Através da rotina de Entrada de Compra (Manual) é possível realizar a emissão de uma nota de energia elétrica, gás ou água. Ela é destinada aos clientes que utilizam o módulo SPED Fiscal, pois tem como objetivo, gerar registros específicos no arquivo do SPED. Para empresas que não utilizam este módulo, a rotina servirá apenas para visualização dos dados informados na emissão da nota fiscal e que não constam na entrada de compras manual.
Para utilização da rotina, é necessário acessar entrada de compras (manual) em Suprimentos -> Estoque -> Entrada de Compras -> Entrada de Compras (manual) e selecionar o modelo de nota que deseja emitir (Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, Nota Fiscal de Fornecimento de Gás Canalizado ou Nota Fiscal/Conta de Fornecimento D'água Canalizada). De acordo com o modelo de nota que for selecionado abrirá novos campos de preenchimento obrigatório.


Rotina de Entrada de Compras (manual), com modelo da nota fiscal de Energia Elétrica

Dica

As séries de entrada estão protegidas pelo gerenciamento de segurança do sistema, sendo assim é possível controlar a visualização e utilização das mesmas através da permissão de usuário "Séries de Entrada bloqueadas (para lançamentos fiscais de entrada):" localizado no grupo Estoque, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque. Esta permissão de usuário tem o objetivo de bloquear a utilização das séries de entrada para lançamentos fiscais conforme o perfil do usuário.


Nesta página também deverão ser informados a classe de consumo, o valor consumido, o valor dos serviços não tributados pelo ICMS e o valor cobrado por terceiros. No campo de seleção de classe de consumo somente serão exibidas as classes que tiverem o período de vigência de acordo com a data de entrada da nota.
Exemplo:
Se o período de vigência da classe de consumo "Comercial" for de 01/01/2006 à 01/01/2012 e a nota for lançada dentro deste período, esta classe estará disponível para escolha, caso contrário, não será possível visualizar esta classe no campo "Classe de Consumo".
Na página seguinte será exibida a página de Inclusão de Itens, onde é necessária a inserção de um produto ou/e serviço para prosseguir na entrada da nota.

Nota

As classes de consumo e os respectivos períodos de vigência são cadastrados diretamente via Banco de Dados, pois seguem um padrão estabelecido pelo governo.


Caso seja selecionado o modelo de "Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica - 06", serão abertos os campos obrigatórios "Tipo de ligação" e o "Grupo de tensão".


Campos diferentes no modelo de nota de Energia Elétrica


Ao clicar no botão salvar, a nota de entrada será emitida conforme o modelo escolhido.

Nota

No momento da geração da nota, são realizados lançamentos contábeis referentes aos valores do ICMS, do PIS e do COFINS pagos no documento. Estes lançamentos utilizam as seguintes operações padrões: 1111 (Crédito de ICMS Energia Elétrica), 1112 (Crédito de PIS Energia Elétrica) e 1113 (Crédito de COFINS Energia Elétrica).

Para visualizar os dados da nota, basta acessar o relatório "Nota de Compra" em Suprimentos-> Estoque-> Relatórios-> Nota de Compra, podendo escolher através do filtro Modelo de Nota Fiscal o modelo emitido e gerar o relatório, permitindo a visualização do documento interno.


Filtro "Modelo da nota fiscal"


Relatório de Notas de Compra


Nota

  • Os campos Classe de Consumo, Valor Consumido, Valor dos Serviços Não Tributados pelo ICMS, Valor Cobrado por Terceiros, Tipo de Ligação e Grupo de Tensão serão de preenchimento obrigatório quando os módulos SPED Fiscal e/ou SPED Contribuições estiverem habilitados. As informações neles preenchidas serão enviadas aos arquivos gerados pelo Sintegra, SPED EFD e SPED Contribuições, para as empresas que possuírem em seus produtos/serviços inseridos à nota, alíquotas de PIS, COFINS e/ou ISS.
  • O SPED Contribuições somente gerará registros para as notas de Energia Elétrica, Gás ou Água se o Sistema de Tributação for de Lucro Real.
  • Para o Sintegra, será gerado registro do tipo 50 apenas para a(s) nota(s) de modelo Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica.