ASSUNTO

Implementação do projeto ROA- Repair Order Automation

Produto

Linx DMS

Menu

ROA

Data

22/11//2021

Autor

Sabrina Zumkeller

Área

P&D Automotivo


FINALIDADE
Implementação do projeto ROA- Repair Order Automation.
ABRANGÊNCIA

Este documento destina-se a todas as concessionárias Honda, 2W e 4W.

APLICAÇÃO

Este documento tem como objetivo detalhar o processo de integração  do Repair Order Automation (ROA) da montadora Honda. Esta integração realiza o cadastro/atualização dos kits de peças e serviços da montadora de forma automatizada.

Atenção! Este processo passou a utilização a API de Integração Sensedia para a autenticação. Caso ainda não tenha sido parametrizada, realizar a configuração de acordo com o Manual Integração API Sensedia.

Parametrização Roa Honda

1.    Abra o programa Fabrica.exe;

       Acesse o menu “Fábrica > Honda > Parâmetros” aba “ROA > Geral”.

Figura 1: Parâmetros da Honda - Aba ROA > Geral


Preencher os campos em tela:

    • Log de importação ROA: Informe o diretório onde será gerado o log do processo;
    • Usuário para recebimento de mensagens: Selecionar o usuário do sistema que irá receber uma mensagem de correio interno informando que houve atualização/cadastro automático de kits;
    • Reclassificar Cadastro de Kits (Ativos/Inativos): Importante -Caso essa opção seja marcada, ao executar o processo automático, todos os kits de montadora serão marcados como inativos e apenas os kits retornados na consulta serão marcados como ativos novamente.

Se o parâmetro não for marcado, todos os kits permanecem ativos e a  e a cada nova importação, será atualizado os dados de Kits já existentes e cadastrados os Kits novos.

2.  Ainda neste menu acesse a aba “ROA > Serviços”.

Figura 2: Parâmetros da Honda - Aba ROA > Serviços


Preencher os campos em tela:

    • Código Municipal: Informe o valor padrão de código municipal que será utilizado para cadastrar novos serviços;
    • Categoria Serviço: Informe o valor padrão de categoria de serviço que será utilizado para cadastrar novos serviços;
    • Código de Tributação: Informe o valor padrão de código de tributação que será utilizado para cadastrar novos serviços;
    • Mão de Obra: Informe o valor padrão de mão de obra que será utilizado para cadastrar novos serviços;

Serviço Permite: Informe o valor padrão de "Serviço Permite" que será utilizado para cadastrar novos serviços;

 

Importante: A montadora não envia código de MO nos pacotes disponibilizados para o ROA, somente é disponibilizado o tempo de execução do pacote portanto, para a criação dos Kits serão utilizados os códigos de MO cadastrados no “Serviço Periódico”, para os modelos de veículos que estiverem nele associados.

Caso contrário, os Kits serão criados considerando a MO informada neste parâmetro. e por este motivo, é importante que o código de MO utilizado no parâmetro, seja de uso de todas as revendas, considerando que a tabela de Kits é por empresa.


3.    Ainda neste menu acesse a aba “ROA > Peças”.

Figura 3: Parâmetros da Honda - Aba ROA > Peças


Preencher os campos em tela:

    • Marca: Informe o valor padrão de marca que será utilizado para cadastrar novas peças;
    • Grupo: Informe o valor padrão de grupo que será utilizado para cadastrar novas peças;
    • Unidade de Medida: Informe o valor padrão de unidade de medida que será utilizado para cadastrar novas peças;
    • Categoria: Informe o valor padrão de categoria que será utilizado para cadastrar novas peças;
    • Grupo de Desconto: Informe o valor padrão de grupo de desconto que será utilizado para cadastrar novas peças;
    • Código de Tributação de Entrada: Informe o valor padrão de código de tributação de entrada que será utilizado para cadastrar novas peças;
    • Código de Tributação de Saída: Informe o valor padrão de código de tributação de saída que será utilizado para cadastrar novas peças;


2. Abra o Apollo.exe - Oficina - Parâmetros

Foi incluído um novo modelo de Ordem de serviço para atender ao processo do ROA.

Figura 4: Parâmetros da Oficina


Este novo formulário pode ser utilizado tanto pelas concessionárias 2W quanto 4W, ele atende as solicitações do processo exibindo o detalhamento dos Kits de Montadora quando estes são utilizados.

