LinxDMS Veículos

Manual de Operação


Configurações

Formas de Contato

Apollo > CRM Plus > Cadastros > Formas de Contato



Para registrar um atendimento, é necessário eleger 4 formas de contato, que serão utilizadas no processo do LinxDMS Veículos:

  • Web (Tipo: E-mail);
  • Showroom (Tipo: Pessoal(Showroom));
  • Telefone (Tipo: Telefone);

  • Feirão (Tipo: Pessoal(Externo)).

Se necessário, inclua novas formas de contato, e marque o tipo, conforme exemplo acima.

A forma de contato, utilizada para registrar os atendimentos no Showroom, deve ser diferente da forma de contato marcada para atendimento automático de veículos.

Para verificar o cadastro, acesse:


Apollo > Veículos > Parâmetros

Se ambas forem a mesma, cadastre uma nova forma de contato para showroom, e marque o tipo <Pessoal>, sem alterar os parâmetros de veículos.


Cadastro de Motivos

Apollo > Configuração > Cadastros > Motivos

É importante conferir e incluir, se necessário, os motivos de venda perdida de veículos.

O LinxDMS Veículos permite realizar "N" consultas, e, avaliando as causas, tomar decisões e prospectar vendas direcionadas.

Lembrando que o <Tipo do Motivo> deve ser <Venda Perdida de Veículo>.



Também é necessário cadastrar três novos motivos, selecionando o tipo <Descarte de Clientes CAA/FAA>:


Origem de Tráfego

Apollo > CRM Plus > Cadastros > Origem de Tráfego




  • Cadastre duas novas origens de tráfego:
  • Lead
  • Cliente Oficina

O <Lead> será utilizado nos contatos originados no site da montadora.
A origem <Cliente Oficina> deve ser utilizada ao registrar atendimento de clientes, que estão de passagem na oficina. No tópico seguinte, mais informações serão abordadas sobre esse tema.

Parâmetros do CRM Plus

Apollo > CRM Plus > Parâmetros > Módulo

Aba Geral > Contatos



  • Para bloquear a abertura de dois atendimentos simultâneos (de veículos), para o mesmo cliente, marque esta opção.
  • Marque esta opção caso queira permitir que o mesmo questionário seja respondido, mais de uma vez, pelo mesmo cliente, no mesmo dia.


Aba Geral > Inclusão de Clientes



Para bloquear o cadastro de cliente sem telefone e/ou categoria, marque as opções desta aba.
Informe a categoria de cliente padrão para novos cadastros.
Escolha o tipo de cliente, para novos cadastros, como <Prospecção>.

Aba Geral > Alertas



O sistema <Apollo> permite alertar os vendedores de veículos, quando um cliente passa pela oficina, e abre uma ordem de serviço.
Este processo funciona da seguinte forma:

A partir do momento em que uma ordem de serviço é aberta, o sistema encaminha uma mensagem para o vendedor associado ao cliente, do departamento de veículos.



O vendedor, por sua vez, vai até o departamento de oficina e aborda o cliente, prospectando uma nova venda.

Ao registrar o atendimento no LinxDMS Veículos, é necessário utilizar a origem de tráfego criada para esta finalidade: <Cliente Oficina>.

Caso o cliente não possua vendedor associado, o programa irá encaminhar a mensagem para os usuários marcados no parâmetro <Usuários que receberão alerta caso o cliente não possua vendedor associado>.


Aba CRM Plus > Geral

Para habilitar o botão de resgate nos atendimentos, marque a opção acima indicada.

O parâmetro <Tempo (minutos) limite para o usuário do resgate entrar em contato com o cliente> permite indicar o tempo máximo para entrar em contato com o cliente.

Quando faltarem 10 minutos para atingir o limite, e o contato ainda estiver em resgate, o sistema irá enviar uma mensagem automática, para o usuário dono do resgate, lembrando de realizar o contato. 



Os campos <Departamento do Resgate> e <Usuário do Resgate>, servem para indicar os usuários que devem receber os atendimentos de resgate.

O sistema <Apollo> permite configurar o encaminhamento automático, dos contatos de veículos, para resgate (perseguição).

Uma vez configurado, caso a venda não tenha sido concretizada, e o contato ainda estiver em andamento, o programa irá encaminhar o atendimento para a equipe de resgate.

Para utilizar este processo, preencha o parâmetro <Nro. de horas para encaminhar o contato ao resgate automaticamente>.



Considerando que apenas os atendimentos realizados no showroom devem passar para resgate, preencha o parâmetro <Forma de contato a considerar para resgate>, indicando a forma definida para LinxDMS Veículos.

Sendo assim, o programa irá verificar a forma de contato utilizada na última providência do atendimento.

Caso atenda esses requisitos, o contato será encaminhado automaticamente, ao atingir o tempo limite estipulado.

Aba CRM Plus > Central de Agendamentos Avançada

Clique no botão <Buscar cliente>, e inclua um cliente fictício chamado "CLIENTE VEICULO VENDIDO".

Este cliente será utilizado ao transferir a propriedade de um veículo, quando o cliente informar que vendeu para terceiros, sem informar os dados do novo proprietário.

Usuários e Permissões

Menu LinxDMS > Configuração > Cadastros > Menus / Usuários > Usuários e Permissões



O módulo LinxDMS Veículos permite configurar, por usuário, diferentes funcionalidades e visualizações.

É necessário habilitar, para cada usuário, as funções pertinentes às suas atribuições.

As funções ligadas diretamente ao módulo são:

  • Função 152 - VISUALIZAR TODOS OS VENDEDORES NA AGENDA

Permite consultar a agenda de qualquer vendedor. Normalmente habilitada para os gerentes e o(a) recepcionista da concessionária.

  • Função 487 - VISUALIZA ABA CONTATOS DO FLUXO DE ATENDIMENTO

Função que deve ser liberada a todos que utilizarem a agenda do LinxDMS Veículos.

  • Função 493 - VISUALIZA ABA CLIENTES DO FLUXO DE ATENDIMENTO

Esta função controla se o usuário pode ou não abrir novos atendimentos.

  • Função 495 - VISUALIZA ABA CONFIGURACÕES DO FLUXO DE ATENDIMENTO

Normalmente habilitada para os gerentes e gestores da área de TI. Permite configurar alguns processos do módulo LinxDMS Veículos.

Cadastro de Vendedores

Menu LinxDMS > Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro Vendedores

                                                                                               

Ao abrir novos atendimentos no módulo LinxDMS Veículos, o programa disponibiliza, a título de encaminhamento, apenas os vendedores de veículos, cuja revenda padrão seja a mesma da revenda ativa no sistema.

Neste caso, é importante acessar o cadastro de vendedores, e conferir se o departamento está informado corretamente.

Além disso, selecione a função <Vendedor>.

Campos Obrigatórios

Menu LinxDMS > Faturamento > Parâmetros

Marque, na tela abaixo, os campos que desejar que o sistema obrigue o seu preenchimento, ao dar manutenção no cadastro de clientes.


Acesse todas as abas e configure conforme a sua necessidade.

Configurações do Módulo

LinxDMS Veículos > Aba Configurações > Geral



  • Informe o questionário padrão que será sugerido, para preenchimento, em novos atendimentos.
  • Informe a forma de contato selecionada para atendimentos por telefone.
  • Informe a forma de contato selecionada para atendimentos web.
  • Informe a forma de contato selecionada para atendimentos no showroom.
  • Informe o questionário cadastrado para o levantamento de necessidades.
  • Informe a origem de tráfego selecionada para atendimentos Lead.
  • Informe a origem de tráfego selecionada para atendimentos prospectados na oficina.


