Onde você está?

Integrações Microvix > Integração Venda Fácil X Linx Reshop



O custo para conquistar um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que para manter um atual, de acordo com o renomado consultor de marketing Philip Kothler. E pensando na criação de um relacionamento duradouro entre seu negócio e o seu cliente, a Linx apresenta a integração Linx Reshop.

O Linx Reshop é uma plataforma multicanal idealizada para a gestão completa de campanhas promocionais, que funciona de maneira integrada às automações da Linx, captando dados em tempo real e proporcionando a entrega das melhores decisões para que a empresa alcance maior satisfação nas vendas. Possui os módulos de fidelização e de campanhas promocionais, possibilitando à empresa utilizar mais de 1.800 combinações diferentes de campanhas promocionais.

Conte com o Linx Reshop e fidelize quem realmente é fã da sua marca!


Importante

Para que seja possível utilizar esta integração é necessário realizar a contratação dos produtos junto à Linx.

Dica

Neste manual serão tratadas apenas informações sobre a integração e seu comportamento com o Venda Fácil. Para compreender melhor as configurações de fidelidade e campanhas promocionais realizadas no Reshop recomenda-se a leitura da documentação, para consultá-la clique aqui.


Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Parametrização

  • URL: campo somente para o Microvix POS;
  • Company ID: com a opção Reshop selecionada;
  • Usuário: disponibilizado pelo Reshop na contratação da solução;
  • Senha: disponibilizada pelo Reshop na contratação da solução;
  • Testar Comunicação: permite verificar se a comunicação com a Reshop está estabelecida corretamente.
  • Desabilitar o fluxo de Fidelidade Reshop: permite definir se o o fluxo de fidelidade do Reshop estará disponível ou não no Venda Fácil. Este parâmetro não irá desabilita o fluxo do Reshop Boomerang, podendo utilizar o mesmo separadamente.
  • Habilitar impressão do desconto de item em campanhas promocionais do Reshop: campo somente para o Microvix POS;
  • Bloquear descontos em itens com desconto de Campanhas Promocionais Reshop: ao habilitar este parâmetro, o sistema irá bloquear que sejam dados descontos em produtos de Kits/Associados ou descontos manuais no item ou na venda quando já possui desconto aplicado na venda por campanha promocional do Reshop;
  • Enviar ao Reshop APENAS vendas configuradas para somar nos relatórios: com este parâmetro habilitado, somente as vendas cuja natureza de operação esteja configurada para somar nos relatório deverão ser enviadas ao Reshop. Este parâmetro também pode ser definido no menu de configurações dentro do Venda Fácil;
  • Pontuar automaticamente no programa de fidelidade Reshop: marcando este parâmetro irá definir que deseja a pontuação automática no programa de fidelidade em todas as vendas que se encaixarem;

Parametrização


Nota

  • Mesmo que o parâmetro "Desabilitar o fluxo de Fidelidade Reshop" esteja habilitado, o fluxo de fidelidade do Boomerang continuará funcionando normalmente.



No Venda Fácil, no menu Configurações > Parâmetros Globais, deverá definir quais campos do produto serão enviados para os campos SKU e Código Produto do Reshop no momento da consulta de campanha promocional.

Configurar campos SKU e Código Produto


Nota

  • No parâmetro "Configurar De/Para produtos Reshop", a opção de envio pelo Código Adicional buscará a informação do código no cadastro do produto;


Bonificação

O usuário poderá configurar campanhas promocionais que se enquadram no flixo de bonificação, campanhas que podem ser dar por exemplo em "Pague 2 e leve 3". Para ativar este fluxo, será necessário ativar o parâmetro "Selecione a forma como será aplicado o desconto concedido em bonificação" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Bonificação.



A bonificação poderá seguir dois fluxos:

  • Aplicado no valor total do documento:
    • O desconto será dado no subtotal e rateado proporcionalmente entre todos os itens da venda;
  • Aplicado no valor total do item:
    • Neste caso o desconto será aplicado somente no item de bonificação, onde o valor do mesmo será R$0,01 centavo;


Com o parâmetro "Habilitar tributação de produtos bonificados" habilitado, o Venda Fácil irá considerar o desconto conforme definido no parâmetro anteriormente, porém isso deve ser considerado apenas para o valor que será pago/faturado. Porém, quando for realizar o cálculo de ICMS, a base de cálculo deve constar o valor cheio de todos os produtos, inclusive o bonificado

Executando a Rotina

Realizadas as configurações necessárias, no Venda Fácil será possível utilizar o programa de fidelidade e as campanhas promocionais disponíveis no Reshop. 

Referente à aplicação das campanhas

O Venda Fácil realizará a consulta e aplicação de campanhas do Reshop durante a criação e finalização de Pré-Venda ou na venda direta. 


Fidelidade


Nota

As informações sobre as configurações da rotina de Fidelidade do Reshop podem ser consultadas clicando aqui.


