ASSUNTO

A partir deste projeto, teremos a inclusão do Check-list de inspeção de 21 itens para o atendimento de oficina convencional no Desktop e a geração do novo formulário de Ordem de Serviço Expresso.

ProdutoLinxDMS
MenuLinx DMS > Oficina
Data

 

ÁreaAutomotivo
INDICE

FINALIDADE
  • Disponibilizar um parâmetro na Oficina, indicando como será o tratamento da O.S. de Atendimento Expresso.

  • Disponibilizar o formulário de Check-list de inspeção de 21 itens quando for um Atendimento Convencional (>1h).

  • Disponibilizar o novo formulário  de O.S. de Serviço Expresso quando o atendimento for expresso (<=1h ou marcação na abertura da O.S.).

  • Para concessionárias Honda Motos sem o Mobile:

    • Permitir a inclusão do Check-in no atendimento do Linx DMS.

    • Permitir a inclusão das evidências coletadas no Check-in da oficina.

  • Para concessionárias Honda Motos com o Mobile:

    • Seguir com o funcionamento atual do Check-in da oficina que deve ser inserido através do Mobile.

ABRANGÊNCIA

Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Honda Motos.

CONFIGURAÇÃO

Parametrização

1. Ordem de Serviço Atendimento Expresso


     Acesse Menu LinxDMS > Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba O.S > SubAba Modelos 

     Selecione um dos novos parâmetros criados para atender o Atendimento Expresso.


  • Pelo tempo dos serviços do atendimento (<=1h). 

Se o parâmetro “Gerar O.S. Atendimento Expresso” estiver marcado com a opção “Pelo tempo dos serviços do atendimento (<=1h)” será realizada a soma dos tempos   dos serviços das solicitações ativas. Quando o tempo calculado for <= 1h,será apresentado somente o formulário de O.S. do Atendimento Expresso, que contempla os 21 itens do Checklist de inspeção.

Caso contrário, será apresentado o formulário de Checklist de inspeção de 21 itens e o formulário padrão de O.S. configurado no módulo de oficina.


  • Pelo campo Serviço Expresso da Abertura da O.S.

Se o parâmetro estiver marcado com “Pelo campo Serviço Expresso da Abertura da O.S”, verificamos o campo “É Serviço Expresso” da abertura da O.S.

Se estiver marcado, será apresentado o novo formulário  de O.S. do Atendimento Expresso.

Caso contrário, será apresentado o formulário de Checklist de inspeção de 21 itens e o formulário padrão de O.S. configurado no módulo de oficina, tratando como atendimento convencional.


     

Figura1: Menu LinxDMS > Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba O.S > SubAba Modelos 



     

2. Check-in e Checklist Mecânico


Acesse Menu LinxDMS > Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba O.S > SubAba Mobile 

  • Habilite a opção Utiliza Check-in.


As abas Check-in e Checklist Mecânico possuem os itens do Checklist de inspeção e estão liberadas para as concessionárias que possuem o Mobile.

  • Clique no botão  “Popula Checklist” , as informações utilizadas pelo Mobile serão carregadas automaticamente para o Desktop.



Figura 2: Menu LinxDMS > Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba O.S > SubAba Mobile> Aba Check-in




Figura 3: Menu LinxDMS > Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba O.S > SubAba Mobile> Aba Checklist Mecânico após clicar no 'Popula Checklist'.




3. Diretório de Imagens 

É necessário ter cadastrado o diretório de imagens de veículos na aba mobile em :

Acesse LinxDMS > Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba Mobile


Figura 4: LinxDMS > Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba Mobile



4. Diretório de Arquivos

É necessário ter cadastrado o diretório de arquivos  em :

  • Acesse LinxDMS > Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas >Aba Arquivos


Figura 5: LinxDMS > Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas >Aba Arquivos



  • Acesse o Configurador Linx DMS Web e Informe o diretório para salvar as fotos na aba Mobile. ( instalador_web_LinxDMS).


Figura 6: Instalador_Web_ LinxDMS > Aba Mobile





APLICAÇÃO

5. Fluxo do Processo 


5.1. Inclusão do Check-in no Linx DMS.


Pré-Requisitos

O botão RegCheckin, para registrar o Check-in do veículo na Oficina será habilitado somente:

  • Para Concessionárias Honda Motos.

