Assunto

[Erro 2109] Não foi possível encontrar referência de Código Fiscal de Operação para o item [XXXX]. A referência deve ser cadastrada em [Faturamento - Cadastros - Referência Código Fiscal Operação] ou [Faturamento - Cadastros - Ref. NCM x Cód. Trib x CFOP].

Produto

Linx Autoshop / Linx DMS Apollo/BRAVOS

Menu

Menu (86110): Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada

Data

 

Autor

Usuário desconhecido (marcelo.boscaini)

Área

Suporte Segmento Automotivo

Finalidade

Esta página tem por finalidade auxiliar na entrada de nota de peça quando for apresentado a mensagem "[Erro 2109] Não foi possível encontrar referência de Código Fiscal de Operação para o item [STLU-06048]. A referência deve ser cadastrada em [Faturamento - Cadastros - Referência Código Fiscal Operação] ou [Faturamento - Cadastros - Ref. NCM x Cód. Trib x CFOP]."

Abrangência

Esta página é destinada às concessionarias que utilizam o Apollo / Autoshop / Bravos.

Incidente

Ao dar entrada em um xml de peças pelo "Menu (86110): Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada" o sistema retorna a mensagem "[Erro 2109] Não foi possível encontrar referência de Código Fiscal de Operação para o item [XXXX]. A referência deve ser cadastrada em [Faturamento - Cadastros - Referência Código Fiscal Operação] ou [Faturamento - Cadastros - Ref. NCM x Cód. Trib x CFOP]."

Esta mensagem aparece pois não há referencia cruzada cadastrada para a operação no "Menu (58315): Faturamento > Cadastros > Referência Código Fiscal Operação" ou "Menu (58525): Faturamento > Cadastros > Ref. NCM x Cód. Trib x CFOP".

Solução


Para corrigir esta situação você deverá realizar o cadastro da referencia cruzada no "Menu (58315): Faturamento > Cadastros > Referência Código Fiscal Operação" ou "Menu (58525): Faturamento > Cadastros > Ref. NCM x Cód. Trib x CFOP"., para saber qual a referência correta para a operação você deve:


1 - Verificar no "Menu (86110): Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada" qual transação esta sendo utilizada.



2 - Consultar no "Menu (55910): Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de Clientes" o estado e a categoria do cliente.



3 - Consultar no "Menu (89060): Peças > Cadastros > Itens" o código de tributação definido no campo "Código Tributação de Entrada".


4 - Após ter pego todos os dados, acesse "Menu (58315): Faturamento > Cadastros > Referência Código Fiscal Operação" e realize a consulta, o sistema ira retornar que não existe referencia cadastrada.


5 - Acessar a aba "Manutenção" do "Menu (58315): Faturamento > Cadastros > Referência Código Fiscal Operação" e realizar o cadastro da referencia cruzada, onde:

  • Tipo de Transação é a informação conseguida no passo 1.
  • Categoria do cliente e Estado são as informações conseguidas no passo 2.
  • Código de Tributação - ORIGEM (Cadastro do Item) é a informação conseguida no passo 3.

Os campos Código de Tributação - DESTINO (Para Transação - NF) e Código Fiscal da operação são os códigos que serão usados para a entrada da nota, para estes dois campos o Fiscal da revenda deverá informar qual deverão ser os códigos utilizados.


6 - Após realizar o cadastro da referencia cruzada basta dar entrada novamente na peça.