LinxDMS Veículos > Aba Configurações > Script

  • Botão

O módulo LinxDMS Veículos permite cadastrar scripts de atendimento, para auxiliar o usuário em uma chamada telefônica.


Operações

O módulo LinxDMS Veículos foi desenvolvido para atender todas as necessidades dos vendedores e gestores do departamento de veículos, abrangendo, desde a recepção do cliente, até o envio do faturamento do veículo para aprovação gerencial.

Em uma mesma tela, é possível visualizar a agenda, cadastrar e consultar o histórico do cliente, registrar interesse, responder questionários, test-drive, negociações, atendimentos e venda perdida.

Além disso, é possível acompanhar os atendimentos, abrir novos contatos e gerar os indicadores do quadro de desempenho e DQ.

Funcionalidades básicas


Opções disponíveis:

  • Usuário (152): Permite selecionar outro usuário para visualizar sua Agenda (necessária a função 152 para acessar esse recurso);
  • Apenas Vendedores: Permite exibir apenas os vendedores de veículos cadastrados na filial ativa. (3.01).

Consulta Estoque Veículos

  • Botão  : Permite realizar a consulta de estoque de veículos sem necessitar ter um atendimento em andamento. Para habilitar o botão, o usuário precisa ter a função "648 - HABILITA BOTÃO DE CONSULTA DO ESTOQUE DE VEÍCULOS" habilitada. (3.01U01).


Opções disponíveis:

  • Calcular valores estoque: Ao marcar o campo indicado, o sistema calcula os dias de estoque, preço de venda, além de colorir as linhas conforme o tempo em estoque (Ainda em construção na versão Web).

Se o campo estiver desmarcado, os dois campos ficam zerados, além de todos os veículos ficarem na cor preta. Por isso, o tempo de pesquisa é reduzido. (3.01) (Ainda em construção na versão Web).

  • Marca (284): Permite filtrar pela marca a consulta de veículos.

           


Agenda

  • Botão : Exibe todos os contatos encaminhados ao vendedor, agendados até a data atual, que não estejam encerrados. Permite realizar as principais atividades do atendimento. 


Agenda do Vendedor

Para visualizar os agendamentos futuros, clique na opção <Exibir agendamentos futuros>, e faça uma nova atualização dos contatos.

Após selecionar um Atendimento, são visualizados todos os detalhes correspondentes a ele ao percorrer as seguintes abas: Histórico, Interesse, Questionário, Test-Drive, Negociação, Registrar e Script.


  • Resgate Clientes: Permite exibir os contatos que estão em processo de resgate. Os contatos em resgate não podem ser alterados pelo vendedor. Apenas o usuário que recebe o contato, ou aquele que possui a função 152 liberada, tem o direito de alterar os dados do contato. 
  • Coluna Telefone: Permite informar o telefone do vendedor. (3.01U01).
  • Coluna Celular: Permite informar o celular do vendedor. (3.01U01).


Caso a data/hora atual tenha ultrapassado, em 10 minutos, a data/hora agendada, o programa irá exibir, na coluna <Status>, um indicador de que o contato está atrasado. Este campo serve apenas como um alerta, para que, nos casos onde o vendedor agendar alguma ação, como ligar ao cliente, não deixar passar do horário combinado.

Para realizar um filtro, é possível preencher, no espaço abaixo indicado, os dados que desejar. Ao preencher o campo, o filtro é aplicado automaticamente. Não havendo necessidade de teclar <Enter> conforme exemplos abaixo:


Histórico do Cliente

Exibe todas as providências, de todos os contatos, que o cliente já realizou no grupo. Ao selecionar um contato na agenda, o histórico do cliente é exibido automaticamente.


Para mais informações sobre o contato, consulte a versão desktop.


