Este relatório permite visualizar todos os Produtos/Serviços Vendidos no período informado. 


Tela de Filtros


Possui diversos filtros, como:

  • Empresa;
  • Período: ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
  • Fornecedor/Cliente;
  • Sexo Fornecedor/Cliente:
    • Masculino;
    • Feminino;
    • Ambos;
  • Vendedores;
  • Natureza(s) de Operação;
  • Série(s);
  • CST(s);
  • Tabela(s) de Preço;
  • Produto(s);
  • Setor;
  • Linha;
  • Marca;
  • Coleção;
  • Classificação;
  • Espessura;
  • Tamanho;
  • Unidade medida;
  • Campanha: somente serão apresentadas campanhas ativas. Quando marcado, somente serão apresentadas notas que tenham ao menos um produto relacionado a campanha selecionada;
  • Tipo de custo:
    • Custo Época: será exibido o custo do produto na ocasião da venda, então mesmo alterando o custo do produto, no relatório permanecerá a mesma informação;
    • Custo Indexado: serão apresentadas três modos de visualização do lucro: "Markup", "Margem" e "Índice Markup". A informação da coluna "Índice Markup" será a divisão do Preço de Venda pelo Custo Indexado. As fórmulas das demais visualizações foram descritas acima;
    • Custo Líquido;
    • Custo médio;
    • Custo da Última Compra; 
  • No caso de Custo da última compra, considerar notas de transferência entre unidades;
  • Agrupar por Empresa.
  • Tipo:
    • Sintético;
    • Analítico.
  • Selecionar Vendas:
    • Vendas efetuadas para o cliente selecionado;
    • Vendas efetuadas com produtos do fornecedor selecionado.
  • Agrupar por:
    • Setor;
    • Linha;
    • Marca;
    • Coleção;
    • Classificação;
    • Fornecedor;
    • Cliente;
    • Vendedor;
    • Referência;
    • Documento;
    • Unidade Medida;
    • Classe: quando marcado, o relatório será agrupado por "Classe", serão apresentados todos os produtos e serviços vendidos para clientes cadastrados dentro uma uma classe;
    • Subclasse: quando marcado, o relatório será agrupado por "Subclasse", serão apresentados todos os produtos e serviços vendidos para clientes cadastrados dentro uma uma subclasse;
    • Nenhum.
  • Ordem:
    • Código;
    • Descrição/Nome;
    • Referência;
    • Ranking por quantidades vendidas;
    • Ranking por quantidades vendidas no agrupamento.
  • Tipo de ordenação:
    • Crescente;
    • Decrescente.
  • Filtrar:
    • Produtos em Promoção: lista somente os produtos em promoção vendidos para o período informado. Caso escolhida essa opção serão listados apenas os produtos, sendo desconsiderados os serviços. Conta também com as seguintes opções para agrupamento na listagem: Setor, Linha, Marca, Classificação, Fornecedor, Cliente, Vendedor, Referência, Documento e Nenhum. Além dessas opções, existe a opção "Agrupar por Empresa" que ao ser selecionada irá agrupar as informações por empresas gerando um totalizador para cada empresa.
    • Notas que não atualizam estoque.
    • Considerar Notas com Atualização Financeira: lista os valores pagos antecipadamente, para esta opção ser visualizada a ação anterior "Notas que não atualizam estoque" deve estar selecionada.
  • Listar:
    • Produtos;
    • Serviços;
    • Devoluções;
    • Itens de nota que não somam em relatório;
    • Entradas oriundas de troca com garantia nacional ou troca fácil como devolução de venda;
    • Markup; fórmula de cálculo do Markup é ((Pr. Venda/ Custo) -1)*100;
    • Margem: fórmula de cálculo da Margem é ((Pr. Venda – Custo)/ Pr. Venda) * 100;


