A seguir os registros gerados para a EFD ICMS/IPI.

Os registros em destaque são relacionados ao bloco K e estão comentados logo abaixo.

A seguir a descrição sucinta dos registros relacionados ao bloco K. Consulte a íntegra das descrições, leiautes e regras para geração no Guia Prático utilizado como fonte.


Fonte: Guia Prático da EFD versão 2.0.17, de 25/09/2015 e versão 2.0.19, ambos disponíveis no site oficial do Sped.


Registro

Descrição

0200

Tabela de Identificação do Item (Produto e Serviços)

Este registro tem por objetivo informar mercadorias, serviços, produtos ou quaisquer outros itens concernentes às transações fiscais e aos movimentos de estoques em processos produtivos, bem como os insumos.

0210

Consumo Específico Padronizado

Este registro deve ser apresentado caso exista produção e/ou consumo nos Registros K230/K235 e K250/K255.

Deve ser informado o consumo específico padronizado e a perda normal percentual de um insumo/componente para se produzir uma unidade de produto resultante, segundo as técnicas de produção de sua atividade, referentes aos produtos que foram fabricados pelo próprio estabelecimento ou por terceiro.

Este registro somente deve existir quando o conteúdo do campo 7 - TIPO_ITEM do Registro 0200 for igual a 03 (produto em processo) ou 04 (produto acabado).

K200

Estoque Escriturado

Estoque final escriturado do período de apuração informado no registro K100, por tipo de estoque e por participante, nos casos em que couber, das mercadorias de tipos:

00 – Mercadoria para revenda;

01 – Matéria-Prima;

02 - Embalagem;

03 – Produtos em Processo;

04 – Produto Acabado;

05 – Subproduto;

06 – Produto Intermediário;

10 – Outros Insumos – campo TIPO_ITEM do Registro 0200.

K220

Outras Movimentações Internas entre Mercadorias

Este registro tem o objetivo de informar a movimentação interna entre mercadorias de tipos:

00 – Mercadoria para revenda;

01 – Matéria-Prima;

02 – Embalagem;

03 – Produtos em Processo;

04 – Produto Acabado;

05 – Subproduto;

10 – Outros Insumos – campo TIPO_ITEM do Registro 0200;

que não se enquadre nas movimentações internas já informadas nos Registros K230 – Itens Produzidos e K235 – Insumos Consumidos: produção acabada e consumo no processo produtivo, respectivamente.

K230

Itens Produzidos

Este registro tem o objetivo de informar a produção acabada de produto em processo (tipo 03 – campo TIPO_ITEM do registro 0200) e produto acabado (tipo 04 – campo TIPO_ITEM do registro 0200), inclusive daquele industrializado para terceiro por encomenda.

O produto resultante é classificado como tipo 03 – produto em processo, quando não estiver pronto para ser comercializado, mas estiver pronto para ser consumido em outra fase de produção.

O produto resultante é classificado como tipo 04 – produto acabado, quando estiver pronto para ser comercializado.

K235

Insumos Consumidos

Este registro tem o objetivo de informar o consumo de mercadoria no processo produtivo, vinculado ao produto resultante informado no campo COD_ITEM do Registro K230 – Itens Produzidos.

Na industrialização efetuada para terceiro por encomenda devem ser considerados os insumos recebidos do encomendante e os insumos próprios do industrializador.

K250

Industrialização Efetuada por Terceiros - Itens Produzidos

Este registro tem o objetivo de informar os produtos que foram industrializados por terceiros por encomenda e sua quantidade.

A quantidade produzida deve ser expressa, obrigatoriamente, na unidade de medida de controle de estoque constante no campo 06 do registro 0200: UNID_INV.

K255

Industrialização em Terceiros - Insumos Consumidos

Este registro tem o objetivo de informar a quantidade de consumo do insumo que foi remetido para ser industrializado em terceiro, vinculado ao produto resultante informado no campo COD_ITEM do Registro K250.

É obrigatório caso exista o registro pai K250. No caso de SP considerar insumos remetidos ao industrializador e os adquiridos pelo industrializador e consumidos no processo produtivo.

A quantidade consumida deve ser expressa, obrigatoriamente, na unidade de medida de controle de estoque constante no campo 06 do registro 0200: UNID_INV.

K260

Reprocessamento/Reparo de Produto/Insumo

Este registro tem o objetivo de informar o produto que será reprocessado ou que foi reprocessado e o insumo que será reparado ou que foi reparado no período de apuração do registro K100.

Quando a informação for por período de apuração (K100), onde não existirá o controle por ordem de produção ou serviço, o registro K260 somente deve ser informado caso ocorra saída e respectivo retorno ao estoque de produto/insumo no

período de apuração,  com o respectivo consumo de mercadorias no K265 para se ter esse reprocessamento/reparo, caso seja necessário, uma vez que não se teria como vincular a quantidade consumida de mercadorias com a quantidade que saiu do produto/insumo envolvendo mais de um período de apuração.

As quantidades de saída ou retorno ao estoque devem ser expressas, obrigatoriamente, na unidade de medida de controle de estoque constante no campo 06 do registro 0200.

K275

Correção de Apontamento e Retorno de Insumos dos Registros K215, K220, K235, K255 e K265

Este registro tem o objetivo de escriturar correção de apontamento de período de apuração anterior, relativo ao registro filho, por tipo de registro e por período de apuração em que o apontamento será corrigido.

A correção de apontamento tem que ocorrer, obrigatoriamente, entre o levantamento de dois inventários, uma vez que, com a contagem do estoque se terá conhecimento de uma eventual necessidade de correção de apontamento.

Este registro poderá também ser escriturado para substituição ou retorno de insumo/componente que já tenha sido baixado do estoque por consumo efetivo em período de apuração de exercício anterior, desde que vinculado à Ordem de Produção não encerrada no próprio exercício de abertura da OP.

Caso ocorra correção de apontamento apenas do registro pai (K270), este registro não deverá ser escriturado, exceto quando a correção tiver como origem o registro K220 (origem 5 do registro K270), onde este registro será obrigatório para identificação do item de destino, mesmo que não ocorra correção de quantidades.

As quantidades devem ser expressas, obrigatoriamente, na unidade de medida de controle de estoque constante no campo 06 do registro 0200.

K280

K280 - Correção de Apontamento – Estoque Escriturado

Este registro tem o objetivo de escriturar correção de apontamento de estoque escriturado de período de apuração anterior, escriturado no Registro K200.

A correção de apontamento tem que ocorrer, obrigatoriamente, entre o levantamento de dois inventários, uma vez que, com a contagem do estoque se terá conhecimento de uma eventual necessidade de correção de apontamento.

A correção do estoque escriturado de um período de apuração poderá influenciar estoques escriturados de períodos posteriores, até o período imediatamente anterior ao período de apuração em que se está fazendo a correção, uma vez que o estoque final de um período de apuração é o estoque inicial do período de apuração seguinte.

As quantidades devem ser expressas, obrigatoriamente, na unidade de medida de controle de estoque constante no campo 06 do registro 0200.