Cadastro de Cliente no Fidelidade

Sempre que informado o cliente no Venda Fácil, o sistema irá consultar no Reshop se ele participa do programa de fidelidade. Caso não esteja cadastrado, será feito automaticamente o cadastro no Reshop. O sistema irá gerar uma mensagem quando o cadastro for realizado.


O CPF virá preenchido automaticamente do cliente selecionado na venda. Após confirmado o CPF será confirmada as informações com os dados do CPF informado (e-mail e telefone registrados no cadastro do cliente) para manter os dados atualizados. Em seguida exibirá uma mensagem confirmando o acumulo de pontos para o cliente.




Ao passar para a tela de pagamento, o sistema irá realizar uma busca pelas campanhas do Reshop. Porém, caso haja lentidão, o usuário poderá cancelar a consulta.


Dica

  • A consulta de campanhas do Reshop pode ser realizada ante de iniciar a venda. Após selecionar o cliente, clique no botão na tela inicial de vendas. Em seguida será exibida uma tela com as campanhas disponíveis para seleção.



Nota

  • Nos casos de venda para consumidor final, no final da venda será apresentada uma mensagem pedindo para informar o CPF para que seja possível pontuar e um campo para que o usuário preencha o CPF do cliente. Quando o CPF for de um cliente cadastrado no Reshop a pontuação é feita de forma automática. Caso o cliente não esteja cadastrado, o usuário poderá cadastrá-lo neste momento.
  • A classe cadastrada no CRM do cliente será consultada para que o Reshop possa fazer o controle de algumas campanhas promocionais;


Resgate de Pontos

Para realizar o resgate, na tela de pagamento estará disponível nas formas de pagamento a opção "Fidelidade".



Ao adicionar a forma de pagamento, será exibida uma nova tela para informar o resgate por quantidade de pontos ou valor conforma e disponibilidade para o cliente.




O resgate não será permitido quando: 

  • Nenhum cliente válido for selecionado na venda; 
  • O cliente não possuir cadastro no Reshop, neste caso, o sistema permitirá o cadastro neste momento;
  • No reshop existe uma configuração mínima para resgate de pontos, sistema deve respeitar essa configuração.


Antes de finalizar a venda, será feita uma validação nas configurações do Programa de Fidelidade. Caso estejam marcados os parâmetros "Senha no Resgate" e "Token por SMS", será exibida uma janela onde será necessário inserir uma senha para garantir a segurança no processo de resgate de crédito no fidelidade. No campo "Celular" deverá constar o número do cliente. Ao clicar em , será enviado o PIN por SMS para o cliente, que deverá ser informado no campo "Digite o PIN". Por fim, clique em "Enviar" para confirmar o resgate de pontos.


Resgate de Pontos de Produtos

Para obter um resgate de pontos por produtos, ao acessar a opção "Fidelidade" na tela de pagamento e selecionar a Reshop, serão exibidos os produtos disponíveis para efetuar o resgate de pontos.


Nota

É importante se atentar aos pontos de resgate que o cliente possui e ao número de pontos exigidos do produto.


Campanhas Promocionais

No Reshop existem diversos tipos de campanhas promocionais que poderão enquadrar-se às vendas no Microvix POS, abaixo estarão listadas as principais e as regras que aplicam-se à elas. 


Nota

  • Para informações sobre o cadastro das campanhas, clique aqui.
  • Caso o cliente selecionado não possua alguma informação cadastrada que seja necessário para ativar uma campanha promocional, o usuário será alertado e exibirá uma tela para incluir a informação faltante;



Campanhas Obrigatórias e Ativas

Nesta modalidade, na tela de pagamento o sistema exibirá as promoções obrigatórias e ativas que serão aplicadas à venda e serão exibidas na aba de "Descontos". 


Ao selecionar a tela de informativa da promoção aplicada, serão apresentados os seguintes dados:

  • Promoção: nome e descrição da campanha;
  • Benefícios: código do produto que se encaixou na promoção e valor do desconto concedido;
  • Total desconto no Item: valor total de desconto concedido pelo Reshop em um item específico da venda;
  • Total do Desconto: valor total de todos os descontos aplicados;
  • Quantidade de itens com Reshop: quantidade de itens que se enquadraram na promoção.


Nota

  • Para campanhas de Cashback, quando for a primeira compra do cliente com esta campanha, será exibida uma mensagem de recibo informando o valor que o cliente ganhou de Cashback, além de também exibir no relatório gerencial.

Recibo cashback


Validações

Estas validações acontecerão somente quando a empresa estiver com a parametrização "Bloquear desconto em itens com desconto de Campanhas Promocionais Reshop" habilitada. Ao tentar inserir um produto configurado como kit, seja "Kit de Produto" ou "Exige Produto Associado", e este tiver um produto vinculado com desconto, o sistema irá validar se há campanhas promocionais do Reshop ativas na venda cujo desconto seja concedido no total da venda e não permitirá inserir o Produto Kit.


