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OFIC3000
Manutenção de Ordem de Serviço
Através dessa opção será possível efetuar manutenção na Ordem de Serviço gerada.
A manutenção poderá ser feita na capa da Ordem de Serviço, tabela cscapas, como também nos itens - tabela csitens, serviços - tabela csserexe, tempos - tabelas cstempos e cspontop, peças aplicadas - tabela cspecasa e peças pendentes - tabela cspecasp.
Observação: Em qualquer manipulação dos itens da O.S. será verificado se o tipo da O.S. está com data expirada. Essa validação verifica os dias para bloqueio em relação à data da abertura da O.S., programa OFIC0130.
Para a manutenção na Ordem de Serviço é necessário cadastrar o usuário que terá as devidas autorizações para a utilização do programa, através de parametrizações no programa COPE0800.
A manutenção somente será permitida se o agente logado for o mesmo agente que estiver registrado no campo Agente na tabela "cscapas", caso contrário será exibida a mensagem:
"Não é possível Alterar o Agente da OS"
O cadastro da senha que é solicitada nesse processo será efetuado através do programa CADA0295 e as tarefas a serem liberadas são as dos seguintes códigos internos:

  • 21 - PERMISSAO DE ITENS NA OS
  • 31 - PERMISSAO DE PECAS NA OS
  • 41 - PERMISSAO DE SERVICOS NA OS
  • 47 - BLOQUEAR EXCLUSAO SERVICO TERCEIRO COM NFSE DIGITADA
  • 61 - PERMISSAO DE KM MENOR QUE ANTERIOR
  • 181 - TEMPO VENDIDO MENOR QUE ANTERIOR (exceto para bandeira Peugeot).
  • 911 - PERMISSAO DE MANUTENCAO DA CAPA DA OS, caso não possua autorização o botão Alterar não será exibido para o usuário.
  • 912 - PERMISSAO DE MANUTENCAO DE ITENS DA OS, caso não possua autorização ao escolher um item da ordem de serviço os botões Inclusão, Alteração e Exclusão não serão exibidos para o usuário.
  • 913 - PERMISSAO DE MANUTENCAO DE PECAS DA OS, caso não possua autorização ao escolher uma peça o programa irá apenas exibir os dados não permitindo nenhum tipo de alteração.
  • 914 - PERMISSAO DE MANUTENCAO DE SERVICOS PRESTADOS NA OS, caso não possua autorização ao escolher um serviço os botões Inclusão, Alteração e Exclusão não serão exibidos para o usuário.
  • 915 - PERMISSAO DE MANUTENCAO DE TEMPOS LANÇADOS NOS SERVICOS DA OS, caso não possua autorização ao escolher um apontamento os botões Inclusão, Alteração, Exclusão e Reabrir não serão exibidos para o usuário.


Para efetuar a manutenção informe a Ordem de Serviço desejada e tecle <ENTER>. Em seguida, selecione a opção desejada, dentre:

  • Itens da OS: O campo CCC, apresentado nesta opção, exibe o Código de Reclamação do Cliente, para usuários da bandeira "Ford", parametrizado na digitação dos itens da O.S. no programa OFIC1000.

Para clientes com bandeira "Toyota", ao incluir e/ou alterar os itens de reclamações do cliente, é possível definir qual o item com maior prioridade a ser tratado, no campo "P". Para este procedimento, incluir a letra "P" neste campo e na impressão da O.S., será impresso está marcação no item.
Para clientes com bandeira "Citroen", ao digitar um tipo de item de garantia, será exibida uma janela para digitação da data de expiração da garantia e do número de OPR. Estas informações são impressas nos formulários de O.S. número 86 e 91.
Para clientes com bandeira "Renault" - Associação TMO por Tipo Pós-Vendas x Classe do Veículo: na manutenção de um serviço dos itens da ordem de serviço, será verificado se o veículo é da família Renault e se possui o código de pós-vendas/classe cadastrado na tabela "cxveiren", nesse caso, serão consistidos se os códigos de operação são da classe do veículo. Quando um veículo possuir tipo de pós-vendas e classe cadastrados, somente serão permitidos códigos de operação de serviços que sejam da mesma classe do veículo. Os serviços de terceiros poderão ser selecionados.
Para incluir um Serviço de Terceiro, informar um tipo de item cadastrado na tabela de Tipo de Itens, "CADA0130", cujo atributo Serviço Terceiro = S e atributo Controla Tempo = N. Os outros requisitos são Quantidade Serviço = 1, Valor Serviço = valor total a ser cobrado pelo serviço, Tempo Padrão" = 1, Tempo Real = 0 e Tempo Vendido = 1.
A alteração do campo Tempo Vendido, será permitida somente para usuário com permissão de executar o procedimento. A alteração neste campo não será permitida para clientes com bandeira "Peugeot".
Não será possível alterar ou excluir um item de uma O.S. com transação remessa garantia, CONT0100, que já tenha sido utilizado de alguma peça.

