A partir deste projeto, teremos a inclusão do Check-list de inspeção de 21 itens para o atendimento de oficina convencional no Desktop e a geração do novo formulário de Ordem de Serviço Expresso.
Produto | LinxDMS |
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Menu | Linx DMS > Oficina |
Data |
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Área | Automotivo |
Disponibilizar um parâmetro na Oficina, indicando como será o tratamento da O.S. de Atendimento Expresso.
Disponibilizar o formulário de Check-list de inspeção de 21 itens quando for um Atendimento Convencional (>1h).
Disponibilizar o novo formulário de O.S. de Serviço Expresso quando o atendimento for expresso (<=1h ou marcação na abertura da O.S.).
Para concessionárias Honda Motos sem o Mobile:
Permitir a inclusão do Check-in no atendimento do Linx DMS.
Permitir a inclusão das evidências coletadas no Check-in da oficina.
Para concessionárias Honda Motos com o Mobile:
Seguir com o funcionamento atual do Check-in da oficina que deve ser inserido através do Mobile.
Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Honda Motos.
Parametrização
1. Ordem de Serviço Atendimento Expresso
Acesse Menu LinxDMS > Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba O.S > SubAba Modelos
Selecione um dos novos parâmetros criados para atender o Atendimento Expresso.
Pelo tempo dos serviços do atendimento (<=1h).
Se o parâmetro “Gerar O.S. Atendimento Expresso” estiver marcado com a opção “Pelo tempo dos serviços do atendimento (<=1h)” será realizada a soma dos tempos dos serviços das solicitações ativas. Quando o tempo calculado for <= 1h,será apresentado somente o formulário de O.S. do Atendimento Expresso, que contempla os 21 itens do Checklist de inspeção.
Caso contrário, será apresentado o formulário de Checklist de inspeção de 21 itens e o formulário padrão de O.S. configurado no módulo de oficina.
Pelo campo Serviço Expresso da Abertura da O.S.
Se o parâmetro estiver marcado com “Pelo campo Serviço Expresso da Abertura da O.S”, verificamos o campo “É Serviço Expresso” da abertura da O.S.
Se estiver marcado, será apresentado o novo formulário de O.S. do Atendimento Expresso.
Caso contrário, será apresentado o formulário de Checklist de inspeção de 21 itens e o formulário padrão de O.S. configurado no módulo de oficina, tratando como atendimento convencional.
Figura1: Menu LinxDMS > Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba O.S > SubAba Modelos
2. Check-in e Checklist Mecânico
Acesse Menu LinxDMS > Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba O.S > SubAba Mobile
- Habilite a opção Utiliza Check-in.
As abas Check-in e Checklist Mecânico possuem os itens do Checklist de inspeção e estão liberadas para as concessionárias que possuem o Mobile.
- Clique no botão “Popula Checklist” , as informações utilizadas pelo Mobile serão carregadas automaticamente para o Desktop.
Figura 2: Menu LinxDMS > Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba O.S > SubAba Mobile> Aba Check-in
Figura 3: Menu LinxDMS > Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba O.S > SubAba Mobile> Aba Checklist Mecânico após clicar no 'Popula Checklist'.
3. Diretório de Imagens
É necessário ter cadastrado o diretório de imagens de veículos na aba mobile em :
Acesse LinxDMS > Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba Mobile
Figura 4: LinxDMS > Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba Mobile
4. Diretório de Arquivos
É necessário ter cadastrado o diretório de arquivos em :
- Acesse LinxDMS > Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas >Aba Arquivos
Figura 5: LinxDMS > Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas >Aba Arquivos
Acesse o Configurador Linx DMS Web e Informe o diretório para salvar as fotos na aba Mobile. ( instalador_web_LinxDMS).
