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ASSUNTO

Implementação do projeto GUDB Ford

Produto

Apollo

Menu


Data

Autor

Área

LINX DMS


FINALIDADE

O projeto GUDB Global Unified Database da Ford trata-se de um novo processo de integração dos dados de Ordens de Serviço, Estoque de Peças, Notas Fiscais de venda de Veículos Usados, Peças e Serviços e Agendamentos de Oficina gerados pelos concessionários para envio a montadora

Esta atualização destina-se a todas as concessionárias FORD que desejam utilizar o GUDB.

APLICAÇÃO

Interfaces de Transmissão (DMS envia informações para a montadora)


  1. Parts Inventory
    Envio de dados de todas as peças que tiveram mudanças de quantidade desde o último envio realizado com sucesso. Obs.: No processo Parts Inventory existe uma carga inicial que consiste no envio dos dados de peças que tiveram uma transação nos últimos 12 meses ou que tenham uma quantidade positiva em estoque no momento da geração da carga inicial. O envio da carga inicial será realizado de forma automática pelo executável do GUDB, após a configuração do processo, que será detalhado a seguir neste documento.
  2. Repair Order
    Envio dos dados de Ordens de Serviço que foram encerradas desde o último envio realizado com sucesso.
  3. Parts Invoice
    Envio dos dados de peças vendidas via Balcão de peças.
  4. Service Appointment
    Envio dos dados de agendamento de oficina que foram criados, alterados, confirmados ou cancelados desde o último envio realizado com sucesso.

5. Used Vechicle Sale

Envio dos dados de vendas de veículos usados desde o último envio realizado com sucesso.



Executáveis Envolvidos


  1. Apollo.exe

    Principais funções:

    a) Configuração dos parâmetros do processo;

    b) Geração das informações para transmissão (Ordens de Serviço, Agendamentos de Oficina, ...);



  2. Fabrica.exe

    Principais funções:

    a) Informação do Número do DN da concessionária;

    b) Informação de uso da integração com o GUDB;



GUDB.exe

Principais funções:

a) Monitoramento das Interfaces cadastradas;

b) Comunicação manual de informações;

c) Comunicação automática de informações;

d) Configuração de url e certificados do processo;

e) Configuração do acesso aos dados;

f) Configuração das interfaces.



Configuração do Processo

A seguir são descritos os pontos de configuração do sistema para utilização da ferramenta.

Configuração no Fábrica Ford

  1.  Manutenção de Parâmetros Ford

Menu: Fábrica Ford > Parâmetros

Acessar a aba Geral:
• Informar o campo da concessionária


1- Tela Manutenção Parâmetros Ford - Geral

Acessar a aba GUDB:

Informar o campo <Motivo utilizado para serviço recusado pelo cliente>

2- Tela Manutenção Parâmetros Ford - GUDB

Configurações no Linx DMS

  1. Manutenção de Categoria de Cliente
    Menu: Faturamento > Cadastros > Categoria Clientes




    3- Tela Manutenção de Categorias de Cliente
    Informar o campo referente ao registro.
    Caso o código não esteja preenchido no cadastro, será utilizado o valor U – Unknown (Desconhecido). 

  2. Manutenção de Vendedores
    Menu: Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro Vendedores

4- Tela Manutenção de Vendedores

Informar o campo referente ao registro. Caso o código não esteja preenchido no cadastro, será utilizado o código interno do Linx DMS. 

3. Manutenção de Mecânicos

Menu: Oficina > Cadastros > Mecânico

5- Tela Manutenção de Mecânicos

Informar o campo referente ao registro. Caso o código não esteja preenchido no cadastro, será utilizado o código interno do Linx DMS.  

Configurações no GUD

  1. Aba Configuração > Geral

    6- Tela Configuração - Geral
    a. Número DN
    Número de identificação do concessionário junto à montadora (Dealer Number). Mesmo valor utilizado nos parâmetros do Fábrica Ford.

    b. Número DN – Site Code
    Número de identificação do código DN referente ao certificado utilizado no envio. Geralmente o número está presente na descrição do certificado, após o trecho “SZBRA”.

    c. URL do Webservice
    Endereço do Webservice do GUDB. Esse endereço será utilizado por todas as interfaces. Atualmente a URL é: https://b2dgw.ford.com/5027/StarTransport

    d. Diretório de geração dos arquivos
    Selecionar um diretório local onde serão gravados os arquivos XML enviados à montadora.

    e. Certificado Servidor
    Selecionar o certificado referente ao servidor da Ford, fornecido pela própria montadora. Esse certificado deve ser o que foi emitido para b2dgw.ford.com.

    f. Certificado Cliente
    Selecionar o certificado da revenda utilizado para comunicação com a Ford (mesmo certificado utilizado no Agenda Ford).

    OBS.: Caso algum dos certificados não aparecer para seleção, será necessário reinstalar informando o repositório pessoal.

    IMPORTANTE: Deve ser cadastrada uma configuração para cada Dealer Number que o concessionário possua (matriz e filiais) através do botão incluir registro


2. Aba Configuração > Acesso aos Dados

7- Tela Configuração – Acesso aos Dados

a. Qual o DMS que você utiliza?

