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⚠️ IMPORTANTE

  • Na tela de Venda e Pré-Venda, somente será possível dar desconto e acréscimo caso seja um item de venda. Se for um item de troca, o sistema irá alterar o preço do produto diretamente no campo Preço, para mais ou para menos, não sendo permitido descontos e/ou acréscimos para esse item.

  • É importante ressaltar que as NF-e devem ser emitidas no momento do registro da troca (quando o produto foi devolvido).

    De acordo com o RICMS 2000 – Capítulo VI (DA DEVOLUÇÃO E DO RETORNO DE MERCADORIA) – Artigo 452, só poderão ser associadas as notas de devoluções de vendas realizadas dentro do prazo de 45 dias (quarenta e cinco dias), contados da data de saída da mercadoria.

    A emissão e o envio das notas à SEFAZ são fundamentais para que os impostos recolhidos na venda sejam devidamente recuperados na entrada dos produtos.

📑 CONCEITO

Na tela de vendas, a operação de troca é feita por meio do botão mediante o parâmetro Permitir Lançamento de Trocas que encontra-se disponível no Linx POS Manager, Configurações, Venda.

           

A seguir, veja os procedimentos para as operações de troca:


✔️ PASSO A PASSO

Trocas

Na tela Vendas, opção Nova Venda:

1.   Selecione o vendedor e em seguida informe os dados do cliente.

2.   No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.

3.   Clique no botão Troca. Observe que a cor dele mudará para vermelho.

Em uma situação de troca, pode-se ler ou informar primeiro o produto devolvido e depois o escolhido pelo cliente ou vice-versa. O detalhe é clicar no botão Troca antes de digitar o produto referente à troca.

4.   Informe o produto (de igual valor) que será devolvido pelo cliente.

5.   Os dados do produto de troca aparecerão em vermelho na tela e o valor de venda no sistema será apresentado como zero (0).


6.   Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento (F3).

7.   Então selecione uma forma de pagamento e clique no botão Finalizar (F2).

8.   Em versões anteriores à 7.5SPK7 ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS emite automaticamente a NF-e e a envia à SEFAZ, devendo os casos de rejeição ser ajustados para que as notas sejam reenviadas.

9.   Posteriores, ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS se comporta da seguinte maneira:

  • Nos casos em que o documento fiscal não seja localizado para ser vinculado à NF-e, será exibida uma mensagem na qual está sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Mensagem exibida:

Em outros casos, o sistema permite emitir a NF-e no momento da troca, mesmo com a possibilidade de haver rejeição pela SEFAZ. Essa possibilidade está  sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Sendo assim, é exibido o seguinte alerta:

a) Ao clicar na opção Sim, a NF-e será enviada à SEFAZ, mesmo com possibilidade de rejeição.

b) Ao clicar na opção Não, o procedimento será finalizado e a nota não será emitida.

10. Clique em Sim.

11. Preencha os dados dos campos do assistente de nota fiscal de devolução de troca.

12. Ao finalizar, a nota será enviada à SEFAZ.

13. Lembrando que a NF-e pode ser rejeitada pela SEFAZ. Para consultá-la, acesse o Linx POS Manager, Gerencial, Notas Fiscais.

Aviso

É importante ressaltar que as NF-e devem ser emitidas no momento do registro da troca (quando o produto foi devolvido).

A emissão e o envio das notas à SEFAZ são fundamentais para que os impostos recolhidos na venda sejam devidamente recuperados na entrada dos produtos.

 Na tela Vendas, opção Nova Venda:

1.   Selecione o vendedor e em seguida informe os dados do cliente.

2.   No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.

3.   Clique no botão Troca. Observe que a cor dele mudará para vermelho.

Em uma situação de troca, pode-se ler ou informar primeiro o produto devolvido e depois o escolhido pelo cliente ou vice-versa. O detalhe é clicar no botão Troca antes de digitar o produto referente à troca.

4.   Informe o produto que será devolvido pelo cliente.

Observe, no campo Total, localizado no rodapé da tela, que haverá um saldo a ser pago pelo cliente.

5.   Os dados do produto de troca aparecerão em vermelho na tela.

6.   Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento (F3).

