• Como identificar quais foram os cancelamentos de vendas realizados?
  • Como identificar quem realizou o cancelamento da venda?
  • Em qual momento minhas vendas foram canceladas?


Consultando o Relatório de Cancelamento de Vendas:

Para realizar o cancelamento pós-venda, é necessário que esteja configurado corretamente. Caso tenha dúvidas para realizar a configuração, clique aqui!


No Degust One Retaguarda temos acesso ao relatório onde constam as informações sobre os cancelamentos realizados no Degust PDV, basta acessar o menu Relatório > Financeiro . Cancelamento de Vendas:

Informe os filtros desejados e clique em 'Exportar':


No Relatório serão apresentados informações como: Módulo de venda (Balcão, Delivery, Mesa, Cartão), Descrição e valor do produto contido na venda cancelada, Operador e Gerente que autorizou o cancelamento, entre outras informações como podemos verificar na imagem abaixo:


Antes de finalizar venda / Depois de finalizar venda

Os cancelamentos são divididos em subgrupos:

Antes de finalizar venda: São os cancelamentos dos produtos antes mesmo de ser enviados para a produção.

Depois de finalizar venda: São os cancelamentos realizados após enviados para a produção.

Vendas Canceladas pelo Sistema

Podem haver no relatórios, vendas canceladas devido a Queda do sistema ou pelo Operador 'SISTEMA***'


SISTEMA*** = Cancelamento de nota gerado pelo retorno M020

SISTEMA = Queda do sistema, problema de rede e etc

Alguns motivos que ocorrem cancelamentos devido a Queda do sistema:

  • Reinicialização do Pdv ou do sistema Degust inesperadamente;

  • Queda de energia;

  • Notas em contingencia.

Quando ocorre a situação que por algum motivo o pdv não consiga transmitir a nota para a Sefaz, o sistema cancela a venda, cria um espelho da nota e a mantém em contingencia, portanto isso não afetará no controle de estoque e financeiro.



Status/Nota fiscal

Os cancelamentos são divididos nos seguintes status: 

Transmitida: O procedimento de cancelamento do item foi sobre uma nota que foi transmitida posteriormente. Exemplo, item 218 - Agua sem gas foi excluido da nota 3485, onde posteriormente outro item entrou na nota e ela foi transmitida. A forma de transmitida vai depender do antes de enviar para produção ou depois de enviar para produção.

Inutilizada: O cancelamento do item fez parte de uma nota inutilizada. 

Pendente: Onde a nota está pendente de envio, geralmente sendo a nota espelho de uma nota cancelada.

Cancelada: O item foi cancelado em conjunto da nota fiscal que também foi cancelada.

Cancelada Antes: O item foi cancelado antes da geração da nota fiscal, conforme operação da loja. Se for venda Mesa, pode ter sido enviado para produção, entretanto, a mesa não foi fechada e a venda foi cancelada. 

É mostrado o número da nota fiscal, para verificação em outros relatórios, como exemplo, Relatório de Vendas Detalhadas por Cupom .


Está com alguma dúvida?

Não está conseguindo cancelar a nota? Clique aqui!

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.

1 comentário

  1. Anônimo

    Não condiz com o suporte de web. Precisam atualizar esses tutoriais pois estão desatualizados.