Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 11 Próxima »




Esta rotina permite cadastrar os agendamentos da unidade.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso a agenda deve ser realizado no ambiente Unidade.

Permissão de Usuário

Para realizar o gerenciamento da agenda é necessário que o usuário esteja logado com o perfil "Recepcionista".

Executando a Rotina

Para iniciar um agendamento é necessário clicar sobre o horário desejado e disponível na agenda, desta forma será exibida a página para preencher os dados necessários.


Iniciar agendamento


Grupo Cliente

  • Cliente: permite buscar pelo cliente do agendamento e a pesquisa poderá ser realizada pelo nome, CPF ou telefone. Através do ícone  é possível cadastrar um prospect, inserindo apenas nome e telefone. Além disso, ao selecionar um cliente, através do ícone  os dados do seu cadastro poderão ser alterados; 


Adicionar prospect


Editar cadastro do cliente


Nota

Ao selecionar um cliente para agendamento se ele estiver de aniversário no dia em questão, será exibida uma mensagem de lembrete do aniversário.


Lembrete de cliente aniversariante


  • Telefone: apresentará a informação registrada para o cadastro;
  • Data: correspondente ao agendamento, poderá ser alterada se necessário, apesar da seleção na agenda;
  • Noiva: indica se o agendamento corresponde ao dia da noiva;
  • Ícone : através desta opção é possível imprimir a comanda do agendamento;
  • Ícone : através desta opção é possível criar um novo orçamento.

    Confirmação para criar um novo orçamento


  • Ícone : através desta opção serão exibidos todos os orçamentos salvos, para visualização, edição e aprovação;

    Orçamentos disponíveis para aprovação


  • Ícone : é possível realizar a aprovação de um orçamento, uma compra ainda não paga, liberando uma sessão para realização imediata. Para acessar o recurso é necessário inserir um cliente na tela de agendamentos e o ícone será exibido no topo da tela;


Tela de orçamento do cliente


  • Ícone :  é possível visualizar o histórico e o saldo dos serviços que o cliente em questão possui. Para acessar o recurso é necessário inserir um cliente na tela de agendamentos e o ícone será exibido no topo da tela.


Tela de saldo de serviços do cliente


No histórico será possível visualizar as informações de número de venda, a unidade em que foi contratado o serviço, o serviço contratado, a quantidade contratada, quantidade utilizada, quantidade agendada, saldo e a validade. Ao clicar no link constante na descrição dos serviços, será exibido o histórico de ações detalhadas em todas as sessões realizadas.


Tela de histórico do cliente


Transferência de Pacotes

Quando o recurso de transferência de pacotes estiver configurado será possível realizar agendamentos de sessões pertencentes a pacotes adquiridos em outra franquia. Desta forma, clientes de outras franquias poderão ter seus dados e pacotes visualizados, além de histórico de compras, acompanhamentos e agendamentos em franquias diferentes. Através da rotina de Evolução do Tratamento será poderão ser consultadas as sessões executas e qual foi a franquia responsável.


Sessões executadas em franquias diferentes


Importante

  • Este recurso depende de uma parametrização realizada via banco de dados, para configurá-la é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix e solicitá-la.
  • O valor adquirido da venda não será transferido para outra franquia, ele continuará onde foi adquirido.


Grupo Serviços

  • Avulso: indica que o serviço que está sendo vendido não faz parte de um pacote;
  • Tipo: estará disponível apenas para vendas avulsas. Ao selecionar uma opção, serão apresentados os serviços vinculados à ela;

Nota

  • Caso já tenha sido configurado um tipo de serviço no parâmetro "Tipo de Serviço padrão para exibição na agenda" ele deve estar previamente selecionado;
  • Caso o colaborador tenha sido relacionado a um tipo de serviço específico pelo parâmetro "Restringir os serviços que um profissional pode executar à lista de tipos de serviço definida no cadastro do colaborador", serão exibidos somente os tipos relacionados a ele. Para configurar o tipo de serviço restringido ao colaborador acesse menu Colaboradores > Consultar Colaboradores > Pesquisar e selecionar o colaborador pelo link > Aba Serviços;


  • Serviço: serão exibidos os serviços já adquiridos para o cliente em questão;


Pesquisa de serviços


Dica

Ao digitar parte do nome do serviço serão listadas as combinações possíveis e será permitido selecioná-los para a inclusão.