Nota

Com o sistema configurado para ocultar o markup (Empresa-> Parâmetros Globais -> Faturamento – Gerais), nos filtros do relatório e na listagem de Produtos/Serviços não serão apresentadas às informações referentes ao markup e margem. Porém, embora não apresentada no relatório a margem ainda será considerada.
  • Destacar:
  • Diferença entre Preço de Venda e Preço de Tabela.
  • Considerar componentes;
  • Exibir:
    • Percentual quantidade em relação a qtde. total;
    • Percentual quantidade e, relação ao total de faturamento
    • TIE: significa o tempo de inatividade do produto em estoque calculado em dias, por exemplo, o produto código 12313 teve uma venda (saída do estoque) no dia 13/07/2010 e o relatório foi gerado no dia 16/07/2010, portanto, o TIE será de 3 dias.
      • Mostrar Produtos com TIE maiores ou iguais ao valor informado;
    • Classificação ICMS;
    • Classificação IPI;
    • Markup em valor monetário;
    • Desagrupa produtos com custo diferente;
    • Cortesia;
    • Exibir kit ao invés de seus itens;
    • Itens de antecipação financeira: será possível visualizar os itens com antecipação. Este filtro estará disponível apenas para empresas que trabalham com antecipação financeira. Para habilitar essa funcionalidade favor entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.


Suporte Técnico

Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para que o filtro "Itens de antecipação financeira" esteja disponível no relatório "Produtos/Serviços vendidos", é necessário acessar: menu Empresa -> Parâmetros Globais -> Acesso Restrito -> POS -> Venda" e habilitar o parâmetro "Utiliza antecipação financeira".


    • Cód. Auxiliar: desta forma será exibida uma nova coluna na listagem
    • Código de barras: na listagem será apresentada uma nova coluna informando os códigos de barras dos produtos. Este código possuirá um link que redirecionará o usuário a página de cadastro de códigos de barras. Mais informações sobre a página podem ser consultadas clicando aqui.


Nota

  • Através do botão  será possível verificar dicas de preenchimento para o campo em questão.
  • Caso a empresa esteja configurada para utilizar o módulo MobCheckout, na tela de filtros será possível marcar a opção "Somente vendas realizadas no Mobile" e definir se serão apresentadas todas as vendas ou somente as que foram realizadas no Mobile.


Vendas realizadas com Mobcheckout

Para ter acesso ao módulo Mobcheckout é necessária sua contratação junto à equipe comercial da Linx.

  • Caso a empresa esteja configurada para utilizar o módulo OMS, na tela de filtros será possível marcar a opção "Somente vendas realizadas no OMS" e definir se serão apresentadas todas as vendas ou somente as que foram realizadas no OMS.


Vendas realizadas com OMS

Para ter acesso ao módulo OMS é necessária sua contratação junto à equipe comercial da Linx.

  • O relatório sempre irá listar as Entradas geradas por rotinas de troca.


Listagem

Na listagem do relatório será possível visualizar alguns dados do produto/serviço de acordo com os filtros aplicados. Porém, algumas informações serão fixas, como: Código, Descrição, Referência, Unidade, Quantidade, Tipo de Custo (Época, Indexado, Líquido, Médio, Última Compra ou Tabela Padrão), CMV Total,  Pr. Tabela, Preço Venda (Líq.) e Markup %.


Relatório agrupado por "Setor"


Nota

Sobre o CMV

  • Para serviços, caso este valor não exista, a coluna CMV será ocultada.
  • O sistema considerará todas as quantidades de cada produto para calcular o CMV, se por acaso um produto possuir valores de CMV diferentes, eles serão somados, como por exemplo:
    • Produto X de quantidade 5:

      Venda 1: 2 produtos com o CMV de 4,00 = 8,00

      Venda 2: 1 produto com o CMV 3,00 = 3,00

      Venda 3: 2 produtos com CMV 1,00 = 2,00

      Na coluna será exibido o valor da soma = 13,00


Ao clicar sobre o código do produto/serviço listado, será aberto em uma nova janela o detalhamento das vendas efetuadas para o produto no período informado, obtendo informações como: Data do documento, número do documento, preço unitário, preço de tabela da época e CMV.


Detalhamento


Ao final da geração do relatório será possível exportar o resultado para uma planilha Excel através do botão "Exportar para Excel".

Dica

  • O Relatório de Produtos/Serviços Vendidos está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Faturamento, Subgrupo Relatórios de Faturamento, permissão: "Produtos/Serv.Vendidos"). Poderão ser visualizadas apenas as vendas feitas para os clientes que estão nas classes desbloqueadas nas permissões dos usuários (Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, permissão "Classes de Clientes bloqueadas", as Classes que não estão marcadas indicam que são classes desbloqueadas).
  • Para mais informações sobre os tipos de custo utilizados pelo sistema acesse a página Conceito de Custos - Microvix ERP.

  • O relatório sofrerá alterações quando houverem notas fiscais estornadas e de estorno. Mais informações podem ser consultadas clicando aqui.