Figura 5: modelo de os ROA


O novo modelo de OS passa a imprimir a Solicitação do cliente e a descrição do Kit que está sendo aplicado, além de também apresentar todas as informações referentes a "Descrição dos Serviços" a serem executados, informação esta que faz parte do Kit Honda conforme será detalhado abaixo.


Utilização do Linx DMS Integrador

  1. Execute o programa LDIConfig.exe;
  2. Acesse o menu “Configuração > Integração ROA - Honda”;
  3. Na aba “Configuração”, preencha os dados de acesso ao banco de dados;

Figura 6: Tela de configuração de banco de dados


4. Clique em “Testar Conexão”.

Prosseguir somente se for apresentada a mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso! ”. Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS.

 O campo Permanência do log no Banco possui o seguinte funcionamento: Informar o número de dias para que o log da integração seja mantido no seu banco de dados, conforme a regra descrita a seguir:

  • Dias = -1: Caso seja usado o valor -1, o log será mantido na base sem um limite de dias de permanência, ou seja, não irá apagar o log. Esse é o valor que corresponde ao modelo atual.
  • Dias = 0: Caso seja usado o valor 0(zero), nenhum log será mantido no banco de dados, ou seja, não serão gravados novos registros das integrações realizadas e todos os registros já existentes vinculados a este módulo (eLDIROAHonda.exe) serão removidos da base de dados.
  • Dias = 1 (ou qualquer outro valor positivo): Determina o número de dias que o log irá permanecer no banco de dados. Ex.: É gerado um log de integração no dia 01/01/2017, se o usuário definir o valor 1 neste campo, o log irá permanecer na base até o dia 02/01/2017, sendo apagado ao completar um dia na base. O mesmo vale para qualquer outro número de dias.

5. Na tela seguinte, preencha os dados para o acesso ao serviço da Honda:














Figura 7: Tela de configuração da integração ROA Honda


Opções disponíveis:

    • Nome: Nome do arquivo externo da configuração. Esta informação fica a critério da concessionária;
    • Descrição: Descrição da configuração;
    • Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
    • Log de XML: Indicativo para gravação dos XML’s de comunicação no banco de dados;
    • Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados;
    • Identificação do concessionário:
      DN: Código da concessionária na montadora. Informar o mesmo valor utilizado no campo “Número DN” existente nos parâmetros do Fábrica Honda;
    • Data da Ultima Atualização: Para o início das comunicações, essa data depende da montadora informar em qual data foram liberados os últimos pacotes ao webservice, após a primeira importação o processo passa a ser automático, realizando as buscas diárias, e assim quando houver novas liberações pela Montadora, os Kis serão importados
    • Dados de Acesso:
      Usuário:
      Senha:

Deve ser utilizado o mesmo usuário e senha do MyHonda , em caso de dúvidas a concessionária deverá abrir um Chamado no PitStop da Honda.

    • Seguimento: Deverá ser marcado em qual segmento a concessionaria atua 2W ou 4W . Será respeitado essa informação para a busca dos Kits adequados a cada um.
    • Agendamento
      Intervalo: Tempo entre cada comunicação com a montadora.
      Diário: Selecione os dias da semana para comunicar com a montadora.
    • Grave as informações, clicando em “Salvar”;
    • Finalize as configurações, clicando em “Next” e depois em “Finish”.

A tabela de Kit é única por empresa, então pode ser criado uma única configuração na Matriz.











Figura 8: Tela de conclusão das alterações


  • Reinicie o serviço do integrador
  • No Windows, acesse o menu Iniciar, Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços;
  • Localize e clique sobre o serviço “Linx DMS Integrador”;
  • Clique em “Reiniciar o serviço”;
  • Após este procedimento o status do serviço deve continuar como “Em Execução”.

Figura 9: Tela do Serviço


Comunicação manual com a montadora

1. Para efetuar a comunicação manual com a montadora, preencha os dados de configuração, selecione uma data de última atualização para considerar na consulta e clique no botão “Executar Manualmente”.

Figura 10: Tela da configuração


Dica: Para o início das comunicações, essa data depende da montadora informar em qual data foram liberados os últimos pacotes ao webservice, após a primeira importação o processo passa a ser automático, realizando as buscas diárias, e assim quando houver novas liberações pela Montadora, os Kis serão importados.