Nota

  • Caso a opção "Avulso" tenha sido selecionada, serão apresentados os serviços vinculados ao "Tipo" indicado;
  • Caso o colaborador esteja restringido a um serviço específico pelo parâmetro "Restringir os serviços que um profissional pode executar à lista de tipos de serviço definida no cadastro do colaborador", serão exibidos somente os serviços relacionados a ele. Para configurar o serviço acesse menu Colaboradores > Consultar Colaboradores > Pesquisar e selecionar o colaborador pelo link > Aba Serviços;


  • Espaço: permite indicar a sala em que ocorrerá o procedimento;
  • Profissional: indica o profissional selecionado para execução do procedimento;
  • Preferencial: define que o cliente em questão tem preferência pelo profissional indicado;
  • Duração: indica o tempo para execução do serviço adquirido;
  • Horário: correspondente ao agendamento;
  • Situação: status do serviço (agendado, confirmado, executado, etc.).


Após o preenchimento de todos os dados, ao acionar o botão , o serviço será inserido.


Serviços inseridos


Na listagem poderão ser realizadas as seguintes ações:

  • Alterar o espaço reservado para execução do serviço;
  • Alterar o profissional responsável e incluir auxiliares;
  • Declarar o profissional como preferencial;
  • Alterar a duração e o horário agendado;
  • Modificar o status do agendamento; 
  • Preencher as questões da ficha de atendimento. Quando o ícone estiver vermelho indicará que o preenchimento é obrigatório, se estiver amarelo será opcional e verde indicará que já teve as informações preenchidas; 
  • Excluir os serviços acrescentados.

Cortesia

Se no cadastro do serviço ele estiver configurado com a opção "Pode ser oferecido como cortesia", nas vendas avulsas será possível concedê-lo como cortesia. Para tantos, é necessário na coluna "Ações" acionar o botão "Conceder cortesia" .


Conceder cortesia

Algumas regras serão consideradas:

  • O serviço deve estar parametrizado para concessão como cortesia;
  • Caso o serviço seja executado, mas a venda não seja finalizada o ícone ficará ativo;
  • Quando a venda for finalizada, o ícone será bloqueado para alteração;
  • Quando houver somente cortesia na venda os botões para concessão de desconto não serão exibidos;
  • As vendas que possuírem somente serviços cortesia não gerarão ficha no Microvix POS;
  • Os serviços concedidos como cortesia poderão ser consultados no Relatório de Cortesias em: Menu Relatórios > Cortesia;
  • Caso a venda possua um serviço cortesia e ele seja desconfigurado para permitir cortesia, o ícone ficará bloqueado;
  • Quando forem concedidas cortesia os valores dos serviços em questão serão desconsiderados do valor total da venda e será apenas exibido um total de cortesia no menu de valores.


Dica

Para configurar um serviço para que possa ser concedido como cortesia é necessário acessar o Ambiente Sede com perfil "Administrativo Sede" e em Menu Serviços > Consultar Serviços > Pesquisar o serviço desejado > Cadastro do serviço, habilitar o parâmetro.


Nota

  • Caso o cliente selecionado possua saldo de serviços em pacote aprovado, ou seja, com serviços já contratados, será destacado o campo de serviços do agendamento com uma cor diferenciada para auxiliar na identificação.


Destaque


  • Caso seja selecionado o status "Presente" no campo "Situação", todos os serviços assumirão este status automaticamente;
  • Caso o parâmetro "Restringir os serviços que um profissional pode executar à lista de tipos de serviço definida no cadastro do colaborador" esteja marcado em Parâmetros > Gerais, ao selecionar um serviço, somente será permitido selecionar o profissional que tem o serviço em questão contemplado em seu cadastro.


