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Implementação do projeto ROA- Repair Order Automation |
Produto | Linx DMS |
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Menu | ROA |
Data | 22/11//2021 |
Autor | Sabrina Zumkeller |
Área | P&D Automotivo |
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Implementação do projeto ROA- Repair Order Automation. |
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Este documento destina-se a todas as concessionárias Honda, 2W e 4W. |
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Este documento tem como objetivo detalhar o processo de integração do Repair Order Automation (ROA) da montadora Honda. Esta integração realiza o cadastro/atualização dos kits de peças e serviços da montadora de forma automatizada. Parametrização Roa Honda1. Abra o programa Fabrica.exe; Acesse o menu “Fábrica > Honda > Parâmetros” aba “ROA > Geral”. Figura 1: Parâmetros da Honda - Aba ROA > Geral Preencher os campos em tela:
Se o parâmetro não for marcado, todos os kits permanecem ativos e a e a cada nova importação, será atualizado os dados de Kits já existentes e cadastrados os Kits novos. 2. Ainda neste menu acesse a aba “ROA > Serviços”. Figura 2: Parâmetros da Honda - Aba ROA > Serviços Preencher os campos em tela:
Serviço Permite: Informe o valor padrão de "Serviço Permite" que será utilizado para cadastrar novos serviços;
Importante: A montadora não envia código de MO nos pacotes disponibilizados para o ROA, somente é disponibilizado o tempo de execução do pacote portanto, para a criação dos Kits serão utilizados os códigos de MO cadastrados no “Serviço Periódico”, para os modelos de veículos que estiverem nele associados. Caso contrário, os Kits serão criados considerando a MO informada neste parâmetro. e por este motivo, é importante que o código de MO utilizado no parâmetro, seja de uso de todas as revendas, considerando que a tabela de Kits é por empresa. 3. Ainda neste menu acesse a aba “ROA > Peças”. Figura 3: Parâmetros da Honda - Aba ROA > Peças Preencher os campos em tela:
2. Abra o Apollo.exe - Oficina - Parâmetros Foi incluído um novo modelo de Ordem de serviço para atender ao processo do ROA. Figura 4: Parâmetros da Oficina Este novo formulário pode ser utilizado tanto pelas concessionárias 2W quanto 4W, ele atende as solicitações do processo exibindo o detalhamento dos Kits de Montadora quando estes são utilizados. Figura 5: modelo de os ROA O novo modelo de OS passa a imprimir a Solicitação do cliente e a descrição do Kit que está sendo aplicado, além de também apresentar todas as informações referentes a "Descrição dos Serviços" a serem executados, informação esta que faz parte do Kit Honda conforme será detalhado abaixo. Utilização do Linx DMS Integrador
Figura 6: Tela de configuração de banco de dados 4. Clique em “Testar Conexão”. Prosseguir somente se for apresentada a mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso! ”. Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS. O campo Permanência do log no Banco possui o seguinte funcionamento: Informar o número de dias para que o log da integração seja mantido no seu banco de dados, conforme a regra descrita a seguir:
5. Na tela seguinte, preencha os dados para o acesso ao serviço da Honda: Figura 7: Tela de configuração da integração ROA Honda Opções disponíveis:
Obs.: A URL é única para todas as configurações criadas.
Deve ser utilizado o mesmo usuário e senha do MyHonda , em caso de dúvidas a concessionária deverá abrir um Chamado no PitStop da Honda.
