Através deste relatório será possível listar todas as Notas de Saída emitidas conforme o período informado. Os seguintes filtros poderão ser aplicados para refinar as informações da listagem: 


Filtros


  • Empresa; 
  • Período de emissão: ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
  • Clientes/fornecedores; 
  • Classes de clientes/fornecedores;
  • Compradores/vendedores;
  • Formas de pagamento;
  • Planos de pagamento;
  • Natureza de operação
  • Série;
  • Usuário;
  • CST;
  • Tabelas de Preço;
  • Faixa de valor;
  • Por faixa de documentos: para utilizar este campo é necessário que a opção "Filtrar por documento" esteja marcada.
  • Cartão fidelidade;
  • Campanha: somente serão apresentadas campanhas ativas. Quando marcado, somente serão apresentadas notas que tenham ao menos um produto relacionado a campanha selecionada;
  • Tipo Relatório: analítico ou sintético;
  • Agrupamento por: nenhum, cidade, transportadora ou comprador/vendedor;
  • Exibir ICMS;
  • Exibir IPI;
  • Exibir notas de complemento;
  • Exibir endereço do cliente;
  • Exibir CPF/CNPJ do cliente;
  • Exibir: quando marcada a opção analítica, o será possível exibir na listagem o Custo, NCM e/ou Tabela de Preço; 
  • Exibir avalistas;
  • Exibir contatos autorizados;
  • Separar substituição tributária do total da nota; 
  • Exibir plano de pagamento;
  • Separar valor recebido em vale-compras do valor em dinheiro: serão desconsiderados do valor total de vendas em dinheiro os valores recebidos em vale-compras e esses valores serão exibidos na coluna "Trocas". Este filtro será exibido quando o filtro "Exibir plano de pagamento" estiver habilitado.

  • Destacar vendas com entrega futura;
  • Emitir remessa para vendas com entrega futura / faturamento antecipado;
  • Exibir CFOP;
  • Exibir ECF: ao selecionar esta opção será apresentada uma coluna com as informações do ECF no relatório a gerado.

  • Optou por Seguro: para empresas que trabalham com seguro de terceiros, ao marcar esta opção será apresentada uma coluna indicando se o cliente optou ou não por seguro;
  • Voucher Trocafone: para empresas que trabalham com a integração Trocafone, ao marcar esta opção será apresentada uma coluna indicando se o cliente utilizou voucher trocafone ou não;
  • Listar Notas: válidas, canceladas, excluídas, denegadas ou inutilizadas.
  • Exibir origem das vendas;
  • Somente Mobile;


Nota

O relatório sempre irá listar as Entradas geradas por rotinas de troca.


Na listagem são exibidas as colunas: Data de Emissão do Documento, Empresa, Número do Documento, Série, Natureza de Operação, Cliente, Quantidade de itens, Valor da Nota, entre outros dados.



Listagem do Relatório de Faturamento por Período


Caso o campo "Separar valor recebido em vale-compras do valor em dinheiro" esteja habilitado no momento de gerar o relatório, os valores de pagamentos feitos utilizando Vale Troca gerados via troca de mercadoria (Troca Fácil) serão exibidos como "Vale Trocas" na coluna de Plano de Pagamento.


faturamento por periodo.png

Pagamento de Vale Trocas


Nota

  • Caso a empresa esteja configurada para utilizar o módulo Mobile, na tela de filtros será possível marcar a opção "Exibir vendas com origem Mobile" e definir se serão apresentadas todas as vendas ou somente as que foram realizadas no Mobile. Assim, na listagem retornada haverá a coluna "Mobile" que apresentará os valores das vendas realizadas no módulo.


Exibir vendas do Mobile

Para ter acesso ao módulo Mobile é necessária sua contratação junto à equipe comercial da Linx.

  • Caso a empresa esteja configurada para utilizar o módulo OMS, na tela de filtros será possível marcar a opção "Exibir vendas com origem OMS" e definir se serão apresentadas todas as vendas ou somente as que foram realizadas no OMS. Assim, na listagem retornada será exibida a coluna "OMS" que apresentará os valores das vendas realizadas.


Exibir vendas OMS


Para ter acesso ao módulo OMS é necessária sua contratação junto à equipe Comercial da Linx.

