A partir da versão 2.2.1.28 de 02/04/2013 começa uma nova implementação para envio automático dos arquivos SGNPC para a nova versão 2.0 da escrituração dos Antimicrobianos.

Para usufruir dessa nova ferramenta atente para os passos descritos a seguir.


Configuração Linx Big

Entre no Linx Big no menu Configurações > Filiais na aba Livros Vigilância Sanitária e preencha os campos abaixo:



Figura 01 - Configurações Filiais - Transmissão Automática dos Arquivos do SNGPC


Versão do Layout SNGPC  precisa estar na Versão 2.0 (Antimicrobiano) para que as configurações a seguir sejam válidas e funcionais.

Caminho do Arquivo SNGPC  é o mesmo já utilizado para geração dos arquivos e envio para o site da ANVISA.

Uma nova seção foi incluída nessa aba, Transmissão Automática dos Arquivos do SNGPC  onde será necessário o preenchimento dos campos a seguir:

  • E-mail de AcessoTrata-se do mesmo e-mail utilizado para entrar no site da ANVISA;
  • Senha de AcessoTrata-se da mesma senha utilizada para entrar no site da ANVISA;
  • AmbienteRefere-se ao tipo de ambiente utilizado, Produção ou Homologação;
  • Caminho Webservice ProduçãoNão é necessário preenchê-lo pois o caminho padrão já está descrito;
  • Caminho Webservice HomologaçãoNão é necessário preenchê-lo pois o caminho padrão já está descrito;


Na seção Configurações do SNGPC , preencha se deseja informar os dados do SNGPC no ato da venda e as configurações para impressão das etiquetas da receita e impressora.

Ao término dessas configurações  clique no botão  ou pelas teclas de atalho Ctrl + G.


Geração do Arquivo (Movimentação)

Acesse o menu Operacional > Administração de Produtos Controlados, digite o período a ser gerado e  clique no botão  ou pela tecla de atalho F3.

Faça os ajustes necessários para a geração do arquivo sem erros (todas as linhas que forem  apresentadas em vermelho necessitarão de ajustes para que o arquivo seja enviado corretamente) e em seguida  clique no botão  e confirme a mensagem de geração do arquivo no botão .



Figura 02 - Confirmação da Geração dos Arquivos SNGPC

Dúvidas sobre a geração dos arquivos ? Verifique o artigo Configurações Gerais SNGPC - Manual.

Dúvidas sobre o SNGPC 2.0 ? Verifique o artigo SNGPC 2.0


Após a geração do arquivo será visualizado a tela de Arquivos SNGPC que serão gerados.

Selecione o arquivo que deseja enviar e  clique no botão  ou pela tecla de atalho F5, e então será exibida a tela com as opções de transmissão do arquivo.


Figura 03 - Transmissão de Arquivo para Anvisa


Serão exibidas 3 opções:  e , onde ao  clicar no botão transmitir será encaminhado a tela de Arquivos Gerados e Transmitidos SNGPC.


 
Figura 04 - Arquivos Gerados


Selecione o arquivo a ser enviado  clicando sobre ele e depois no botão  e o mesmo será enviado à ANVISA de acordo com a configuração efetuada acima (Figura 01).


Figura 05 - Arquivos Gerados e Transmitidos SNGPC

O botão  só será habilitado para arquivos gerados a partir da mudança do Layout do SNGPC para 2.0 (Antimicrobiano), para os arquivos anteriores a essa mudança esse botão não aparecerá.


Se por alguma eventualidade não for possível enviar o arquivo no momento da geração,  clique no botão , o arquivo ficará gravado normalmente aguardando a transmissão, e em um momento oportuno entre no menu Operacional > Administração de Produtos Controlados e  clique no botão  e em seguida na opção "Arquivos Gerados" que será encaminhado para a tela conforme a Figura 05 acima.

Então é só selecionar o arquivo e  clicar no botão  e prosseguir com a transmissão.

Caso haja algum problema ou erro será exibida uma mensagem de alerta.



