A conciliação bancária consiste na comparação do saldo de uma conta de movimento com uma informação externa (extrato bancário), de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise. O principal objetivo dessa conferência é realizar um bom controle financeiro

Acesse o Conciliador Bancário em: Adm./Financeiro > Tesouraria > Conciliador Bancário e faça:

  • Importação do extrato (OFX)
  • Conciliação automática do extrato com o ERP
  • Conciliação de faturas, tanto em aberto como pagas
  • Conciliação de transferências entre contas
  • Sugestão de lançamentos do ERP semelhantes ao extrato
  • Baixa automática de faturas
  • Lançamento rápido de faturas
  • Lançamento rápido de transferências entre contas
  • Pesquisa de lançamentos para conciliação
  • Configuração de regras para lançamentos recorrentes
  • Relatório de extrato no ERP


Permissões

Para acessar a rotina do Conciliador Bancário é necessário habilitar sua permissão. Para isso, acesse:  Empresa > Segurança > Configurar usuários > Grupo Tesouraria > Conciliação Bancária

Para dúvidas de como acessar e configurar as permissões de usuário, clique aqui.



Configurações para a rotina do Conciliador Bancário

Para que seja possível realizar a conciliação entre o extrato bancário e o Microvix, é necessário possuir uma conta bancária no Plano de Contas.

A conta bancária deverá ter a mesma identificação do extrato bancário que for importado no conciliador, a fim de facilitar a identificação.



Caso já tenha uma conta contábil para a conta bancária em questão ela será mostrada na tela inicial do conciliador, com as seguintes opções: Acessar ConciliaçãoAcessar Relatório de Extrato Bancário e Editar Conta Contábil, representadas pelos botões abaixo:


Caso não tenha uma conta contábil cadastrada para a conta bancária em questão realize o cadastro da mesma e depois disso basta acessá-la na tela inicial do conciliador através da identificação cadastrada.

A criação da conta bancária no plano de contas pode ser feita através da tela do conciliador bancário, conforme a imagem abaixo:



Mas também poderá ser acessado através de: Adm./ Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Plano de Contas.


Primeiro, clique em Acessar Plano de Contas:




O sistema direcionará para a tela do plano de contas, então basta clicar no sinal de + para criar a conta:



Em seguida, informe todos os Dados Inicias necessários em todas as abas e clique em "salvar".


Na aba de Dados Financeiros selecionar "SIM" para conta fluxo de caixa e "SIM" para conta bancária.
Somente após configurar a conta como conta bancária, é que a mesma será apresentada no conciliador bancário.



 Na aba Conciliação Bancária, poderá definir para sobrescrever a data baixa da fatura e também definir a conciliação automática do contas a receber a pagar.

  • Sobrescrever data de baixa da fatura: Caso estiver ativa, as faturas que já estão baixadas terão as datas de baixa alteradas para a data do extrato bancário. Caso contrario, permanecerá valendo a data da baixa. Em faturas em aberto, sempre será considerada a data do extrato.
  • Conciliação automática do contas a receber: Caso estiver inativa, a conciliação automática do contas a receber não será mais realizada.
  • Conciliação automática do contas a pagar: Caso estiver inativa, a conciliação automática do contas a pagar não será mais realizada.
  • Sincronizar automaticamente com conciliador de cartões: Com esta opção ativa, as faturas baixadas pelo conciliador de cartões serão automaticamente conciliadas. Caso estiver inativa, a sincronização conciliador de cartão com o conciliador bancário não será mais realizada.
  • Desvincular conta corrente da conta contábil: Ao desvincular uma conta corrente da conta contábil, as importações de extrato bancário não serão mais vinculadas a esta conta contábil, sendo necessário realizar um novo vínculo.




Configurando o Cadastro de Regras

O Cadastro de Regras será utilizado para automatizar o processo de conciliação bancária, ou seja, será possível cadastrar a(s) regra(s) que considerar adequada para a validação do extrato bancário com o Microvix, como por exemplo, gerar uma fatura correspondente a algum lançamento do extrato bancário, pois se a regra não for criada será necessário gerar a fatura manualmente. 

