Através desta rotina será possível visualizar todo o histórico pedagógico do aluno como faltas e boletim. Além disso, também será possível realizar ações como transferência, cancelamento ou trancamento da inscrição.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Ambiente
O acesso à rotina Histórico Pedagógico pode ser realizado através do ambiente Unidade.
Permissão de Usuário
- Para consultar a rotina Histórico Pedagógico é necessário que o usuário esteja logado com o perfil de Administrativo, Consultor de Vendas, Gerente Financeiro ou OP.
- Para utilizar esta rotina é necessário que as permissões Histórico Pedagógico, Histórico Pedagógico - Avaliar Aluno, Histórico Pedagógico - Cancelar Inscrição, Histórico Pedagógico - Lista Assinatura, Histórico Pedagógico - Planejamento de Avaliação e Histórico Pedagógico - Trancar Inscrição estejam habilitadas em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.
Suporte Técnico
Somente o perfil de Administrador possui acesso a rotina de usuários.
Executando a Rotina
Para visualizá-la acesse Menu Alunos > Alunos > Realizar a pesquisa > Cadastro do aluno através do link na coluna Aluno > aba Histórico Pedagógico. Será exibida a rotina com informações detalhadas sobre o desempenho do aluno sobre o curso adquirido.
- Período: deve ser definido um período para a consulta do histórico pedagógico do aluno;
- Exibir Cancelamento/Transferência/Evasão/Trancamento: marcando esta opção serão exibidos no histórico do aluno de cancelamentos, transferências, evasões e trancamentos de curso;
Histórico pedagógico do aluno
Clicando sobre Expandir/Recolher de um curso específico, será possível efetuar algumas ações.
Ações a serem efetuadas no curso
Visualizar Faltas
Serão exibidas as faltas do aluno durante o período de aulas já dadas. É possível imprimir a lista de faltas clicando em Imprimir.
Impressão de Boletim
Exibe a situação do aluno no curso, se foi aprovado ou reprovado. É possível imprimir o boletim clicando em Imprimir.
Transferir
Nesta opção será possível realizar a transferência do aluno de curso. Primeiro serão apresentadas as informações do curso atual e em seguida as de transferência para que sejam preenchidas.
Informações de cadastro do aluno
- Franquia: deve ser selecionada para qual franquia será a transferência do curso;
- Estágio: deve ser selecionado o curso de transferência. Pode ser indicado o mesmo curso ou outro caso o aluno queira trocar. Ao selecionar outro estágio, serão exibidos os valores cobrados pela transferência;
Valor de transferência
- Modalidade: deve ser selecionada a modalidade do curso para transferência;
- Período Letivo: é possível selecionar o semestre e ano em que o aluno seguirá com o curso após a transferência;
- Turma: é possível inserir a turma para qual o aluno será transferido;
- Motivo: deve ser selecionado o motivo da transferência;
- Dt. Transferência: deve ser selecionada a data de transferência do aluno.
Informações de transferência
Após completar os dados para transferência, basta clicar em Transferir e uma mensagem de sucesso será exibida. Além disso, é possível não efetuar a transferência e retornar ao histórico do aluno em Voltar para o Histórico Pedagógico.
Encerrar Participação
Para encerrar a participação de um aluno, será possível apenas retira-lo da turma ou encerrar a inscrição permanentemente.
Tela de encerramento de participação do aluno
Retirar aluno da turma
Para retirar o aluno da turma e mantê-lo ativo, é necessário informar a Data de Cancelamento e em seguida clicar em Gravar.
Informações para retirar o aluno da turma
Cancelar inscrição
Para cancelar a inscrição do aluno basta clicar em Prosseguir.
Serão exibidos primeiro os dados do aluno.
Dados do aluno
No grupo Cancelamento o usuário poderá visualizar as informações do curso vendido e para cancelar, será necessário indicar um ou mais cursos para o cancelamento. Se for o único, basta selecioná-lo.
Informações de cancelamento
Será possível visualizar também a situação atual do contrato e o tipo de cancelamento.
- Item;
- Tipo de Cancelamento;
- Multa (%);
- Taxa (%);
- Valor (%);
Situação atual do contrato
Títulos a Gerar
Serão exibidos os títulos gerados até o momento atual em que é realizado o cancelamento.
Títulos gerados no cancelamento da venda
Títulos a Cancelar
Serão exibidos os títulos a serem cancelados mediante o cancelamento da inscrição do aluno.
Títulos a serem cancelados
Para efetuar o cancelamento será necessário informar o Motivo de Cancelamento, Observações e a Data de término de inscrição/participação.
Cancelamento da inscrição
Para finalizar o cancelamento basta clicar em Cancelar Venda. Além disso, será possível retornar à página de Histórico de Compras e Histórico Pedagógico clicando sobre os respectivos botões.
Trancar Inscrição
Através desta opção é possível trancar a inscrição do aluno, deixando a matrícula em aberto e possibilitando que retorne às aulas a qualquer momento.
Grupo Aluno
Neste grupo estarão disponíveis as informações do aluno que irá trancar a inscrição.
Informações do aluno
Grupo Trancamento
Neste grupo será necessário preencher algumas informações para o trancamento.
- Motivo;
- Data do Trancamento;
- Previsão de Reintegração: deve ser informada a data de previsão para retomar as aulas após o trancamento.
Motivo de trancamento
Título de Trancamento
Para realizar o trancamento será cobrada uma taxa.
- Valor;
- Dt. Vencto.: deve ser informada a data de vencimento para pagamento da taxa;
- Observação: deve ser inserida observações sobre o título.
Abaixo será exibido o detalhamento sobre o título a ser cobrado, com a descrição e o valor.
Título
Após definir as informações de trancamento, clique em Gravar.