Neste exemplo abaixo, é possível observar que o cliente fez um agendamento na oficina, abriu uma O.S. e registrou uma venda perdida, por motivo de preço. Para filtrar apenas as providências do atendimento corrente, na versão desktop clique no local indicado:


Dados do Cliente

 Na tela de <Agenda>, ao selecionar um atendimento e clicar no split panel (componente a direita da tela acionado com duplo clique), temos as seguintes opções:


Versão Desktop:

Abas disponíveis:

  • Aba <Básico>:

Permite consultar e alterar os dados do cliente selecionado. Ex: Dados pessoais, Informações de Contato, Restrições de Contato e se possui Necessidades Especiais.
Indica o telefone de preferência, do cliente, para ligações (na versão Web ainda possui integração com WhatsApp para iniciar conversa com o respectivo número).
O programa permite enviar e-mail e mensagem SMS (função ainda não convertida na Web).
Para informações sobre configurações e requisitos de uso, consulte o <Manual do CRM Plus>.
: Permite informar quando o crédito do cliente estiver com essa situação. (3.01U02).

  • Aba <Adicionais>: Exibe dados referentes a Endereço, Dados Profissionais e CNH.
  • Aba <Complementar>: Exibe dados referentes aos Pais, Escolaridade e informações indicando quando manter contato.
  • Aba <Situação Crédito>: Exibe dados referentes à Situação de Crédito do Cliente.
  • Aba <Movimentação>: Exibe dados referentes à última movimentação financeira.
  • Aba <Veículos>: Permite consultar os veículos do cliente. 

Se algum dos veículos não estiver sob posse do cliente, é possível registrar uma venda para terceiros. Para isso, clique, com o botão direito do mouse, sobre o veículo vendido, e marque a opção abaixo indicada (função ainda não convertida para Web): 


O programa irá incluir um novo proprietário na ficha, utilizando o cliente cadastrado como "CLIENTE VEICULO VENDIDO", e marcando-o como proprietário atual.



A exclamação, exemplificada abaixo, indica se o cliente possui algum campo obrigatório não preenchido, ou ainda, campo com valores inválidos.


Neste exemplo, temos um e-mail inválido. O programa só permitirá a gravação, das alterações, mediante correção de todos os campos que estiverem destacados.

A barra de ferramentas na conversão para Web foi realocada e distribuída na adequação de tecnologia do módulo LinxDMS Veículos (algumas funcionalidades em conversão).

Na versão desktop:


Utilize esta opção para alterar a revenda de filtro dos atendimentos agendados.
Utilize esta opção para visualizar a grade de contatos, e de acompanhamento, em tela cheia.
Utilize esta opção para acessar o correio interno do sistema <Apollo>.
Caso houver alguma mensagem não lida, o ícone abaixo irá piscar no rodapé da tela:



Ao clicar, com o botão direito sobre o rodapé, é possível acessar outras opções:



  • Status do Vendedor

Para evitar de encaminhar um cliente, ou ligação telefônica, enquanto o vendedor estiver em atendimento, é possível consultar o status do vendedor.



Toda vez que o vendedor acessa o sistema, o seu status é alterado para <Livre> automaticamente.
Quando um cliente entra no showroom, ou faz uma chamada telefônica, o sistema permite visualizar o status do vendedor, antes de encaminhar o contato:


O sistema não irá bloquear o encaminhamento, caso o vendedor esteja ocupado. Este é um controle apenas informativo.
Ao encaminhar um atendimento para o vendedor, seu status é alterado, automaticamente, para <Ocupado>.
O objetivo deste controle é permitir que o vendedor sinalize quando estiver disponível para novos atendimentos.

Para alterar o status, basta clicar na situação desejada:



ou o botão <Buscar Contato> posiciona a agenda no último atendimento encaminhado para a agenda do vendedor.
Exemplo: Cliente é recebido na loja e encaminhado ao vendedor. Quando o cliente se apresentar, o vendedor clica no botão, e a agenda irá abrir automaticamente, com os dados do cliente.


  • Cadastro do Cliente

Menu LinxDMS > Selecionar um atendimento referente ao cliente que deseja alterar o cadastro e clicar no split panel. Identificar a aba que terá o dado alterado, realizar a alteração e em seguida salvar.