O acesso ao cadastro de regras pode ser feito através da tela do conciliador bancário, conforme a imagem abaixo:

A cada nova importação de arquivo bancário é realizada uma validação do extrato e caso encontre lançamentos dentro das regras cadastradas, uma busca no Microvix é executada para encontrar faturas correspondentes, caso não exista nenhum lançamento, uma nova fatura deve ser gerada com os dados cadastrados no grupo "Gerar fatura com os seguintes dados", juntamente com a data e valor apresentados no extrato bancário. Em seguida será realizada a baixa e conciliação do lançamento do extrato com a fatura gerada.

Os lançamentos contábeis de fatura e baixa serão gerados conforme seleção do histórico contábil.



(informação) O cadastro de regras será acessado somente através do conciliador bancário e nele será apresentada a listagem de regras. Ao acessá-lo pela primeira vez, como não haverá nenhuma, o usuário será convidado a cadastrar.


Criar Nova Regra

No Cadastro de Regras devem ser inseridas as informações referente a aplicação da regra, ou seja, o que será necessário para que o lançamento se encaixe naquela regra e as informações necessárias para realizar a contabilização da fatura gerada. Desta forma, a página apresentará os seguintes campos: 



Na tela de cadastro será necessário informar o campos Nome da Regra, Tipo da regra, Empresa e Conta.

No campo Conta serão listadas todas as contas da tela inicial da conciliação bancária (contas de todas as empresas selecionadas no campo acima), sendo possível selecionar uma, várias ou todas as contas para vincular a regra.

Logo abaixo desses campos será apresentado um grupo que terá a sua nomenclatura e campos alterados conforme o tipo de regra selecionado.

Este grupo será apresentado quando o Tipo de Regra for "1 - Lançamento de Faturas a Pagar" ou "1 - Lançamento de Faturas a Receber" e exibirá os seguintes campos:

  • Se no extrato conter: descrição do que deve conter no extrato bancário para que a regra seja aplicada. O texto no extrato não precisa ser exatamente igual, apenas deve conter a descrição da regra. Este campo é obrigatório, e não pode haver duas regras com a mesma descrição.

  • Valor Mínimo: o lançamento do extrato deve ter no mínimo o valor informado neste campo para que se enquadre na regra;

  • Valor Máximo: o lançamento do extrato deve ter no máximo o valor informado neste campo para que se enquadre na regra.

(aviso) Caso o valor mínimo ou máximo não seja informado, não será levado em consideração no filtro.

Subgrupo Gerar fatura com os seguintes dados

  • Histórico contábil: A contabilização das faturas geradas através das regras vão utilizar a conta débito cadastrada no histórico selecionado e a conta crédito da conta bancária que esta sendo conciliada.

  • Centro de custo: deve ser informado o centro de custo a ser utilizado para a geração da nova fatura.

  • Fornecedor: informar um fornecedor para Faturas a Pagar

  • Cliente: Informar um cliente para Faturas a Receber

  • Categoria: deve ser informada uma categoria para a fatura. Este campo é opcional.

Grupo Parametrização de Regra para Conciliação de Vendas de Cartão

Este grupo será apresentado apenas quando o Tipo de Regra for "1 - Lançamento de Faturas a Pagar" e exibirá os seguintes campos:

  • Se no extrato conter: deve ser selecionado o histórico contábil que será utilizado para gerar a fatura. A contabilização das faturas geradas através das regras vão utilizar a conta débito cadastrada no histórico selecionado e a conta crédito da conta bancária que esta sendo conciliada.

Subgrupo Buscar no sistema por

  • Adquirente/Operadora: responsável pelas transações por meio de cartão de débito ou crédito;
  • Tipo Transação cartão: deve ser informado se a operação é de débito ou crédito;
  • Buscar Fatura(s) vencida(s) nos(s) último(s) XX dia(s): deve ser informada uma quantidade de dias que a busca vai ser realizada.


Listagem de Regras

Na listagem de regras são apresentadas todas as regras cadastradas com as opções de Editar, Excluir e Criar Nova Regra.


Listagem de regras

Excluir

Somente poderão ser excluídas regras que não foram utilizadas para geração de nenhuma fatura.


Usabilidade da Conciliação

Após importar o arquivo OFX, o sistema realizará a conciliação automática e em seguida apresentará a página de conciliação que é dividida em quatro partes: Cabeçalho, Lançamentos Importados, Sugestão de Conciliação / Lançamentos Conciliados e Rodapé.


