Consultando o Relatório de Cancelamento de Vendas:
Para realizar o cancelamento pós-venda, é necessário que esteja configurado corretamente. Caso tenha dúvidas para realizar a configuração, clique aqui!
No Degust One Retaguarda temos acesso ao relatório onde constam as informações sobre os cancelamentos realizados no Degust PDV, basta acessar o menu Relatório > Financeiro . Cancelamento de Vendas:
Informe os filtros desejados e clique em 'Exportar':
No Relatório serão apresentados informações como: Módulo de venda (Balcão, Delivery, Mesa, Cartão), Descrição e valor do produto contido na venda cancelada, Operador e Gerente que autorizou o cancelamento, entre outras informações como podemos verificar na imagem abaixo:
Antes de finalizar venda / Depois de finalizar venda
Os cancelamentos são divididos em subgrupos:
Antes de finalizar venda: São os cancelamentos dos produtos antes mesmo de ser enviados para a produção.
Depois de finalizar venda: São os cancelamentos realizados após enviados para a produção.
Vendas Canceladas pelo Sistema
Podem haver no relatórios, vendas canceladas devido a Queda do sistema ou pelo Operador 'SISTEMA***'
SISTEMA*** = Cancelamento de nota gerado pelo retorno M020
SISTEMA = Queda do sistema, problema de rede e etc
Alguns motivos que ocorrem cancelamentos devido a Queda do sistema:
Reinicialização do Pdv ou do sistema Degust inesperadamente;
Queda de energia;
Notas em contingencia.
Quando ocorre a situação que por algum motivo o pdv não consiga transmitir a nota para a Sefaz, o sistema cancela a venda, cria um espelho da nota e a mantém em contingencia, portanto isso não afetará no controle de estoque e financeiro.
Status/Nota fiscal
Os cancelamentos são divididos nos seguintes status:
Transmitida: O procedimento de cancelamento do item foi sobre uma nota que foi transmitida posteriormente. Exemplo, item 218 - Agua sem gas foi excluido da nota 3485, onde posteriormente outro item entrou na nota e ela foi transmitida. A forma de transmitida vai depender do antes de enviar para produção ou depois de enviar para produção.
Inutilizada: O cancelamento do item fez parte de uma nota inutilizada.
Pendente: Onde a nota está pendente de envio, geralmente sendo a nota espelho de uma nota cancelada.
Cancelada: O item foi cancelado em conjunto da nota fiscal que também foi cancelada.
Cancelada Antes: O item foi cancelado antes da geração da nota fiscal, conforme operação da loja. Se for venda Mesa, pode ter sido enviado para produção, entretanto, a mesa não foi fechada e a venda foi cancelada.
É mostrado o número da nota fiscal, para verificação em outros relatórios, como exemplo, Relatório de Vendas Detalhadas por Cupom .
Está com alguma dúvida?
Não está conseguindo cancelar a nota? Clique aqui!
Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.
1 comentário
Anônimo
Não condiz com o suporte de web. Precisam atualizar esses tutoriais pois estão desatualizados.