           



Opções disponíveis:

  • Formação Acadêmica: Obriga a citar a formação acadêmica. (3.01).

O LinxDMS Veículos está totalmente integrado ao módulo <Linx DMS Mobile>, o qual possui, entre suas funcionalidades, a abertura de novos atendimentos.
A concessionária, que possuir o módulo contratado, poderá encaminhar, a partir do tablet, os atendimentos para a agenda do LinxDMS Veículos.



Enquanto um cliente estiver caminhando pelo showroom da concessionária, um(a) recepcionista poderá abordar o cliente, anotar dados básicos, e encaminhar o atendimento diretamente para um vendedor, ganhando mobilidade e agilidade no processo de atendimento.


Grids de contatos

Os grids de contatos, acompanhamento e de histórico de clientes, permitem algumas funções adicionais. Para acessar, clique sobre a área dos registros, com o botão direito do mouse:




LinxDMS Veículos > Aba Negociação > Sub aba Negociações


Opções disponíveis:

  • Botão + Incluir Negociação: Permite que o usuário possa realizar quantas negociações forem necessárias para um ou mais veículos, tornando estas negociações vinculadas ao atendimento.
  • Botão Editar Negociação: Permite que o usuário possa alterar as negociações quando necessário.
  • Botão Atualizar Dados: A ação desta função garantirá que os dados estarão atualizados.
  • Botão Duplicar Atendimento: Permite que o usuário possa duplicar as negociações quando necessário.
  • Quadro Negociações: Permite visualizar as formações de preços gravadas. (3.00U02).


Aba Negociação > Sub aba Dados da Proposta: Permite visualizar a proposta de compra de veículos. (3.00U02).

Opções disponíveis:

  • Botão Incluir Proposta: Permite abrir a tela de consulta de veículos e dar início à criação da Proposta.
  • Botão Abrir Proposta: Permite abrir a tela de consulta de veículos para visualizar/editar a Proposta.
  • Botão Imprimir Proposta: Permite realizar a impressão da Proposta. 




Abertura de Novo Contato

  • Botão <Clientes>: Permite iniciar um atendimento



O programa permite localizar o cadastro a partir dos seguintes critérios de busca:

  • Nome: Permite buscar pelo nome do cliente.
  • CPF/CNPJ: Permite buscar pelo CPF/CNPJ do cliente.
  • Código: Permite buscar pelo código do cliente.
  • E-mail: Permite buscar pelo e-mail do cliente.
  • Telefone: Permite buscar pelo telefone do cliente.
  • Contato: Permite buscar pelo contato do cliente.


Ao realizar uma busca, o programa irá exibir todos os clientes que atendem aos critérios preenchidos.


Ao selecionar um dos clientes da lista, o respectivo histórico é exibido, além do cadastro completo do cliente, no lado direito da tela (split panel).
Se o cliente não for localizado, o sistema irá solicitar uma confirmação para incluir novo cliente:



Ao confirmar, a tela de inclusão de cliente prospect será exibida.



Também é possível iniciar incluindo diretamente um novo cliente, clicando na opção abaixo indicada:



A partir do momento em que selecionamos, ou incluímos, o cliente desejado, partiremos para a etapa de inclusão de um novo atendimento:

  • Com o botão direito do mouse, clicar sobre o nome do cliente

Opções disponíveis:

  • Cliente indicou este vendedor como preferência de atendimento: Permite mensurar quantos clientes solicitaram seu atendimento, por um determinado vendedor. (3.01).