Figura 06 - Erro na Transmissão do Arquivo para o SNGPC


Na tela de Arquivos Gerados e Transmitidos SNGPC consta o Status de Transmissão do arquivo. Para verificá-lo  clique sobre ele e será exibida a tela conforme a Figura 06 acima.

Segue abaixo os possíveis status retornados pela ANVISA:


  • Arquivo Não Enviado: Ação PossívelTransmitir Arquivo. Arquivo foi gerado pelo sistema, porém não sofreu nenhuma alteração.
  • Arquivo Enviado: Ação PossívelConsultar Status. Arquivo foi transmitido com sucesso para a ANVISA. É necessário obter o retorno do arquivo. Geralmente esse retorno deve ser consultado 24hrs após o seu envio.
  • Arquivo Enviado Manualmente: Ação PossívelInformar Hash de Identificação para consultar status. Arquivo foi marcado como transmitido pelo usuário. A consulta de status estará disponível apenas se o usuário informar o Hash Identificador do arquivo. Para obter esse número o usuário deve acessar o site da ANVISA, menu relatórios, status da transmissão (Figura 07).
  • Arquivo Aceito pela ANVISA: Ação PossívelNão há ações. Arquivo foi aceito pelo site da ANVISA (as informações internas do arquivo foram validadas).
  • Arquivo XML Inválido: Ação PossívelNão há ações. XML Schema fora do padrão aceito pela ANVISA (verifique se está no Layout 2.0).
  • Arquivo Não Aceito pela Anvisa: Ação PossívelNão há ações. Arquivo foi transmitido corretamente para a ANVISA mais as informações internas não foram validadas (registros ms, cnpj de filiais, etc).
  • Inventário Não Confirmado: Ação PossívelTransmitir/Consultar. Este status pode ocorrer quando:
    • - Consulta de arquivo de inventário transmitido. O arquivo ainda não foi validado/aceito pela ANVISA, deve-se aguardar 24hrs após a transmissão do arquivo para consultar seu status.
    • - Transmissão do arquivo de movimentação sem que o inventário tenha sido iniciado ou o arquivo de inventário ainda não tenha sido validado/aceito.
  • Aguarde Para Transmitir Novamente: Ação PossívelTransmitir Arquivo. Ocorre geralmente quando o usuário tenta transmitir 2 (dois) arquivos no mesmo dia. Aguarde o dia seguinte para transmitir o arquivo.
  • Inventário Não Finalizado: Ação PossívelTransmitir Arquivo. Ocorre geralmente quando tenta-se transmitir um arquivo de inventário sem finalizar o inventário junto a ANVISA. Finalize o inventário e tente transmitir o arquivo novamente.

É possível verificar a descrição detalhada do retorno dos arquivos  clicando no link status do arquivo em vermelho.

Os retornos do webservice da ANVISA são textos nos quais é feito um tratamento para determinar o que pode ser feito com o arquivo.

Podem existir retornos não tratados.

Caso isso ocorra deve ser comunicado ao suporte do Linx Big para as devidas providências.

Os manuais da ANVISA não descrevem os erros possíveis.

Funções da Tela de Arquivos Gerados e Transmitidos SNGPC

 - Essa opção modifica o status do arquivo para "Enviado Manualmente".

Ainda nesse status é possível efetuar a "Consulta de Status", porém, para isso será necessário acessar o site da ANVISA e obter o "Hash Identificador do Arquivo" e informá-lo no Linx Big através do link "Informar Hash de Identificação".



Figura 07 - Hash de Identificação


Sem esse código não será possível consultar o status do arquivo .

Para obter essa informação entre no site do SNGPC no menu Relatórios > Status de Transmissão.


 
Figura 08 - Obtenção do HashIdentificação


  - Essa opção permite que o arquivo gerado seja transmitido para a ANVISA.

É possível enviar arquivos de inventário e movimentação, porém, cada arquivo tem suas restrições para transmissão quanto ao site da ANVISA.