Ao informar um tipo de OS, é validado se esse tipo é de Instalação de Acessórios para veiculo em Estoque (VEIC0020) e se existe pedido de venda em aberto (VEIC0400), e então exibe a mensagem “Alteração não permitida para Tipo OS de Inst.Acess. Estoque. Já existe pedido de venda (n.999999) em aberto para o Veículo XXXXXXXXXXXXXXXXXX" e não permite alterar, pois esse tipo de OS pode alterar o valor de venda do veículo.

  • Aplicadas: Sistema informa as peças aplicadas na OS. Se o campo Percentual Desconto for informado, será apresentado o cálculo efetuado no campo Desconto, sendo: Desconto = (Valor Unitário * Qtde) * Percentual Informado / 100.
  • Pendentes: Sistema informa as peças pendentes da OS.
  • Serviços - No momento de alteração ou inclusão do item de mão de obra, o sistema exibe automaticamente, no campo Custo Previsto, o valor do campo Custo do Serviço, cadastrado no programa CADA0130. O campo identifica o valor do custo previsto para determinado item de mão de obra.

Será permitido informar um tempo inicial de um serviço igual ou maior que o término do serviço anterior.
Não será permitido excluir serviços de terceiros que já possuem NF lançada.
Para clientes com bandeira Toyota, os Pacotes importados pelo DIAG2000, caso o serviço e/ou as peças que possuirem valores preenchidos, então, o valor e o desconto não podem ser alterados.
Para clientes com bandeira "Mercedes Benz", caso o parâmetro "Utiliza serviços pendentes" do programa STAR0030 esteja como S, se tenha excluído um serviço da OS, ou um item que contenha serviço, será exibida uma janela para ser informado o motivo da exclusão do serviço. No Motivo do Status está disponível a função Ajuda <CTRL+E> para o campo, onde serão exibidos os motivos cadastrados no programa "STAR0020" com "Ativo" = "S" e "Tipo Motivo" = "3".

  • Listagem: Sistema emite um espelho da ordem de serviço. Este espelho pode ser impresso.
  • Altera: Alteração dos Dados da Capa da OS.
  • Agente 3º: Alteração do campo Agente Externo/Terceiro da OS.
  • Manutenção em Outras Informações da OS: Visualiza as informações adicionais registradas na abertura da O.S., através do programa OFIC1000. Nesta opção existe o campo Número Espelho CRLV que é utilizado para armazenar o número do espelho, extraído do CRV (número constante na parte superior ao lado direito do Certificado de Registro de Veículo). Este campo é utilizado na geração dos livros de entrada e saída, gerados pelo programa OFIC7950, conforme legislação (Portaria 68 da Divisão de Crimes de Trânsito).
  • Observação da Abertura da OS: Exibe a observação incluída na abertura da O.S., através do programa OFIC1000.
  • Observação do Andamento da OS - possui o limite de 100 linhas para digitação de observações. O usuário poderá acompanhar as linhas através do atributo "seq", permitindo acrescentar uma descrição para cada O.S.