Página de Conciliação


Como obter o Extrato Bancário

Para realizar o download do extrato bancário é necessário acessar a conta corrente (via Internet Banking) e realizar o download no formato "OFX".

Para realizar o upload do extrato bancário é necessário selecionar o arquivo que deve estar salvo no computador. O sistema apresentará a logo do banco e as contas contábeis que não estão vinculadas a conta corrente do banco, sendo necessário selecionar a conta contábil desejada e clicar em "Salvar".


Upload de arquivo


Após importar o arquivo será apresentada a página do conciliador bancário.

Conciliação Automática

Após o upload do arquivo OFX, o sistema tentará realizar conciliações automáticas caso encontre lançamentos (Faturas e Transferências) correspondentes aos lançamentos verificados no extrato bancário.

Regras para a Conciliação Automática

O sistema realizará uma busca no Microvix ERP para encontrar faturas/lançamentos correspondentes aos lançamentos do extrato, considerando as seguintes regras:

  1. Faturas em aberto: valor da fatura e data do vencimento igual ao valor do extrato;

  2. Faturas baixadas: valor pago e data pagamento igual ao valor do extrato;

  3. Lançamentos (transferências): data de emissão e valor igual ao do extrato.

Caso não encontre nenhuma fatura/transferência baseada na primeira regra para a conciliação automática, o sistema tentará aplicar as regras criadas pelo usuário (se houver, para mais informações clique aqui), para o lançamento em questão. Além disso, caso não seja encontrada fatura/lançamento baseada na primeira regra e não exista regra e/ou não se enquadrou em nenhuma regra do segundo item, o sistema buscará faturas/transferências para listar como sugestão.

Sugestões 

Caso o conciliador não consiga conciliar nenhuma fatura/transferência baseando-se nas regras acima, ele irá sugerir faturas/transferências que se assemelham ao lançamento bancário. Então será possível selecionar a sugestão e concilia-la manualmente com o extrato.

Regras para as sugestões:

  1. Faturas em aberto: valor do extrato deve estar entre valor da fatura com uma diferença de + ou - R$ 0,10 centavos e a data do extrato deve estar entre a data de vencimento, com uma diferença de + ou - 10 dias;

  2. Faturas baixadas: valor do extrato deve estar entre, "Valor Pago + R$ 0,10 centavos" e "Valor da Fatura - R$ 0,10 centavos", e a data do extrato deve estar entre a data da baixa com uma diferença de + ou - 10 dias;

  3. Lançamentos (transferências): quando a data de emissão e o valor da fatura estiverem iguais ao do extrato.


Observações Gerais:

Conciliação Automática: Para conciliação automática deve existir apenas um lançamento do sistema idêntico ao lançamento do extrato, caso existam duas faturas/lançamentos a conciliação automática não será realizada (serão exibidas como sugestão).  Caso a fatura esteja em aberto e a conciliação automática aconteça, será efetuada a baixa automática da fatura. Além disso, para conciliação automática não deve existir dois lançamentos (fatura e transferência) com o mesmo valor.

Conciliação por Sugestão: Caso selecione uma sugestão cuja fatura esteja baixada e possua a data da baixa e/ou o valor pago divergente, será realizado o estorno da baixa e baixada novamente com a data e o valor pago de acordo com o extrato.


Caso o extrato importado tenha lançamentos dentro do período de proteção contábil, mesmo que o Microvix possua uma fatura correspondente ao lançamento, não haverá conciliação e será apresentado um alerta na tela. Neste caso deverá ser gerada uma nova fatura ou realizar a alteração da data de proteção.


Alerta de proteção de lançamento contábil



Lançamentos Importados

O grupo apresenta as seguintes informações referente aos lançamentos do extrato:



Lançamentos Importados


Sugestão para Conciliação - Faturas/Lançamentos

Quando não possuir sugestão de conciliação o sistema apresentará três alternativas: Novo Lançamento, Buscar Lançamento e Excluir.


Listagem de Sugestões


As faturas listadas para sugestões de conciliação manual seguem as regras:

  1. Lançamento aproximado pelo valor encontrado: serão sugeridas faturas com diferença de até 10% do valor do extrato, mas aproximando o valor em 10% para mais ou para menos

  2. Lançamento aproximado pela data encontrada: serão sugeridas faturas com diferença de até 3 dias da data da baixa (no caso de faturas baixadas) ou da data de vencimento (no caso de faturas em aberto ou transferência), ou seja, Data + ou - 3 dias.