Preencha os dados para encaminhar o contato para o vendedor desejado:



    • Descrição: A sugestão é preencher este campo com dados básicos que o cliente possa ter falado no primeiro contato.
      Exemplo: Se o cliente informou que tem interesse em conhecer o novo Up, preto, completo, o(a) recepcionista poderá alimentar esta informação, e o vendedor, ao receber o contato, já terá as informações iniciais do cliente.
    • Vendedor encaminhado: Eleger quem receberá o atendimento. Caso seja o próprio vendedor quem está abrindo o atendimento, não é necessário alterar esta informação.
    • Iniciativa: Marque a iniciativa do atendimento.
      Exemplo:
      <Ativo> - Campanha para clientes que compraram veículos entre Janeiro e Dezembro de 2022.
      <Receptivo> - Visita loja / ligação / e-mail / site.
    • Forma de Contato: Marcar a forma em que o atendimento está sendo realizado.
    • Atualizar Status dos Vendedores: Este botão atualiza a lista dos vendedores, conforme a disponibilidade de cada usuário da revenda.
    • Origem de Tráfego (Mídia): Selecione a mídia que melhor retrata a motivação do cliente para iniciar o atendimento.

Nos casos de atendimentos originados através do <Lead>, utilizar a mesma origem cadastrada anteriormente.

Para os atendimentos prospectados na oficina, selecione a origem <Cliente Oficina>.

Ao gravar as informações, o contato será encaminhado, automaticamente, para a agenda do vendedor selecionado.



Registro de Atendimento

Menu LinxDMS > Agenda
Para iniciar um atendimento, é necessário localizar o contato desejado.
Clique no botão <Atualizar Contatos>, para obter a posição atual dos agendamentos do vendedor.

Ao localizar o cliente na agenda, clique em <Registrar Atendimento>.

Selecione a forma de contato que este atendimento está sendo realizado:

Se o cliente estiver no showroom, marque a opção correspondente, e clique em <Salvar>.

Interesse

Menu LinxDMS > Agenda > Registrar Atendimento > Aba Interesse.

Para incluir um novo veículo, clique no botão <Inserir>:


A tela, de inclusão de interesses, é a mesma que os vendedores já estão habituados, ao utilizarem o sistema <Apollo>:
Após preencher os campos 'Marca', 'Família', 'Modelo Veículo', 'Departamento', 'Cor Veículo', 'Ano', 'Combustível', 'Previsão', 'Possibilidade de Venda' e 'Interesse' clicar no botão <Salvar>:


Questionário

Menu LinxDMS > Agenda > Registrar Atendimento > Aba Questionário.

Permite registrar e consultar todos os questionários já respondidos pelo cliente.
Selecione o questionário desejado, e clique em <Responder>:

Preencha as respostas, e clique no botão <Salvar>.


Para consultar um questionário já preenchido, clique sobre a resposta que deseja consultar:

Test-Drive

Menu LinxDMS > Agenda > Registrar Atendimento > Aba Test-Drive

O botão <Inserir> e <Agendar> ficam habilitados para a realização de ambas as ações.

Registrar Test-Drive:
Após clicar no botão Inserir, preencher as opções 'Marca', 'Modelo' e 'Interesse' e clicar em 'Salvar'.



Lista de Histórico do Test-Drive:

Opções disponíveis:

  • Modelo: Informa o modelo utilizado no Test-Drive.
  • Opção: Indica se o cliente realizou Test-Drive com veículo Novo, Usado ou Nenhum.
  • Motivo de não realização: Caso a opção marcada seja <Nenhum>, é possível selecionar um dos motivos previamente cadastrados, para justificar a não realização. Após preencher as opções, clique em Salvar.


    Para remover um registro do histórico, selecione a opção desejada e clique no botão <Excluir>. Será exibida uma modal solicitando a confirmação se deseja mesmo excluir. Ao clicar em Sim, é exibida uma modal confirmando que o registro foi excluído.


Agendar Test-Drive:
Após clicar no botão Agendar, selecionar uma data no calendário exibido, inserir um flag no campo 'Mostrar tempos a partir da hora' e em seguida clicar no botão 'Pesquisar'.