7.   Então selecione uma forma de pagamento e clique no botão Finalizar (F2).

8.   Em versões anteriores à 7.5SPK7, ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS emite automaticamente a NF-e e a envia à SEFAZ, devendo os casos de rejeição ser ajustados para que as notas sejam reenviadas.

9.   Posteriores, ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS se comporta da seguinte maneira:

  • Nos casos em que o documento fiscal não seja localizado para ser vinculado à NF-e, será exibida uma mensagem na qual está sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Mensagem exibida:

  • Em outros casos, o sistema permite emitir a NF-e no momento da troca, mesmo com a possibilidade de haver rejeição pela SEFAZ. Essa possibilidade está  sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Sendo assim, é exibido o seguinte alerta:

a) Ao clicar na opção Sim, a NF-e será enviada à SEFAZ, mesmo com possibilidade de rejeição.

b) Ao clicar na opção Não, o procedimento será finalizado e a nota não será emitida.

10. Clique em Sim.

11. Preencha os dados dos campos do assistente de nota fiscal de devolução de troca.

12. Ao finalizar, a nota será enviada à SEFAZ.

13. Em versões anteriores ao Linx POS Service Pack 7, ao registrar uma devolução, o Linx POS sempre emite automaticamente a NF-e e a envia à SEFAZ, devendo os casos de rejeição ser tratados para que as notas sejam reenviadas.

14. Para consultar uma NF-e rejeitada pela SEFAZ, acesse o Linx POS Manager, Gerencial, Notas Fiscais. 

Aviso

É importante ressaltar que as NF-e devem ser emitidas no momento do registro da troca (quando o produto foi devolvido).
A emissão e o envio das notas à SEFAZ são fundamentais para que os impostos recolhidos na venda sejam devidamente recuperados na entrada dos produtos.

Na tela Vendas, opção Nova Venda:

1.   Selecione o vendedor e em seguida informe os dados do cliente.

2.   No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.

3.   Clique no botão Troca. Observe que a cor dele mudará para vermelho.

Em uma situação de troca, pode-se ler ou informar primeiro o produto devolvido e depois o escolhido pelo cliente ou vice-versa. O detalhe é clicar no botão Troca antes de digitar o produto referente à troca.

4.   Informe o produto (de valor inferior) que será devolvido pelo cliente.

5.   Observe, no campo Total, localizado no rodapé da tela, que o valor da venda aparecerá negativo, que corresponde ao valor que o cliente tem a receber.

6.   Selecione uma forma de pagamento em Pagamento (F3).

7.   Então serão apresentadas as formas de pagamento para devolução.

§ Caso a forma seja em dinheiro, deve ser feita uma retirada do caixa para reembolso ao cliente.

§ Caso a devolução seja por vale produto, a loja pode entregar um cartão ou um comprovante no valor do reembolso, que pode ser utilizado posteriormente em uma nova compra como valor de crédito.

8.   Clique no botão Finalizar (F2).

9.   Em versões anteriores à 7.5SPK7, ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS emite automaticamente a NF-e e a envia à SEFAZ, devendo os casos de rejeição ser ajustados para que as notas sejam reenviadas.

10. Posteriores, ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS se comporta da seguinte maneira: Nos casos em que o documento fiscal não seja localizado para ser vinculado à NF-e, será exibida uma mensagem na qual está sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Mensagem exibida:

  • Em outros casos permite emitir a NF-e no momento da troca, mesmo com a possibilidade de haver rejeição pela SEFAZ. Essa possibilidade está  sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Sendo assim, é exibido o seguinte alerta:

a) Ao clicar na opção Sim, a NF-e será enviada à SEFAZ, mesmo com possibilidade de rejeição.

b) Ao clicar na opção Não, o procedimento será finalizado e a nota não será emitida.

11. Clique em Sim.

12. Preencha os dados dos campos do assistente de nota fiscal de devolução de troca.

13. Ao finalizar, a nota será enviada à SEFAZ.

14. Lembrando que a NF-e pode ser rejeitada pela SEFAZ. Para consultá-la, acesse o Linx POS Manager, Gerencial, Notas Fiscais.

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