  • - Status que permitem a transmissão do arquivo: Arquivo Não EnviadoInventário Não ConfirmadoAguarde Para Transmitir Novamente e Inventário Não Finalizado.
  • - A transmissão dos arquivos pode gerar novos status, sendo alguns de alerta   e outros de erros  :
  • Arquivo de Inventário:  Arquivo EnviadoArquivo XML InválidoArquivo Não Aceito pela AnvisaAguarde Para Transmitir Novamente e Inventário Não Finalizado.
  • Arquivo de MovimentaçãoArquivo EnviadoArquivo XML InválidoArquivo Não Aceito pela AnvisaAguarde Para Transmitir Novamente e Inventário Não Confirmado


  - Essa opção permite consultar o status do arquivo transmitido para a ANVISA.

O uso dela se faz necessário para que o usuário saiba se o arquivo foi aceito ou não e assim efetuar uma ação para sanar eventuais problemas.

Os status que permitem a consulta do arquivo são:

  • Arquivo Enviado,
  • Arquivo Enviado Manualmente e
  • Inventário Não Confirmado.


O status Arquivo Enviado Manualmente permite a consulta de status apenas se o usuário informa o "Hash Identificador do Arquivo".

Essa consulta pode retornar os seguintes status:

  • Arquivo Aceito pela Anvisa,
  • Arquivo Não Aceito pela Anvisa e
  • Inventário Não Confirmado.


Alguns ícones ficam dispostos do lado esquerdo do Nome do Arquivo para melhor visualização, tais como:

  •   Envio pendente,
  •   Enviado manualmente ou automático,
  •   Aceito pela Anvisa,
  •   Arquivo com alerta e
  •   Arquivo com Erro.

Geração do Arquivo de Inventário

Após ter acertado todos os produtos Psicotrópicos e Antimicrobianos, com seus estoques e lotes correspondentes, será possível gerar o arquivo do inventário, que será enviado para Anvisa.

Essa funcionalidade facilitará o envio do mesmo por meio de transmissão de arquivo, da mesma forma como é enviado o arquivo de movimentação, pois do contrário a digitação manual e individual de cada produto oneraria em muito o site e também usuários disponíveis para tal operação.

Para a geração do arquivo de inventário, entre no menu Operacional > Administração de Produtos Controlados, e  clique no botão  e escolha a opção Gerar Arquivo de Inventário.



Figura 09 - Geração de Arquivo de Inventário

Para essa opção aparecer, o layout 2.0 deve estar definido nas configurações de filiais, conforme mencionado no início do artigo.

Será exibida uma tela com os dados de todos os produtos Psicotrópicos e Antimicrobianos, com as validações necessárias para a transmissão do arquivo para a Anvisa.



Figura 10 - Tela de Geração do Arquivo de Inventário para Anvisa


Enquanto todos os produtos não estiverem corretos (Registro MS, Estoques e Lotes) o botão  não será habilitado.

Em vez disso fica habilitado o botão  para que possa ser acessada a tela de inventário para correção dos estoque/lotes.

Também  clicando 2 (duas) vezes na linha do produto abre-se o cadastro do mesmo para que possa ser acertado os dados exigidos, como o Registro MS.

Os itens que estiverem com o sinalizador , obrigatoriamente deverão ser acertados e validados para que fiquem com o sinalizador , e assim seja habilitado o botão para geração do arquivo do inventário.


 
Figura 11 - Geração do Arquivo de Inventário Válidos


 Clicando no botão  será solicitado uma confirmação da geração, e aparecerá a tela de geração efetuada com sucesso, constando o caminho e o nome do arquivo gerado.


Figura 12 - Geração do Arquivo com Sucesso

O caminho para gravação do arquivo de inventário é o mesmo utilizado para a geração do arquivo de movimentação e se encontra no menu Configurações > Filiais aba Vigilância Sanitária.

O nome do arquivo é composto pela Operação e Data com extensão .zip.

Por exemplo: INVENTARIO_SNGPC_20190208.zip onde INVENTARIO_SNGPC significa a operação contida no arquivo e 20190208 é a composição da data constante nesse arquivo (AAAAMMDD).

A forma de envio desse arquivo de inventário é a mesma utilizada para o envio de movimentações, no mesmo caminho usado no site da Anvisa.