Passo a Passo Garantir que as vendas no balcão possam ser feitas de forma rápida e transparente ao cliente, possibilitando a total conferência pelos dirigentes da concessionária, bem como, dar reflexos das necessidades de mercado para melhor dimensionamento do estoque de peças. PROCEDIMENTOSResponsável | Descrição da Ação | Vendedor de Peças Balcão | - Atende o cliente.
- Identifica as peças através do CD de peças ou ainda pelo sistema de micro-fichas.
- Através do programa (BALC1000) elabora o Orçamento para o cliente.
- Cliente não aprova o valor orçado – pode registrar "Orçamento Sem Resultado" no programa (BALC1002).
Cliente aprova o valor orçado, segue no processo. - Digita-se o CPF do cliente no (BALC1000), se não constar do cadastro o próprio vendedor realiza o cadastro do cliente com suas respectivas informações como nome, endereço, CEP, telefone e etc.
- Cadastra o cliente através do programa (BALC1000).
- Após dados cadastrais OK, imprime o orçamento através do programa (ORCA2000), também imprime à Requisição de Saída, a qual permite separação das peças no estoque e formaliza a entrega das peças para o vendedor.
- Encaminha o orçamento para o Caixa.
| Caixa da Loja | - Recebe o orçamento do Vendedor.
- Verifica a forma de pagamento do cliente e realiza à "Análise de Crédito" disponível para o cliente no (CLIA1000) junto ao responsável da área Financeira do concessionário.
- Em caso de crédito "OK" (para venda a prazo), gera nota fiscal da venda, por meio do programa (NOTA1900).
- Entrega as vias da nota fiscal ao cliente para retirar as peças no balcão de peças.
|
CONTROLES DO PROCESSO3.1 Limite de descontos na vendaPara maior segurança nas vendas de peças no balcão, a concessionária pode estabelecer limites de descontos para cada família de peças, sendo que o vendedor não conseguirá concretizar a venda, sem à anuência de um nível hierárquico superior. Esse controle é realizado através do programa (GERC1100). 3.2 Vendas perdidasO sistema permite registrar as vendas perdidas através do programa (CADP0115) ou através do botão "Vendas Perdidas" dos programas (PROD1000) e (PROD1010). Manutenção nos orçamentosRealizada através dos programas: (BALC1002) – permite alteração das informações do orçamento, desde que ele se encontre "em aberto", após a emissão da nota fiscal, não são permitidas alterações. (ORCA2100) – permite alterar orçamentos diversos (peças ou veículos). (ORCA2150) – consulta os orçamentos em aberto dos vários departamentos da concessionária. 5ANEXOSANEXO I - MACRO-FLUXO |