Na sugestão de conciliação serão apresentadas as seguintes colunas:

  • Data: será apresentada a data da baixa, quando a fatura estiver baixada e a data de vencimento, quando a fatura estiver em aberto;
  • Fat/lanç: será apresentado o número da fatura;
  • Valor: será apresentado o valor da fatura;
  • Cliente/Fornec: será apresentado o cliente ou fornecedor da fatura, no caso de transferências esta informação não será apresentada;
  • Info: ao selecionar esta opção serão apresentadas mais informações sobre este lançamento:
    • Tipo: se o lançamento em questão é fatura ou transferência;
    • Status: será apresentado o status da fatura, que pode ser baixada ou em aberto. No caso de transferência esta informação não será apresentada;

    • Data Emissão: será apresentada a data de emissão da fatura. No caso de transferência esta informação não será apresentada;

    • Nr. Doc.: será apresentado o número da nota fiscal que originou a fatura. No caso de transferência esta informação não será apresentada;

    • Empresa: será apresentada a empresa em que foi realizado o lançamento.

Sugestão de conciliação Faturas/Lançamentos


Sugestões - Conciliador de Cartões  

Este recurso estará disponível apenas para aquele que possuir o módulo do conciliador de cartões contratado. Ou seja, ativando o módulo, a sincronização do conciliador de cartão com o conciliador bancário será realizada automaticamente.

Para isso, na listagem das contas do Conciliador Bancário clique no ícone de ferramenta da conta em questão > Na aba "Conciliação Bancária" marque a opção "Sincronização automática com o conciliador de cartões" e depois clique em "Salvar".



Caso marcada a opção, deverá ser conciliado automaticamente a linha do extrato com as faturas já baixadas pelo conciliador de cartões, conforme regra abaixo:

  • Valor Correspondente: Faturas de contas a receber com o mesmo valor;
  • Data de Conciliação: Faturas de contas a receber com a mesma data de pagamento;
  • Bandeira de Cartão: Faturas de contas a receber com a mesma bandeira de cartão;
  • Tipo de Transação: Faturas de contas a receber com o mesmo tipo de transação (Débito, Crédito).

Ao acessar o Conciliador Bancário no canto direito da tela, você encontrará uma aba denominada "Conciliador de Cartões". Nessa aba, serão listadas as faturas que serão conciliadas com o extrato, localizado no lado esquerdo da tela.


(informação) Se a opção de "Sincronização automática com o conciliador de cartões" estiver DESATIVADA, a sincronização não ocorrerá automaticamente. Ao clicar em "Acessar Conciliação", será apresentado na tela o campo "Sugestão de conciliação do conciliador de cartões" na tela, onde as faturas sugeridas serão apresentadas. Basta selecioná-las conforme necessário e clicar no botão "Conciliar".


Botões na tela do Conciliador Bancário

Ao acessar o conciliador bancário ao lado de cada conta bancária é possível acessar os botões de Acessar ConciliaçãoAcessar Relatório de Extrato Bancário e Editar Conta Contábil.


Botão "Acessar Conciliação" 

Ao acessar esse botão o sistema direciona para a tela do conciliador bancário.



Botão "Acessar Relatório de Extrato Bancário" 

Ao acessar esse botão o sistema direciona para o relatório de extrato, podendo também alterar o período desejado e exportar o relatório para o Excel.



Botão "Editar Conta Contábil" 

Ao acessar esse botão  abre a tela de cadastro do plano de contas, sendo possível então realizar alterações na conta.



O rodapé disponibiliza algumas ações que auxiliarão na conciliação, como: Conciliar, Desconciliar, Nova Fatura a Pagar, Nova Fatura a Receber, Nova Transferência, Buscar Lançamento e Excluir.