Outra validação será se a venda se enquadrou em alguma campanha promocional obrigatória do Reshop e o vendedor aplica um desconto manual.


Campanhas Opcionais

Nesta modalidade serão apresentadas as campanhas cadastradas no Reshop como opcionais, que permitirá ao usuário aplicá-las ou não na venda. Desta forma, na tela de pagamento serão exibidas as campanhas que se encaixaram na venda para que sejam escolhidas. Ao clicar sobre cada card poderão ser visualizados os benefícios concedidos, além disso, será possível selecionar mais de uma promoção para aplicação na venda. 


Seleção de Campanhas Opcionais


Nota

  • A mensagem exibida no campo "Recibo" de uma campanha promocional só será exibida para as campanhas promocionais que estejam com essa descrição comercial habilitada, ou seja, que tenha algum texto retornando no campo "DescricaoComercial" através da integração;



No campo "Pesquisar Campanha", poderá informar o nome de uma campanha específica para achá-la facilmente.


Pesquisar campanha


PromoCodes

Nesta modalidade será possível utilizar códigos promocionais configurados no Reshop que quando aplicados à venda concederão desconto. Para aplicá-lo é necessário acessar a tela de pagamento, selecionar a opção "PromoCode" e inserir o código, serão apresentados os benefícios e valores cabíveis à promoção. 




Campanhas com Brinde

Nesta modalidade, ao realizar a venda de um determinado produto (ou combinação) o sistema concederá um brinde no valor de R$0,01. Quando a venda se enquadrar nesta situação, ao clicar em pagamento, será exibida uma janela com os produtos que estão disponíveis para brinde.



Serão validados três fluxos para a campanha com brinde:

  • Fluxo 1:
    • Caso o produto brinde ainda não tenha sido inserido na venda, o mesmo deverá será inserido automáticamente e constará com o valor de R$0,01 (um centavo);
  • Fluxo 2:
    • Caso o produto identificado como brinde já tenha sido inserido na venda previamente, o sistema não deverá inserir outro item. Neste caso o sistema irá considerar o produto já inserido e irá colocá-lo com o valor de R$0,01 (um centavo);
  • Fluxo 3:
    • Caso o produto definido como brinde não exista na base de dados do Microvix. O fluxo seguirá normalmente mesmo que o brinde não consta na base de dados, apenas para o usuário saber que ele deve disponibilizar um produto de brinde ao cliente;


Campanha por Plano de Pagamento

Nesta modalidade, ao selecionar determinado plano de pagamento o sistema concederá automaticamente um valor/percentual de desconto configurado no Reshop. 


Visualizar Campanhas Aplicadas

Todas as campanhas e/ou brindes aplicados na venda será exibida na tela de pagamento.


Para visualizá-las com mais detalhe selecione o link em .



Ao final da venda será disponibilizado o relatório de descontos para impressão.



Clicando sobre o ícone poderá visualizar o Log completo das campanhas promocionais com todo os cálculos.



Histórico Reshop

Ao selecionar um cliente, será possível consultar o histórico do Reshop dele. Para isso clique em e selecione a opção "Histórico Reshop"


O usuário poderá consultar o extrato Reshop do cliente das campanhas promocionais e da fidelidade.


Histórico campanhas promocionais


Histórico fidelidade


Para buscar alguma campanha ou fidelidade específica o usuário poderá utilizar os filtros Data Inicial, Data Final e Loja.


Regras para Concessão de Desconto

Quando a integração estiver habilitada serão aplicadas as seguintes regras para a concessão de desconto:

  • Desconto no Item: quando habilitada a integração o sistema deve considerar o desconto concedido e também o da campanha;
  • Desconto por Usuário (desconto aplicado no total da venda): será possível conceder um desconto além do aplicado pela campanha do Reshop, no entanto, caso o valor seja zerado (removido) será considerado apenas o que foi concedido manualmente. Ou seja, se o desconto concedido pelo vendedor for removido, ainda permanecerá na venda o desconto do Reshop;
  • Ação Promocional: quando habilitada a integração com o Reshop, as ações promocionais do Microvix não serão validadas, mesmo que a venda não se encaixe em nenhuma das campanhas do Reshop;
  • Índice por Plano de Pagamento: quando habilitada a integração, nas vendas que não se encaixarem em campanhas do Reshop serão aplicados os índices de acréscimo ou desconto do plano de pagamento. Em vendas que se enquadrarem, apenas os índices de acréscimo serão aplicados.

Importante

  • Os descontos concedidos através das campanhas são aplicados no subtotal da venda e não nos itens.
  • Caso a campanha conceda desconto no item e não no subtotal da venda, ao finalizar a venda será gerado um documento não fiscal com informações da promoção aplicada.

  • Sem rótulos