Selecionar a opção adequada.

b. Sistema

Opção disponível apenas para DMS da Linx. Selecionar o sistema adequado.

c. Conexão

Opção disponível apenas para o sistema Apollo. Ao clicar no botão Conexão Apollo, a ferramenta irá conectar com a base de dados do cliente. IMPORTANTE: A ferramenta utiliza o arquivo “conexão.dat” para conectar-se à base de dados, por este motivo, é necessário haver uma cópia do arquivo na mesma pasta onde está o executável.


3. Aba Configuração > Interfaces

8- Tela Configuração – Interfaces

 a. Integração

Selecionar qual a interface de integração que deseja configurar.

b. Ativa

Selecionar se a integração selecionada está ativa ou não.

IMPORTANTE:

A configuração dos horários de envio das interfaces não será parametrizável, está pré-definida no sistema seguindo a seguinte ordem estabelecida pela montadora:

Parts Inventory

Envio a cada 2 horas

Repair Order

Envio a cada 1 minuto

Parts Invoice

Envio a cada 30 minutos

Service Appointment

Envio diário as 22hrs

Used Vechicle Sale

Envio diário as 22hrs


Utilização do GUDB

Ao executar o programa, será incluído um ícone na barra de tarefas e outro na “bandeja” do Windows, conforme a imagem abaixo:

9- Ícone da barra de ferramenta e ícone da “bandeja”

Sempre que o aplicativo for minimizado, o ícone da barra de tarefas desaparecerá, permanecendo somente o ícone da “bandeja”



10- Ícone da “bandeja”

Para restaurar o programa, deve-se clicar duas vezes no ícone da “bandeja” ou clicar com o botão direito para selecionar o item do menu que será apresentado.

11- Menu do ícone da bandeja

Opções existentes:

1. Aba Monitoramento

Nessa aba estão presentes os Painéis de Monitoramento do processo.

a. Aba Histórico

Contém o painel de histórico que apresenta todas as postagens realizadas para as interfaces cadastradas.

12- Tela Monitoramento - Histórico

• Botão Pesquisar

Pesquisa o histórico de postagens de acordo com o período selecionado no campo “Data da Postagem”.

• Botão Atualizar

Atualiza o grid de informações com os dados do dia atual.

IMPORTANTE: o reenvio das informações é realizado de forma automática em caso de erro de comunicação, a interface tentar realizar um reenvio a cada 1 hora, 3 x ao dia até que ocorra o processamento com sucesso.


2. Aba Comunicação

Nessa aba é possível efetuar o envio/consulta manual das interfaces do GUDB.

a. Aba Parts Inventory

13- Tela Comunicação – Parts Inventory

O botão <Pesquisar> efetua a seleção das peças com base no seguinte critério:

• Alteração de quantidade ocorrida dentro do período selecionado (com base na data
da Nota Fiscal que gerou a mudança).
O grid de resultado apresenta todas as peças selecionadas, permitindo que sejam
desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.
O botão <Todos> e o botão <Nenhum> marcam e desmarcam todos os registros
apresentados no grid.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Ford.


b. Aba Repair Order

14- Tela Comunicação – Repair Order

O botão <Pesquisar> efetua a seleção das Ordens de Serviço com base no seguinte critério:

• Data de encerramento da Ordem de Serviço dentro do período selecionado.

O grid de resultado apresenta todas as Ordens de Serviço selecionadas, permitindo que sejam desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.

Os botões <Todos> e botão <Nenhum>, marcam e desmarcam todos os registros apresentados no grid.

O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Ford. 

c. Aba Parts Invoice

15- Tela Comunicação – Parts Invoice

O botão <Pesquisar> efetua a seleção das peças referentes à venda balcão com base no seguinte critério:

• Data da nota fiscal dentro do período selecionado.  

O grid de resultado apresenta todas as vendas de peças balcão selecionadas, permitindo que sejam desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.

O botão <Todos> e o botão <Nenhum> marcam e desmarcam todos os registros apresentados no grid.

O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Ford. 

d. Aba Service Appointment

16- Tela Comunicação – Service Appointment

O botão <Pesquisar> efetua a seleção dos agendamentos de oficina com base no seguinte critério:

• Data do contato ou data do Agendamento dentro do período selecionado.

O grid de resultado apresenta todos os agendamentos de oficina selecionados, permitindo que sejam desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.

O botão <Todos> e o botão <Nenhum> marcam e desmarcam todos os registros apresentados no grid.

O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Ford. 

e. Aba Used Vehicle Sale

17- Tela Comunicação – Used Vehicle Sale

O botão <Pesquisar>efetua a seleção das vendas de veículos usados com base no seguinte critério:

• Data da nota fiscal dentro do período selecionado.

O grid de resultado apresenta todas as vendas de veículos usados selecionadas, permitindo que sejam desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.

O botão <Todos> e o botão <Nenhum> marcam e desmarcam todos os registros apresentados no grid.

O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Ford.  








DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.


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