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Sumário

1. Introdução

A retaguarda possui integração com o Smart POS também conhecido como PDV móvel. O dispositivo conecta diretamente na retaguarda sem a necessidade de um intermediário ou seja  um computador/PDV convencional. Nele é possível fazer quase tudo o que um PDV convencional realiza, mas neste dispositivo a  venda de produtos ocorre através de um aplicativo.

O processo de venda começa com a seleção dos produtos, passa pelos meios de pagamento: dinheiro, a prazo, cartões de crédito e débito, além de voucher, finalizando com a impressão do documento fiscal no modelo 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.  É possível também outras operações como: consulta de crédito de clientes para as vendas a prazo e a realização de operações de sangria e suprimento.

Outras funcionalidades do Smart POS são:

  • Abrir e Fechar turno automaticamente.
  • Usuário e senha para acessar o dispositivo e realizar operações.
  • Configurações de operações: Habilitar Lançamento de Produtos.
  • Uso de Preços adicionais nos produtos.


Outro diferencial deste dispositivo são os Perfis de e Uso: Smart POS e Smart POS Selfchekout. Estes perfis mudam  consideravavelmente o comportamento do dispositivo, pois eles tem finalidades diferentes:

  • Smart POS: Principalmente para estabelecimentos que possuem funcionários no local e querem um PDV Móvel,  pois necessita que o operador realize as operações ou ações no app.
  • Smart POS Selfchekout: Como o a descrição já indica, este perfil é direcionado para lojas autônomas, onde o aplicativo irá mudar o seu leiaute para ser o mais simples possível e ir orientando o usuário a realizar a sua compra de forma autônoma.


DICA

  • Para saber mais sobre as configurações e funções da Integração Smart POS, clique aqui.


2. Premissas

2.1 Integração Seller Web com Smart POS

Para que a Integração da retaguarda com o Smart POS sem PDV funcione corretamente, será necessário possuir um dos Smart POS homologado de acordo com a sua retaguarda.

Verifique no manual: Integração Smart POS

Está disponível apenas para os Empórios: Bandeira Branca, CBE, PIT STOP e Zé Express. Não funciona em pista pois não é possível se comunicar com concentrador.


Antes de realizar os cadastros a abaixo é necessário configurar os módulos e parâmetros na Intranet.


3. Cadastro de Periférico

Após as configurações de parâmetros e módulos, para que a integração entre retaguarda e Smart POS, é necessário efetuar o cadastro de periférico. Para isso, acessar no retaguarda o menu CADASTRO -> ESTABELECIMENTO -> PERIFÉRICOS:

  • Para incluir um novo Periférico:
    • Clique na na aba Periférico ();
    • Clique em Incluir no menu lateral direito (), para preenchimento das informações necessárias;
      • Descrição: Nome do equipamento (descrição livre);
      • Tipo de Equipamento: Selecionar “SMART POS”;
      • Equipamento: Selecionar “SMART POS”;
      • Porta de Comunicação: Número da porta para comunicação com a estação PDV local (alinhar com Time do PDV a sequência), se tiver mais de um SMART deve-se aplicar a próxima numeração em sequência (9000, 9001, 9002..);
      • Número de Série: Informar o número de série contido na etiqueta do Equipamento; SMART;
      • Código de Ativação: Este campo se refere a ativação do "Stonecode do Cliente" para que o SMART seja integrado com a Plataforma Stone. O Estabelecimento deve obter este código via plataforma da Stone  - http://partnerhub.stone.com.br;
    • Clique em Salvar no menu lateral direito ().