2. Quando a comunicação for concluída, será exibida uma mensagem informando que a execução foi concluída.

Figura 11: Tela da configuração

Dica: O Log _1 pode ser gerado caso seja necessário avaliar todo o detalhamento dos Kits que foram importados, para isso, antes da execução manual deve-se criar o log manualmente, considerando a data do dia e no mesmo padrão do log normal do Linx DMS Integrador que é gerado na pasta onde está instalado o processo. Ex: "LDIServer_20211123", deve-se criar o "LDIServer_20211123_1".


Utilização do Linx DMS

A criação dos Kits leva em consideração os dados fornecidos pela montadora para:

  • Códigos modelos (Model Code);
  • Ano Modelo;
  • Quilometragem


São criados os Kits para todos os modelos cadastrados na concessionária considerando Model Code presente no Chassi dos veículos cadastrados ( Ficha de segmento).

A mesma regra se aplica para 2W ou 4W.

Ex:  Pacote ROA : 000010-FC16-20-19 – o Modelo é o “FC16” e o ano é o 2019 para a revisão de 10.000 km.

Serão gerados os Kits conforme modelos associados a todos os Chassis existentes na concessionária que possuam este código na sua composição, ex: “93HFC1670MZ101696”.

Figura 12: Tela do Kit criado


Os Kits são criados com o tipo “Revisão” e apresentam no campo “Código da fábrica” o código do pacote fornecido pela montadora.

O preço Total do Kit é considerado o praticado pela concessionária para peças e serviços.

Figura 13: Tela do Kit criado


O serviço é único e criado conforme detalhamento feito acima neste manual, considerando o tempo de execução fornecido pela montadora no pacote.


Figura 14: Tela do Kit criado


Na aba “Descrição Serviços” são apresentadas as informações referentes aos serviços que devem ser executados no veículo/moto quando na aplicação dos Kits.

 

Figura 15: Tela do Kit criado


Na inclusão de uma solicitação de “Revisão” em qualquer uma das telas onde é possível realizar essa operação (agendamento de oficina, abertura de O.S. e manutenção de O.S.) em uma revenda da marca Honda, será aberta automaticamente a tela de seleção de kits já selecionado o “Tipo de Kit” da “Fábrica” para o modelo pertencente ao veículo/moto que está sendo atendido.

Figura 16: Tela de Seleção de Kits 


Nesta tela foram incluídos dois novos filtros:

    • Quilometragem: Ao informar uma Quilometragem nesse campo, será exibido o Kit referente ao modelo/ano do veículo/moto.
    • Tempo (em meses): Ao informar um número de meses nesse campo, será exibido o Kit  referente ao modelo/ano do veículo/moto

Pode-se informar ou a Quilometragem ou o Tempo, para a busca dos pacotes, o sistema irá respeitar qual for informado par a busca do pacote.

Todas as opções de filtro podem ser utilizadas nesta tela já que não há obrigatoriedade de inclusão de um Kit. O recomendado pela Montadora é que seja aplicado o Kit fornecido por eles.


Para os atendimentos onde existem mais de uma solicitação é possível escolher para quais solicitações as peças/serviços irão. Conforme figura a seguir:

Figura 17: Tela de divisão de Kits 


Por default as peças e serviços já vem alocados na Solicitação ao qual está sendo aplicado o KIT, caso deseje alterar uma peça ou MO, informar no campo "Solicitação" utilizando a seta a direita, para qual solicitação deseja que seja movido a peça/serviço ao qual está selecionado o cursor.

Na inclusão de uma solicitação que não seja do tipo “Revisão”, em qualquer uma das telas onde é possível realizar essa operação (agendamento de oficina, abertura de O.S. e manutenção de O.S.) em uma revenda da marca Honda, será aberta a mesma tela de seleção dos Kits, neste caso já marcado a opção do tipo de Kit “Todos”.

Figura 18: Tela de seleção de Kits 


Para os atendimentos que possuem mais de uma solicitação, é possível mover peças e serviços do KIT entre as solicitações. Para isso, clique com o botão direito no serviço/peça que deseja mover e selecione a opção “Alterar Peça para outra solicitação”.

Figura 19: Tela de divisão de Kits 


Feito isso, selecione a solicitação para onde a peça/serviço será movida, conforme imagem e seguir:

Figura 20 - Seleção de solicitação


Na requisição de itens da O.S. também é possível mover os serviços/peças de um KIT entre as solicitações. Para isso, clique com o botão direito na peça/serviço que deseja mover e selecione a opção “Alterar Peça para outra solicitação”, conforme imagem a seguir:

Figura 21: Tela de divisão de Kits 

Na etapa de Atendimento, todas as funcionalidades também podem ser utilizadas.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.