ASSUNTO

Instalação e configuração do LinxDMSTEF JAVA com PayKit Embarcado


PRODUTO

Linx DMS/BRAVOS

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Incluído no Manual

DATA

 

AUTOR

Distribuição Linx DMS
[email protected]

ÁREA

P&D DMS 


FINALIDADE

Este documento tem por finalidade mostrar a instalação e configuração do LinxDMSTEF JAVA com PayKit embarcado . 

ABRANGÊNCIA

Todas as empresas que utilizam o Linx DMS ou o BRAVOS poderão utilizar as soluções apresentadas neste documento, mediante contrato.

APLICAÇÃO
  • TEF Não Fiscal (Linx DMS TEF JAVA)

Requisitos de software:

  • Microsoft Windows (Versão XP ou superior, 32 bits);
  • Gerenciador Linx TEF D-TEF (Módulo D-POS) contratado;
  • Módulo Linx DMS TEF e Gerenciador TEF , contratados;


Requisitos mínimos de hardware:

  • PINPAD instalado/conectado à estação de trabalho;
  • Impressora não fiscal instalada/conectada à estação de trabalho ou em rede ou impressoras cadastradas no windows.


Observações:

  • Impressora homologada: Bematech MP-4200 TH;
  • O sistema não reconhecerá impressoras fiscais.



Realizar a instalação do LinxDMSTEF, com o executável Instalador_LinxDMSTEF.exe.

Durante a instalação, será apresentada a opções abaixo: ( Destaque em amarelo, a nova opção implementada para a realização da instalação do D-TEF Embarcado).


Após selecionado o Idioma


Após esta seleção caso o instalador identifique instalação anterior do DPOS na estação de trabalho será apresentada a mensagem de advertência:




A opção [ Instalar o Linx TEF ( D-TEF ) Embarcado], é para o usuário definir se deseja instalar também o D-TEF de forma embarcada. Somente será instado o D-TEF se essa opção estiver marcada. A instalação completa do D-TEF, ficará na pasta C:\ClientLinxTEF.

Durante a instalação do D-TEF, o arquivo padrão de configuração do D-TEF poderá ser criado também. Esse arquivo tem que ser criado se for a primeira instalação do Linx TEF ( D-TEF ). Porém, se for apenas uma atualização e a configuração já tiver sido realizada anteriormente, o arquivo de configuração dposlocal.ini não será criado se o mesmo já existir e já tiver sido configurado anteriormente. Dessa forma não se perderá as configurações anteriores.

Abaixo imagem da instalação do D-TEF sendo realizada com a opção [ Instalar o Linx TEF ( D-TEF ) Embarcado] selecionada...:



Ao final será apresentada a tela abaixo com a opção de iniciar o LinxDMSTEF se assim desejar.


Iniciando o LinxDMSTEF será apresentada a tela abaixo. Nessa tela clicar na opção Parâmetros para realizar a parametrização do LinxDMSTEF e também do LinxTEF ( D-TEF )



Configurando o LinxDMSTEF pelo botão Configuração Local:



Configurações já descritas no share : https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=250105149


Na próxima tela, acessar nova opção implementada, Configuração D-TEF, para realizar a configuração do D-TEF. Nessa aba, poderá ser configurado diretamente no D-TEF, O CNPJ do estabelecimento, a Empresa, Loja e PDV do estabelecimento. Todos esses dados fornecidos pelo D-TEF após o cadastro do estabelecimento.

A comunicação com o D-TEF, para a realização de vendas de cartões também poderá ser configurada por essa tela.

Também será possível realizar o download do certificado, porém, primeiro é preciso realizar a configuração do CNPJ, da Empresa, da Loja e do Pdv, para somente depois fazer o download do certificado.



Configurando o D-TEF através do LinxDMSTEF::

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1º) Realizar a configuração do CNPJ. Após preencher o campo 'CNPJ para Configurar no DTEF:', clicar no botão 'Configura CNPJ no D-TEF'. A imagem abaixo demonstra o final dessa operação com mensagem de sucesso.



2º) Realizar a configuração da Empresa, Loja e PDV no D-TEF. Após o preenchimento dos campos 'Código Empresa DTEF', 'Código Loja DTEF' e 'Código PDV DTEF', clicar no botão 'Configura Empresa, Loja e Pdv no D-TEF'. A imagem abaixo demonstra o final da Operação com mensagem de sucesso.



3º) Realizar a configuração da comunicação para utilização do D-TEF para vendas de Cartões de Débito e Crédito. Após o preenchimento dos campos 'Endereço Sevidor ( IP ou Nome )', 'Porta de Comunicação' e 'Habilitar Comunicação via TLS', clicar no botão 'Configura Comunicação do D-TEF'. A imagem abaixo demonstra o final da Operação com mensagem de sucesso.



4º) Baixa o Certificado do D-TEF. Uma observação nesse ponto aqui. O caminho para baixar o certificado já vem configurado por padrão no arquivo dposlocal.ini e por esse motivo não tem necessidade de preencher esse campo. Se for desejado alterar o local para baixar o certificado ai sim, pode ser preenchido o campo 'Baixar Certificado no Caminho'. Mas se ele for preenchido, o arquivo de configuração dposlocal.ini, será modificado e pode comprometer a funcionalidade da operação.

Outra observação é para o campo 'WebService para baixar certificado'. Ele também já vem configurado por padrão e esse campo somente deve ser preenchido se por acaso existir a necessidade de se alterar esse caminho. Abaixo a informações que já vem pré-configurada para esses campos:

Na imagem abaixo o certificado foi baixado sem precisar preencher os campos citados acima. Ao final do processo ele apresenta a mensagem de sucesso sinalizando que o certificado foi baixado com sucesso.



Na imagem seguinte os certificados foram baixados na pasta 'C:\ClientLinxTEF\bin', conforme já estava configurado no arquivo dposlocal.ini.



Abaixo imagem de como fica no arquivo de configuração do D-tef, dposlocal.ini:



Após realizar essas operações de configuração do D-TEF, se quiser armazenar os dados preenchidos da tela clicar no botão 'Confirmar'. Esse armazenamento, somente irá garantir que os dados preenchidos permaneçam em seus respectivos campos após a configuração ser realizada. Se não for do desejo armazenar os dados, pode ser acionado o botão 'Cancelar', que voltará para a tela anterior.

Agora pode ser acionado o botão 'Administração TEF' para realizar um teste de operação administrativa de cartão:



Deverá ser apresentada a imagem abaixo, significando que o D-TEF foi configurado com sucesso no modo Paykit Embarcado:



Lembrando que ainda faltará parametrizar o LinxDMSTEF, conforme imagem abaixo. Ao final desse processo toda a parametrização terá sido finalizada.



  • Na janela "Parâmetros", configure os seguintes parâmetros:
    • Gerenciador Padrão: Selecione o modelo D-TEF (DIREÇÃO) para o gerenciador padrão;
    • Diretório Comum DMS:Selecione um diretório que possua permissões de leitura e gravação liberadas. Exemplos: "c:\LinxDmsTEF","C:\Apollo", "C:\BRAVOS";
    • Botão Testar Impressão: Clique no botão "Testar Impressão" e aguarde a mensagem "Teste de impressão do Linx DMS TEF Linha1 Linha2 Linha3", indicando que o teste obteve sucesso;
    • Botão Confirmar: Após concluir a seleção de parâmetros e testar a impressão, clique no botão "Confirmar".


A instalação e a configuração do Linx DMS TEF estão concluídas. 

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.