Rodapé


  • Conciliar: Esta opção estará disponível apenas quando forem listadas sugestões de conciliação.
  • Desconciliar: Na página de conciliação, basta selecionar um lançamento com o status "Conciliado" e clicar em "Desconciliar" disponível no rodapé da página. 
  • Nova Fatura a Receber: O botão "Nova Fatura a Receber" somente será apresentado ao selecionar um lançamento a receber que esteja desconciliado.
  • Nova Transferência: O botão "Nova Transferência" será apresentado para lançamentos a pagar e a receber que não estejam conciliados.
  • Buscar Lançamento: O botão "Buscar Lançamento" será apresentado para lançamentos a pagar e a receber que não estejam conciliados. O sistema identifica se o lançamento do extrato selecionado é negativo ou positivo e assim acondiciona a busca.



É possível realizar a conciliação de mais de um lançamento da mesma data ou de datas diferentes, basta pressionar a "tecla Ctrl" e selecionar nos lançamentos desejados.
Após a seleção, ao lado direito, será exibido o valor total dos lançamentos e as ações disponíveis.


Múltiplos lançamentos selecionados


Com a seleção, caso tenha valor negativo, será habilitada a opção "Nova Fatura a Pagar". Se ficar tudo positivo, será habilitada a opção "Nova Fatura a Receber". Após realizar a conciliação, será possível visualizar os lançamentos conforme a legenda.


Legendas dos lançamentos


Ao selecionar um lançamento que tenha sido conciliado em conjunto, será exibida uma legenda em cinza indicando todos os outros lançamentos da mesma conciliação.



Legenda da conciliação múltipla


Ao conciliar mais de um lançamento com datas diferentes, no momento de pesquisa de lançamentos para a conciliação, é necessário inserir a data que deseja dar a baixa na fatura.


Impactos da Desconciliação

As conciliações ocasionarão um lançamento contábil e somente poderão ser desconciliadas desde que não estejam dentro do período de proteção contábil (disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > Contabilidade, item "Proteção de lançamentos contábeis").

As faturas baixadas através do ERP e conciliadas no Conciliador Bancário, ao serem desconciliadas por algum motivo não sofrerão alterações. No entanto, ao efetuar a baixa de uma fatura através do Conciliador Bancário, conciliá-la e depois desconciliá-la, a fatura voltará para o status "em aberto" e será realizado um lançamento de estorno. Além disso, faturas conciliadas com alteração de data ou valor, quando desconciliadas retornam ao status inicial.

Para transferências geradas no Conciliador Bancário, ao realizar a desconciliação, o lançamento contábil será excluído.
Caso a operação faça parte de uma transação entre duas contas diferentes constantes no Conciliador, e em ambas, as transferências estejam conciliadas, ao realizar a desconciliação em uma delas o sistema exibirá um alerta solicitando que seja confirmada a ação.



Alerta exibido na tela


Ao selecionar a opção "Sim" a desconciliação ocorrerá nas duas contas e os lançamentos serão excluídos.


Regras exclusivas para estorno de faturas 

As faturas conciliadas e baixadas através do conciliador somente poderão ser estornadas por usuários com a permissão "Conciliação Bancária", desta forma, o lançamento do extrato ficará com o status "Não conciliado" e o lançamento contábil também será desfeito.
Sempre que uma fatura for estornada, para que ela volte ao status "Conciliada" será necessário acessar a rotina novamente e realizar o vínculo com o lançamento. Para faturas lançadas diretamente no Conciliador, ao efetuar a desconciliação, ela será excluída.

Para faturas conciliadas em lote não será possível realizar o estorno e o sistema exibirá a seguinte mensagem:



Alerta exibido na tela


Regras exclusivas para exclusão de transferência

As transferências poderão ser excluídas livremente, desta forma, o lançamento correspondente será desconciliado e os lançamentos contábeis também serão deletados. Para tanto, o usuário deverá possuir a permissão "Conciliação Bancária".


Lançamentos Contábeis

Os lançamentos contábeis das faturas lançadas no conciliador ou transferências não poderão ser alterados, ao acessar as rotinas abaixo e tentar alterá-los ou excluí-los, será exibida uma mensagem de alerta.

  • Adm/financeiro > Contabilidade > Lançamento Contábil > Alteração de Lançamento;
  • Adm/financeiro > Contabilidade > Relatórios > Livro Razão;
  • Adm/financeiro > Tesouraria > Transferência.