Selecionar um horário exibido na lista de veículos e horários disponíveis


Selecionar um vendedor e em seguida clicar em 'Salvar'


Note que são exibidas umas 'bandeiras' indicando que o agendamento foi realizado no horário solicitado. O sistema acrescenta um tempo maior de acordo com a necessidade do veículo.
Nesse momento o processo já está concluído, apenas clique em 'Fechar' para sair da tela.
Obs.: Não há necessidade de clicar em 'Salvar' ao retornar à tela principal do Test-Drive devido ao registro ser salvo automaticamente.


Negociação → Negociações

LinxDMS Veículos > Registrar Atendimento > Aba Negociação > Sub aba Negociações
Para incluir uma Negociação, clicar em <Incluir Negociação>.

Dentro da tela da Negociação clicar em <Estoque>
Obs.: Existe uma opção de não consumir o estoque disponível e realizar a Negociação acionando a opção de Proposta sem Veículo. Essa forma será exemplificada no passo mais à frente.

Dentro da tela de 'Consulta Estoque de Veículos', preencha os filtros e de interesse e clique em <Pesquisar>

Selecionar um veículo e clicar em <Selecionar>

O sistema retorna à tela de Negociação com os dados do veículo selecionado.

Dentro da tabela PAGAMENTO À VISTA preencher os campos seguindo essa ordem, finalizando ao clicar em "Adicionar";

Após realizar o preenchimento dos campos citados acima, clicar em <Gravar Negociação>

Note que na tela da negociação ainda existe o botão <Gerar Proposta> que poderá ser usado após salvar a negociação.

No topo direito da tela clicar no ícone <Voltar>.
É exibida a tabela com os dados da Negociação recém criada.
Obs.: Devido à escolha do pagamento ter sido 100% à vista, os campos 'Valor da Parcela', 'Nro.Parcela', e 'Financeira' não retornaram preenchidos.

A Negociação pode ser realizada com parte do pagamento financiado. A integração com a Credere veio para simplificar ainda mais esse processo de financiamento de veículo.


Note que ao retornar para a Agenda, a sub aba Negociações exibe os dados da Negociação incluindo os dados referentes ao Financiamento (quando usado):



Negociação → Dados da Proposta

LinxDMS Veículos > Registrar Atendimento > Aba Negociação > Sub aba Dados da Proposta

Caso a proposta não tenha sido gerada à partir da negociação, é possível incluir uma a mesma ao clicar em <Incluir Proposta>.


Dentro da tela da Proposta de Compra de Veículo, clicar em <Estoque> para permitir que o usuário escolha um veículo para iniciar a proposta.


  • A opção de Proposta Sem Veículo: Permite o usuário de abrir uma proposta sem veículo, disponível à partir da simulação de vendas/Negociação na versão Web, ou por meio da tela de Proposta de compra não informando o código do veículo.

  • Campo <Modelo>: Permite o usuário de abrir uma proposta sem veículo. 


Após preencher todos os campos desta tela que estão marcados como obrigatórios, podemos clicar em <Gravar Proposta>.


São exibidas na tela uma confirmação que a Proposta foi salva juntamente com o número e uma modal questionando se deseja enviar a proposta para aprovação gerencial.
Caso opte por não enviar para aprovação gerencial, clicar em <Não> e em seguida clicar em <Voltar>


Note que após gravar a proposta, é exibido o número dela juntamente com os dados principais e o botão 'Abrir Proposta' fica habilitado para realização sua edição.



A partir do momento em que uma proposta estiver em andamento, é possível acessar a aba de negociações a qualquer momento, para consultar o andamento da venda, e, se necessário, dar manutenção na proposta.
Para acessar novamente a proposta, clique em <Abrir Proposta>, o sistema exibirá a tela com a proposta selecionada para sua manutenção.