Observação:

  • Não será permitido o encerramento de tempos em data diferente da data de início.
  • Quando a descrição do item for maior que 50 caracteres automaticamente será exibida uma tela para digitação do restante da descrição.
  • Sempre que um CNPJ/CPF não estiver cadastrado, será executada a função de cadastramento de pessoas.
  • O programa consiste os descontos de acordo com a margem de desconto registrada no programa GERC1100 e a autorização do usuário logado parametrizada no programa CADA0295, em seus 3 níveis de desconto.
  • O campo revalorizar do Tipo de Ordem ficará como "N", ou seja, o item estará bloqueado para requisição de peças, quando o tipo de O.S. for de Recall (GSR), ou quando no tipo de O.S. for requisitado um pacote, pois nesse caso o pacote já possui o preço e quantidade padrão, ou quando uma O.S. é aberta a partir de uma Pré O.S. O usuário poderá realizar o desbloqueio do item da O.S. através do programa OFIC1001, ou alterar o campo Revalorizar para S, por este programa, caso realmente seja necessário.
  • Para clientes com as bandeiras "Citroën" e "Peugeot", ao alterar alguns campos referentes à O.S. digitada no programa, como: Chassis, Data Abertura, Data Prevista Entrega, Idt Agente, Quilometragem e Observação, os registros dos campos alterados serão gerados no arquivo de Veículos Alterados pelo programa CITR1302.
  • Para clientes com bandeira "Nissan", toda O.S. alterada será gravada na tabela "NIS_ENOS", que posteriormente será utilizada pelo processo de integração "SIN-Nissan", via webservice.
  • Para clientes com bandeira Toyota: na alteração dos dados dos serviços, caso o serviço tenha sido importado para a OS através de um combo do tipo "Menu Selling" (programa DIAG0200, campo Tipo de Pacote igual a S), o sistema não permitirá a alteração do valor do campo "Desconto".

Na inclusão de um serviço na OS que já possui um combo "Menu Selling", se esse serviço pertencer a qualquer combo "Menu Selling" ele receberá o mesmo desconto concedido para os serviços do combo existente na OS. Exemplo:
No COMBO1 contém (Alinhamento, oxisanitização e lavagem simples) e o percentual de desconto é de 5%.
No COMBO2 contém (Alinhamento, oxisanitização e lavagem simples, limpeza de bico) e o percentual é de 10%.
No COMBO3 contém (Alinhamento, oxisanitização e lavagem simples, limpeza de bico, balanceamento) e o percentual é de 15%.
O consultor inclui o COMBO1, e também inclui o item limpeza de bico que faz parte do COMBO2, o percentual de desconto para o COMBO1 será de 5%, e este mesmo percentual de desconto deverá levar para o item limpeza de bico, pois foi um item que faz parte de um combo, e deve assumir o percentual de desconto do primeiro combo inserido.
Na exclusão de um serviço de um combo "Menu Selling", será informado que todos os serviços do combo serão removidos e solicitada confirmação. Caso o usuário confirme a operação, os serviços serão removidos.

  • O programa possui uma funcionalidade para as Ordens de Serviço do tipo Garantia Renault que, ao ser incluído um novo serviço na OS é verificado se o código do serviço a ser incluído já existe no item da OS. Se existir, é exibida uma mensagem: "Serviço já existe no item da OS. Continua?". Caso seja informado Sim, o sistema acrescenta automaticamente uma sequência no código do serviço incluído e incluir automaticamente este novo serviço no CADP0130 com os mesmos dados do serviço original.
  • Exemplos: Se o código do serviço que está sendo incluído for o 2P31H8 e o código encontrado no item da OS for o 2P31H8, o sistema deverá acrescentar automaticamente a sequência 1 no serviço que está sendo incluído, ficando da seguinte forma: 2P31H8_1. Mas se o código do serviço que está sendo incluído for o 2P31H8 e o código encontrado no item da OS for o 2P31H8_1, o sistema deverá acrescentar automaticamente a sequência 2 no serviço que está sendo incluído, ficando da seguinte forma: 2P31H8_2.
  • O processo de Exportação das Garantias RENA7200 já está adequado para que seja verificado se existem serviços a serem enviados nas garantias cujos códigos possuem sequência. Caso existam, estas sequências serão retiradas dos códigos dos serviços no arquivo a ser enviado. Ex: código na garantia: 2P31H8_1 código a ser enviado: 2P31H8. Neste caso a sequência será retirada apenas do arquivo a ser enviado, permanecendo os códigos inalterados na OS e na SG.
  • O formulário HTML de ordem de serviço número "111", é utilizado para clientes com bandeira "Nissan" a ser parametrizado no CADA0220.
  • Para bandeira John Deere: a alteração de um item da ordem de serviço para o tipo de item que está parametrizado no módulo ("CADA3020"), será, será gerado os itens a serem transferidos no módulo ("OFIC1470"). Caso contrário, alterar o tipo de remessa para outro tipo de OS será possível, desde que não tenha sido emitida a nota de remessa.

