Para realizar o upload do extrato bancário é necessário selecionar o arquivo que deve estar salvo no computador. O sistema apresentará a logo do banco e as contas contábeis que não estão vinculadas a conta corrente do banco, o usuário deve selecionar a conta contábil desejada e clicar em "Salvar".


Upload de arquivo


Após importar o arquivo será apresentada a página do conciliador bancário.

Como Obter o Extrato Bancário

Para realizar o download do extrato bancário é necessário acessar a conta corrente (via Internet Banking) e realizar o download no formato "OFX".

Conciliação Automática

Após o upload do arquivo OFX, o sistema tentará realizar conciliações automáticas caso encontre lançamentos (Faturas e Transferências) correspondentes aos lançamentos verificados no extrato bancário.

Regras para a Conciliação Automática

O sistema realizará uma busca no Microvix ERP para encontrar faturas/lançamentos correspondentes aos lançamentos do extrato, considerando as seguintes regras:


  1. Faturas em aberto: valor da fatura e data do vencimento igual ao valor do extrato;
  2. Faturas baixadas: valor pago e data pagamento igual ao valor do extrato;
  3. Lançamentos (transferências): data de emissão e valor igual ao do extrato.

Caso não encontre nenhuma fatura/transferência baseada na primeira regra para a conciliação automática, o sistema tentará aplicar as regras criadas pelo usuário (se houver, para mais informações clique aqui), para o lançamento em questão. Além disso, caso não seja encontrada fatura/lançamento baseada na primeira regra e não exista regra e/ou não se enquadrou em nenhuma regra do segundo item, o sistema buscará faturas/transferências para listar como sugestão.


Sugestões 

Caso o conciliador não consiga conciliar nenhuma fatura/transferência baseado-se nas regras acima, ele irá sugerir faturas/transferências que se assemelham ao lançamento bancário. O usuário poderá selecionar a sugestão e concilia-la manualmente com o extrato. Regras para as sugestões:


  1. Faturas em aberto: valor do extrato deve estar entre valor da fatura com uma diferença de + ou - 0,10 centavos e a data do extrato deve estar entre data vencimento com uma diferença de + ou - dias;
  2. Faturas baixadas: valor do extrato deve estar entre valor pago + 0,10 centavos e valor da fatura - 0,10 centavos e a data do extrato deve estar entre a data da baixa com uma diferença de + ou - dias;
  3. Lançamentos (transferências): data de emissão e valor igual ao do extrato.

Observações Gerais:

Conciliação Automática:

Para conciliação automática deve existir apenas um lançamento do sistema idêntico ao lançamento do extrato, caso existam duas faturas/lançamentos a conciliação automática não será realizada (serão exibidas como sugestão).  Caso a fatura esteja em aberto e a conciliação automática aconteça, será efetuada a baixa automática da fatura. Além disso, para conciliação automática não deve existir dois lançamentos (fatura e transferência) com o mesmo valor.


Conciliação por Sugestão:

Caso o usuário selecione uma sugestão cuja fatura esteja baixada e possua a data da baixa e/ou o valor pago divergente, será realizado o estorno da baixa e baixada novamente com a data e o valor pago de acordo com o extrato.