Atualmente existem dois tipos de desbloqueio: CONFIANÇA ou EMERGENCIAL. Abaixo, segue as regras de bloqueio:
1. Regras de bloqueio
- Inadimplência de 15 dias: A retaguarda (ERP) do sistema é bloqueada. O cliente recebe alguns lembretes sobre sua pendência financeira.
- Inadimplência de 30 dias: O sistema de vendas (PDV) trava. O cliente continua recebendo lembretes sobre sua pendência financeira.
- Os bloqueios não ocorrem às sextas-feiras.
2. Diferenciando os tipos de bloqueio
2.1. Desbloqueio em CONFIANÇA
O desbloqueio em confiança libera a licença de uma loja bloqueada por inadimplência. Essa liberação temporária dá ao cliente 72h (3 dias) para realizar a regularização dos pagamentos pendentes. Depois desse breve período, a licença na loja é bloqueada novamente caso o pagamento não seja identificado.
- Quando deve ser utilizada?
- Quando o cliente entrar em contato solicitando a liberação, pois fará o pagamento.
- Quanto dura a duração do desbloqueio?
- Três dias.
- Qual a frequência que o cliente pode solicitar novo desbloqueio em confiança?
- Uma vez a cada 30 dias.
- Em quanto tempo o desbloqueio em confiança é efetivado na loja após ser solicitado pelo cliente?
- Em até 1h.
- Quem tem a permissão na ferramenta para liberar?
- Todos os analistas do RC N1, Backoffice Adm/Fin e Lideranças.
2.2. Desbloqueio EMERGENCIAL
O desbloqueio emergencial libera a licença de uma loja imediatamente por 24h. Depois desse breve período, a licença na loja é bloqueada novamente caso o pagamento não seja identificado. Se um cliente já foi desbloqueado em confiança, somente poderá ser desbloqueado emergencialmente caso o pedido ocorra dentro dos 30 dias. Será necessário pedir ao seu líder direto, coordenador ou líder do Backoffice Adm/Fin para desbloquear um cliente emergencialmente.
- Quando deve ser utilizada?
- Quando o cliente entrar em contato apresentando os comprovantes de pagamento;
- Quando a loja possui algum tipo de acordo específico;
- Quando a loja é VIP e foi autorizado pelo líder direto;
- Quando o líder direto permitir tal liberação.
- Quanto a duração do desbloqueio?
- 24 horas.
- Qual a frequência que o cliente pode solicitar novo desbloqueio em confiança?
- Uma vez ao dia.
- Em quanto tempo o desbloqueio em confiança é efetivado na loja após ser solicitado pelo cliente?
- Em poucos minutos.
- Quem tem a permissão na ferramenta para liberar?
- Backoffice Adm/Fin e Lideranças.
3. Desbloqueando a licença da loja
- Acesse a régua através do link https://billing.linx.com.br/Linx.Billing.ReguaCobrancaWeb/Login?ReturnUrl=%2FLinx.Billing.ReguaCobrancaWeb%2F;
- Faça o login (usuário do Windows) e no campo 'Selecionar Banco de Dados', informe 'Produção';
- No menu lateral esquerdo, vá em 'Liberações';
- Na janela, informe o 'CPF/CNPJ' e o 'Tipo de Liberação';
- Clique em 'Liberar'.
Para qualquer tipo de liberação, é indispensável que o cliente possua um contrato ativo. Caso contrário, a liberação não poderá ser realizada, sendo necessário acionar o time comercial (CS ou Franquia Linx) para regularização contratual.
Caso o cliente não possua um contrato ativo, a recomendação é não realizar a liberação até que a situação contratual seja regularizada. No entanto, caso haja uma exceção pontual autorizada, a liberação poderá ser feita via CRM com registro da pendência. Após isso, o cliente deve ser informado de que existe uma pendência contratual e que será necessário o contato com o time comercial para a devida regularização.
É a sua primeira vez? Em caso de dúvidas, acione o time de ADM/FIN via Teams para acompanhá-lo no processo.