O CADA0295 possui a tarefa "47 - Bloquear exclusão do Serviço de Terceiro com NFSe Digitada". O objetivo desta tarefa é não deixar um usuário que não possua permissão excluir um SERVIÇOS DE TERCEIROS com NFSe digitada pelo ENTR1000. Quando houver a tentativa de exclusão, aparece a mensagem "NFSe "########"/xxx de xx/xx/xxxx associada na OS, solicite autorizacao", e em seguida é solicitada a autorização de um usuário que tenha a permissão, sendo necessário informar o usuário e senha para liberação.

Ao solicitar exclusão do ITEM da OS que contenha serviço, serviço de terceiros e peças, a seguinte mensagem será apresentada: “Exclusão do Item não permitida por possuir serviços e/ou peças”. A solução para excluir o ITEM da OS é primeiro excluir os serviços, serviços de terceiros e as peças.


Estarão disponíveis nesta tela os seguintes botões, permitindo a navegação:

  • Concluir: Confirma o processamento/ação.
  • Interromper: Interrompe o processo.
  • Documentação: Acesso à documentação do programa.
  • Ajuda: Da suporte ao campo.
  • Sair: Finaliza as atividades.


  • Para clientes com bandeira Toyota caso a ordem de serviço possua item de Recall (CSR) será solicitado que um usuário autorize o cancelamento do item Recall da ordem de serviço, tarefa 460 do CADA0295 – "Cancelamento de O.S. c/ Recall Toyota".


Após confirmado a autorização, a ordem de serviço é gerada para impressão e também é o Termo de Responsabilidade no qual deve constar a assinatura do cliente. Segue modelo:

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Eu NOME_DO_CLIENTE, brasileiro(a), portador da cédula de identidade RG nº 123456 e inscrito no CPF(MF) sob nº 123456789012, na condição de proprietário (a)/responsável do veículo marca Toyota, modelo COROLLA ALTIS 20 FX, ano/modelo 2018/ 2018, placa AAA0000, chassis JY4AB04Y58XXXXXXX, declaro, neste ato, que optei pela não realização do Recall em que veículo de minha propriedade/responsabilidade está incluído, embora alertado sobre os riscos à minha segurança e de terceiros, bem como devidamente informados sobre todos os termos do(s) Recall(s) expostos no Aviso de Risco entregue à mim.
Recall: COROLLA AIRBAG PASSAGEIRO DESATIVACAO (ABR17),
Declaro ainda que fui comunicado de que tenho acesso a todo(s) Recall(s) em que meu veículo está envolvido mediante consulta no site oficial da TOYOTA, no endereço www.toyota.com.br/recall.
LOCAL, DD/MM/AAAA
________________________________________
NOME_DO_CLIENTE

Maio 2018/ v08.20.
O programa passa a verificar a permissão 331 (CADA0295), para alteração do custo do serviço de terceiros.
Apenas usuários com esta permissão, poderão alterar este custo.

Abril/2019/ v09.10
Para a bandeira JD o campo "Prisma" não é apresentado na tela, é apresentado o campo: "TP.Ate" – Tipo de atendimento, esse campo é utilizado no processo JD Elips para identificar se uma WorkOrder (Ordem de Serviço) foi feito no campo ou interno (Tag <fieldRepair>), podendo assumir: AT_Campo(998) ou AT_OFICINA(997).



  • Sem rótulos