  • Os filtros "Optou por Seguro" e "Voucher Trocafone" somente serão exibidos para empresas configuradas para utilizar estas rotinas. Para mais informações verifique a contratação dos serviços junto à equipe comercial da Linx.
  • Na coluna "Doc. Pagto Unificado" será exibido o documento interno de uma venda com produtos e serviços e que o pagamento foi unificado;
  • Neste relatório, serão exibidos registros de devoluções de venda realizadas com reembolso em dinheiro, PIX, cartão e vale troca.
Sobre o Filtro Visão

Para agilizar a geração do relatório, é possível salvar uma visão dos filtros, assim, ao acessar a página não será necessário marca-los novamente. Para tanto, basta inserir uma descrição, marcar a opção "Salvar Visão" e gerar o relatório. Além disso, se a visão salva possuir filtros por empresa e data será possível marcar os parâmetros "Reinformar empresa(s)" e "Reinformar data(s)" para que a cada geração do relatório, sejam solicitadas estas informações novamente.


Nova Visão

Visão salva com a opção "Reinformar empresa(s)"


As visões salvas serão apresentadas através de uma listagem, permitindo que o usuário às execute novamente ou as exclua, se desejado.


Visões Salvas


Nota

  • As visões exibidas são todas as que foram criadas pelo próprio usuário, além de visões compartilhadas.
  • É possível compartilhar a visão com outros usuários, para isso que a permissão de usuário "Gerenciar acesso às visões de relatórios", disponível no "grupo Diversos > Permissões gerais do Grupo Diversos" esteja marcada. Com a permissão devidamente configurada, basta acessar "menu Empresa > Gerenciar Visões", editar a visão a ser compartilhada e selecionar os usuários que terão o acesso.


Para visualizar o documento interno da venda basta clicar sobre o número da Nota Fiscal que consta na coluna Doc. Ao final da listagem também é exibido o link "Emitir etiquetas para todos os clientes listados acima" no qual será possível imprimir as etiquetas de endereçamento para os clientes listados no relatório e junto ao total dos registros listados, serão exibidas as quantidades e percentuais de vendas realizadas para Consumidor Final e para clientes cadastrados nas vendas. Mais informações sobre impressão de etiqueta de endereçamento acesse: Reimpressão de Etiquetas de Endereçamento.


Nota

Para transações exclusivas de cupom fiscal, na página de seleção de impressão do documento interno será apresentada mais uma opção denominada: "Mostrar desconto itens " que quando marcada, demonstrará duas novas colunas antes do campo "Valor Unit.", sendo:

  • Valor Tab.: que exibe o valor do item da época (antes do desconto);
  • Desc.: que exibe o valor do desconto oferecido no item.
    Assim, com a apresentação dessas colunas o "Valor Unit." Nada mais será que: o "Valor Tab" menos o campo "Desc.".

Filtros impressão

Documento interno exibindo valor tabela e desconto para CF


Ainda sobre a visualização do documento interno, caso as notas exibidas no relatório possuírem itens que exigem controle de serial (opção "Exige Controle" disponível para configuração no cadastro do produto, mais informações vide manual módulo de Estoque), na impressão do documento, após a descrição do produto deverá ser exibido também o código serial, esta informação se encontra disponível no detalhamento da nota, coluna "Descrição do Produto/Ref.", conforme exemplo abaixo. Se o produto sofreu movimentação com mais de um serial, a separação dos códigos será feita utilizando a vírgula (",").


Documento interno exibindo produtos com controle de serial


Dica

  • O Relatório de Faturamento por Período está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Faturamento, Subgrupo Relatórios de Faturamento, permissão: "Faturamento por Período").
  • Poderão ser visualizadas apenas as vendas realizadas para os clientes que estão nas classes desbloqueadas nas permissões dos usuários (Grupo "Faturamento", Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, permissão "Classes de Clientes bloqueadas", as Classes que não estão marcadas indicam que são classes desbloqueadas).


Nota

  • Para que seja possível utilizar o filtro "Emitir remessa para vendas com entrega futura" é necessário configurar todos os parâmetros do grupo Venda com Entrega futura / Faturamento antecipado. Em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos Gerais.