  • Que não possuem licença para o Mobile (pois neste caso será feito pelo Mobile).

  • O parâmetro “Utiliza check-in" deve ser marcado para o botão “Check-in” estar liberado no Atendimento da Oficina.


Acesse Menu LinxDMS > Oficina > Atendimento Oficina > botão "Reg Check-in "

Ao clicar neste botão será apresentada tela para registro do Checkin da moto na Oficina, onde poderão ser identificados itens a reparar e coletada as evidências para o reparo:


   

Figura7: Menu LinxDMS > Oficina > Atendimento Oficina > botão "Reg Check-in "



Figura8 : Menu LinxDMS Web > Check-in Oficina"



Importante!

Alguns itens do Checklist não poderão ser selecionados como "Atenção", seguindo a orientação da montadora.

  • Sapata/Pastilha dianteira
  • Pneu Dianteiro (Desgaste/TWI)
  • Sapata/Pastilha traseira
  • Pneu Dianteiro (Traseiro/TWI)
  • Sistema de transmissão

Após cadastrar o check-in poderá ser consultado através do botão Check-in.


5.2. Inclusão das Evidencias Coletadas no Check-in.

Foi incluído nos menus abaixo o botão 'Inspeção' para registrar a inspeção e evidencias do veículo na Oficina.

  • Oficina > Atendimento Oficina > Abrir OS para o atendimento
  • Oficina > Ordem de Serviço > Abertura
  • Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção




Figura9 : Menu LinxDMS > Oficina > Abertura da Ordem de Serviço.



Figura10 : Menu LinxDMS > Oficina > Manutenção da Ordem de Serviço.



Ao clicar no botão Inspeção será apresentado o Formulário de Inspeção:


Figura11 : Menu LinxDMS Web> Formulário de Inspeção.


Figura12 : Menu LinxDMS Web> Formulário de Inspeção > Registro da Imagem.


As fotos do check-in são gravadas no diretório de imagens informados anteriormente( Figura4)  na pasta CHECKINS, com o numero do Checkin.

As fotos da Inspeção são gravadas no diretório CHECKLIST ,com o numero do contato.

6. Impressão da Ordem de Serviço.

Acesse LinxDMS > Oficina > Ordem de Serviço > Abertura ou  Linx DMS >Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção.


6.1. Impressão pelo campo "Serviço Expresso na Abertura da O.S" (Atendimento Normal).

Caso o atendimento seja Normal será impresso o formulário de CheckList de 21 itens da Honda e depois impresso a Ordem de Serviço Padrão Honda.

O Campo "É serviço Expresso" na abertura da O.S. não pode estar habilitado.


Para identificar se o atendimento é Normal:

Acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Parâmetros > Modulo > Aba O.S > Modelos, em Gerar O.S. Atendimento Expresso a opção Pelo campo ‘Serviço Expresso’ da Abertura da O.S deverá estar habilitada.



Figura13 : Menu Linx DMS > Oficina > Parâmetros > Modulo > Aba O.S > Modelos.



Figura 14: LinxDMS > Impressão Checklist 21 itens.



Caso o campo "É serviço Expresso" na Abertura da O.S esteja marcado, mesmo que o tempo ultrapasse 1 hora será impresso o formulário do "O.S de Serviço Expresso" (Figura 17).



6.2. Impressão pelo Tempo dos Serviços do Atendimento (<=1h). (Atendimento Expresso).

Caso o atendimento seja Expresso pelo tempo do Serviço, na Ordem de Serviço deverá estar marcado o campo "É serviço Expresso". 

Acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Parâmetros > Modulo > Aba O.S > Modelos, em Gerar O.S. Atendimento Expresso a opção Pelo tempo dos serviços do atendimento (<=1h) deverá estar habilitada.


Figura15 : Menu LinxDMS > Oficina > Abertura da Ordem de Serviço.


Na Ordem de Serviço a soma dos tempos dos serviços deverá ser menor ou igual a 1 hora.


Figura16: Menu LinxDMS > Oficina > Abertura da Ordem de Serviço.


6.3. Formulário de O.S. de Serviço Expresso.

Formulário de O.S. de Serviço Expresso quando o atendimento for expresso (<=1h ou marcação na abertura da O.S.).



Figura17: Menu LinxDMS > Formulário de O.S de Serviço Expresso.





DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.