4. Cadastro de Máquina

Para concluir o processo de integração também se faz necessário realizar o cadastro de maquina na retaguarda para que seja recebido pelo PDV e depois enviadas ao Smart POS, é necessário efetuar o cadastro de maquina. Para isso, acessar no retaguarda Seller o menu CADASTRO -> ESTABELECIMENTO -> MÁQUINA:

  • Para incluir um nova Máquina:
    • Clique em Incluir no menu lateral direito (), para preenchimento das informações necessárias;
      • 1) Nome e descrição:
        • Nome =  número de série do Smart POS.
        • Descrição = campo livre. Serve apenas para identificação do dispositivo.
      • 2) ABA - DETALHES ()
        • Itens: Selecione "Integração Smart POS" e "É PDV", caso seja necessário pode selecionar os demais itens;
        • Almoxarifado: Selecione o tipo de almoxarifado conforme a utilização do Estabelecimento;



      • 3) ABA - PERIFÉRICOS ()
        • Insira uma impressora SAT/NFC-e. O campo Número de série da impressora será a utilizada nos cupons deste Smart pos sem pdv.
        • Insira um Tipo equipamento  = SMART POS.
          1. Equipamento Smart = selecione o smart pos cadastrado em periféricos e que o número de série seja igual ao configurado no campo Nome desta máquina.





      • 4) ABA - SMART POS ()
        • Primeiro é necessário selecionar o Perfil de Uso:

          É necessário liberação de módulo na Intranet LZT chamado = Smart POS. Este módulo servirá para liberar os dois Perfis de Uso.

          Cada perfil muda consideravelmente o leiaute do Smart POS e desta forma é indicado para propósitos diferentes e possuem requisitos diferentes para a sua utilização. 

          Os dois perfis possuem alguns campos, parâmetros e funcionalizes iguais, contudo há campos e funcionalidades que só existem em um perfil e não existem no outro.

           
          • Smart POS: Orientado para estabelecimentos que possuem funcionários no local e querem um PDV Móvel,  pois necessita que o operador realize as operações ou ações no app.
            • Opções: Os campos de configuração para este perfil são:
              • Habilitar Abrir/Fechar Turno Automaticamente + Seleção do Responsável (indicado na aba Configuração PDV);

              • Habilitar a validação de estoque ao lançar o item no carrinho;

              • Habilitar o lançamento de produtos;

              • Habilita forma de pagamento (NOTA: Caso não seja selecionado nenhuma forma de pagamento, os pagamentos serão feitos somente com Cartão de Débito e Crédito, nativos do próprios do Smart POS.):
                • Dinheiro

                • QR Linx

                • Voucher

                • Nota a prazo


          • Smart POS SelfChekout: Como o a descrição já indica, este perfil é direcionado para lojas autônomas, onde o aplicativo irá mudar o seu leiaute para ser o mais simples possível e ir orientando o usuário a realizar a sua compra de forma autônoma.

            • Opções: Os campos de configuração para este perfil são:
              • Habilitar Abrir/Fechar Turno Automaticamente + Seleção do Responsável (indicado na aba Configuração PDV);

              • Habilitar o lançamento de produtos;

              • Habilita forma de pagamento (NOTA: Caso não seja selecionado nenhuma forma de pagamento, os pagamentos serão feitos somente com Cartão de Débito e Crédito, nativos do próprios do Smart POS.):
                • Dinheiro

                • QR Linx

                • Voucher

                • Nota a prazo
              • Imagens:
                • Seleção de Imagens: É possível adicionar algumas imagens que o Smart POS irá mostrar no app em determinados momentos em formato carrosel, por exemplo, quando ele estiver em modo de descanso entre outros. A ideia dessa funcionalidade é que estabelecimento possa fazer marketing, mostrar o logo da empresa, mostrar promoções da semana entre outros. É possível colocar imagens nos formatos: PNG, JPG, GIF de no máximo 1mb de tamanho
                • Tempo de Exibição (segundo): tempo que cada imagem ficará aparecendo no app até puldar para próxima.


4. Permissões de Perfil de acesso

Para os usuários do estabelecimento desenvolvemos uma nova permissão: "Essa permissão é a: Permite Cancelar venda". Ele fica no menu: Cadastros > Sistema > Perfil de Acesso > aba Smart POS. Essa permissão é a: Permite Cancelar venda.

Só funciona para o perfil de uso do Smart POS = SelfChekout.





  • Sem rótulos