Figura 6: Instalador_Web_ LinxDMS > Aba Mobile
5. Fluxo do Processo
5.1. Inclusão do Check-in no Linx DMS.
Acesse Menu LinxDMS > Oficina > Atendimento Oficina > botão "Reg Check-in "
Ao clicar neste botão será apresentada tela para registro do Checkin da moto na Oficina, onde poderão ser identificados itens a reparar e coletada as evidências para o reparo:
Figura7: Menu LinxDMS > Oficina > Atendimento Oficina > botão "Reg Check-in "
Figura8 : Menu LinxDMS Web > Check-in Oficina"
Importante!
Alguns itens do Checklist não poderão ser selecionados como "Atenção", seguindo a orientação da montadora.
- Sapata/Pastilha dianteira
- Pneu Dianteiro (Desgaste/TWI)
- Sapata/Pastilha traseira
- Pneu Dianteiro (Traseiro/TWI)
- Sistema de transmissão
Após cadastrar o check-in poderá ser consultado através do botão Check-in.
5.2. Inclusão das Evidencias Coletadas no Check-in.
Foi incluído nos menus abaixo o botão 'Inspeção' para registrar a inspeção e evidencias do veículo na Oficina.
- Oficina > Atendimento Oficina > Abrir OS para o atendimento
- Oficina > Ordem de Serviço > Abertura
- Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção
Figura9 : Menu LinxDMS > Oficina > Abertura da Ordem de Serviço.
Figura10 : Menu LinxDMS > Oficina > Manutenção da Ordem de Serviço.
Ao clicar no botão Inspeção será apresentado o Formulário de Inspeção:
Figura11 : Menu LinxDMS Web> Formulário de Inspeção.
Figura12 : Menu LinxDMS Web> Formulário de Inspeção > Registro da Imagem.
As fotos do check-in são gravadas no diretório de imagens informados anteriormente( Figura4) na pasta CHECKINS, com o numero do Checkin.
As fotos da Inspeção são gravadas no diretório CHECKLIST ,com o numero do contato.
6. Impressão da Ordem de Serviço.
Acesse LinxDMS > Oficina > Ordem de Serviço > Abertura ou Linx DMS >Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção.
6.1. Impressão pelo campo "Serviço Expresso na Abertura da O.S" (Atendimento Normal).
Caso o atendimento seja Normal será impresso o formulário de CheckList de 21 itens da Honda e depois impresso a Ordem de Serviço Padrão Honda.
O Campo "É serviço Expresso" na abertura da O.S. não pode estar habilitado.
Para identificar se o atendimento é Normal:
Acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Parâmetros > Modulo > Aba O.S > Modelos, em Gerar O.S. Atendimento Expresso a opção Pelo campo ‘Serviço Expresso’ da Abertura da O.S deverá estar habilitada.
Figura13 : Menu Linx DMS > Oficina > Parâmetros > Modulo > Aba O.S > Modelos.
Figura 14: LinxDMS > Impressão Checklist 21 itens.
Caso o campo "É serviço Expresso" na Abertura da O.S esteja marcado, mesmo que o tempo ultrapasse 1 hora será impresso o formulário do "O.S de Serviço Expresso" (Figura 17).
6.2. Impressão pelo Tempo dos Serviços do Atendimento (<=1h). (Atendimento Expresso).
Caso o atendimento seja Expresso pelo tempo do Serviço, na Ordem de Serviço deverá estar marcado o campo "É serviço Expresso".
Acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Parâmetros > Modulo > Aba O.S > Modelos, em Gerar O.S. Atendimento Expresso a opção Pelo tempo dos serviços do atendimento (<=1h) deverá estar habilitada.
Figura15 : Menu LinxDMS > Oficina > Abertura da Ordem de Serviço.
Na Ordem de Serviço a soma dos tempos dos serviços deverá ser menor ou igual a 1 hora.
Figura16: Menu LinxDMS > Oficina > Abertura da Ordem de Serviço.
6.3. Formulário de O.S. de Serviço Expresso.
Formulário de O.S. de Serviço Expresso quando o atendimento for expresso (<=1h ou marcação na abertura da O.S.).
Figura17: Menu LinxDMS > Formulário de O.S de Serviço Expresso.
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.