Parâmetros do Faturamento

  • Ao gerar o relatório com o filtro "Emitir remessa para vendas com entrega futura" ativado, será exibido o botão " " ao lado do número do documento das vendas com entrega futura, este botão permitirá emitir a remessa de entrega da venda, ou seja, realizar a entrega dos produtos para o cliente. O documento gerado irá exibir no campo de observações: número, série e data de emissão do documento de faturamento antecipado ou venda com entrega futura e endereço de entrega.
  • Com a empresa configurada para bloquear produtos sem saldo no depósito (Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento – Gerais -> grupo "Nota Fiscal", parâmetro "Bloquear Produtos sem Saldo no Depósito"), ao emitir a remessa de um produto cujo depósito não possuir o saldo suficiente para atender a quantia informada ou estiver com saldo zerado, o sistema apresentará a mensagem informando que o depósito não possui ou não atende a quantidade informada, conforme figura a seguir.



Mensagem informando que o depósito não possui saldo

  • O parâmetro "Bloquear Produtos sem Saldo no Depósito" estará disponível se o parâmetro "Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque" (Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento – Gerais -> grupo "Nota Fiscal") estiver habilitado. Ao utilizar a funcionalidade de bloquear produtos sem saldo no estoque, é recomendado realizar um balanço nos depósitos já negativos no estoque ou uma transferência entre depósitos, para maiores informações sobre essas rotinas vide manual Estoque itens "Balanço" e "Transferência entre depósito".
  • Se o usuário tiver permissão para alterar a data de entrada/saída e hora da Nota Fiscal, logo abaixo do campo "Série" serão exibidos os campos "Data de saída" e "Hora de saída" para informar os respectivos dados. A permissão encontra-se no grupo Faturamento, subgrupo Permissões Gerais de Nota Fiscal, opção "Permitir alterar data de entrada/saída de Notas Fiscais".
  • É possível configurar para que as informações da nota já venham sugeridas pelo sistema, para tanto, é necessário configurar os parâmetros do grupo "Venda com Entrega Futura" (Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento-Gerais). Como o documento gerado pela emissão de remessa não detêm lançamento contábil, ou seja, não há valor fiscal, não há restrições perante a série parametrizada.
  • Não será possível gerar nova remessa para pedido que já sofreu desfazimento. Maiores informações sobre a rotina de desfazimento, vide Manual Faturamento, item Desfazimento.
  • Se a empresa utilizar o módulo Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), na página inicial do relatório serão exibidas as opções "denegadas" e "inutilizadas" no filtro "Listar Notas". Quando for marcada a opção para serem listadas as notas inutilizadas, não estarão disponíveis os links nos números dos documentos para impressão.
  • Ao gerar o relatório com o filtro "Exibir plano de pagamento" selecionado, a coluna "Valor do documento" exibirá o símbolo , pois, nesta situação o valor referente ao plano de pagamento será diferente do valor total da nota. O valor definido para o plano de pagamento será o valor da nota descontado o valor da retenção dos serviços. O valor da retenção está descrita logo abaixo do detalhamento da Nota no documento interno.


Listagem do relatório de faturamento por período com filtro "Exibir plano de pagamento" selecionado


  • Caso a venda e os produtos estejam dentro das regras do Fundo de Combate à Pobreza, serão apresentados na coluna Observações, os valores destinados a essas operações. Mais informações vide Manual Estoque tópico Fundo de Combate à Pobreza.
  • O relatório sofrerá alterações quando houverem Notas Fiscais estornadas e de estorno. Mais informações podem ser consultadas clicando aqui.

Serviços

Se a Nota Fiscal possuir Serviços, será exibira a quantia destinada a retenção de impostos por plano de pagamento. Neste caso o sistema realizará o seguinte cálculo:

  • Valor das retenções por plano = (Valor do Plano / Total da Nota) * valor do total dos impostos retidos

Em que o valor total dos impostos retidos é a soma de INSS, IRRF, CSRF e ISS apresentados na Nota. Vale lembrar que o CSRF é a soma dos impostos PIS, COFINS e CSLL


Retenções sobre serviços


Dica

Se o valor de CSRF estiver zerado, isso significa que o valor calculado é igual ou inferior ao definido no parâmetro global "Limites mínimos para retenções em operações com serviços". Para mais informações sobre a configuração deste parâmetro, clique aqui.