ASSUNTO

Auxiliar a revenda a realizar a validação dos serviços de integração, para situação onde a comunicação com o SAGA/2, ETKA ou ElsaPRO não estejam operando.

Produto

Bravos

Menu

ILConfig

Data

 

Autor

Área

Automotivo

ÍNDICE

FINALIDADE

Auxiliar a revenda a realizar a validação dos serviços de integração, para situação onde a comunicação com o SAGA/2, ETKA ou ElsaPRO não estejam operando..

ABRANGÊNCIA

Todas as revenda Volkswagen Automóveis que utilizam o DMS BRAVOS e tenha a Integração VW(ILSVW) configurada.

APLICAÇÃO

Monitor Integração Linx

Primeiramente precisamos verificar a situação dos serviços de integração, nisto basta acessar ao servidor onde esta instalado o serviço de integração e caminhar para o programa C:\VW\MonitorILS.exe, ao abrir o programa ele irá apresentar a tela com a situação de todos os DN da revenda:

DN exibidos

Caso exista algum DN que não esteja sendo exibido, basta abrir o arquivo C:\VW\MonitorILS.ini e informar o número do DN que deseja, usando o padrão do número de DN com 5 dígitos.

MonitorILS não abre

Caso o executável MonitorILS.exe não abra ou apresente alguma mensagem de erro, será necessário parar o serviço de integração, para isto, aba o Gerenciador de tarefas, aba Serviços e busque pela descrição: Linx - Servidor de Aplicação Camada de Integração Volkswagen (ILServerService), botão direito e selecionar parar

Se for apresentado alguma mensagem de erro ao tentar parar o serviço, acessar ao Gerenciador de Tarefas, aba Detalhes, buscar pelo programa ILServer.exe, botão direito Finalizar tarefa.

Após encerrado o programa, ir na aba Serviços do Gerenciador de tarefas e iniciar o serviço Linx - Servidor de Aplicação Camada de Integração Volkswagen (ILServerService). E tentar abrir novamente o MonitorILS.exe

Se estiver frequente o travamento do serviço, pode ser configurado o VerificaServer para o serviço de integração, documentação: https://share.linx.com.br/x/-0VADw


Serviços Integração

Se alguns dos serviços for estiver Parado, será necessário realizar algumas verificações.

  • Serviço Web

Acessar ao programa C:\VW\ILConfig.exe, realizar login e acessar ao menu: Cadastros > Parâmetros do Serviço, na tela que será aberta abria a aba Monitor ListnerX, selecionar o DN que apresenta o programa e clicar em Alive Test.

  1. Se for apresentado erro no AliveTest, verificar se a maquina que tem o IP informado esta ligada.
  2. Se estiver ligada, acessar a maquina de integração onde esta configurado o DN, acessar ao Gerenciador de tarefas, aba Serviços, buscar pelo serviço Apache2.2 e realizar uma das ações: Iniciar/Reiniciar.
  3. Se mesmo assim o Serviço Web não for alterado para ativo, acessar arquivo no computador que esta configurado o DN: C:\Program Files (x86)\Apache Software Foundation\Apache2.2\conf\httpd.conf e verificar a linha: Listen, se esta com a mesma porta configurada no programa.
  4. Verificar se existe algum firewall na maquina barrando a conexão, documentação: https://share.linx.com.br/x/qMsKGQ
  • ILService

Acessar à maquina onde esta configurada a integração do DN, abrir o Gerenciador de tarefas, aba Serviços e Iniciar/Reiniciar o serviço: Linx - Serviço de Integração Volkswagen (USrvILS).

  • SrvListener

Acessar à maquina onde esta configurada a integração do DN, abrir o Gerenciador de tarefas, aba Serviços e Iniciar/Reiniciar o serviço: Linx - Serviço Monitor de Integração Volkswagen (USrvListener).

Se mesmo após isso os serviços ficarem parando e reiniciando, acessar ao arquivo C:\Temp\SrvMonVW.log e verificar se existe algum erro:

  1. Erro ao abrir o arquivo: verificar se o diretório configurado no FábricaVW > Parâmetros > Integração > Diretório de atualização dos arquivos por DN, é um diretório acessível pela maquina de integração. Caso seja um diretório de rede, avaliar se o diretório é compartilhado sem senha.

Comunicação Integração VW (ILSVW) com a Btacbox/EdgeBox

Estando todos os serviços da integração comunicando corretamente, precisamos avaliar se a BTACBOX esta retornando a comunicação, para isso abra o programa C:\VW\ILConfig.exe, após o login acessar ao menu Configurações > LinstenerN / Sender > Webservices, realizar os testes de comunicação com a Btacbox/EdgeBox.

Erro comunicação

Caso seja apresentado algum erro de comunicação em alguma interface, necessário avaliar se o IP da Btacbox/Edgebox esta preenchido corretamente. O IP do equipamento é apresentado no visor. Caso seja apresentado erro, será necessário acionar a Disal.

BtacboxBtacbox


Comunicação Btacbox/Edgebox com a VW e máquina de integração

Acessar à btacbox, no menu lateral selecionar a opção System test, na tela que será aberta, clicar no botão Run all tests.

  • Ambiente revenda: Se for apresentado algum erro de comunicação nos serviços: BusinessPartnerData, ClaimProcessing, CustomerVehicleData, ShopData, SparepartOrder e WorkshopOrder, será necessário avaliar se a Btacbox/Edgebox consegue acessar ao IP configurado da máquina de integração. Caso esteja acessível, avaliar se o firewall do windows (https://share.linx.com.br/x/qMsKGQ) ou outro programa de segurança esta barrando a conexão.
  • Ambiente VW: Se for apresentado erro nos registros: MSH, OrderServiceCentral, cnpbb.cpn.vwg, lpnbb e ws-gateway-cert.cpn.vwg, será necessário entrar em contato com a Disal ([email protected]) reportando o problema.


Assinatura do serviço

Dentro da Btacbox/Edgebox no menu lateral selecionar a opção Subscription e verificar se todos os serviços estão assinados, caso esteja cinza, clicar em subscribe.

MSH

No menu MSH-Activation que existe dentro da Btacbox/Edgebox, precisa ser apresentado o DN da revenda que estiver com o problema, se for apresentado um DN diferente e/ou 2 numerações de DN, será necessário acionar a Disal para remover o DN que não pertence a revenda. 


DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.