Grupo Produtos

  • Tipo: permite indicar o tipo de produto que será comercializado junto ao serviço. Caso já tenha sido configurado um tipo de produto no parâmetro "Tipo de Produto padrão para exibição na agenda" ele deve estar previamente selecionado;
  • Produto: permite selecionar o produto vinculado ao tipo selecionado, para localizá-lo basta digitar parte do nome no campo de descrição;


Pesquisa de produtos


Dica

Ao digitar parte do nome do produto serão listadas as combinações possíveis e será permitido selecioná-los para a inclusão.


  • Quantidade: desejada para o produto que será vendido. 

Após o preenchimento de todos os dados, ao acionar o botão , o produto será inserido.


Produtos inseridos


Na listagem será possível modificar a quantidade ou excluir o produto adicionado. 


Totalizadores e Desconto

Após inserir todos os serviços e/ou produtos do agendamento que ainda não foram adquiridos, o sistema apresentará totalizadores de valor e descontos aplicados. 


Totalizadores


A opção de aplicar desconto permite conceder três modalidades de abatimento na venda, são elas:


Definir desconto


  • Descontar por porcentagem: permite definir um percentual de desconto para a venda;

Desconto por percentual

  • Descontar por valor: permite definir um valor monetário para venda;

Desconto por valor

  • Determinar valor final: permite definir o valor total da venda conforme o desejado. 

Determinar valor final


Os descontos também poderão ser aplicados individualmente por serviço ou produto, clicando sobre o ícone  do item que deseja conceder o desconto.


Desconto unitário


Após aplicado, será apresentado o desconto concedido em cada item.


Desconto concedido


Nota

  • O valor do desconto não poderá ultrapassar o limite de 99,9% do valor da venda.
  • O valor máximo de desconto permitido deve ser parametrizado no cadastro de serviços no Ambiente Sede.


Observações e Botões de Ação

  • Observações: permite incluir informações sobre o serviço agendado;
  • Botão Histórico: através deste botão é possível visualizar todas as movimentações realizadas nas comandas;


Histórico de movimento da comanda


Clicando sobre o ícone da coluna "Ações" é possível visualizar mais detalhes da movimentação.


Detalhes do histórico


  • Botão Excluir: após salvar o agendamento, através desta opção é possível exclui-lo;
  • Botão Histórico/Saldo: esta opção exibirá o histórico de compras do cliente e os saldos de cada uma;
  • Botão Salvar e Finalizar: salva e já finaliza o agendamento criado;
  • Botão Salvar: salva o agendamento criado.


Nota

  • O botão "Salvar e Finalizar" somente estará disponível aos usuários que possuírem a permissão "Finalizar comandas". Para configurá-la é necessário acessar o sistema com perfil de "Administrador" > Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário desejado e conceder a permissão para o perfil que será utilizado.


Permissão para Salvar e Finalizar


  • Ao selecionar um cliente na comanda nova, será exibido no campo "Observações" o mesmo texto já inserido no cadastro do cliente selecionado em questão.


Após salvar, o agendamento já é exibido conforme o profissional escolhido.


Agendamentos criados


Nota

  • Caso o parâmetro Forma de numeração da comanda estiver marcada como "Manual" em Parâmetros > Gerais, ao abrir uma comanda que ainda não foi finalizada, será possível alterar o número manualmente.


Numerar comanda manualmente


Se o número inserido for de uma comanda que já está em aberto, não será possível repeti-lo. Para empresas que possuem integração com o Linx Microvix POS, será possível finalizar as fichas buscando tanto pelo número gerado automaticamente, quanto manual.

  • Caso o status de uma comanda seja alterado para "Presente" e o cliente possuir pagamentos em aberto será exibida uma página informando. Porém não irá bloquear o processo do usuário.


Aviso de pagamentos em aberto

  • Caso seja marcado mais de um serviço diferente para o mesmo profissional e no mesmo horário, será contabilizado em uma única comanda na agenda, indicando a quantidade de serviços agendados;


Serviços contabilizados


Controle de Aniversários

Quando um cliente agendado estiver de aniversário no dia corrente, será exibido um lembrete ao lado direito da página da agenda.


Lembrete de clientes aniversariantes do dia

  • Sem rótulos