Sumario


Conceito

O que é planejamento de compras?

É o processo de estabelecer objetivos e táticas para obter o melhor valor em uma compra específica. Isso é feito por uma equipe de compras composta por parceiros de negócios com interesse na compra, incluindo a organização que solicita a compra, a organização de compras e outras organizações necessárias para ajudar a determinar o melhor valor.

Como o software gestão de compras pode te ajudar?

Com um software de gerenciamento de compras você tem o total controle de recebimentos e dos fornecedores, tornando possível a real diminuição dos gastos através da compra dos produtos necessários e na quantidade adequada. O planejamento de compras leva em consideração todos os estágios de compra de estoque. O gerenciamento de projetos bem-sucedido mantém a eficiência na cadeia de suprimentos e pode criar uma parceria fornecedor-distribuidor que agiliza futuros projetos de compras.

No EMSys foi implementado todo processo de planejamento de compras até a fase final de efetuar o pedido de compras para o fornecedor. Neste manual será apresentado o menu planejamento de compras, onde o usuário realizará todo processo de planejamento.

Requisitos

  • É necessário ter toda parametrização concluída no sistema, tem duvidas? Acesse o manual sobre os parâmetros → Clique aqui

Procedimentos

Já com todo o cadastro e parametros preparado podemos iniciar o processo de compra através do Relatório de Planejamento de Compra ou pela Negociação de Compra.

Para dar inicio ao planejamento de compras no EMSys acesse o menu: Gerencial → Estoque → Planejamento de Compra → Planejamento de Compra

Antes de executar qualquer processo nessa tela o usuário que está logado, temos que informar os seguintes campos que serão utilizados como filtro para geração do relatório ou da Negociação de Compra: Família de Compra, Empresa, Item, Categoria, Sub- Categoria, Fornecedor, Condição de Pagamento e Tipo de Planejamento.


Faça o preenchimento dos campos e selecione corretamente as informações para criar o planejamento e gerar os relatórios.

  1. Selecione a(s) Empresa(s).
  2. Selecione o(s) Almoxarifado(s).
  3. Selecione os filtros correspondente a movimentação que será realizada, informe a Família, o Item, a Marca, Categoria, Sub-Categoria ou selecione a Opção |Selecionar Sub-Categoria|, Fornecedor, Selecione a melhor condição de pagamento para os fornecedores e o tipo de planejamento. Faça o preenchimento destas informações, algumas opções são obrigatórias porém quanto mais campos tiver preenchidos melhor será o entendimento e propostas do fornecedor sobre o planejamento.
  4. Selecione a opção de demanda que melhor se enquadra no planejamento que será gerado. 
  5. Gerar arquivo para fornecedor, Gerar relatórios, cotação e Negociação.

É possível selecionar mais de uma Sub-Categoria.

Tipo de Planejamento

Deverá selecionar qual o tipo de cálculo que será utilizado para fazer o planejamento de compra. Serão exibidas as seguintes opções: Qtd. Estoque Máximo, Qtd. Estoque de Segurança e Qtd. Por Demanda. Quando selecionar a quantidade por demanda será necessário informar os dados que estão box Demanda.


Após finalizar com os preenchimentos das informações na tela, é possível fazer a geração dos arquivos, relatórios, cotação e negociação.

Para maiores informações do Processo "Gerar Cotação e Gerar Negociação de preço", acesse os link abaixo.

Gerar Arq. Fornecedor

Ao clicar na Opção Gerar Arq. Fornecedor, será apresentado uma tela para confirmar a geração.

Está opção irá definir a geração do Arquivo fornecedor detalhado ou não.

Selecione a marca, sub-categoria e categoria, ou deixe em branco o importante é fazer a seleção dos itens abaixo, e clique em Gerar Arquivo.

Informe o nome do arquivo e selecione o local onde será salvo o arquivo e clique em Salvar.

Arquivo gerado com sucesso, agora é só abrir o arquivo e encaminhar para o fornecedor.

Gerar Relatório

Gerar Relatório: O Relatório será gerado conforme foi selecionado os filtros e a opção ao lado .

O relatório encontra-se disponível para os usuários que precisam e gostam de fazer analises e acompanhar as informações, preenche o máximo de informações principalmente as que são obrigatórias. Quando clicar e estiver faltando algum campo para informar o sistema retornará com uma mensagem, tudo pronto clique na opção Relatório.

Aguarde um momento que o sistema irá abrir automaticamente.

Com o Relatório aberto é possível Imprimir, Salvar e realizar as analises necessárias.

  • Sem rótulos