Enquanto a negociação estiver em andamento, o contato estará visível na agenda do vendedor.
Quando a proposta for faturada, ou for registrado uma venda perdida, o contato deixará de ser exibido na agenda.
No caso do cliente que decidiu pensar sobre a negociação, é necessário acessar a aba <Registrar>, e preencher o que foi acordado com o cliente. Se o cliente pediu para ligar amanhã, as 9h da manhã, preencha conforme exemplo:



Ao clicar em <Salvar>, o contato será ocultado da agenda. No dia agendado, o mesmo voltará a aparecer.
Para visualizar os agendamentos futuros, marque a opção <Exibir agendamentos futuros> na Agenda.


<Alterar primeiro encaminhado (804)> Permite alterar o usuário do primeiro encaminhamento para o usuário que está sendo encaminhado no momento do registro da providência.
Para encaminhar o contato para resgate, preencha apenas os dados da providência, com detalhes do que foi negociado com o cliente, e clique em <Resgate>/<Perseguição> . Não é necessário selecionar o usuário encaminhado, já que os usuários de resgate foram previamente parametrizados.
Nos casos em que o cliente indica que vai retornar, registre o atendimento, agendando uma data/hora limite para este retorno:



Mesmo que o cliente é quem está responsável por retornar, é de extrema importância um agendamento, para que o vendedor possa tomar uma ação caso nenhum retorno seja recebido no prazo estipulado.
Com isso, é possível tomar uma ação, e contatar o cliente, verificando o motivo de não ter retornado.
Ao gravar, uma mensagem irá confirmar o registro realizado:




Com o registro do atendimento realizado, ao consultar o contato, teremos o histórico atualizado:




Esta coluna exibe a data/hora agendada.

Pelo histórico do cliente, é possível perceber:

  • Registro da proposta de venda;
  • O que foi acordado com o cliente;
  • Quando foi agendado o retorno .


Quando houver o novo contato com o cliente, clique em <Registrar Atendimento>, selecionando a forma de contato em que se está realizado o contato atual.
Basicamente, este botão deve ser utilizado toda vez em que houver um contato, ou tentativa de contato, com o cliente.
Caso houver uma tentativa de ligação, sem sucesso, é necessário registrar no sistema.
Isso garante a rastreabilidade do atendimento, e evita a sensação de que o contato esteja "abandonado" nas mãos do vendedor.
Para registrar, clique em <Registrar Atendimento>. Marque a forma de contato <Telefone>.
Vá até a aba <Registrar>, e selecione a opção <Sem Contato>.


Preencha as informações, conforme exemplo acima, e agende a nova tentativa de contato.
Uma providência será registrada, conforme modelo abaixo: 

 

No caso de uma campanha de vendas, o gerente irá acessar o sistema <Apollo>, e encaminhar uma lista de clientes, de origens diversas, como: seleção de clientes, mailing, etc.
Os contatos serão listados na agenda, dos vendedores selecionados, para receber a campanha.
Caso não seja possível contatar o cliente, seja por telefone incompleto, ou número não existente, é necessário descartar o atendimento.
É semelhante a uma venda perdida, porém, neste caso, não houve contato com o cliente.
Logo, para diferenciar essa situação, o registro deve ser realizado através do módulo de descarte.
Para isso, selecione o contato na agenda, e clique em <Registrar Atendimento>.
Marque a forma de contato <Telefone>, acesse a aba <Registrar>, e clique em <Descarte>, selecionado o motivo correspondente: 


Ao gravar, o contato será encerrado automaticamente.


Registro de venda perdida
Esta opção está disponível na aba <Agenda (487)>, subaba <Registrar>:
Selecione o motivo da venda perdida, informe os dados da providência e clique em <Salvar>:


O contato pode ser encerrado como venda perdida, mesmo que já exista uma proposta de venda em andamento para o contato.
O contato será encerrado com motivo escolhido.

A aba <Script> permite consultar os scripts de atendimento cadastrados.



Dúvidas


Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Linx DMS Apollo através do telefone +55 (51) 2101-9933 ou através do site help.linx.com.br.


  • Sem rótulos