Alerta exibido na tela


Ao gerar a fatura, o sistema gera também os lançamentos contábeis correspondentes, baixa a fatura, gera os lançamentos contábeis da baixa e concilia automaticamente. Assim que gerada a fatura seu número passa a ser apresentado no quadro "Lançamentos Conciliados".


Nota

  • Estas faturas no caso de desconciliação serão excluídas;
  • Faturas lançadas pelo conciliador bancário utilizarão a forma de pagamento "Dinheiro".

Sempre que finalizada uma transferência será gerado um lançamento contábil com as contas selecionadas nos campos "Conta de Entrada" e "Conta de Saída". 


Exemplo: Transferência entre contas do banco Bradesco para o banco Itaú com o valor de R$ 500,00 (Valor está saindo da conta que está sendo conciliada).

Transferência/ Lançamento contábil:

Saída: (conta crédito): Bradesco - 500,00

Entrada: (conta débito): Itaú - 500,00

Após informar os dados serão apresentadas as faturas que se enquadram nos filtros, com as seguintes informações:


Listagem


  • Situação: será apresentado o status da fatura, podendo ser "Aberto" ou "Pago";

  • Data: será apresentada a data do vencimento quando a fatura estiver "Em aberto" ou a data da baixa quando a fatura estiver "Baixada";

  • Fatura: será apresentado o número da fatura. Clicando sobre o ícone será exibida a informação das cores das faturas;



Cores das faturas


  • Valor bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;

  • Desconto: quando selecionada a fatura, será possível informar um valor de desconto;

  • Juros: quando selecionada a fatura, será possível poderá informar um valor de juros;

  • Valor Líquido: será apresentado o valor da fatura com juros ou desconto;

  • Fornecedor: será apresentado o fornecedor da fatura;


No lado direito da página serão apresentados apresentados os totais que compõem o valor total da fatura, como:


  • Quantidade de Faturas: quantidade de faturas selecionadas;

  • Valor Bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;

  • Desconto: será apresentado o desconto concedido sobre as faturas;

  • Juros: será apresentado o juros concedidos sobre as faturas;

  • Subtotal Faturas: será apresentado o subtotal de todas as faturas selecionadas, ou seja, é o ((valor bruto - desconto) + juros));

  • Valor Total Extrato: será exibido o valor presente no extrato para o lançamento em questão;

  • Diferença: será apresentada a diferença entre o subtotal e o valor do extrato.


Quando não houver divergência de valores entre o extrato e o subtotal das fatura a conciliação pode ser realizada. Além disso, os dados das faturas conciliadas poderão ser observados no quadro "Lançamentos Conciliados".


Lançamentos conciliados



Para a busca de faturas a receber são disponibilizados os seguintes campos:

Pesquisa de faturas a receber


  • Tipo Lançamento: deve ser informado o tipo "Faturas";

  • Tipo Lançamento Fatura: deve ser informado o tipo "Faturas a Receber", esta opção somente estará disponível ao selecionar um lançamento positivo do extrato. O campo somente ficará visível quando o tipo "Faturas" for selecionado no campo de "Tipo Lançamento";

  • Tipo de Filtro por Data - Emissão/Vencimento: deve ser filtradas de acordo com a data de emissão ou com a data de vencimento.
  • Data inicial: deve ser informada uma data inicial para o período de busca;

  • Data final: deve ser informada uma data final para o período de busca;

  • Valor Mínimo: deve ser informado um valor mínimo para a busca;

  • Valor máximo: deve ser informado um valor máximo para a busca;

  • Empresa: deve ser informada uma ou mais empresas para a busca;

  • Cliente: deve ser informado um cliente;

  • Formas de Pagamento: deve ser informada uma ou mais formas de pagamento;

  • Tipo Cartão: deve ser informado débito ou crédito;

  • Fatura/Documento: deve ser informado o número de fatura ou documento;


Após informar os dados serão apresentadas as faturas que se enquadrem nos filtros, com as seguintes informações:

Listagem


  • Situação: será apresentado o status da fatura, podendo ser "Aberto" ou "Pago";

  • Data: será apresentada a data do vencimento quando a fatura estiver "Em aberto" ou a data da baixa quando a fatura estiver "Baixada";

  • Fatura: será apresentado o número da fatura. Clicando sobre o ícone será exibida a informação das cores das faturas;




  • Valor bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;

