade Cadastro de email). 

  • Checklist de Apontamento: a informação deve ser gerada para o mês anterior pelo programa OFIC0430, marcando como sim a opção "Gerar checklist para Peugeot", conforme a figura abaixo.



Figura 7


  • Checklist de Encargos: a informação deve ser gerada para o mês anterior pelo programa VEIC0340, marcando como sim a opção "Gera checklist Peugeot", conforme a figura abaixo.


Figura 8


  • Checklist de Veículos: a informação deve ser gerada para o mês anterior pelo programa VEIC4340, utilizando a funcionalidade "CheckList Peugeot", conforme a figura abaixo.


Figura 9


Após selecionar a opção "CheckList Peugeot" deve ser informado o período do mês anterior, conforme a figura abaixo.


Figura 10

Indicadores: a informação deve ser gerada para o mês anterior pelo programa OFIC4900, marcando como sim a opção "Gera checklist Peugeot" no final da execução do programa, conforme a figura abaixo. 


Figura 11


TROCA DE ARQUIVOS

A troca de arquivos entre o DMS e à montadora ocorre de forma automática e é gerenciado pelo Monitor de Comunicação do modulo web. Para iniciar a troca de arquivos é necessário informar o usuário, senha e o diretório da filial no Servidor da Peugeot nos Parâmetros do Sistema, estás informações são fornecidas pela Peugeot. 
Os tipos de arquivo são: 

CPO

Pedidos de Peça de Reposição

Envio

PEDC0600

Gerador

CPX

Bolsa de Peças

Envio

PEDC3100

Gerador

CRNCDP

Pedidos, Faturas e Não Faturados

Envio

VEIC0418

Gerador

CSRPAC

Relatório de Pacotes Utilizados

Envio

OFIC7760

Gerador

OFIC7920

Clientes Atendidos na Oficina

Envio

OFIC7920

Gerador

AR

Veículos para Estoque

Recebimento

VEIC0390

Processamento

FPP V1

Atualização de Preços

Recebimento

PROD2100

Processamento

DS NFP SAP

Notas Fiscais de Peças

Recebimento

ENTR1500

Processamento

IN

Peças em Substituição

Recebimento

PROD1340

Processamento

MODELOS

Lista de Preços de Veículos Novos

Recebimento

VEIC0192

Processamento

PACOTES

Pacotes

Recebimento

OFIC0190

Processamento

TPR

Códigos de Serviço

Recebimento

MOBR9040

Processamento

CARGA PROMOÇÃO ESTOQUE

Campanhas de Peças

Recebimento

PGCP0100

Processamento

CUSTOMER CARE

Clientes Atendidos na Oficina

Envio

OFIC7920

Gerador


ENVIO DE ARQUIVOS

Os arquivos a serem enviados à Peugeot devem ser gerados no SISDIA e importados na aba de arquivos do Monitor de Comunicação, após importados são transmitidos automaticamente por uma rotina diária que é executada as 12h00min e 20h00min. 
O status do processamento da Peugeot feito com o arquivo enviado é consultado automaticamente por uma rotina diária que é executada as 08h30min, 12h30min, 16h30min e 21h00min e é exibido no Monitor de Comunicação. Caso ocorra erro no arquivo um arquivo de retorno será enviado com os erros encontrados e estará disponível para download no Monitor de Comunicação. 

RECEBIMENTO DE ARQUIVOS

Os arquivos enviados pela Peugeot são importados automaticamente pelo sistema e ficam disponíveis para download na aba de arquivos do Monitor de Comunicação. A rotina de recebimento dos arquivos é executada diariamente as 07h00min e 13h00min. 

MONITOR DE COMUNICAÇÃO

O gerenciamento da comunicação entre o DMS e à Peugeot do Brasil é feito pelo monitor de comunicação, ele dividido em abas para visualização do status do envio de informações e da troca de arquivos. Pelo monitor é possível retransmitir as informações com erro. 

ABA ENVIO DAS INFORMAÇÕES

Na aba de envio de informações é exibido o status do envio da informação à montadora e nos casos de erro ou pendência é possível realizar o reenvio. Esta tela contém as seguintes ações: aplicar filtro, limpar filtro, visualizar detalhes e reenviar informação.


Figura 12


A ação Visualizar detalhe comunicação exibe o log do último envio da informação à Peugeot e no caso de erro exibe a descrição do problema ocorrido, conforme a figura abaixo.


Figura 13


A ação Reenviar informação realiza o envio de informação pendente ou o reenvio de informação com erro.

ABA ARQUIVOS

Na aba de envio de arquivos é feito o gerenciamento da troca de arquivos entre o DMS e à montadora, por ela são carregados os arquivos gerados pelo SISDIA para envio também e monitorado o status do envio e recebimento dos arquivos. Nos casos de erro ou de pendências é possível realizar o reenvio. 
Esta tela contém as seguintes ações: aplicar filtro, limpar filtro, carregar arquivo, download arquivo, visualizar detalhes e reenviar. 


Figura 14

A ação Carregar arquivo carrega o arquivo para envio a Peugeot e o transmiti automaticamente pela rotina de envio de arquivo que é executada diariamente.


Figura 15


A ação Download arquivo realiza o download do arquivo ao clicar no nome do arquivo exibido na tabela está ação é possível tanto para arquivos recebidos da Peugeot como os enviados. 
A ação Visualizar detalhe troca arquivo exibe o log da última transmissão do arquivo e no caso de erro exibe a descrição do problema ocorrido, conforme a figura abaixo. 


Figura 16


A ação Reenviar realiza o envio do registro de recebimento ou envio do arquivo. 
A ação Gerar arquivos de carga inicial com erro (  ) estará habilitado quando existirem arquivos de migração processados com erro. Está ação realização uma nova geração dos arquivos de migração com erro. 
O status da geração dos arquivos de carga inicial com erro deverá ser acompanhado no monitor de comunicação pela aba envio das informações e o envio e processamento dos arquivos gerador deverão ser acompanhados pela aba de arquivos

CORREÇÃO DE DADOS PARA REENVIO

Quando o erro retornado for inconsistência de dados, os dados devem ser corrigidos no SISDIA e reenviados pelo monitor de comunicação. 

  • Família inconsistente:

Devera ser analisado e corrigido se necessário o CADV0190, onde devem ser verificado se todas as famílias da linha da revenda no caso Peugeot estão com a Bandeira "PGT", bem como as famílias de outras marcas está como "OUT", ou no caso de Grupos onde tem outras Bandeiras, com o código do modelo conforme a sigla de cada Montadora, exemplos: "TOY" (Toyota), "HON" (Honda), etc., abaixo seguem telas onde é demonstrado o campo: 


Figura 17


  • Modelo inconsistente:

Neste campo devera ser colocado á família conforme o modelo do veiculo.Devera ser analisado e corrigido o cadastro de modelo se necessário for no VEIC0100, pois cada modelo devera estar com a sua respectiva família corretamente, os modelos da linha Peugeot devera estar com uma família cuja Bandeira no CADV0190 esteja como "PGT" conforme demonstrado anteriormente, e modelos de outras marcas com família cuja bandeira seja "OUT" ou sua respectiva bandeira por montadora conforme explicado anteriormente, abaixo segue tela demonstrando o campo: 


Figura 18



Painel

Solução de problemas 

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