Veja nesta página: Principais rotinas do processo de condições de pagamento
Objetivo
Este artigo tem como objetivo descrever do processo de condições e tipos de pagamentos no e-Millennium GO, que é permitir que a empresa defina e gerencie os termos de pagamento de acordo com suas necessidades e políticas comerciais.
Condição de pagamento refere-se à configuração das regras e termos que determinam como os clientes ou fornecedores da empresa devem efetuar seus pagamentos, como por exemplo:
Código: Adicione o registro de um código que representará a condição de pagamento cadastrada.
Descrição: Adicione uma descrição que mostre de imediato do que se trata a condição ( O campo de descrição é apenas informativo, ele não é responsável pela
divisão do valor total em parcelas).
Tipo: Defina o tipo de pagamento (Compra, Venda, Todos).
Tipo de Pagamento: Informe como será feita a cobrança. Boleto bancário, Cartão de crédito, Cartão de débito, Cheque, Devolução, Dinheiro, Indefinido, Pagamento Troca, Venda mista.
Prazo 1° Parcela: Defina a condição de pagamento (ex: 30/60/90 DDD).
Percentual 1°Parcela: Caso as parcelas forem de valores diferentes, defina neste campo o percentual de cobrança para a primeira parcela.
Se as parcelas forem divididas em valores iguais, o sistema calculará seus valores automaticamente. Porém, se a condição de pagamento por exemplo, ficou definido que na primeira parcela seria pago 60% do valor total do título e os 40% restantes seriam pagos na segunda e terceira parcelas. Para que o sistema calcule corretamente o valor de cada parcela, preencha o campo Percentual da 1ª. Parcela com a porcentagem da 1ª. a ser paga. As duas parcelas seguintes serão informadas na Tabela de Descrição da Tabela. Nos casos em que as porcentagens forem iguais não será necessário informá-las porque o sistema fará a divisão igualmente entre as parcelas. |
Tabela "Descrição de parcelas"
Lembre-se que a primeira parcela já foi descrita no campo Prazo da 1ª. Parcela. Na tabela descreveremos da segunda em diante.
Se a tabela não for preenchida, o sistema dividirá em valores iguais pelo número de parcelas indicado na condição de pagamento.
Muda data de Vencimento de Sáb. ou Dom. p/Seg.: Se quiser evitar que os pagamentos caiam nos finais de semana, marque o campo e o sistema fará a alteração dos vencimentos do Sábado e Domingo para a Segunda-feira seguinte.
Valor Mínimo: Informe o Valor Mínimo para que sistema impeça sua aplicação em transações que não atinjam o montante estipulado.
Desconto Pré-Estipulado: Preencha a porcentagem de desconto que resultarão no calculo automático do dos valores toda vez que a condição de pagamento for utilizada.
Os títulos gerados a partir da utilização destes recursos serão lançados com seus valores líquidos. |
Tabela "Tipos Pagamentos": Deverá informar quais os tipos que podem ser usados com a condição cadastrada. Aqui temos também um recurso criado para dar flexibilidade ao operador de caixa para aumentar o prazo do pagamento do título.
O cadastro de tipo de pagamento é para informar como será feita a liquidação do débito, por exemplo: Cartão de débito e crédito, dinheiro, Pix Boleto e etc.
Descrição: Informe uma descrição para o Tipo de Pagamento.
Bandeira: Selecione a Bandeira Utilizada. Visa, Master, Maestro e etc.
Natureza: Adicione a natureza do pagamento. Cartão de crédito, Cartão de Débito, Pix, Boleto, Dinheiro e etc. (Este campo é muito importante para empresas que utilizam o sistema eletrônico de cobrança bancária.)
Tabela "Condições de Pagamentos": Listagem das condições inclusas para o tipo de pagamento cadastrado.
Aprovação do Crédito de Devolução: Habilite para os créditos que estiverem em devolução possam serem utilizados em uma outra venda.
Prazo de Cancelamento: Defina o prazo de cancelamento do crédito
Banco: Selecione o banco cadastrado que receberá o pagamento.
Conta: Selecione a conta para o recebimento do pagamento.
Carteira: Selecione a carteira de cliente.
Dias Protesto: Defina os dias para protestar o título após o vencimento.
Multa (%): Defina a porcentagem da multa por dias em atraso.
Mora (%): Defina a porcentagem de mora por tempo de atraso.
Observação: Caso necessário, adicione observação na cobrança do boleto.
Conta Cobrança Borderô: Selecione a conta que será utilizada para baixa no momento do retorno.
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