  • Desconto: quando selecionada a fatura, será possível informar um valor de desconto, caso não tenha;

  • Juros: quando selecionada a fatura, poderá informar um valor de juros, caso não tenha;

  • Taxa Adm. Cartão: quando selecionada a fatura o usuário poderá informar um valor de taxa, caso não tenha;

  • Valor Líquido: será apresentado o valor da fatura com juros ou desconto;

  • Cliente: será apresentado o cliente da fatura;


No lado direito da página serão apresentados apresentados os totais que compõem o valor total da fatura, como:

  • Quantidade de Faturas: quantidade de faturas selecionadas;

  • Valor Bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;

  • Desconto: será apresentado o desconto concedido sobre as faturas;

  • Juros: será apresentado o juros concedidos sobre as faturas;

  • Multa: será apresentado a multa concedidos sobre as faturas;
  • Taxa Adm. Cartão: será apresentada a taxa administrativa sobre a fatura;

  • Subtotal Faturas: será apresentado o subtotal de todas as faturas selecionadas, ou seja, é o ((valor bruto - desconto) + juros));

  • Valor Total Extrato: será exibido o valor presente no extrato para o lançamento em questão;

  • Diferença: será apresentada a diferença entre o subtotal e o valor do extrato.


Quando não houver divergência de valores entre o extrato e o subtotal das fatura a conciliação poderá ser realizada e os dados das faturas conciliadas poderão ser observados no quadro "Lançamentos Conciliados".


Lançamentos Conciliados


Para a busca de faturas a pagar e a receber serão disponibilizados os seguintes campos:


Pesquisa de faturas a receber e a pagar



  • Tipo Lançamento: deve ser informado o tipo "Faturas";

  • Tipo Lançamento Fatura: deve ser informado o tipo "Faturas a Receber", esta opção somente estará disponível ao selecionar um lançamento positivo do extrato. O campo somente ficará visível quando o tipo "Faturas" for selecionado no campo de "Tipo Lançamento";

  • Data inicial: deve ser informada uma data inicial para o período de busca;

  • Data final: deve ser informada uma data final para o período de busca;

  • Valor Mínimo: deve ser informado um valor mínimo para a busca;

  • Valor máximo: deve ser informado um valor máximo para a busca;

  • Empresa: deve ser informada uma ou mais empresas para a busca;

  • Cliente/Fornecedor: deve ser informado um cliente/fornecedor;

  • Formas de Pagamento: deve ser informada uma ou mais formas de pagamento;

  • Tipo Cartão: deve ser informado débito ou crédito;

  • Fatura/Documento: deve ser informado o número de fatura ou documento.

Nota

Caso a fatura tenha sido gerada com um cadastro que esteja configurado como "Transportador" no CRM, será possível realizar a busca pelo próprio transportador no campo "Cliente/Fornecedor".

Após informar os dados serão apresentadas as faturas que se enquadrem nos filtros, com as seguintes informações:

Tela de Listagem


  • Situação: será apresentado o status da fatura, podendo ser "Aberto" ou "Pago";

  • Data: será apresentada a data do vencimento quando a fatura estiver "Em aberto" ou a data da baixa quando a fatura estiver "Baixada";

  • Fatura: será apresentado o número da fatura;

  • Valor bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;

  • Desconto: quando selecionada a fatura, poderá informar um valor de desconto, caso não tenha;

  • Juros: quando selecionada a fatura o usuário poderá informar um valor de juros, caso não tenha;

  • Taxa Adm. Cartão: quando selecionada a fatura o usuário poderá informar um valor de taxa, caso não tenha;

  • Valor Líquido: será apresentado o valor da fatura com juros ou desconto;

  • Cliente/Fornecedor: será apresentado o cliente da fatura;


No lado direito da página serão apresentados os totais que compõem o valor total da fatura, como:

  • Quantidade de Faturas: quantidade de faturas selecionadas;

  • Valor Bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;

  • Desconto: será apresentado o desconto concedido sobre as faturas;

  • Juros: será apresentado o juros concedidos sobre as faturas;

  • Taxa Adm. Cartão: será apresentada a taxa administrativa sobre a fatura;

  • Subtotal Faturas: será apresentado o subtotal de todas as faturas selecionadas, ou seja, é o ((valor bruto - desconto) + juros));

  • Valor Total Extrato: será exibido o valor presente no extrato para o lançamento em questão;

  • Diferença: será apresentada a diferença entre o subtotal e o valor do extrato.

