Rejeição

Ao emitir um RPS para a prefeitura, a NFS-e não é gerada no Frente de Caixa e o RPS fica pendente para envio no Menu: Livros Fiscais > Livros ISSQN > Envio de RPS para a prefeitura - On-Line com a rejeição: E51 - Inscricao Municipal do Tomador inválida.

Causa

Essa rejeição ocorre por conta da informação de Inscrição Municipal preenchida incorretamente no cadastro de cliente.

Como resolver!

Para você conseguir emitir esse RPS, será necessário que você entre na manutenção do cadastro do cliente, pelo Menu: Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de Clientes, procurar pelo tomador do RPS, entrar na aba Pessoa Jurídica e informar a inscrição correta no campo Inscrição Municipal.


Para clientes pessoa física(PF) o usuário deve acessar a aba Pessoa Física/Outras e no campo Inscrição Municipal(canto inferior direito).

Obs.: No caso onde tratava-se de cliente PF, o campo estava com a Inscrição Municipal preenchida indevidamente, cliente na verdade não possuía Inscrição Municipal.

Após inserir a informação correta no campo correspondente o usuário pode realizar o reenvio do RPS através do Menu: Livros Fiscais > Livro ISSQN > Envio de RPS On-Line para prefeitura.