A tabela de Kit é única por empresa, então pode ser criado uma única configuração na Matriz. Figura 8: Tela de conclusão das alterações
Figura 9: Tela do Serviço Comunicação manual com a montadora1. Para efetuar a comunicação manual com a montadora, preencha os dados de configuração, selecione uma data de última atualização para considerar na consulta e clique no botão “Executar Manualmente”. Figura 10: Tela da configuração Dica: Para o início das comunicações, essa data depende da montadora informar em qual data foram liberados os últimos pacotes ao webservice, após a primeira importação o processo passa a ser automático, realizando as buscas diárias, e assim quando houver novas liberações pela Montadora, os Kis serão importados. 2. Quando a comunicação for concluída, será exibida uma mensagem informando que a execução foi concluída. Figura 11: Tela da configuração Dica: O Log _1 pode ser gerado caso seja necessário avaliar todo o detalhamento dos Kits que foram importados, para isso, antes da execução manual deve-se criar o log manualmente, considerando a data do dia e no mesmo padrão do log normal do Linx DMS Integrador que é gerado na pasta onde está instalado o processo. Ex: "LDIServer_20211123", deve-se criar o "LDIServer_20211123_1". Utilização do Linx DMSA criação dos Kits leva em consideração os dados fornecidos pela montadora para:
São criados os Kits para todos os modelos cadastrados na concessionária considerando Model Code presente no Chassi dos veículos cadastrados ( Ficha de segmento). A mesma regra se aplica para 2W ou 4W. Ex: Pacote ROA : 000010-FC16-20-19 – o Modelo é o “FC16” e o ano é o 2019 para a revisão de 10.000 km. Serão gerados os Kits conforme modelos associados a todos os Chassis existentes na concessionária que possuam este código na sua composição, ex: “93HFC1670MZ101696”. Figura 12: Tela do Kit criado Os Kits são criados com o tipo “Revisão” e apresentam no campo “Código da fábrica” o código do pacote fornecido pela montadora. O preço Total do Kit é considerado o praticado pela concessionária para peças e serviços. Figura 13: Tela do Kit criado O serviço é único e criado conforme detalhamento feito acima neste manual, considerando o tempo de execução fornecido pela montadora no pacote. Figura 14: Tela do Kit criado Na aba “Descrição Serviços” são apresentadas as informações referentes aos serviços que devem ser executados no veículo/moto quando na aplicação dos Kits.
Figura 15: Tela do Kit criado Na inclusão de uma solicitação de “Revisão” em qualquer uma das telas onde é possível realizar essa operação (agendamento de oficina, abertura de O.S. e manutenção de O.S.) em uma revenda da marca Honda, será aberta automaticamente a tela de seleção de kits já selecionado o “Tipo de Kit” da “Fábrica” para o modelo pertencente ao veículo/moto que está sendo atendido. Figura 16: Tela de Seleção de Kits Nesta tela foram incluídos dois novos filtros:
Pode-se informar ou a Quilometragem ou o Tempo, para a busca dos pacotes, o sistema irá respeitar qual for informado par a busca do pacote. Todas as opções de filtro podem ser utilizadas nesta tela já que não há obrigatoriedade de inclusão de um Kit. O recomendado pela Montadora é que seja aplicado o Kit fornecido por eles. Para os atendimentos onde existem mais de uma solicitação é possível escolher para quais solicitações as peças/serviços irão. Conforme figura a seguir: Figura 17: Tela de divisão de Kits Por default as peças e serviços já vem alocados na Solicitação ao qual está sendo aplicado o KIT, caso deseje alterar uma peça ou MO, informar no campo "Solicitação" utilizando a seta a direita, para qual solicitação deseja que seja movido a peça/serviço ao qual está selecionado o cursor. Na inclusão de uma solicitação que não seja do tipo “Revisão”, em qualquer uma das telas onde é possível realizar essa operação (agendamento de oficina, abertura de O.S. e manutenção de O.S.) em uma revenda da marca Honda, será aberta a mesma tela de seleção dos Kits, neste caso já marcado a opção do tipo de Kit “Todos”. Figura 18: Tela de seleção de Kits Para os atendimentos que possuem mais de uma solicitação, é possível mover peças e serviços do KIT entre as solicitações. Para isso, clique com o botão direito no serviço/peça que deseja mover e selecione a opção “Alterar Peça para outra solicitação”. Figura 19: Tela de divisão de Kits Feito isso, selecione a solicitação para onde a peça/serviço será movida, conforme imagem e seguir: Figura 20 - Seleção de solicitação Na requisição de itens da O.S. também é possível mover os serviços/peças de um KIT entre as solicitações. Para isso, clique com o botão direito na peça/serviço que deseja mover e selecione a opção “Alterar Peça para outra solicitação”, conforme imagem a seguir: Figura 21: Tela de divisão de Kits Na etapa de Atendimento, todas as funcionalidades também podem ser utilizadas. |
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