Nota

Ao selecionar as faturas, o campo de totalizador deve somar as faturas a receber e diminuir as faturas a pagar para compor o saldo desejado.


Para a busca de transferências são disponibilizados os seguintes campos:


Pesquisa de Transferência


  • Tipo Lançamento: deve ser informado o tipo "Transferência" que estará disponível ao selecionar qualquer lançamento do extrato;

  • Data inicial: deve ser informada uma data inicial para o período de busca;

  • Data final: deve ser informada uma data final para o período de busca;

  • Valor Mínimo: deve ser informado um valor mínimo para a busca;

  • Valor máximo: deve ser informado um valor máximo para a busca;

  • Empresa: deve ser informada uma ou mais empresas para a busca;

  • Número Lançamento: deve ser informado o número de lançamento da transferência;

  • Observação/Complemento: permite inserir informações complementares.


Após informar os dados serão apresentadas as transferências que se enquadrem nos filtros, com as seguintes informações:


Tela de Listagem


  • Data: será apresentada a data do vencimento quando a fatura estiver "Em aberto" ou a data da baixa quando a fatura estiver "Baixada";

  • Número Lanc.: será apresentado o número do lançamento;

  • Valor: será apresentado o valor do lançamento;

  • Observação: será apresentada a observação descrita na geração da transferência;

  • Conta Saída: será apresentada a conta contábil da qual o dinheiro está saindo;


No lado direito da página serão apresentados os totais que compõem o valor total da fatura, como:

  • Quantidade de Lançamentos: quantidade de faturas selecionadas;

  • Valor Bruto: será apresentado o valor do lançamento;

  • Desconto: este campo não será utilizado para transferências;

  • Juros: este campo não será utilizado para transferências;

  • Subtotal Lançamento: será apresentada a soma de todos os lançamentos selecionados;

  • Valor Total Extrato: será exibido o valor presente no extrato para o lançamento em questão;

  • Diferença: será apresentada a diferença entre o subtotal e o valor do extrato.


Quando não houver divergência de valores entre o extrato e o subtotal dos lançamentos a conciliação pode ser realizada e os dados dos lançamentos conciliadas poderão ser observados no quadro "Lançamentos Conciliados".


Lançamentos conciliados


O relatório Faturas Recebidas é exibido em Adm./Financeiro > Contas a Receber > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário.

Relatório de faturas recebidas

O relatório Faturas Lançadas é exibido em Adm./Financeiro > Contas a Receber > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário.

Relatório de faturas lançadas

O relatório Faturas Excluídas é exibido em Adm./Financeiro > Contas a Receber > Relatórios, e sempre que for gerada uma fatura no conciliador, ao realizar a desconciliação ela será excluída e passa a ser apresentada neste relatório.

O relatório Faturas do Contas a Receber é exibido em Adm./Financeiro > Contas a Receber > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. 

Relatório de faturas do contas a receber

Relatório Previsão de Fluxo Caixa

O relatório Previsão de Fluxo Caixa é exibido em Adm./Financeiro > Contas a Receber > Relatórios, e sempre que for gerada uma fatura no conciliador esses valores passam a ser apresentados neste relatório, ao realizar a desconciliação ela será excluída e seus valores não são mais exibidos.

Relatório Extrato de Clientes

O relatório Extrato de Clientes é exibido em Adm./Financeiro > Contas a Receber > Relatórios e nele é apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário.


Relatório de extrato de clientes

Relatório Extrato de Fornecedores

O relatório Extrato de Fornecedores é exibido em Adm./Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios e nele é apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário.


Relatório de extrato de fornecedores

Relatório Faturas Pagas

O relatório Faturas Pagas é exibido em Adm./Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios e nele é apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. 


Relatório de faturas pagas

Relatório Faturas Lançadas

O relatório Faturas Lançadas é exibido em Adm./Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios e nele é apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. 


Relatório de Faturas Lançadas

Relatório Faturas do Contas a Pagar

O relatório Faturas do Contas a Pagar é exibido em Adm./Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios e nele é apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. 


Relatório de Faturas do Contas a Pagar