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Conciliação de Lançamentos - CAR126d


      Através desta tela permite a conciliação da movimentações dos cartões do Softpharma com os arquivos oriundos das Operadoras.

 

Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Contas a Receber > Cartão de Crédito > "F9"

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consulta por nome

1 F3 - Novo lançamento

2 F5 - Ocultar lançamentos

 

3 ALT + A - Abrir arquivo

 ALT + G - Gravar

4 ALT + E - Estrutura

 ALT + F - Fechar a tela conciliação


F3 - Novo Lançamento: é permitido criar um novo lançamento no Softpharma a partir de um existente no arquivo, sendo apenas necessário completar com dados faltantes assim como estivesse sendo inserido um novo lançamento no programa "Cartão de Crédito".

2 F5 - Ocultar Lançamentos: Quando pressioná-lo o sistema listará em tela, somente os lançamentos que ainda não foram conciliados. Tanto os lançamentos do sistema quanto os do arquivo conciliados manualmente/automaticamente serão ocultados.

ALT + A - Abrir arquivo: clique neste botão para abrir o arquivo enviado pela Operadora para posterior conciliação com os lançamentos do Softpharma, lembrando que os arquivos deverão possuir as extensões .csv ou .txt.

ALT + E - Estrutura: permite acesso ao programa configurador de estruturas.

Filtros Disponíveis

  • Estrutura: permite selecionar qual será a estrutura que será utilizada para realizar a conciliação, sendo que esta estrutura é previamente configurada através do programa "Configurador de Estrutura", posteriormente deverá selecionar o arquivo que será utilizado através do botão "Abrir Arquivos" (Alt+A).
  • Filtro e Período: esses dois campos não estão disponíveis para edição, e apresentam ao usuário quais foram os filtros utilizados na tela do "Cartão de Crédito".
  • Arquivo: apresenta o caminho do diretório onde o arquivo da operadora está armazenado.
  • Lançamentos do Sistema / Lançamentos do arquivo: nas tabelas abaixo são relacionados os lançamentos do sistema e do arquivo para posterior conciliação, ao importar o arquivo os lançamentos são conciliados automaticamente representados pelo marcador "Verde", porém se houver divergências serão apresentados pelo marcador "vermelho" como não conciliados, e após a conciliação manual serão apresentados pelo marcador "amarelo".
    • Legenda:
      • Não conciliados
      • Conciliados manualmente
      • Conciliados automaticamente
  • Parcelas: no configurador de estrutura é possível parametrizar se deseja que as parcelas sejam ou não agrupadas, e através deste campo o usuário poderá visualizar como o arquivo foi estruturado. O agrupamento nada mais é que o agrupamento dos lançamentos da venda no Softpharma, utilizado quando no arquivo de importação os lançamentos não estão distribuídos em parcelas, e sim no montante da movimentação.


      Quando os lançamentos não foram conciliados automaticamente é possível realizar a conciliação de forma manual, e para isso estão disponíveis os botões abaixo:

  • Conciliar: para conciliar um lançamento deve-se selecionar os lançamentos do Softpharma e os lançamentos importados e posteriormente pressionar o botão "Conciliar", no entanto o sistema validará se o lançamento selecionado já não possui alguma ligação com outra conciliação, se sim apresentará uma mensagem informativa.
  • Desconciliar: esse botão permitirá a remoção das conciliação entre os valores, onde deverá selecionar um registro de um das tabelas, e pressionar este botão, lembrando que apenas a conciliação do registro selecionado será removido.
  • Ajustar vencimento: esta funcionalidade moverá a data de vencimento da tabela referente aos registros do arquivo, para o registro lançado no Softpharma, apenas quando a data de emissão e valor dos registros for igual, e os lançamentos estiverem conciliados.
  • Trocar bandeira: é possível realizar a troca da bandeira de lançamentos que não foram conciliados, e que porventura tenham sido feitos na bandeira errada, ou seja, o funcionamento deste botão é o mesmo que da tela "CAR126 – Cartão de Crédito". Caso o usuário selecione lançamentos já conciliados para efetuar a troca, o sistema informará ao usuário e questionará se realmente deseja continuar, e que a conciliação será desfeita.

Identificar Bandeiras

      O sistema realiza o vínculo das bandeiras cadastradas no sistema com a bandeira correspondente conforme o retorno da comunicação com o TEF no momento da venda. Através do botão "Identificar Bandeiras", é aberto o programa de mesmo nome que apresenta as informações destes retornos recebidos do TEF.

      Após selecionar a Filial, ao qual deseja visualizar os retornos obtidos e pressionar o botão "Procurar", o sistema apresentará todos os retornos da filial no quadro abaixo. No momento em que um retorno for selecionado,  serão disponibilizadas as seguintes informações referente ao retorno:

  • TEF;
  • Operação;
  • Operadora;
  • Rede;
  • Cartão Utilizado.

      No menu Bandeira aparecerá o código e a descrição da bandeira que foi vinculada ao retorno. Quando não houver vínculo para o retorno selecionado, este campo estará em branco e o usuário poderá informar a bandeira que deseja vincular.

      Ao identificar que determinado retorno foi vinculado a uma bandeira errada, o usuário poderá informar a bandeira que julga ser correta. Porém, este procedimento não ajustará o lançamento do cartão; o ajuste do lançamento deverá ser realizado através da tela "Troca de Bandeiras"







  • Sem rótulos